Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente A paciência, aliada à consciência, consegue o que é impedido à força...

A paciência, aliada à consciência, consegue o que é impedido à força e ao furor

COMPARTILHE

O negociador competente reconhece que o seu oponente não é uma máquina e sim um ser humano, com problemas, receios, anseios, sonhos frustrações, inibições, etc. Voltando ao caso citado no começo deste capítulo, sobre a Abu-Hanifa, vamos analisar o seu procedimento. Habilidade e astúcia ninguém nega que ele tinha. E demonstrou isso sobretudo quando não reclamou pagar o preço pedido pelo barril de água.

Se tentasse pechinchar antes, não teria conseguido realizar o seu plano logo depois. Neste caso aceitou ser explorado para depois, usando o mesmo produto, explorar a outra parte. A base da negociação era simples: a água é um produto raro no deserto; eu a tenho e ele está com sede, portanto posso aproveitar a situação e ter um bom lucro. Até aí trata-se da lei da oferta e da procura. Só que, desde o início, o preço cobrado pelo beduíno foi uma exorbitância. Irritado com isso, o outro deu um jeito de reaver o dinheiro obtendo ainda mais lucro.

Infelizmente o raciocínio do beduíno é comum nos dias de hoje. Entretanto, basta o mercado ter um pouco mais de oferta que este tipo de prática se torna inviável. Quando duas pessoas sentam-se à mesa para negociar, supõe-se que ambas saibam o valor da mercadoria ou do serviço em questão. Portanto, querer cobrar um preço muito mais alto é sinal de má vontade, principalmente se, em vez de ser uma mera técnica de barganha, o preço representar a real intenção de ganho irrestrito, sem muitas chances de conversar. “No livre mercado, o importante não é vigiar o preço final, mas sim as condutas das empresas que determinam o quanto o consumidor vai pagar”, dizia Ann Jones.

Hoje em dia, quem vai negociar imbuído deste tipo de mentalidade tem menos chances de ver seu produto ou serviço desenvolver-se e ganhar espaço substancial no mercado porque as pessoas têm cada vez mais acesso às informações e, consequentemente, têm maior consciência sobre o que seja um preço razoável. Na verdade cada função tem uma faixa de preço. Em ambos os extremos desta faixa estarão as propostas do menos e do mais qualificado.

Não queime pontes. Você ficará surpreso ao descobrir quantas vezes tem de atravessar o mesmo rio

Os negociadores bem sucedidos são aqueles que no seu dia-a-dia se comunicam com facilidade, seja verbalmente ou por escrito. Mark Twain define com precisão a importância disso: “A palavra certa é um agente poderoso. Sempre que encontramos uma dessas palavras intensamente certas… o efeito resultante é físico e espiritual, além de imediato.” A comunicação eficiente envolve também uma postura modesta, verdadeira, ética, íntegra, leal e plena de fé. Outras características que ajudam muito são o entusiasmo, a simpatia, a cooperação e a cordialidade, agregados à autoconfiança, energia, coragem, iniciativa e perseverança. Nestes ambientes, é bom ser flexível, ter autocontrole e autocrítica.

Os pequenos e micro empresários não devem esquecer que o segredo de uma boa negociação reside na abordagem e que ele não é um processo mecânico, como muitos pensam. Além disso, no mundo dos negócios, não é o sabor que indica a qualidade de um bolo, mas sim a quantidade de pedaços a mais que se come dele. A receita eficiente para qualquer empreitada pode ser adaptada de uma lição de mais de dois mil e quinhentos anos, dada pelo general chinês Ado Sun Tu, em A arte da guerra: “Se não conheces a ti mesmo nem a teu inimigo, provavelmente sofrerás todas as derrotas. Se conheces a ti mesmo e não a teu inimigo, provavelmente sofrerás uma derrota para cada vitória conquistada. Se conheces a ti mesmo e ao teu inimigo, provavelmente ganharás todas as batalhas”.

A conhecida fábula do leão e do ratinho talvez possa auxiliar no entendimento do que é ser um bom negociador e da importância que a competência tem e que é acima da investidura do cargo ou do poder de fogo. Atendendo às súplicas desesperadas do ratinho, o rei dos animais, agindo com grandeza de espírito digna de sua majestade, concedeu-lhe a graça da vida. E o benefício não foi em vão. Embora nada levasse a crer que o leão fosse um dia necessitar de algum favor do ratinho, aconteceu que, ao sair da floresta densa, ele foi aprisionado por uma rede de malhas tão resistentes que, por mais que fizesse ou rugisse, não conseguia escapar. Foi então que o ratinho agraciado com o dom da vida acorreu em seu auxílio: roendo as malhas uma a uma, libertou o leão da armadilha dos caçadores nativos da floresta.

Esta passagem demonstra que a paciência, aliada à consciência, muitas vezes consegue o que é impedido à força e ao furor. E vamos mais além. Se o leão tivesse desprezado a vida do ratinho, comendo-o, teria satisfeito muito pouco a sua fome e mais tarde teria sido morto pelos humanos. Ele, mais do que grandeza, demonstrou a principal habilidade de um negociador: visão de futuro.

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Leia mais

Desde que haja empenho, seus objetivos poderão ser alcançados

Faça história, em vez de analisá-la depois

Um vencedor tem a grandeza de lutar sem descanso pelo que acredita

Descubra uma força incrível dentro de você

É seu o poder de administrar o tempo

Entusiasmo é a manifestação do que há de melhor dentro de cada indivíduo

O melhor tranquilizante é a consciência tranquila

O seu objetivo é atingir o ponto de equilíbrio mental

Assuma a responsabilidade por todos os seus atos

Você já pensou em realizar o fracasso de maneira positiva?

A maioria das pessoas não acredita em seu potencial de evolução

Não se iluda com elogios

Tendo determinado o seu caminho, acredite nele e não desista

Todo o ganho implica em alguma perda

O ser humano possui condições e perspectivas individuais de crescimento

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Seja flexível com datas e horários de passagens

Antes de sair de casa: durma bem e garanta que está bem descansado

Não faça compras desnecessárias

Fique esperto ao fazer sua mala

Leve só uma bagagem que possa carregar e levantar sozinha

Os dois maiores gastos de viagem são transporte e hospedagem

Deixe seu itinerário com a família ou algum amigo

Encontre hotéis mais baratos nas capitais do agito

Viajar barato pelo mundo também depende muito do seu perfil de viajante

Visite todos os lugares e faça dessa viagem inesquecível

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus