Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente Desenvolvemos formas de pensamento moldadas por vícios adquiridos

Desenvolvemos formas de pensamento moldadas por vícios adquiridos

COMPARTILHE

O que é preciso para que um ator tenha uma interpretação consagrada em um filme ou em uma peça teatral? Ele precisa, antes de tudo, estudar arte dramática para aperfeiçoar os seus talentos naturais. Depois tem que ler o script com muita atenção para compor a personagem com toda honestidade, sensibilidade e inteligência possíveis. Precisa, ainda, estar atento às observações feitas pelo diretor e por seus colegas. O passo posterior é filtrar as diferentes opiniões, juntá-las à sua visão e corrigir posturas eventualmente exageradas. Mas, depois de muito ensaio e muito trabalho, os aplausos estão garantidos.

O mundo dos negócios funciona da mesma forma. As empresas líderes são aquelas capazes de lançar modas, de inovar; pesquisam constantemente, preocupam-se com a renovação e a com a superação de seus próprios limites. Às demais, sem coragem de ousar e sem competência para inovar, resta o papel de coadjuvante ou um lugar na platéia. Você tem apresentado novas ideias ou concepções aos clientes? Se não estiver fazendo isto, pode estar certo de que a concorrência fará e que quem sairá perdendo será você.

A psicologia nos ensina que, ao longo da vida, a pessoa desenvolve formas de pensamento moldadas por vícios adquiridos, que acabam resultando em bloqueios mentais. Estes vícios costumam persistir e ter a sua existência facilitada pelo conforto que proporcionam: além deles eliminarem os riscos (uma vez que já deram certo antes) eles estão dentro dos limites estabelecidos pela empresa ou pela comunidade. Estes vícios são um perigo, pois levam à acomodação. Tal processo seria eternizado se a realidade não estivesse em constante mutação. Mas esta é uma verdade irrefutável.

As coisas estão odnadum o tempo todo. Se a partir de agora você não estiver disposto a, pelo menos de vez em quando, olhar os fatos sob novos ângulos (algumas vezes até de maneira inversa à que está acostumado a olhar!) não entenderá o sentido real do que está sendo proposto na frase anterior. A disposição de enxergar velhos problemas sob novas perspectivas e de levantar questões incomuns, diferentes das questões levantadas pela maioria das pessoas, requer tanto a imaginação criadora, que pode ser desenvolvida a partir da própria consciência, quanto a disposição de acreditar no imenso potencial criativo existente em cada um, geralmente sufocado aos poucos desde os tempos da infância.

Não confunda esforços com resultados

Aqui introduzimos a importante questão da pessoa criativa. Partimos do conceito de que a pessoa criativa não é um indivíduo normal a quem se acrescentou um ingrediente novo, mas é uma pessoa normal de quem nada foi tirado. A empresa moderna precisa entender que é no comportamento gerador de fatos e idéias de seus colaboradores que reside o algo mais da performance. Por isso ela deve oferecer ao quadro de funcionários a possibilidade de exercitar esse potencial em benefício de todos.

Os executivos de uma empresa ou corporação devem estar atentos ao que ocorre no mercado e aos sinais emitidos pelo consumidor. Devem, sobretudo, saber mudar de rumo quando necessário e que o façam da maneira mais ágil possível. Foi por ser indulgente ou mesmo por menosprezar estas características que a indústria automobilística norte-americana sofreu um duro golpe ao ser sobrepujada pelos japoneses na década de 1980. Firmemente arraigada à tradição de produzir automóveis grandes, espaçosos e confortáveis, ignorou que os consumidores procuravam sinais de economia e bom desempenho. Do alto da fama que obtiveram, Cadillacs, Pontiacs, Fords e Cougars recusaram-se a incorporar as exigências do momento. Passaram então a perder espaço para Hondas, Toyotas, Mazdas e Mitsubishis.

O grau de autoconfiança de uma pessoa determina sua eficiência

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

Dedique mais tempo resolvendo o que é certo do que quem está certo

Criatividade é indispensável a todos que pretendem ser diferentes

Diante de situações adversas surgem ideias criativas

Jamais existe apenas uma solução possível para um problema

Tente visualizar suas realizações no futuro e todas as etapas para chegar lá

É preciso incentivar e valorizar a capacidade de inovar

Procure alternativas, jamais se entregue, seja criativo

A mente se ocupa dialogando consigo mesma

A construção de sua vida

Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial

É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido

Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ

Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos

Má disposição liquida todas as qualidades positivas

Não admitir o erro é uma péssima atitude

Não busque ser o maior em coisas menores

Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala

Problemas devem ser enfrentados como desafios

Reflexão sobre a evolução consciente

Exija de si mesmo um desempenho elevado

Ande com alguém igual ou melhor do que você

Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista

Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Pague menos e fique de olho nas oportunidades!

É bom conferir se está tudo ok com o veículo

Planejar muito bem para aproveitar as oportunidades e viver experiências incríveis

Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático

Mostre ao mundo que você não é menos capaz

O sucesso ocorre com “Planejamento Antecipado”

Em viagem, adote a mesma precaução que adota em seu país

Comunicar-se é mais fácil do que você imagina

Destinos desconhecidos costumam oferecer os mesmos atrativos

Uma viagem ao seu interior

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus