Início Europa Áustria Viena é um grande museu a céu aberto com muitas atrações

Viena é um grande museu a céu aberto com muitas atrações

COMPARTILHE

Viena é a capital austríaca com mais de 1.7 milhões de habitantes e a cidade mais populosa do país. Conta, ainda, com 2.8 milhões de habitantes em sua região metropolitana, o que equivale a cerca de um quarto da população total da Áustria. É também o maior centro artístico, cultural, econômico e político do país. É conhecida por seus elevados padrões de vida, estilo de vida descontraído e rica vida musical. A cidade sedia várias organizações internacionais como a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Devido à sua importância política internacional, Viena está entre as cidades globais no mundo.

Atualmente, Viena ocupa o segundo lugar na lista de cidades com melhor qualidade de vida, limpeza, segurança e alta eficiência dos serviços públicos, assim como pela variedade de opções de educação, cultura e entretenimento.

É uma uma das cidades mais ricas do mundo e atrai mais de 14 milhões de turistas por ano. A elegância de Viena está nos seus antepassados, nos luxuosos palácios de imperadores e por ter sido lar de geniais compositores que marcaram a história da música como Mozart, Johann Strauss II, Schubert, Beethoven e Haydn.

Em Viena, as quatro estações do ano são bem definidas. No verão, os dias são quentes; em junho a temperatura é mais moderada e sopra uma leve brisa. Em julho e agosto, há alguns dias quentes e úmidos onde os termômetros podem chegar aos 35°C e temperatura mínima em torno de 15 °C. O inverno, gelado e rigoroso, tem dias com temperaturas acima de 0°C, A queda de neve ocorre principalmente entre dezembro e março. A primavera apresenta temperaturas amenas e o outono é frio, porém repleto de belas paisagens. Neste quesito, a principal desvantagem é que por lá venta muito. O melhor período para visitar a cidade são a primavera e o outono.

O Aeroporto Internacional de Viena está localizado fora dos limites da cidade de Viena, e a poucos quilômetros a sudeste do subúrbio de Schwechat. A maioria das companhias aéreas europeias e um número significativo de companhias aéreas intercontinentais têm conexões diretas para Viena a partir de seus respectivos hubs. No entanto, apenas as companhias aéreas austríacas voam para as Américas (Chicago, Nova York, Toronto e Washington). Não há nenhum serviço para o norte da Inglaterra e África (além do Egito e da Tunísia), fazendo uma mudança necessária para chegar a Viena.

Do aeroporto de Viena, você pode pegar o CAT (City Airport Train) até a estação central Wien Mitte a apenas 15 minutos. Na volta para o aeroporto, faça o caminho oposto. Se precisar sair do aeroporto e estiver com mais pessoas e muitas malas, a melhor opção é o táxi.

Para chegar à cidade a melhor opção é o trem, mais prático e barato. O nome da estação de todas as paradas em Viena começa com o nome alemão “Wien”. Isso é internacionalmente reconhecido e útil para comprar passagens. Pode ser intrigante entender onde os trens partem e chegam, ou seja, os trens que se dirigem para o Leste, muitas vezes, saem da Estação Oeste. É melhor verificar os horários on-line e o exato trem, metrô que você está indo para, e isso irá dar-lhe a solução mais rápida.

As bilheteiras são normalmente abertas durante todo dia em Wien Meidling e Wien West. Caso precise você pode comprar o bilhete a bordo do condutor, eles só podem vender certos bilhetes com desconto (apenas em dinheiro). Em geral, os moradores locais são muito experientes sobre como se deslocar pela cidade e ficarão felizes em dizer-lhe qual ônibus ou bonde levar para o seu destino.

Há uma série de serviços de ônibus internacionais que chegam a Viena diariamente. Existem duas estações de ônibus principais na cidade.

Viena tem um bom sistema de transporte público, que inclui trens subterrâneos e de superfície, bondes e ônibus e a melhor maneira de locomoção é o metrô (U-Bahn). São 5 linhas, as estações estão espalhadas por toda a cidade e são facilmente identificadas pela letra U. O metrô é muito eficiente e o levará a poucos minutos a pé de qualquer lugar que você possa visitar. A cidade ainda conta com 27 linhas de bonde, dezenas de linhas de trem e de ônibus.

Para economizar nos deslocamentos pela cidade, adquira o Easy City Pass Vien, que permite várias viagens U-Bahn, bondinhos elétricos e ônibus. O bilhete é válido por 24, 48 ou 72 horas para um número ilimitado de viagens em todos os transportes públicos em Viena. O bilhete semanal é válido a partir das 12h de segunda-feira até às 9h da segunda-feira seguinte. Os bilhetes não são transferíveis. Um menor de 15 anos pode viajar gratuitamente. Estes passes podem ser adquiridos em estações do metrô, bondinhos (tram), ônibus ou quiosques com o nome Tabakladen.

Uma outra opção deste tipo de cartão é o Vienna Card, com viagens gratuitas para os transportes públicos e descontos em museus, teatros, concertos, lojas, cafés e restaurantes durante 24, 48 ou 72 horas. O usuário do bilhete pode ser acompanhado por uma criança menor de 15 anos de idade gratuitamente. Este bilhete não é transferível e deve ser validado antes de iniciar a primeira viagem.

Ciclismo é outra opção para circular em Viena, embora ainda é visto mais como uma atividade de lazer. Além de ser plana, Viena é toda adaptada para os ciclistas, com muitas ciclovias e até semáforos para bicicletas. Em uma bicicleta você pode alcançar a maioria dos lugares de interesse dentro de meia hora. Existem muitas ciclovias e pistas ao longo das principais ruas, nos parques e às margens dos rios. A City Bike Wien possui 150 estações espalhadas por toda a capital.  Se o seu destino estiver nos subúrbios  ou você quer dar um passeio descontraído no campo, você pode levar sua bicicleta no U-Bahn (proibido na hora do rush, e sempre em ônibus e bondes) ou em um trem. Você precisa de um ingresso infantil para sua bicicleta.

No entanto, pode ser complicado atravessar a cidade porque as pistas seguem rotas ilógicas. Uma grande queixa é que as instalações de bicicleta foram uma reflexão tardia e isso é muito aparente: muitas luzes de parada e interseções perigosamente definidas e caminhos que podem deixar o ciclista um pouco confuso, como às vezes ter que compartilhar a via com pedestres, às vezes não.

Viena oferece uma variedade de opções de acomodação. Os preços são mais elevados do que nos países vizinhos ou no resto da Áustria. Muitos dos hotéis vienenses, pousadas e pensões, especialmente no centro, funcionam em edifícios históricos que datam de antes da Segunda Guerra Mundial. Isso significa que muitos oferecem quartos relativamente pequenos e com vista comprometida. Ainda assim, todos eles estão localizados próximos de um metrô, ou pelo menos uma estação ferroviária ou de bonde. As melhores acomodações econômicas ficam perto da estação ferroviária Westbahnhof e da Universidade ao longo do Alser Strasse. Os albergues continuam sendo as hospedagens mais em conta!

Viena é um grande museu a céu aberto, com muitas atrações no centro. Por isso, a dica é caminhar pelas ruas com calma e se perder pelas alamedas de pedestres, desbravar os parques, visitar as igrejas, se encantar com a beleza das construções. Em 3 dias você terá tempo de conhecer tudo.

O Centro Histórico de Viena, que é caracterizado como o local de reinado dos Habsburgos, bem como o Palácio de Schönbrunn, são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio da Humanidade. A Catedral de Santo Estêvão, ao lado da Riesenrad e outras atrações, são reconhecidas como um dos edifícios mais altos da cidade e do centro da igreja metropolitana.

Os museus municipais como a casa de Mozart, Beethoven, Haydn e Johann Strauss, o Histórico de Viena e o do Relógio são gratuitos nas manhãs de sexta-feira. Os principais teatros da cidade fecham entre julho e agosto. Se tiver tempo, procure assistir à orquestra sinfônica de Viena!

Quem quiser conhecer os mais famosos pontos turísticos sem caminhar muito pode tomar os bondes 1 ou 2, que percorrem boa parte da Ringstrasse. O passeio também pode ser feito de carruagem, ao estilo principesco! Inicie o tour a pé pela Ringstrasse (estação de metrô Volkstheater, linhas U2 lilás e U3 laranja), um grande anel viário construído em torno do centro histórico. O local abriga importantes prédios públicos e privados, praças, parques e monumentos como Parlamento, Rathaus (prefeitura), Ópera de Viena, Kunsthistorisches Museum, palácio Horfburg, um complexo de vários museus, escolas, bibliotecas, igrejas e até escolas de equitação. Após o passeio, vale a pena sentar no gramado em algum dos parques para relaxar. Opções não faltam: Burggarten, Volksgarten ou Stadtpark.

A cidade de Viena é cortada pelo ao norte rio Danúbio, que é um dos maiores símbolos da cidade e de essencial importância para a economia vienense. No rio Danúbio encontra-se a Torre de Danúbio, uma torre de metal de 287 metros que abriga um restaurante rotatório com uma vista para a cidade.

Procure explorar o palácio Schonbrunn e os museus do Quartier. Os destaques ficam por conta do Leopold Museum, com obras de Gustav Klimt, Oskar Kokoschka, Albin Egger-Lienz, entre outros; o Museu de Arte Moderna MUMOK; o de História da Arte; e o Albertina. A Catedral de Santo Estêvão é reconhecida como um dos pontos mais altos da cidade! O grande centro histórico da cidade de Viena está inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

A Ópera de Viena, de 1869, foi a primeira grande construção a ser concluída na região central. Caso goste de ópera, não deixe de comprar ingresso para um show! O grande auditório tem espaço para 2.200 espectadores, mas caso você não se importe em assistir ao espetáculo de pé, dá para pagar apenas 3 euros! A procura é grande e é necessário chegar pelo menos 90 minutos antes do início da apresentação.

Viena também é lar de uma série de casas de ópera, incluindo o Theater an der Wien e o Staatsoper eo Volksoper, sendo esta última dedicada ao típico opereta vienense. Concertos de música clássica são realizados em locais mundialmente famosos, como o Wiener Musikverein, a casa da Orquestra Filarmônica de Viena – conhecida em todo o mundo devido ao anual “Concerto do Dia de Ano Novo”, também os Konzerthaus Wiener. Muitas salas de concerto oferecem concertos que visam os turistas, com destaques populares da música vienense, particularmente as obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Strauss (pai) e Johann Strauss (filho).

Em matéria de refeição, o meio frango assado é um item muito barato e servido por em muitos restaurantes. Uma dica é pedir o “prato do dia” em cafés ou restaurantes. O fast food vienense tradicional é salsicha de todas as formas e tamanhos, conhecida como “Würstlstand”em  toda a cidade. As salsichas podem ser vendidas com muitas variações como a Bosna (com cebola e curry), a Burenwurst (com molho, pimentas e pão) ou Eitrige (com queijo derretido).

Procure experimentar o wienerschitzel (schnitzel vienense), porção de carne de vitela empanada e servida com maionese e salada. As vinícolas são atração de Viena e, desde 1273, são produzidos vinhos de qualidade. As Heurige são tavernas que servem vinhos vienenses. A cidade é também famosa pela sua cultura do café e há casas de café em toda a cidade, muitas dos quais têm terraços ao ar livre. Outra ótima maneira de economizar é comer em uma das centenas padarias. Eles vendem pãezinhos de canela, pizza e muitos mais por um bom preço. Um ótimo local para um bom café-da-manhã!

A mais original e melhor torta vienense desde 1832 fica no Café do  Sacher Hotel. É a sacher torte, uma torta de chocolate multicamadas recheada com creme de damasco. A torta vem acompanhada de uma bola de chantilly. Outra delícia é a apfelstruddel, torta quente de massa folhada, maçã com canela e açúcar. Outras gostosuras que merecem estar na sua lista: o kaiserschmarrn, massa bem macia e remexida na frigideira repleta de passas e servida com uma calda quente de frutas vermelhas; o gugelhupf, bolo com cobertura de amêndoas ou chocolate; a palatschinken, panqueca que pode ser servida com frutas, chocolate ou queijos; e o mohr um hemd, pudim de chocolate servido com chantilly.

A Mariahilfer Straße é a rua de compras dos vienenses. Em um de seus extremos, está o Museums Quartier e, no outro, a Westbahnhof, uma das estações de trem da cidade. Para quem não resiste, compre tudo no pequeno centro comercial em frente ao prédio Hundertwasserhaus. É uma rua longa e cheia de lojinhas. Funciona desde 1780 e é o maior mercado do centro da cidade, um misto de tudo isto! Aos sábados, o espaço ganha, também, um mercado de pulgas.

Cidades na Áustria

Innsbruck | Salzburgo | Viena |

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Salzburgo parece até um parque temático com tantas casinhas!

Alucinação por uma modelo

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Fique de olho para embarcar e não ter problemas

Dicas para combater o inevitável Jet lag

Carregue um mapa e não se perca

Você deve ouvir, mais do que nunca, sua intuição

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus