Início Lugares Inesquecíveis Américas Puerto Quijarro é o ponto de partida do Trem da Morte

Puerto Quijarro é o ponto de partida do Trem da Morte

COMPARTILHE

Puerto Quijarro se encontra na fronteira com o Brasil. Apresenta um clima tropical e se encontra no pantanal boliviano. Conta com uma população de 15 mil pessoas. Originou-se a partir da implementação da estrada de ferro que ligou o Brasil ao departamento boliviano de Santa Cruz. Quijarro orgulha-se de possuir a primeira estação ferroviária da Bolívia!

Esta cidade é fronteiriça com o Brasil e quase uma conurbação entre Puerto Suarez e a cidade brasileira de Corumbá. Foi fundada por Antonio Quijarro em 18 de junho de 1940 . Originou-se a partir da implantação da estrada de ferro que ligou o Brasil ao departamento boliviano de Santa Cruz.

A economia de lá gira em torno, principalmente, do intercâmbio comercial com Corumbá. Ali, você encontra verdadeiros shoppings centers de bugigangas, quase uma Rua 25 de Março debaixo de um teto. São eletrônicos, brinquedos, cosméticos, roupas e calçados, enfim, um paraíso do preço baixo. Fique atento à qualidade das coisas que comprar!

Boas estradas e uma linha ferroviária conectam Puerto Quijarro com o resto da Bolívia e com o Brasil. A região conta com o importante porto de Puerto Aguirre. Sua economia se baseia principalmente na exportação de cereais e derivados, assim como no intercâmbio comercial com a cidade brasileira de Corumbá. O Canal Tamengo é uma importante via navegável que liga a cidade aos rios navegáveis do Paraguai e Paraná.

Peguei um táxi em direção a Puerto Quijarro, onde ficava o ponto de partida do Trem da Morte, rumo a Santa Cruz de La Sierra. São quatro itinerários: Quijarro – Santa Cruz de la Sierra, Villazón – Uyuni, Uyuni – Oruro e Uyuni – Estação Varoa. O trem é dividido em duas classes: a  A (ou 1), onde os bancos são muito pequenos e desconfortáveis; e a Super Pullman, onde um pouco mais de espaço e uma sutil reclinação das poltronas são oferecidos.

O nome do trem não está ligado ao fato de você morrer nele, e sim, ao surto de malária durante sua construção que vitimou dezenas de trabalhadores. Apesar de ser velho, sujo, cheio e sem segurança, dá para encará-lo numa boa. Só fique atento às suas coisas e guarde o celular! Maiores detalhes da minha viagem você encontra no livro Machu Picchu.

A cidade oferece pouquíssimas opções de acomodações (decentes), sendo que as pessoas preferem se hospedar em Corumbá e somente fazer compras em Puerto Quijarro. Até opções para comer são difíceis, as poucas que existem são extremamente baratas. No mais, é uma cidade pequena, suja e super quente.

Outras cidades na Bolívia

Puerto Suárez | Santa Cruz de La Sierra | Cochabamba | La Paz | Copacabana

Países nas Américas

 Argentina |  Bolívia |  Chile |  Curacao |  Estados Unidos |  Peru |  Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Planejando sua viagem a Bolívia e Peru

A palavra secreta em quíchua na Bolívia e no Peru

Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático

Cuidados na viagem a Bolívia e Peru

Roteiro para Bolívia e Peru (40 dias)

Roteiro para Machu Picchu (21 dias)

Fique atendo ao transporte na Bolívia e Peru

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Cuy assado com batatas e arroz

Minha experiência no Trem da Morte

ihuanaco foi a 1ª civilização que conheci na viagem

Economizar vai ajudar muito a realizar o sonho da viagem

Se você é daqueles que diz não ter jeito para pechinchar, habitue-se

Faça as contas para poupar dinheiro e aprenda a economizar

Leve pouca bagagem e pregue o olho nas malas

Leve apenas o que você consegue carregar sozinho

Escolha um responsável pela organização

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus