Início Lugares Inesquecíveis Europa A Irlanda do Norte tem muitas atrações pitorescas

A Irlanda do Norte tem muitas atrações pitorescas

COMPARTILHE

A Irlanda do Norte é o único país que, apesar de fazer parte do Reino Unido, não fica no território da Grã-Bretanha. Está localizada na ilha da Irlanda, juntamente com a República da Irlanda, um país independente e soberano. A Irlanda do Norte tem deslumbrantes paisagens e é formada por seis condados: Antrim, Armagh, Down, Fermanagh, Derry e Tyrone.

Sua capital e maior cidade é a famosa Belfast, que se localiza no condado de Antrim, e uma pequena parte no condado de Down. Possui uma população de quase 2 milhões de habitantes. O inglês é o idioma oficial, apesar da variedade de dialetos locais. O irlandês é falado em várias comunidades pequenas. Apesar de sua antiga reputação como sendo violenta e perigosa, sua situação política se estabilizou bastante.

A área atualmente conhecida como Irlanda do Norte teve uma história complexa. Foi a “pedra fundamental’ do nacionalismo irlandês na era das ocupações da rainha Isabel I e do rei Jaime I em outras partes da Irlanda, e se tornou o principal aglomerado de acampamentos escoceses depois do Flight of the Earls (quando o governo escocês nativo, os militares nacionalistas e a elite deixaram a Escócia em massa).

Hoje, a Irlanda do Norte passa por uma variedade grande de rivalidades entre comunidades, representadas em Belfast pela bandeira tricolor do republicanismo irlandês ou a Union Flag, o símbolo da sua identidade britânica, enquanto os kerbstones em áreas de menor influência pintam bandeiras verde/branco/laranja ou vermelho/branco/azul, dependendo se a comunidade local é simpática aos nacionalistas/republicanos ou aos unionistas.

O clima na Irlanda do Norte é temperado marítimo e o tempo é imprevisível! Não é incomum experimentar condições meteorológicas diversas em um único dia. A temperatura máxima durante o dia em janeiro (inverno) chega aos 6,5 °C e aos 17,5 °C em julho (verão), em média.

A economia da Irlanda do Norte é a menor das quatro nações do Reino Unido, baseando-se na agricultura e indústria. Predominam as pequenas propriedades cuja produção agropecuária conta com gados bovino, ovino, suíno e aves. As principais culturas agrícolas são batatas, cereais e frutas. Entre as atividades industriais que se destacam estão a têxtil, principalmente de linho, e a náutica.

A Irlanda do Norte tem três aeroportos comerciais, sendo Belfast a principal porta de entrada. Um terceiro aeroporto opera em Derry.

O país foi ocupado por ingleses e muitos migraram para lá afim de fortalecer essa ocupação. Mas, isso trouxe consequências sérias, principalmente religiosas, já que a Irlanda sempre foi católica e os ingleses eram protestantes.

Com a chegada dos ingleses, o local começou a se tornar hostil para os irlandeses, motivo esse que iniciou a divisão entre ingleses e a minoria irlandesa, que era católica, nacionalista e lutava pelo fim do domínio inglês. Queriam a todo custo a unificação da Irlanda.

Embora algumas organizações paramilitares extremistas ainda estejam ativas, os seis municípios são muito mais seguros para visitar, mais hoje do que antigamente.

A população irlandesa sempre esteve dividida em católicos  e protestantes. Estas diferenças deram lugar à divisão da ilha em dois países diferentes: a República da Irlanda, membro independente da União Europeia, e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido. A metade nacionalista e católica defende a soberania da Irlanda e a outra unionista, com uma maioria de membros protestantes, defende a a anexação britânica.

Um final de semana é o bastante para conhecer Belfast. O tamanho do país faz com que seja fácil viajar por ele e é possível conhecer as principais atrações turísticas irlandesas em viagens de apenas um dia! Devido à grande diversidade das paisagens, a Irlanda do Norte parece maior do que é: montanhas deslumbrantes e vales estreitos, locais tombados como Patrimônio Mundial e um mar interior!

A Irlanda do Norte é uma parte constituinte do Reino Unido, o que significa que tem exatamente os mesmos requisitos de entrada que a Inglaterra, Escócia e País de Gales. Os cidadãos do Reino Unido podem viajar para a Irlanda do Norte sem passaporte e têm o direito automático de residir e trabalhar por lá. Uma vez que você é admitido no Reino Unido a partir de qualquer outro porto de entrada na Inglaterra, Escócia e País de Gales, você pode entrar livremente na Irlanda do Norte dentro do seu limite de tempo sem passar pelo controle de passaporte novamente.

Estradas ligam a Irlanda do Norte com a República da Irlanda. No entanto, preste especial atenção aos sinais de trânsito ao dirigir em áreas fronteiriças! Em alguns lugares a fronteira, sendo baseada em limites de condado, corre ao longo do meio da estrada, enquanto em outros é possível atravessar para o sul e, em seguida, voltar para o norte novamente dentro de várias centenas de metros. Felizmente, ambas as jurisdições dirigem à esquerda, embora os sinais de estrada e os limites de velocidade na República da Irlanda estão em km/h e na Irlanda do Norte estes estão em m/h.

Um prato popular é o ulster fry, que consiste de ovos, bacon, salsichas, pão de batata e pão de soda. Algumas versões incluem tomates, cogumelos ou feijões cozidos. Como o próprio nome sugere são geralmente preparados fritos. Tradicionalmente, é usada a banha, mas recentemente devido a preocupações com a saúde, ela foi substituída por óleo de canola e azeite. Outro prato popular é bangers and mash, a base de salsichas e purê de batatas.

Uma outra iguaria local chamado dulse é bem curiosa. É um tipo de alga marinha seca ao sol desde o meio do verão até o meio do outono. Os irlandeses a comem com manteiga, é bem diferente. Além disso, um outro doce inusitado é o yellow man (sim, este é o nome do doce!), vendido em grandes quantidades na Oul’ Lammas Fair, uma das feiras mais tradicionais do país. Popular e festiva, a iguaria é feita a base de açúcar mascavo e melaço. O nome é porque o doce é de cor amarelo ouro. É super doce e pode ficar bastante pegajoso na boca. Se você puder, tente provar algum ‘homem amarelo’, mas certifique-se de usar sua escova de dentes logo após comê-lo… ou, ele vai apodrecer seus dentes!

A cozinha da Irlanda do Norte é semelhante à do Reino Unido como um todo, com pratos como peixes e batatas fritas uma escolha de fast food popular. Pratos locais, como vários tipos de guisado e alimentos à base de batata, são muito populares. Champ é uma especialidade local composta por batatas com creme de cebolinha misturados.

Com o advento do processo de paz e (até recentemente) a melhoria das condições econômicas para muitas pessoas na Irlanda do Norte, houve um grande aumento no número de restaurantes, alguns deles muito bons como o Belfast e o Derry.

Há uma ênfase forte nos produtos locais. As carnes, queijos e bebidas produzidas localmente podem ser encontrados em qualquer supermercado.

A Irlanda do Norte é famosa por sua produção de bebidas alcóolicas de ótima qualidade, tanto fermentadas quanto destiladas. O irlandês tem um grande apreço por beber! No país, instalou-se na pequena vila de Bushmills, a 97 km a noroeste de Belfast, a destilaria mais antiga do mundo com mais de mais de 400 anos de funcionamento! A destilaria Old Bushmills oferece tours e é visita obrigatória para os fãs de uísque! O passeio é extremamente interessante por mostrar como se faz o preparado de malte e todo o restante do processo de produção.

O país tem algumas atrações pitorescas, além da cidade de Belfast. O Giant’s Causewayé, ou Calçada dos Gigantes, é considerado por muitos um lugar mágico. É um conjunto de 40 mil pilares rochosos resultado da lava resfriada a partir de erupções vulcânicas que ocorreram há mais de 65 milhões de anos. Os pilares têm um formato diferente de tudo, parecendo que foram feitos à mão. O local fica a pouco mais de 100 km de Belfast e muitas pessoas optam por alugar um carro e ir até lá, pois assim aproveitam o dia todo. O lugar e a vista são completamente incríveis! Foi declarado patrimônio mundial da UNESCO em 1986.

Outro ponto imperdível é a Rope Bridge, ponte de feita de madeira e corda que dá acesso à uma minúscula ilha chamada Carrick a Rede. Suspensa a quase 30 m acima do nível do mar, a ponte de corda foi erguida pela primeira vez por pescadores de salmão há mais de 350 anos. Hoje é destino turístico popular que atrai quem gosta de aventura, pois é preciso de muita coragem para atravessar os 20 m da ponte de cordas! De tempos em tempos, os guias autorizam a travessia que deve ser feita de uma vez sem parar no meio.

Há cerca de doze albergues no país. Para refeições, a melhor opção é comprar em supermercados, pois não é um país barato.

A cidade histórica de Londonderry, rodeada de muralhas, é outro ponto importante. Sua localização, arquitetura e as muralhas famosas fazem dessa cidade um excelente passeio de um só dia!

Cidades na Irlanda do Norte
Belfast
Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

A Irlanda do Norte é famosa por sua produção de bebidas alcóolicas!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Não é preciso ser nenhum expert para viajar barato na Europa

Para viajar pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses

A diversidade europeia se reflete na sua rede ferroviária

Embarcando numa estação de trem na Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Programe uma viagem de trem pela Europa

O sistema ferroviário da Europa é um exemplo para o mundo

Na Europa, devolva o carro onde o alugou

Chegando em uma nova cidade na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Para viajar de avião os animais precisam estar saudáveis

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus