Início Lugares Inesquecíveis Europa Verona é a cidade da linda história de amor de Romeu e...

Verona é a cidade da linda história de amor de Romeu e Julieta

COMPARTILHE

Verona com cerca de 290 mil habitantes, é banhada pelo rio Adige e foi fundada pelos celtas. Mais tarde, foi uma colônia romana em 89 a.C. com o nome de Augusta. A história da cidade está entrelaçada com a de Roma. Durante este tempo, foi chamada de “Pequena Roma” pela beleza dos seus monumentos e sua importância política. Chegou a ostentar a supremacia artística de toda a Itália!

Verona parece pequena, mas oferece muita coisa para ver e fazer! É uma cidade bonita, romântica e agradável em qualquer época do ano. Um dia é o suficiente para você conhecer e fotografar os principais pontos turísticos, mas dois dias são perfeitos para conhecer a cidade com calma, desfrutar o ambiente mágico e entrar no clima! Na realidade, eu recomendaria três noites, para poder aproveitar e passear um pouco pelo norte da Itália e esticar até Veneza, Pádua ou Milão.

Com os principais monumentos localizados no centro histórico, Verona é fácil de explorar! Melhor ainda se for durante a primavera ou verão, quando os dias são mais longos. Dá para aproveitar mais a alegre atmosfera local!

A cidade é um dos lugares que serviram como pano de fundo para a história da peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare. No centro da cidade existe a Casa di Giulietta, ou a vila onde Julieta supostamente morava, um grande marco de Verona. Por isso, esta recebeu a fama de “Cidade dos Namorados” e atrai centenas de turistas! É onde se passa também parte da história da A Megera Domada, outro clássico shakespeariano.

Foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura: Verona é um maravilhoso exemplo de cidade que se desenvolveu progressivamente e sem interrupções durante dois mil anos, integrando elementos artísticos de altíssima qualidade dos diversos períodos que se seguiram. Representa também o conceito de uma cidade fortificada em etapas determinantes da história europeia.

Verona foi assumida pelo Império Romano no século I d.C. e muitas ruínas da era romana encontram-se preservadas, notadamente a Arena (que é do mesmo estilo que o Coliseu de Roma). A maioria dos locais históricos, no entanto, data dos últimos 800 anos. Para os interessados em história da arte, Verona oferece uma oportunidade de ouro para ver a transição da arte da Europa Ocidental, do estilo medieval para o início do Renascimento, presente em suas igrejas e museus datados do século XII. A influência de quando Verona estava sob a ocupação austríaca também deixou heranças, como algumas fortificações da cidade.

A economia da cidade é baseada em diversos setores como agricultura, indústria, comércio, artesanato, serviços e turismo. Na agricultura, destaca-se o setor vinícola. O artesanato possui fama pela produção de móveis clássicos com lindos detalhes. Na indústria, a extração de mármore tem origem antiga e existem vários monumentos em mármore vermelho e rosa.

O Aeroporto de Verona-Villafranca, também conhecido por Valarie Catullo ou Verona Catullo, é o mais próximo, a 12 km da cidade. Um serviço de ônibus operado pela ATV liga a principal estação ferroviária, a Verona Porta Nuova, ao aeroporto em um trajeto de 20 minutos. O serviço funciona todos os dias das 6 às 23h, com partidas a cada 15 minutos durante o dia. Os passes podem ser adquiridos na parada de ônibus do aeroporto, que está fora do Terminal de Chegadas, ou diretamente com o motorista do ônibus. Alguns aeroportos alternativos para Verona-Villafranca são o os aeroportos Marco Polo (Veneza), Al Angeli (Treviso) e o de Brescia, conectado a Verona por trem.

A estação ferroviária Verona Porta Nuova fica a 20 minutos a pé do centro da cidade, a Arena de Verona. Basta sair da estação de trem, atravessar pela estação de ônibus, passar por um arco e seguir a avenida Corso Porta Nuova até o final. Na estação, existe um posto de informações onde você pode descolar seu mapa com as indicações de todas as atrações turísticas. Ou pegue um ônibus que vai para o centro histórico (nº 11, 12 ou 13) bem em frente à estação. Se você estiver com muitas malas, vale a pena tomar um táxi.

Da estação ferroviária Verona Porta Nuova partem vários trens  regionais, de alta velocidade e internacionais. Os trens regionais seguem para cidades como Milão (1h30, Milão Centrale), Veneza (1h, Venezia Mestre e Venezia S. Lucia), Roma (2h30, Roma Termini), Bolonha (50 min, Bolonha Centrale), Turim (Turim Porta Nuova e Torão Porta Susa), Florença (Firenze SMN), Trieste (Trieste Centrale) e Bolzano (Bozen). O trem turístico de luxo Venice-Simplon Oriental Express opera entre Veneza e Londres (London Victoria), passando por Verona, Innsbruck e Paris.

Os serviços de ônibus em Verona são operados pela ATV. Um único bilhete urbano (válido por 90 minutos) pode ser comprado em qualquer banca de jornal na Verona Porta Nuova. Comprar diretamente do motorista de ônibus custa mais caro. Você também pode comprar um bilhete nas máquinas de bilhete espalhadas pela cidade.

Os ônibus 11, 12 ou 13 irão levá-lo da estação Porta Nuova para a Arena, na Piazza Bra, em 10 minutos nos dias de semana. Os ônibus 21, 22, 23, 24 e 61 saem de Porta Nuova para Castelvecchio e Porta Borsari.

Se você estiver viajando de carro pelo norte da Itália, visitar a cidade fica bastante fácil, já que ela está localizada entre Milão e Veneza. É possível chegar de carro pela rodovia A4 até Padova (Pádua) e de lá até Verona (uns 150 km). De Veneza (95 km) ou Milão (150 km), utilize a autoestrada A4 (conhecida como  Serenissima). Para chegar ao centro histórico, saia em Verona Sud.

Verona tem um funcional esquema de aluguel de bicicletas na cidade. É possível obter o serviço de locação por ano, por semana ou por dia, basta fazer o cadastro e contratá-lo conforme sua necessidade. O aluguel é grátis durante 30 minutos e o registro pode ser feito on line em https://www.bikeverona.it

A cidade é frequentada anualmente por milhões de turistas! Por isso, as opções de acomodação são muitas, todas mais baratas que em Veneza. Uma boa dica é escolher uma no centro histórico, próxima da Arena. Há várias hospedagens com ótimo custo x benefício! Se você está procurando economizar, pode se hospedar um pouco mais distante do centro, na área de Porta Nuova, mais barato ainda! Também existem três albergues juvenis em Verona, todos próximos da principal estação Porta Nuova, com boa infraestrutura.

São várias as opções de refeição para quem passa o dia na cidade. Minha dica é evitar os restaurantes centrais como os da Piazza dele Erbe. Lembre-se que, em Verona, assim como em toda a Itália, a maioria das cozinhas fecha às 15h, ou seja, se quiser almoçar garanta o seu lugar até às 14h.

Os veroneses apreciam carne de cavalo, como a pastisada de caval e a picula de caval, especialidades locais. Tradicionalmente, não se consome muita pizza, mas alguns tipos de pasta são muito comuns e apreciados. Experimente o pizzocheri (pasta de trigo integral com queijo e sálvia), o casoncelli (um tipo de ravióli) ou obigoli (espaguete mais grosso). Casoela é uma panelada de carne de porco e bollitomisto é uma mistura de carnes cozidas, usualmente servidas com mostarda local. São imperdíveis! Procure pedir o menu turístico e saboreie o vinho da casa, servido em jarras de 1 litro.

Uma boa opção para economizar com as atrações é adquirir o Verona Card, passe que dá direito a entrar na maioria dos monumentos da cidade e utilizar os meios de transporte público. Para quem chega à estação Porta Nuova é o modo ideal de começar o passeio, já que você pode pegar as linhas de ônibus 11, 12 ou 13 e descer na Piazza Bra. O passe tem opções para 24, 48 ou 72 horas e a validade começa a contar desde o primeiro monumento visitado. É possível comprá-lo nas atrações turísticas, pontos de informação turística (IAT) ou bancas de revistas (tabacchi). Se você for entrar no Anfiteatro Arena, subir a Torre dei Lamberti, entrar na Casa de Julieta, visitar a Tumba de Julieta, ir ao Duomo de Verona e a Basílica de Santa Anastácia, ou visitar o Castel San Pietro e Teatro Romano, é mais vantajoso ter o cartão do que comprar os ingressos avulsos. Tudo vai depender de qual será seu roteiro. É sentar e fazer as contas!

A cidade é repleta de história, arquitetura e paisagens indescritíveis. Igrejas, templos e palácios fazem parte de um grande museu a céu aberto. Seu centro histórico abriga magníficas ruínas romanas e lindos palazzi da época medieval, construídos com o calcário rosa local. Muitas ruas têm restrições ao trânsito.

Comece seu tour a pé pela Piazza Bra, a maior praça, com vários cafés, restaurantes e edifícios notáveis, entre eles a prefeitura de Verona e o Palazzo Barbieri. A Arena de Verona, originalmente um anfiteatro construído a 2 mil anos, é um local de apresentações musicais mundialmente famoso. Ali, são apresentadas cerca de quatro óperas anualmente durante o Festival Lírico Arenian, entre junho e agosto. Admire e registre o Portoni della Bra, portal de entrada com um arco medieval duplo e com um relógio no topo.

Alguns dos pontos de interesse de Verona, além da Arena, são a Piazza delle Erbe (praça com a Torre dei Lamberti do século XII), a Catedral de Sant’ Anastasia (catedral gótica do século XIII), o Duomo de Verona (catedral do século XII), o Castelvecchio (de 1350), os Giardini Giusti (jardins renascentistas) e os Arche Scaligere (tumbas dos Scaligere).

O local mais interessante e mais visitado na cidade é a Casa de Julieta! Na vila onde morava a protagonista do romance de Shakespeare, o destaque é a famosa sacada de onde a enamorada Julieta falava com Romeu. Ao entrar no pátio da casa, vê-se que as paredes estão completamente tomadas de bilhetes e inscrições amorosas e o portão próximo da entrada da casa tem vários cadeados com fitas coloridas que representam a união de vários casais!

No pátio, encontramos uma estátua de bronze de Julieta. Diz a lenda que se tocar no seio dela, terá sorte no amor. Tem uma enorme fila para tirar fotos com ela e os mais crédulos fazem este mágico ritual. Outra superstição famosa sobre a casa de Julieta é que, na entrada, são depositadas cartas de amor destinadas à ela com seus remetentes pedindo conselhos amorosos. As cartas são encaminhadas ao Clube de Julieta, que se encarrega de respondê-las!

A Via Mazzini é a clássica rua comercial de Verona, entre as Piazzas Bra e delle Erbe. Nesta rua, há vários antiquários. Não será difícil encontrar obras primas autênticas aqui! Em Verona, há duas ótimas opções de outlet para passar seu dia fazendo compras e passeando num local charmoso e agradável. O primeiro outlet é o Franciacorta Outlet Village (Piazza Cascina Moie, 1/2, 25050 Rodengo-Saiano), composto por casinhas coloridas uma ao lado da outra, rodeando uma grande e bem cuidada praça, lembrando uma autêntica villa italiana.  Fica a 80 km de Verona. O segundo é o Mantova Outlet Village (Via Marco Biagi, 46031 Bagnolo San Vito), a 51 km de Verona e próximo à cidade histórica de Mantova e do belo Lago de Garda. Parece uma cidadezinha, charmosa e bem cuidada, com mais de 100 boutiques das melhores marcas com descontos de até 70% durante todo o ano.

A região em torno de Verona oferece algumas das paisagens mais espetaculares como o Lago de Garda (Lago di Garda) que pode ser facilmente visitado. Os ônibus saem da estação Porta Nuova (ônibus 62-64) pela manhã e a viagem demora cerca de 2h30, dependendo do tráfego. Os passes podem ser comprados no ônibus. O Lago de Garda tem seu próprio parque temático, o Gardaland, com acomodação.

 

Cidades na Itália

Florença| MilãoGênovaRoma | Turim | Veneza | Pisa | Bolonha | Brindisi

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Em Verona, há uma ótima opção para passar seu dia fazendo compras

Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional

A Itália é um dos países europeus que mais abriga no continente

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Estratégia de Guerra dos Vikings

Viajar de graça de avião é algo bem mais simples do que o imaginado

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Procure a melhor taxa de câmbio em viagens internacionais

Saia da sua zona de conforto

O problema muitas vezes é falta de planejamento

A abordagem da Carabinieri, a polícia federal italiana

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus