Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente O seu objetivo é atingir o ponto de equilíbrio mental

O seu objetivo é atingir o ponto de equilíbrio mental

COMPARTILHE

É muito importante ter disponibilidade para ouvir. O que parece ser uma pré-disposição natural dos indivíduos, é utilizado por poucos como um diferencial competitivo para tomar decisões. Quando escutamos todo o tipo de informação possível estamos alimentando o Banco de Dados mais perfeito que existe, que é o nosso cérebro, e que não precisa de senha para ser acionado. As coisas ruins são automaticamente descartadas por um processo natural e o que nos interessa fica armazenado.

Quando precisamos utilizar o nosso arquivo há duas opções: ou utilizamos as referências como orientação e as adaptamos conforme a circunstância que a vida nos reservou para tomarmos uma decisão; ou repassamos seu conteúdo na forma de conselhos quando somos solicitados. Esse é o Processo Acumulativo da Evolução Consciente e está ligado ao enriquecimento da sua experiência de vida. Experiência é o resultado do que você faz com aquilo que aprendeu e o que você aprendeu é aquilo que sobrou, depois de ter esquecido muita coisa.

O cérebro humano é um extraordinário biocomputador e a mente o seu software, o programa pelo qual ele funciona, responsável pelos pensamentos, símbolos, etc. O conteúdo deste programa varia de acordo com a cultura na qual a pessoa é educada, sua história de família, a evolução da sociedade em que vive e própria evolução da pessoa. Entretanto, esse software é melhor do que qualquer outro já inventado, porque o usuário, (você) pode reprogramá-lo a qualquer momento. E através da ampliação de sua consciência, você percebe que deve controlá-la e não ser controlado por ela.

Pare, ouça e pense antes de reagir

Consciência, aqui, deve ser entendida como o processo pelo qual o homem compreende as coisas. Tudo o que a pessoa experimenta com os cincos sentidos e mais a intuição é armazenado na mente em seus mínimos detalhes. A consciência é assim, o meio pelo qual as informações são selecionadas, pois é desnecessário ter todas elas o tempo todo à mão. Um arquivo de papéis não pode conter todos os documentos dentro de um único classificador. Os mais usados ficam em um, que é acessado mais vezes, e os demais ficam em outros para consultas eventuais. O consciente é o arquivo mais usado.

No início desta explicação falamos a respeito das frustrações. Algumas delas ficam no nível do consciente. Mas outras, por meio de processos que não nos cabe analisar aqui, ficam em um arquivo distinto — que os especialistas chamam de subconsciente. Como a mente é uma só, pode acontecer que você tenha uma frustração qualquer, que ela provoque uma reação e que, no entanto, no consciente você não saiba a razão desta reação. Quantas pessoas que sofreram na infância um acidente no mar, quando adultas morrem de medo da água, mas desconhecem a razão. No consciente, ficou o medo de água e a causa do medo, o acidente, foi para o outro arquivo.

O seu objetivo é atingir o ponto de equilíbrio mental e tomar consciência de que você é dono de sua mente. Nestas condições a sua mente vai usar os erros do passado para avaliar as informações e impedir que eles se repitam. E vai utilizar o futuro, ou a imaginação, como um instrumento para resolver problemas. Em vez de apenas pensar num cenário cor de rosa no futuro, pense em como evoluir para fazer a sua vida atual chegar até ele. Existem duas atitudes frente à dificuldade: ou a pessoa se rende à situação, deixando a vida passar, ou resiste, luta e vence. Só quem aprende a cultivar o Processo Interior da Evolução Consciente não faz dos problemas barreiras intransponíveis.

Vivi uma experiência que pode ser representativa desta situação. Até os 17 anos morei em Ribeirão Preto. Resolvi mudar-me para São Paulo e lembro das dificuldades que enfrentei no começo. Não foi fácil me desfazer do conforto e da convivência que tinha em minha cidade nem dos vínculos familiares. Ainda que tudo fosse muito difícil para mim, resolvi não desistir, e enfrentei a dureza e a indiferença da fria capital. Quando percebi que havia feito um bom trabalho, coloquei em prática o projeto de estudar na Universidade de Harvard.

Fui atrás deste novo desafio, tornei-o uma realidade e, nos Estados Unidos, tratei de começar a viabilizar outro sonho: minha aventura pela Europa. Atingi mais este objetivo e, quando voltei, lancei o livro Uma Aventura Legal, contando a minha experiência ao percorrer 24 países gastando em média 10 dólares por dia. Depois desejei percorrer em 66 dias toda a legendária Route 66 e relatar a sua história, após atravessar 3.917 km de Chicago a Santa Monica e lancei o livro Route 66. Fui à luta e consegui. Em seguida, o que hoje eu entendo ter sido um chamado espiritual, despertou-me o sonho de ir ao vale Sagrado dos Incas, onde vivi uma viagem interior marcante, que culminou na subida a pé, por 50 Km, até a cidade de Machu Picchu; esta experiência resultou no livro Machu Picchu, pois tenho o compromisso de passar adiante minhas experiências. Todas estas conquistas foram obtidas por meio de um exercício prático de autoconhecimento, que consiste em tomar as rédeas da própria mente. Foi isto que me ajudou a desenvolver os estudos da Ciência do Ser.

A vantagem de ter sido cobaia de minhas próprias experiências enriqueceu minhas percepções e proporcionou uma análise mais profunda dos potenciais humanos, o que atualmente eu aplico no dia-a-dia. Muitas vezes pensei estar sendo conservador nas minhas visões, mas percebi que a força para o resgate de valores, de princípios e da moral está se perdendo na sociedade em função de uma competição desenfreada de pessoas mal preparadas que fazem de tudo para atingir objetivos que nem foram planejados. Quando afirmo que a Evolução Consciente deve ser um aprendizado contínuo, muitos não compreendem este processo associando conquistas materiais à evolução.

Confie nas pessoas que confiaram em você

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

O melhor tranquilizante é a consciência tranquila

Faça história, em vez de analisá-la depois

Entusiasmo é a manifestação do que há de melhor dentro de cada indivíduo

É seu o poder de administrar o tempo

Desde que haja empenho, seus objetivos poderão ser alcançados

Descubra uma força incrível dentro de você

A paciência, aliada à consciência, consegue o que é impedido à força e ao furor

Um vencedor tem a grandeza de lutar sem descanso pelo que acredita

Assuma a responsabilidade por todos os seus atos

Você já pensou em realizar o fracasso de maneira positiva?

A maioria das pessoas não acredita em seu potencial de evolução

Não se iluda com elogios

Tendo determinado o seu caminho, acredite nele e não desista

Todo o ganho implica em alguma perda

O ser humano possui condições e perspectivas individuais de crescimento

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Trabalhe num hostel para economizar na viagem

Viajar mais, gastando menos. Quem não quer isso?

Envolva os pequenos nos preparativos da viagem

Seja inteligente ao pesquisar seu destino de viagem

Como presentear alguém num país diferente do seu?

O difícil é identificar o que é importante na hora de arrumar a mala

Conselhos para não se dar mal na viagem

Seja rápido em caso de roubo

Viajar pode ser mais barato do que você pensa

Grandes aventuras requerem muitos amigos para compartilharem

Mantenha a mente aberta

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus