Início Europa Alemanha Colônia é alegre, multicultural e chamada de a mais brasileira das cidades...

Colônia é alegre, multicultural e chamada de a mais brasileira das cidades alemãs

COMPARTILHE

Colônia tem 1.200.000 habitantes e é a 4.ª maior cidade alemã. Sua localização, na intersecção do rio Reno com uma das maiores rotas comerciais entre a Europa Ocidental e Oriental, demonstra a importância comercial da cidade. É um dos mais importantes portos fluviais alemães e considerada a capital urbana, econômica, cultural, administrativa e histórica da  Renânia. A feira comercial KölnMesse é das maiores e mais importantes da Alemanha.

É uma das cidades mais velhas do país, tendo sido fundada e estabelecida durante o período romano como Colonia Claudia Ara Agrippinensium. Na Idade Média, se tornou centro eclesiástico e também de artes e aprendizado. Foi severamente destruída ao longo da Segunda Guerra Mundial, mas foi sendo reconstruída durante as décadas de 1950 e 1960.

Cerca de 20% da população de Colônia não nasceu na Alemanha. Desses, 40% são turcos, uma das maiores comunidades turcas fora da Turquia. Até a Segunda Guerra Mundial e a consequente leva de refugiados da Alemanha Oriental, o catolicismo era a religião da vasta maioria na cidade.

Colônia tem sete faculdades e uma universidade fundada em 1388, que foi fechada durante a ocupação da cidade pelos franceses em 1798 e só reaberta em 1919. Além da universidade, existem mais oito institutos de ensino superior privados e públicos, entre eles a Fachhochschule Köln, o maior instituto politécnico da Alemanha. A cidade abriga cerca de 80 mil estudantes. Karl Marx iniciou sua revolução em 1848 trabalhando como editor num jornal da cidade.

Em comparação com outras cidades alemãs e europeias, a Colônia antiga e medieval era relativamente grande, cobrindo a maior parte do centro, que hoje figura como uma riqueza em patrimônio arquitetônico. A magnífica Catedral de Colônia (Kölner Dom) é o marco principal da cidade, seu símbolo não-oficial e umas das maiores e mais antigas da Europa.

O povo de Colônia é muito alegre e multi-cultural, sendo chamada de a mais brasileira das cidades alemãs, não somente pela quantidade de brasileiros que ali residem como também pelo seu Carnaval, o maior do país. A maior festa popular da cidade é comemorada com muita música e alegria em fevereiro apesar das temperaturas, muitas vezes, estarem a 0°C! É considerada uma das cidades mais liberais da Alemanha.

Colônia fica em ambos os lados do rio Reno. Na margem esquerda, ou lado ocidental, está a Cidade Velha (Altstadt), a famosa catedral e a maioria dos marcos e museus. O lado direito, ou oriental, costumava ser uma cidade separada chamada Deutz,  hoje um bairro de Colônia. A cidade é dividida em 9 distritos (Stadtbezirke) numerados de 1 a 9. Stadtbezirk 1, chamado Innenstadt (“centro da cidade”), é provavelmente onde a maioria dos turistas vão passar seu tempo, pois concentra grande parte dos pontos de interesse.

O tempo na região é bem instável no dia-a-dia, muitas vezes comparável ao da Inglaterra. A época mais quente do ano é em julho, quando a temperatura bate nos 30º C por vários dias, e o mês mais chuvoso é junho. O mês mais frio é janeiro, com temperaturas negativas. O inverno certamente não é uma das melhores épocas para se visitar a cidade, pois escurece muito cedo. Mas, se você for visitar Colônia em dezembro, terá a oportunidade de visitar as belíssimas feiras natalinas. A cidade tem vários pontos turísticos e em três dias consegue-se ver o essencial de Colônia.

Para chegar a Colônia tem algumas opções. O Aeroporto de Colônia-Bonn oferece voos internacionais e domésticos e fica a 15 minutos da estação S-Bahn “S 13”.

Colônia é servida por duas principais estações ferroviárias: Köln Hauptbahnhof e Köln-Deutz. Colônia está ligada a Amsterdã, Bruxelas, Luxemburgo e Paris pelos trens Thalys e ICE. Além disso, o Aeroporto de Frankfurt tem serviço direto para Colônia e fica a 1 hora de distância utilizando os trens ICE.

Devido à proximidade de Colônia com muitas belas cidade alemãs, belgas e holandesas, esses destinos podem ser uma ótima opção de fim de semana e são fáceis de organizar! A empresa Thalys opera trens de alta velocidade para Paris e Bruxelas; e a Deutsche Bahn para Amsterdã. Você também pode viajar para Maastricht (uma cidade nos Países Baixos com um belo centro, onde o Tratado de Maastricht da União Europeia foi assinado em 1992) de ônibus.

Colônia possui uma estação de ônibus (ZOB) localizada em Breslauer Platz, no lado norte da Hauptbahnhof, fornecendo linhas de ônibus internacionais, como diários diretos para a Sérvia ou Dinamarca. Existem muitas novas linhas de ônibus nacionais que ligam Colônia à quase todas as grandes cidades alemãs. Essas linhas às vezes usam o ZOB e às vezes usam a nova estação de ônibus nacional em Deutz, Gummersbacher Str.

A cidade exige que todos os carros tenham um adesivo indicando baixa emissão veicular (“low emissions”) para poder rodar pela Zona de Emissão Baixa (Umweltzone). As auto-estradas A1, A4, A3, A57, A555 levam a Colônia.

Em Colônia, anda-se muito a pé, principalmente se estiver no centro (Innenstadt). O transporte público é interligado (trem, metrô e ônibus). Bicicletas também estão disponíveis para aluguel na Hauptbahnhof. Os anúncios na Hauptbahnhof são em alemão,  francês e inglês. A cidade tem uma ótima rede de metrô/bonde e ônibus “KVB” (Kölner Verkehrsbetriebe). Os tickets de transporte são válidos para metrô, bonde e trem regional dentro da rede VRS. Viagens dentro dos limites da cidade exigem os bilhetes zona 1b.

O metrô e os bondes de Colônia, ou U-Bahn, é uma mistura entre os dois sistemas. Existem máquinas de venda de bilhetes ou guichês em estações maiores. Os trens regionais, conhecidos como S-Bahn, Regional-Bahn e Regional Express e ônibus também têm máquinas de venda automática.

Como Berlim, Munique e Frankfurt, a cidade possui um Call A Bike System. Funciona assim, após se registrar numa conta on-line, o aluguel será cobrado no seu cartão de crédito por uma taxa por minuto. Você pode pegar uma das bicicletas prata-vermelhas em qualquer lugar na cidade. Também é possível alugar uma bicicleta em muitos lugares diferentes e talvez essa seja a melhor maneira de ir explorar a cidade.

Para economizar nos passeios, uma dica é adquirir o Colônia Card, uma forma barata e conveniente para conhecer a cidade. O transporte gratuito nos transportes públicos dá-lhe mobilidade 24h ou 48h por dia. Você também recebe descontos de até 50%. Está disponível para pessoas ou grupos de até cinco pessoas independentemente da idade. Dá entrada gratuita para o Museu do Chocolate e o Romano-Germânico.

A melhor opção de acomodação é no centro ou próximo à alguma estação de trem/metrô.

O melhor lugar para encontrar comida boa com preço baixo é na Schildergasse e Hohe Strabe, próximas a Catedral. Outra boa opção é ir ao Bairro dos Turcos na Weidengasse e comer um bom kebab. Pode-se comer muito bem na maioria dos restaurantes de estilo tradicional kölsch. Existem vários restaurantes indianos em toda a cidade que servem uma tarifa justa e os menus não são grandes e variados. No piso térreo da estação ferroviária central, tem um bom número de restaurantes em conta e quiosques de salsichas.

Colônia é conhecida por sua cerveja, chamada de Kölsch. Existem também a Reissdorf, Früh, Gaffel ou Mühlen, que são bem classificadas entre os cidadãos. Os que apreciam uma cerveja com um pouco mais de amargor podem gostar da Küppers.

As especialidades culinárias da cidade são o himmel und äd mit flönz, pudim frito com purê de batata, molho de maçã e cebola frita; sauerbraten, que é uma carne marinada em vinagres diversos servida com repolho vermelho e um kloss (bolinho); o dicke bunne mit speck, feijão branco cozido com fatias de bacon; o hämchen, cozido de perna de porco com osso; o rievekoochen, discos de batata fritos que podem acompanhar coberturas doces ou salgadas.

O carnaval de Colônia é um dos acontecimentos culturais mais importantes da Alemanha e uma das cerimônias de carnaval mais conhecidas do mundo! A abertura da festa ocorre todo ano no dia 11 de novembro às 11h no Alter Markt, parte central da cidade. No entanto, a verdadeira festa começa mesmo em fevereiro  acabando na quarta-feira de cinzas, após uma semana de comemorações. Na verdade, é na quinta-feira da semana anterior à quarta-feira de cinzas, exatamente às 11h, que se inicia o carnaval, sendo que a primeira noite de festas é tradicionalmente comemorada apenas por mulheres (Weiberfastnacht).  Daí em diante, os chamados “bufões” ou “bobos da corte” (“Jecken” ou “Narren”), tanto homens como mulheres, festejam todos os dias nos bares, clubes e ruas da cidade, todos fantasiados para a ocasião.

Colônia possui uma das melhores coleções mundiais de museus e galerias para uma cidade do seu tamanho. Além de museus de arte e arqueologia de classe mundial, possui dois museus de arte eclesiástica, ambos alojados em edifícios impressionantes. Há também os museus Etnográfico, do Chocolate, o do Esporte alemão e uma abundância de restos romanos.

A cidade também conta com os museus Ludwig (arte moderna e contemporânea), o Wallraf-Richartz-Museum (arte do medieval até o século XIX) e o Römisch-Germanisches Museum (artesanato da época romana), com várias construções subterrâneas da época do império romano.

Um dica legal é comprar o MuseumCard, que oferece acesso gratuito a cada um dos museus municipais durante dois dias de consecutivos. No seu primeiro dia de validade, também pode ser usado como um bilhete em todos os ônibus e bondes no sistema de transporte local.

Um passeio imperdível começa pela Catedral de Colônia (Kölner Dom) ao lado esquerdo da estação principal de trem. Uma das principais atrações da Europa, foi bombardeada 14 vezes na Segunda Guerra Mundial e resistiu. É uma igreja de estilo gótico, o marco principal da cidade, a terceira igreja mais alta do mundo e patrimônio da humanidade da UNESCO! Em 1164, o imperador alemão Frederico Barba Roxa saqueou Milão, transferindo para a cidade de Colônia os supostos restos mortais dos Três Reis Magos Baltazar, Melchior e Gaspar. Estes estão atrás do altar, numa arca de ouro e prata ornamentada com pedras preciosas. A seguir, visite o Museu Romano-Germânico, museu arqueológico com grande coleção de artefatos da época do assentamento romano em Colônia.

De lá, faça um passeio a pé até as margens do rio Reno e encontre a Hohenzollerbrücke, grandiosa ponte que cruza o Reno e garante uma bela caminhada por lindas paisagens! Esta ponte está cheia de cadeados do amor e foi ali que surgiu esta tradição muito difundida na Europa, onde os casais colocam um cadeado em uma ponte e jogam a chave no Rio. Após umas fotos, vale uma visita ao Museu do Chocolate, situado às margens do rio Reno, que conta a história do chocolate, como o chocolate Lindt é fabricado e, a melhor parte, uma degustação! Ali tem uma loja que mais parece um supermercado, com chocolates da marca.

Imperdíveis são também as 12 igrejas românicas (Groß St. Martin, St. Pantaleon, St. Kunibert, St. Andreas, St. Aposteln, St. Maria in Kapitol, St. Gereon, St. Ursula, St. Maria Lyskirchen, St. Cäcilien, St. Georg e St. Severin).

Colônia é conhecida pela “Água de Colônia” e tem um museu dedicado à história deste perfume. Se chama Farina Haus e é o lugar mais legal para conhecer a história, curiosidades, fabricação e tudo mais sobre o perfume mais antigo da Alemanha.

O Rio Reno tem um comprimento de 233 km que vai do norte ao sul da Alemanha e atravessa a cidade de Colônia. Fazer um passeio de barco pelo Reno é muito legal. O tour tem duração de uma hora e os barcos saem próximos ao Museu de Chocolate.

Como todas as cidades, Colônia também tem suas lojas, ruas e centros comerciais imperdíveis para quem quiser fazer compras. A principal rua comercial é a Schildergasse, que dispõe de numerosos armazéns, boutiques e outros estabelecimentos comerciais. Há a famosa Galeria Kaufhof, a maior cadeia de lojas de departamentos da Alemanha, e você pode encontrar tudo lá, do vestuário aos mantimentos.

A administração de Colônia atribui grande importância à sua grande comunidade LGBT, tanto que possui um departamento especial, o Gay City Management, para cuidar das necessidades dos habitantes e visitantes homossexuais. A grande parcela da população LGBT da cidade desfruta de ótimos e variados estabelecimentos, localizados próximos às estações de metrô Friesenplatz, Rudolfplatz e Neumarkt. Por ali, acontecem eventos como o Carnaval de Colônia, o KitKatClub – Carneball Bizarre, o Festival Internacional de Cinema Berlinale (em fevereiro) e o Tollwood Festival de Verão (em junho e julho). Uma verdadeira infraestrutura de hotéis, clubes, saunas, cafés e bares é oferecida ao público. Neste último quesito, destacam-se locais descolados e de atmosfera festiva onde rola muita música eletrônica, ou lugares mais discretos que atendem as mais variadas faixas etárias.

Os turistas devem ser particularmente cuidadosos em torno da estação ferroviária, da praça próxima e da Catedral de Colônia, que é um famoso ponto para dependentes químicos. Além disso, tenha cuidado com aglomerações nas ruas. Durante o dia e a noite, é aconselhável ter cuidado em bairros periféricos como Chorweiler, Porz, Seeberg, Ostheim, Bocklemünd, Ossendorf e Vingst. Em geral, evite entrar em brigas e fique longe de pessoas bêbadas. Mulheres não devem sair desacompanhadas durante a noite nos arredores da estação central. 

Outras cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Bremen | Dusseldorf | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Munique | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Quando conheci o Profeta na Europa

Peguei o navio errado em minha viagem pela Europa

Colônia é conhecida pela Catedral, cerveja kölsch e grande cena gay!

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Regras de conduta devem ser respeitadas

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Controle o enjoo com algumas precauções

Cada pessoa possui suas individualidades e gostos próprios

Compre algumas coisas no supermercado e aproveite a luz do dia

Estratégia de Guerra dos Vikings

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Índice Big Mac

Leve o essencial na mão e faça um seguro

Viajar com bebê é sempre complicado e exige bastante planejamento

Caçando camundongos no Basement

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Uma aula de negociação de camelos no Egito

Uma aventura de ônibus na cidade do Cairo

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus