Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente Assuma a responsabilidade por todos os seus atos

Assuma a responsabilidade por todos os seus atos

COMPARTILHE

No decorrer da vida somos impelidos a desenvolver técnicas pessoais para enfrentar os problemas que nos afetam no dia-a-dia. A que criei para uso próprio tem se mostrado eficiente e várias pessoas a estão seguindo com resultados bastante significativos. É bem simples, embora o processo de adaptação exija força de vontade. De início é necessário assumir que estamos a todo o momento cometendo erros e precisamos corrigi-los, eliminá-los, a fim de que não nos façam perder tempo.

Pare de culpar os outros. Assuma a responsabilidade por todos os seus atos. Por isso é importante aprender a pedir desculpas com frequência, para adquirir a consciência de que errou e de que não tem problemas em admitir isto pois, como já mostrei anteriormente, o erro e o aprendizado caminham juntos.

O rancor é como um bumerangue, mesmo que nunca chegue a atirá-lo. Sábio é aquele que se arrepende, pois assim se previne. Quem não desenvolve esse hábito tem dificuldades em admitir as próprias falhas e está sujeito a repeti-las uma vez que não costuma se questionar e perde o estímulo para evoluir.

Além disso a sociedade nos permite um percentual de imperfeição bastante baixo. Cedo aprendemos que é proibido errar tanto na família quanto no sistema educacional. Na escola, quem tem mais de 90 % de acerto fica na faixa A; mais de 80 %, na B; mais de 60 %, na C; e menos de 60% é reprovado. Somos ensinados a cometer o menor número possível de erros.

De forma semelhante, a avaliação do desempenho de um executivo é marcada como um dos poucos momentos em que a vida desse profissional é abalada e desvia-se dos lucros, das viagens ao exterior, dos carros do ano e do poder. Até o mais arrogante de todos os chefes sente-se nesta hora como o aluno que, ao fazer uma prova, descobre ter esquecido toda a matéria, pois não havia sequer pegado nos livros em casa para estudar antes.

A maior necessidade de uma pessoa é se sentir valorizada

Apesar desta nossa cultura e de não gostarmos de admitir os nossos erros, eles acontecem e são bem menos nocivos do que nos fazem crer quando ainda estamos na escola. Do mesmo modo, a avaliação de executivo não deve ser transformada em uma nova versão da Santa Inquisição. Identificar os próprios erros e pensar sobre eles, para não os repetir, é uma necessidade determinante para a sua evolução.

Qualquer avaliação interna ou externa deve ser encarada como uma ida ao médico com o objetivo de perder ou ganhar peso. Quantas vezes fazemos isto, porque o fiscal de cada um costuma ser indulgente e comer mais ou menos do que deveríamos! Os erros, portanto, são um sinal de que estamos saindo dos trilhos habituais, o que nos leva a rever nossa postura. Para ser um vencedor é preciso dobrar a taxa de erros, pois assim estaremos questionando e aperfeiçoando nosso procedimento. Tenha isso sempre em mente. “Quem não fracassa de vez em quando é porque não está procurando nada muito inovador”, já dizia Woody Allen.

Quando você tem um objetivo e não o atinge por um erro que cometeu, mas consegue aprender e evoluir com a situação, então você está passando pelo Processo do Aprendizado na Evolução Consciente. Este estágio é determinado por um período de compreensão e amadurecimento profundos que determinarão suas condições para vencer. Mas, cuidado para não perder o rumo! O importante não é simplesmente visualizar as coisas ruins que poderão acontecer ao longo de sua vida ou no decorrer de um projeto.

A questão é, a partir disso, estar preparado para quando acontecer algo imprevisível. Um exemplo prático: digamos que esteja saindo de casa para viajar de carro num dia de chuva forte. Você pode muito bem imaginar a estrada escorregadia e a possibilidade de acontecer um acidente. Contudo, apenas isso não resolve, embora a consciência dos fatos seja sempre bem-vinda. Já na estrada, de repente, o seu carro passa por cima de uma poça d’água muito grande e ocorre o fenômeno da aquaplanagem, em virtude do qual os pneus perdem completamente a aderência à pista. Neste momento, não importa saber que isto iria acontecer, mas sim ter calma para segurar a direção bem firme, sem fazer movimentos bruscos, até sentir de novo os pneus no chão, evitando a derrapagem.

Tem muita gente frustrada parada na esquina

esperando um ônibus chamado perfeição

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Os hostels são os meios mais baratos de hospedagem

Faça exercícios para diminuir o desconforto

Viajar com bebê é sempre complicado e exige bastante planejamento

Cuide de seu cartão de credito no exterior

Procure além da rota Estados Unidos- Inglaterra

Evite peças volumosas e que amassem

Viajar por conta própria dá liberdade, autonomia e até economia

Foi assim que encontrei locais incríveis pelo mundo para dormir

A sensação de liberdade é um dos pontos altos

A maioria das pessoas não acredita em seu potencial de evolução

Você já pensou em realizar o fracasso de maneira positiva?

Um vencedor tem a grandeza de lutar sem descanso pelo que acredita

Todo o ganho implica em alguma perda

Tendo determinado o seu caminho, acredite nele e não desista

O seu objetivo é atingir o ponto de equilíbrio mental

O melhor tranquilizante é a consciência tranquila

Faça história, em vez de analisá-la depois

Entusiasmo é a manifestação do que há de melhor dentro de cada indivíduo

É seu o poder de administrar o tempo

Desde que haja empenho, seus objetivos poderão ser alcançados

Descubra uma força incrível dentro de você

A paciência, aliada à consciência, consegue o que é impedido à força e ao furor

Não se iluda com elogios

O ser humano possui condições e perspectivas individuais de crescimento

Tente visualizar suas realizações no futuro e todas as etapas para chegar lá

Procure alternativas, jamais se entregue, seja criativo

Diante de situações adversas surgem ideias criativas

Desenvolvemos formas de pensamento moldadas por vícios adquiridos

Dedique mais tempo resolvendo o que é certo do que quem está certo

Criatividade é indispensável a todos que pretendem ser diferentes

Jamais existe apenas uma solução possível para um problema

É preciso incentivar e valorizar a capacidade de inovar

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus