Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente Não existe apenas uma solução possível para um problema

Não existe apenas uma solução possível para um problema

COMPARTILHE

Outro aspecto a ser considerado no caminho rumo à criatividade é o que muitos chamam de a resposta certa. A humanidade, infelizmente, não possui criadores em abundância. Portanto, a maioria adota como lei aquilo que uma pessoa criativa conclui em determinado momento. Esta atitude coletiva transforma descobertas comprovadas em normas que serão assimiladas como as únicas respostas certas e quem as contestar será, maluco ou desajustado social. Certo? Errado, porque não existe apenas uma solução possível para um problema. A verdade quando refletida por um prisma, pode mostrar vários reflexos: seja qual for o reflexo da verdade que percebamos ele será sempre um reflexo da mesma verdade. É desta forma que podemos entender que seja qual for a solução criativa apresentada ela é correta, mas não a única.

Há um antigo conto que é perfeito para ilustrar isso. Dois homens tiveram um desentendimento sério. Para resolver a disputa, foram consultar um juiz sufi e pediram que ele arbitrasse a situação. O reclamante apresentou a sua reivindicação. Tinha argumentos convincentes e falava com facilidade. Ao terminar, olhou para o juiz, que acenou com a cabeça em sinal de aprovação e disse:

— Você tem razão.

Ao ouvir isso o acusado pulou do banco e protestou:

— Espere um pouco, senhor juiz. O senhor nem ouviu o meu lado da questão!

Ao ouvir isto o juiz sufi convocou então o acusado a apresentar a versão que considerava “verdadeira”. Assim como o reclamante, o acusado foi brilhante ao expor os fatos. Sua fala foi persuasiva e eloqüente. Ao final, o juiz também proclamou:

— Tem razão.

Ninguém entendeu nada. Ambos os contendores entreolharam-se, sem saber o que dizer. O escrevente, ao ver aquilo, saltou do banco e ponderou:

— Senhor juiz, de acordo com a lei os dois não podem estar certos. O juiz olhou-o e completou:

— Tem razão.

A verdade pode estar em toda a parte; o que interessa é para onde você olha. Por isso é importante não dar muita bola para as falsas verdades universais. A resposta certa é aquela que consegue resolver um problema. Nunca se envergonhe de ser criativo. Uma ideia nova incomoda as pessoas, sobretudo porque, se posta em prática, irá romper algumas crenças, tradições e até mesmo instituições. Você pode até se sentir um pouco desconfortável ao apresentá-la, mas não a abandone. Muitos dos grandes gênios acreditaram nas suas idéias com persistência e realizaram os seus objetivos, porque se sentiram livres para fazê-lo. Saiba, portanto, usar sua liberdade, pois, como já dizia Eric Hoffer, “Quando as pessoas estão livres para fazer o que querem, geralmente imitam os outros”. Lembre-se de que a cada AHA! de uma mente criativa correspondem inúmeros HÁ-HÁ-HÁS daqueles que só seguem o que já foi criado antes. Ignore-os e leve seu projeto inovador em frente.

Não deixe ninguém convencê-lo a desistir daquilo que você sabe que é uma grande idéia

É claro que existem limites éticos para a exploração da criatividade. Mas, mesmo assim, tais limites variam de sociedade para sociedade e, dentro delas, mudam de acordo com as diferentes épocas. A teoria da relatividade da física também se aplica à verdade. Pensando nisto, considere: a criatividade estará ao alcance de quem souber desenvolvê-la, e isso pode ser útil para a sua vida pessoal e profissional.

Um exemplo disso é o doutor Nakamats, dono de mais de 2 700 patentes, o que supera o dobro das registradas em nome de Thomas Edison, que são 1.093. Por isso ele é considerado o homem mais criativo do mundo. Entre algumas de suas invenções estão o compact disc, o CD player, os disquetes flexíveis para computadores, o relógio digital e outras. Contudo, sua criatividade não lhe vem de nenhum poder sobrenatural. Ao contrário, para que as idéias venham-lhe à mente, ele desenvolveu uma técnica particular, que inclui três passos básicos. Em primeiro lugar, o doutor Nakamats fica em uma sala “estática”, onde tem paz e silêncio. No ambiente só há coisas naturais, como pedras, plantas e água; as paredes são brancas e não existe metal ou concreto. É assim que ele consegue fazer uma associação livre de idéias. Depois ele vai para a sala “dinâmica” que é escura, com paredes listradas de preto e branco e decorada com móveis em couro. No último estágio ele mergulha numa piscina, prende a respiração e, em baixo d’água, anota todas as suas grandes idéias usando para isso um caderno que ele mesmo inventou.

Criei uns tópicos que me orientam a estimular minha criatividade e que podem ajudar você. Aliás, o que eu quero mesmo sugerir é que você utilize algumas dessas idéias e, com sua criatividade, desenvolva uma nova metodologia para você:

10 DICAS PARA DESPERTAR A SUA CRIATIVIDADE

  1. NUNCA TENHA MEDO DE UMA IDÉIA NOVA.

 

  1. NÃO EXISTE UMA SOLUÇÃO ÚNICA E ABSOLUTA.

 

  1. FREQUENTE LUGARES ADEQUADOS PARA DESENVOLVER O SEU PROCESSO CRIATIVO

 

  1. COMECE A OLHAR AS COISAS DE UMA FORMA DIFERENTE

 

  1. ANALISE AS VÁRIAS MANEIRAS DE RESOLVER UM PROBLEMA

 

  1. BUSQUE RESPOSTAS SIMPLES

 

  1. PROCURE ALTERNATIVAS NÃO CONVENCIONAIS

 

  1. ANOTE AS IDÉIAS QUE TIVER

 

  1. MANTENHA O BOM HUMOR, PARA PREVALECER O BOM SENSO

 

  1. APRENDA O MÁXIMO SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS

 

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

É importante que se tenha no ambiente uma peça que centralize energia

Conhecimento sem aplicação é inútil

A ideia é vestir a cabeça da empresa

A falta de comunicação adequada atravanca a negociação

A empatia é valiosa quando você se coloca no lugar do seu interlocutor

Os 7 anões profissionais nas empresas

Investir no bem estar das pessoas é redobrar a sua produtividade

Na vida, na maioria das vezes, estamos negociando

O segredo é filtrar as informações e reter só o que é útil para você

Para conseguir resultados é preciso estar atento o tempo todo

Qualidade deve ser um compromisso dos funcionários com a empresa

Quando você falha, descobre o que não funciona

Os resultados não são a soma de esforços individuais

Sempre fomos muito orientados pela competição

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Economizar vai ajudar muito a realizar o sonho da viagem

Faça amigos na cozinha e divirta-se muito!

Escolha um carro confiável e que seja confortável

Não esqueça que viajar é divertimento

Procure as menores taxas ao desembarcar

Comidas exóticas e gestos: a ‘viagem’ dentro da viagem!

Caso decida ficar mais tempo no local

No começo é muito difícil viajar sozinha

Faça a sua viagem, não a dos outros

Fique atento constantemente na sua viagem

É melhor ficar precavido ao hospedar-se num hotel

Tenha disposição para resolver o problema e aproveitar a viagem

Saia da sua zona de conforto

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus