Início Lugares Inesquecíveis Américas Trujillo é uma cidade bonita e de incrível arquitetura colonial

Trujillo é uma cidade bonita e de incrível arquitetura colonial

COMPARTILHE

Trujillo está localizada a uma altitude de 34 metros em uma faixa costeira no oeste da província de Trujillo, no antigo vale de Chimor, hoje conhecido como Moche ou Vale de Santa Catalina. Possui 900 mil habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do país. Trujillo é a segunda área metropolitana mais populosa do Peru e é servida por um aeroporto internacional e um terminal rodoviário.

Trujillo é a cidade da “eterna primavera”. Abriga um dos tesouros arqueológicos mais importantes do norte do Peru. Nela, estão localizadas monumentos das culturas chimu e mochica. Entre estes, destaca-se a maior cidade de barro do mundo, Chan Chan e Huacas del Sol y de la Luna.

Trujillo foi a primeira cidade no Peru que alcançou a independência do governo espanhol em 29 de dezembro de 1820 pelo Marquês de Torre Tagle. Foi proclamada no Centro Histórico de Trujillo e a cidade foi homenageada em 1822 pelo Congresso da República do Peru com o título de “Cidade fiel à pátria” pelo seu papel na luta pela independência peruana.

Atualmente, a importância da cidade se reflete na área econômica, com o centro urbano-industrial de grande valor na região norte e um dos maiores do Peru. Patrocina inúmeros eventos culturais nacionais e internacionais e tem uma animada comunidade artística. Os festivais atuais incluem o Festival Nacional da Marinera, o Festival da Primavera de Trujillo e o Festival Internacional do Livro, que é um dos eventos culturais mais importantes do país. O Festival Internacional de Primavera, no início de outubro, atrai visitantes de todo o Peru e do mundo.

Esta cidade tem um clima desértico suave e é conhecida como A Cidade da Primavera Eterna por causa do clima ensolarado e agradável durante todo o ano. A cidade está em uma área de clima ameno e com poucas chuvas, cujas temperaturas variam entre 14°C e 30°C.

Trujillo tem um clima quente durante o dia e leve durante a noite devido à brisa do mar. Tem uma temperatura média de 18 °C e as temperaturas máximas  flutuam entre 17°C (inverno) e 28 ° C (no verão). As chuvas são leves, esporádicas e ocorrem durante a tarde ou a noite.

A cidade corresponde a um tipo de clima árido sem chuva durante todas as estações. As partes da cidade mais próximas do mar experimentam durante a manhã uma temperatura menor do que nas partes central e superior. No entanto, durante o fenômeno de El Niño, o clima varia, principalmente a precipitação, com menor intensidade do que nas regiões localizadas ao norte da cidade e a temperatura também pode ser mais elevada.

Não deixe de visitar locais como misteriosos templos do Sol e da Lua, as enormes pirâmides onde está desenhada a história dos antigos homens homem peruanos. Um dos complexos arqueológicos mais importante de todos os tempos, o El Brujo, é um lugar que merece sua visita e é envolto em magia e mistério.

O centro da cidade contém muitos exemplos de arquitetura colonial e religiosa. Inclui áreas residenciais, um distrito comercial central e distribuição de suprimentos industriais para outras regiões. Comece desbravando pela Plaza de Armas e observe a fachada da Catedral de Trujillo, datada do século XVII. Próximo à ela, estão a Av. España e a rua Orbegoso, com inúmeras atrações turísticas. Aproveite para explorar bastante o local e admirar a bela arquitetura colonial dos casarões e igrejas. Os casarões-museu possuem acervos bonitos e bem conservados.

Atualmente, o centro histórico de Trujillo é cercado pela Av. España, com muitos edifícios que datam dos períodos colonial e republicano.

No seu tour a pé, visite o centro arqueológico da Huaca do Dragon, também conhecida como a Huaca do Arco-Íris e outras divindades da cultura Chimu. Depois, conheça o Museu Cassinelli que abriga uma maravilhosa coleção particular de cerâmicas em forma de esculturas, instrumentos musicais de mais de 1500 anos, entre outras, representando as diferentes raças que existiram no Peru como animais, aves e deuses mitológicos

Outro local interessante é a histórica Casa de Emancipação, onde Torre Tagle concebeu a Independência de Trujillo. Foi sede do Congresso Constitucional e do Palácio do Governo com Riva Aguero. No interior desta casa, a marquise mostra o centro histórico de Trujillo durante a época colonial. Localizado entre ruas Pizarro e Gamarra do Centro Histórico de Trujillo, atualmente, abriga exposições culturais e um museu.

Outra maravilhosa construção de estilo neo-clássico é a Casa Calongue ou Urguiaga, que abrigou por um tempo o libertador Simon Bolivar e dizem também que nesta casa foi organizada grande parte da emancipação. No interior desta casa estão o escritório de Bolivar, uma coleção de cerâmicas e louças doada por ele ao dono do local, Juan Antonio Ochaita y Urguiaga.

Trujillo aspira a ser designado Patrimônio da Humanidade, devido à proximidade de ambas as culturas e do seu centro colonial cujas mansões históricas atraem muitos visitantes. As mansões de Trujillo são distinguidas por suas fachadas solenes e austeras. Dentro, seus salões transbordam em ornamentos.

A cidade é considerada a “Capital da Cultura do Peru”, porque nesta cidade foram formados grandes pensadores e escritores  como César Vallejo e Víctor Raúl Haya de la Torre, e também porque a cidade tem tradições importantes como a dança  marinera e gastronomia. Ali acontecem importantes festivais como o Marinera Festival, o Primavera Festival, o Paso Cavalo e competições como Caballito de Totora, entre outros.

Trujillo foi berço das grandes culturas pré-históricas Moche e Chimu antes da conquista inca e expansão subsequente. Fica próxima de dois grandes locais arqueológicos de monumentos pré-colombianos: Chan Chan, a maior cidade de barro do mundo antigo, designada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986; e os templos do Sol e da Lua (a maior pirâmide de barro no Peru).

O impressionante complexo arqueológico de Chan Chan fica a 4 km de Trujillo. Com seus 20 kmde área, trata-se de um santuário chimu que é composto por vários palácios onde viveram os reis chimus. Caminhe pelas estreitas ruas e observe os desenhos em alto relevo de peixes, ondas, redes de pesca, pelicanos e lontras do mar. São estonteantes! Não deixe de caminhar pela praça principal e cemitério. O Museu de Sitio de Chan Chan guarda peças arqueológicas que retratam as diferentes culturas que existiram no vale Moche e desenhos em tamanhos reais da vida cotidiana da cultura chimú.

Outras ruínas próximas são as ruínas Moche da Huaca del Sol, Huaca de la Luna, Huaca del Dragon ou Arco Iris, Huaca Esmeralda e El Brujo.

No quesito alimentação, a cidade é bem servida de casas de churrasco, com cortes saborosos e espetinhos diversos. Os restaurantes oferecem uma grande variedade de comida local, servindo de ceviche a carne de cabrito.

A viagem de ônibus de Trujillo a Lima ou de Trujillo a Huaráz duram 8 horas. Para Cajamarca, são 6 horas. Além dos ônibus, a cidade está servida micro-ônibus, kombis e táxis para qualquer parte. O preço varia de acordo com a distância.

Outras cidades no Peru

Puno | Ilha de Taquile | Arequipa | Cajamarca | Nasca | Huaráz | HuancayoLima | Cusco | Pisac | Machu Picchu

Países nas Américas

 Argentina |  Bolívia |  Chile |  Curaçao |  Estados Unidos |  Peru |  Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Chan Chan a maior cidade de barro do mundo

No Peru, praticamente, o país inteiro é um convite à aventura!

Na Patagônia chilena, os parques nacionais são ideais para praticar esportes

O trekking é um dos esportes mais praticados na trilha de Machu Picchu!

Pachacamac foi um templo religioso de grande prestígio

O cemitério de Chauchilla às avessas

As impressionantes Linhas de Nazca

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático

Como os incas tratavam seus mortos?

Planejando sua viagem a Bolívia e Peru

A palavra secreta em quíchua na Bolívia e no Peru

Cuidados na viagem a Bolívia e Peru

Roteiro para Bolívia e Peru (40 dias)

Roteiro para Machu Picchu (21 dias)

Cuy assado com batatas e arroz

A importância do número 3 na minha trilha pessoal

A beleza da filosofia de vida dos incas

Os incas administravam como os países ricos adotam hoje

Na maioria dos destinos há opções para todos os bolsos

Não faça economia burra, busque um bom custo-benefício

Você deve ouvir, mais do que nunca, sua intuição

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus