Início Lugares Inesquecíveis Europa Florença foi berço da Renascença e de artistas que influenciaram a cultura...

Florença foi berço da Renascença e de artistas que influenciaram a cultura ocidental

COMPARTILHE

Florença é a maior cidade da região da Toscana, com 420 mil habitantes, e é considerada patrimônio artístico-cultural da humanidade. Faz fronteira com outros distritos como Bagno a Ripoli, Campi Bisenzio, Fiesole, Impruneta, Scandicci e Sesto Fiorentino. Foi também a capital da moda durante muito tempo e hoje figura como uma das cidades mais belas do mundo! Em Florença, as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes ganham destaque particular na paisagem!

A cidade tem origem num antigo povoado etrusco e foi governada pela poderosa família Médici, desde o início do século XV até meados do século XVIII. A Casa dos Médici estimulava e patrocinava largamente o progresso e as artes. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi Cosme de Médici, que chegou ao poder em 1437. Foi um protetor dos judeus e iniciou uma longa relação da família com a comunidade judaica.

Florença não só encanta por sua arquitetura, museus e por ser berço do Renascimento, mas também por se situar numa região que a natureza abençoou: a cadeia montanhosa dos Apeninos e um vale fértil rodeado pelos vinhedos e olivais da Toscana!

Às margens do rio Arno, foi a cidade mais importante da Europa do século XIII ao XVI e berço da Renascença e de artistas que influenciaram toda a cultura ocidental como Michelangelo Buonarotti, Leonardo da Vinci, Giotto di Bondone, Sandro Botticelli, Rafael, Donatello, entre outros. Tornou-se célebre por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, um marco da literatura universal e de onde a língua italiana moderna tem várias influências. Nesta cidade, nasceram os papas Leão X, Clemente VII, Clemente VIII, Leão XI, Urbano VIII e Clemente XII.

De clima temperado mediterrâneo, Florença apresenta temperaturas negativas no inverno e acima dos 35ºC no verão. Dezembro e janeiro são os meses mais frios; julho e agosto, os mais quentes. As chuvas são mais abundantes no outono. Sugiro que visite Florença na primavera ou no outono, durante a baixa estação e, principalmente, do final de maio até meados de junho. Minha dica é que evite o auge do verão europeu, pois tem turistas demais, filas gigantescas para entrar nos museus, o serviço dos restaurantes perde em qualidade e tudo fica mais caro.

Florença tem conexões aéreas com as mais importantes cidades da Itália e outros países europeus. O aeroporto internacional Americo Vespuccio, ou Peretola, fica a 4 km da cidade. O serviço Ataf-Sita “Vola in Bus” (“Fly by bus”) ida e faz o circuito entre o aeroporto e a principal estação ferroviária Santa Maria Novella (Firenze SMN), no centro, com partidas a cada meia hora das 5h30 às 8h e, após esse horário, a cada 1h. Observe que o ônibus das 5h30, que está localizado na estação de ônibus ATAF-SITA no lado oeste da estação de trem, sai ao lado de Valfonda e Piazza Adua. Os ingressos podem ser comprados diretamente com o motorista sem custo adicional. Há uma taxa fixa para os táxis do aeroporto para qualquer lugar no centro histórico, além de € 1 extra por cada bagagem.

O aeroporto de Pisa e Florença estão ligados por ônibus. Ambos saem e chegam à entrada principal do aeroporto. A estação de ônibus em Florença está imediatamente do outro lado da rua da  Firenze SMN, ao lado da histórica cidade velha. Alguns trens não chegam à estação ferroviária principal.

Os trens modernos e rápidos conectam Florença com as principais cidades da Itália e os trens expressos de toda a Europa chegam à Florença. O meio mais comum de se chegar à cidade é de trem. As principais estações são: Firenze Rifredi, perto do novo polo universitário da cidade; Firenze Campo di Marte, próxima ao estádio Artemio Franchi; e a estação Firenze SMN. Se você descer nela, vai ter fácil acesso ao centro e seus atrativos. Se você estiver num trem Intercity para Florença, talvez seja necessário mudar na Rifredi para outro trem para Firenze SMN. A transferência entre estações geralmente já está coberta pelo seu bilhete. Também é possível pegar um ônibus para o centro da cidade, mas provavelmente este não é coberto pelo seu bilhete de trem.

A Rail Europe vende passagens de trem para todas as principais cidades da Europa. Florença é ligada por trem a Roma (1h30 a 2h30), Bolonha (1h30), Viena (10h),  Milão (2h45 a 4h) e Veneza (1h30 a 2h). Também tem conexões ferroviárias com outras cidades toscanas. Atualmente, é fácil fazer deslocamentos de avião. É possível voar pela EasyJet de Paris (Orly) para Pisa e comprar passagem no aeroporto de Pisa para ir até a Firenze SMN.

Existem outros ônibus diretos de Roma e Milão para Florença que o deixarão ao lado da Firenze SMN. Pegando a rodovia A1, de carro, Florença fica a 280 km de distância de Roma; a 105 km de Bolonha; e a 300 km de Milão. De Gênova, são 225 km seguindo pelo litoral e pegando as estradas A12 e depois a A11.

Florença mora no imaginário de todo viajante! Os turistas são encontrados em grupos gigantes nas proximidades de atrações como o Duomo di Firenze, mesmo debaixo de chuva ou frio.

É uma cidade que merece no mínimo três noites para se visitar apenas o básico. Para desfrutar de seus inúmeros museus e principais atrações, o ideal seria pelo menos uma semana inteira!

Como em outros lugares, o preço dos hotéis em Florença vem subindo rapidamente nos últimos anos. A regra de ouro é procurar hospedagem ao redor da estação de trem. Boas opções econômicas ficam na área do lado esquerdo de quem sai da estação ferroviária, principalmente na via Nazionale e nas duas ruas paralelas, via Fiume e via Faenza. Às vezes, você também pode obter um desconto substancial ao reservar on line. Na estação de trem, existe um escritório de informações turísticas que informa sobre reservas de hotel e, muitas vezes, você pode entrar em contato com eles no último minuto para checar a possibilidade de alguma vaga, mas não é garantido.

Quase todos os hotéis estão localizados no centro histórico. Nos arredores do Duomo estão os melhores, próximos de tudo: pontos turísticos, comércio, restaurantes e a cinco minutos a pé da estação de trem! Há bastante bons albergues também. Mulheres jovens podem encontrar acomodações em alguns conventos e geralmente em, casas de férias locais.

Existe uma linha de bonde que opera na cidade de Florença, conectando a estação Firenze SMN com o subúrbio Scandicci. Este serviço cobre 7 km e tem um total de 14 paradas. Os bilhetes usados ​​nos ônibus ATAF também podem ser usados ​​no bonde. Os bondes operam diariamente das 5h às 12h30, com frequência de 3 a 11 minutos, dependendo do dia e horário. Essa é a primeira linha de bonde na cidade de Florença, funcionando desde 1958.

Uma boa dica é conhecer Florença numa excursão em ônibus panorâmico de dois andares. As paradas incluem a Catedral, Santa Croce, San Marco, Piazzale Michelangelo e muito mais! Duas linhas (A e B) estão incluídas no preço e o seu ingresso é válido por 1 dia corrido (24 horas), ou viagens ilimitadas por 48 horas ou 3 dias corridos (72 horas). A excursão da linha A leva 1 hora; a da linha B, 2 horas. Os ônibus serpenteiam pela cidade e têm 18 pontos de parada, da estação Firenze SMN até a Barbetti. Se puder, não deixe de visitar Fiesole (linha B), a famosa cidade etrusca situada em uma colina a apenas 3 km do centro que oferece uma vista panorâmica de Florença! As rotas que cada linha segue são:

LINHA A: Piazza Stazione FS SMN – Piazza della Libertà – Piazzale Donatello – Piazza Dazeglio – Piazza Beccaria – Santa Croce – Teatro Verdi – Lungarno Pecori Giraldi – Piazza Ferrucci – Piazzale Michelangelo – Piazzale Galileo – Villa Cora – Calza – Pitti – Frescobaldi – Guicciardini – Ognissanti – Barbetti.

LINHA B: Piazza Stazione FS SMN – Curtatone – Soderini – Tasso – Porta Romana – Machiavelli – Galileo – Michelangelo – Ferrucci – Demidoff – Cavalleggeri – Lungo l’Affrico – Righi – San Domenico – Regresso – Fiesole – Regresso – San – Domenico – Righi – Stadio – Matteotti – Libertá – Indipendenza – Piazzale Montelungo.

Também é possível adquirir o cartão de turismo Firenze Card, válido por 72 horas e que fornece a admissão a 30 museus, moradias e jardins históricos em Florença e região. Você pode comprá-lo em alguns dos museus e nos escritórios de turismo. Os usuários têm acesso aos museus desde que usem a entrada reservada. A validade do cartão começa no primeiro museu que você visita e cada um inclui um acesso gratuito aos museus para uma segunda pessoa (menor de 18 anos) ou mais, mas apenas cidadãos da UE. O Firenze Card também tem a versão PLUS, onde mais serviços são oferecidos: viagem com todos os ônibus da cidade por 3 dias (o dia do primeiro uso e os dois dias seguintes até a meia-noite), Wi-fi grátis por 72 horas em qualquer lugar e descontos em lojas. O Cartão Firenze Plus só pode ser comprado se você já tiver o Cartão Firenze.

Uma das vantagens é que as atrações ficam concentradas no centro antigo e não há nenhuma outra cidade no mundo que abrigue tanta arte quanto Florença!

A maioria das principais atrações turísticas estão à uma curta distância uma da outra e o centro histórico de Florença merece ser explorado a pé para você poder sentir o charme da cidade! No centro histórico, é proibido estacionar e os estacionamentos são caríssimos. Poucos hotéis, exceto os de luxo, possuem garagem própria. Portanto, o carro é uma ideia que deve ser descartada. É comum turistas distraídos serem surpreendidos por um ciclista apressado. Por isso, antes de atravessar uma rua ou mudar bruscamente de direção ao caminhar, olhe para os lados.

Comece seu tour a pé caminhando em direção a Praça da Duomo, um dos locais mais visitados da Europa. Dentre os principais pontos de interesse, destacam-se o lindo Duomo de Florença; o Campanário de Giotto; o Batistério de São João e o Museo dell’ Opera del Duomo. Em seguida, ande por entre as ruas da cidade. Tudo muito pitoresco, muito medieval! Vá até a Ponte Vecchio, uma das raríssimas pontes europeias que tem algumas lojas em cima.

Fazer o seu tour sobre duas rodas é possível. A cidade dispõe de um serviço de aluguel de bicicletas organizado, podendo ser contratadas em vários pontos da cidade. Um dos mais convenientes para os turistas está localizado na estação Firenze SMN. Existem outros locais em outras estações ferroviárias, mas muitas vezes com horários restritos de abertura. O Bike City Guide é um aplicativo de navegação para bicicletas, acessível para aqueles que querem descobrir Florença por conta própria!

As galerias de arte e os museus de Florença são famosos em todo o mundo. Os três principais museus são o Galleria degli Uffizi, que abriga obras como Primavera, Madonna della Melagrana e o Nascimento de Venus, de Botticelli; a Sagrada Família, de Michelângelo; e a Anunciação, de Da Vinci. O Museu Nacional do Bargello é o mais importante em esculturas renascentistas da Itália. No térreo, estão reunidas obras de grandes escultores do século XVI, com destaque para o Baco (com seu ar embriagado), a sublime Madonna e il Bambino e o magnífico Davi, todos de Michelângelo.

Um lugar muito interessante para visitar é a Basílica de Santa Cruz, igreja franciscana e uma das principais basílicas do mundo. No local, jazem os restos mortais de Michelângelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini. Outro local imperdível é a Casa Buonarotti, dedicada à preservação da memória e da obra de Michelangelo Buonarroti. Está instalada em uma casa que pertenceu ao genial artista e, em sua coleção, incluem-se algumas esculturas da fase inicial de Michelangelo, modelos de obras definitivas e uma boa quantidade de seus desenhos.

Florença à noite é mágica! A dica é fazer o mesmo percurso que você fez durante o dia, aproveitando a iluminação noturna dos monumentos que os deixam mais impressionantes ainda!

A cidade italiana é um verdadeiro museu a céu aberto, com palácios, galerias de arte, casarões, catedrais e as milenares pontes às margens do rio Arno. Quase tudo o que há por ali é listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Tudo em Florença inspira o romance! Seja um passeio de barco pelo Rio Arno, ao Piazzale Michelangelo ou ao Forte Belvedere para admirar a incrível vista da cidade e dos montes toscanos; caminhar pela cidade e perder-se pelas ruelas medievais; sentar numa praça para admirar o movimento e descansar; ou ir a mercadinhos de rua para fazer algumas compras. Uma boa pedida é visitar o Giardino dei Boboli, um jardim belíssimo que lhe dará a sensação de estar em meio a um jardim dos contos de fadas.

Caso você possa, faça uma excursão de ônibus de meio período para degustar os vinhos na região de Chianti. Prove diferentes taças de Chianti Classico, Chianti Reserve e o Vinsanto Toscano. Experimente os sabores frutados e conheça dicas de degustação para melhor compreender as características das diferentes uvas cultivadas. Enquanto beberica, saboreie uns petiscos tradicionais como o magnífico crostini com queijo pecorino e o cantucci di prato (biscoito de amêndoas com sabor de anis).

Fazer uma refeição em Florença é uma viagem dentro da outra! Porém, fuja dos restaurantes do centro histórico onde a comida é mais cara! Procure comer nos mercados públicos, onde você irá encontrar restaurantes simples, baratos e com comida deliciosa. Você pode comprar os ingredientes para fazer um piquenique ou lanche no Mercato Centrale.

Existem numerosos cafés e pasticcerie onde você pode encontrar excelentes sanduíches. A pizza, vendida em peso, é uma excelente solução para refeições econômicas. As gelaterias italianas ficam mais cheias que o normal durante o verão, pois nem turistas nem italianos deixam de se refrescar com uma das coisas mais maravilhosas da Itália, o gelato!

A comida típica em Florença é a bistecca alla fiorentina, uma bela e grossa bisteca bovina (t-bone) grelhada. A carne fica um pouco mal passada por dentro devido à sua espessura. Mas, cuidado! Ao pedir este prato, nos menus vem escrito o valor correspondente a 100 g, ou seja, “1 etto”. Portanto, se no menu constar 3 euros/etto e a bisteca pesar 600 g, você pagará 18 euros pelo prato, fique ligado! Outra especialidade são os feijões brancos, ou fagioli, cozidos no azeite e sálvia.

Fazer compras em supermercados continua sendo a melhor opção para economizar dinheiro. Lá você pode comprar café da manhã, almoço, lanches e bebidas com menos de 10 euros. Os supermercatos também oferecem uma variedade de bebidas alcoólicas, então economize algum dinheiro comprando uma garrafa de vinho por menos de 5 euros!

Uma dica é usar a apericena, muito comum na Itália. Trata-se de uma refeição feita entre o aperitivo e o jantar propriamente dito. É mais leve que uma janta e muitos bares são adeptos da prática. Você paga uma bebida (8 euros) e tem acesso à um buffet de saladas, pizzas, frios, pães, massas e até mesmo (alguns) risotos. Fique de olho nessa oportunidade, pois à tarde os restaurantes fecham e essa é uma ótima maneira de economizar!

Em Florença, as ruas são repletas de lojas variadas. Algumas delas, no entanto, são verdadeiros redutos de compras. Algumas lojas florentinas oferecem produtos com preços menores que no Brasil! Nos arredores de Florença existem dois outlets muito famosos: o The Mall e o The Space Prada Outlet. Ambos a 40 minutos de carro ou ônibus. O The Mall (Via Europa, 8, 50066 Leccio Reggello) reúne as marcas mais exclusivas do mundo em um local encantador e único, aberto e luminoso, imerso na paisagem rural toscana. Facilmente acessível partindo de Florença (apenas 30 minutos). Tem ônibus direto e diário que liga o centro de Florença ao The Mall e vice-versa. Outro local bacana para compras é o Space Prada Outlet (52025 Montevarchi, Arezzo) fica a 50 km de Florença. Tem uma excursão que sai alguns dias da semana na estação de ônibus Busitalia/Sita na Via Santa Caterina de Siena 17, Florença (junto à estação central de trem). Ir de carro não é fácil! A localização é um pouco complicada! O Space fica em uma fábrica da Prada. Lá dentro, encontram-se roupas femininas, masculinas, calçados, bolsas, cintos, carteiras, óculos e acessórios da Prada e da versão jovem da marca, Miu Miu. São peças de coleções passadas ou pequenos defeitos com ótimos descontos, que vão de 30 até 70%.

Alguns achados, com um pouco de sorte, estão no mercado de pulgas na Piazza dei Ciompi. O Mercato del Porcellino, na Via Calimala, vende vários artigos de couro, palha e bordados à mão. Este nome deve-se à simpática estátua de um javali de bronze presente ali, o Porcellino, que todos querem passar a mão, pois reza a lenda que se você passar a mão em seu brilhoso focinho, voltará à Florença.

Nas Vias dei Fossi, Maggio e ruas circundantes, encontram-se muitas lojas de antiguidades repletas de riquezas; na Ponte Vecchio, joalherias. Uma das áreas comerciais mais características de Florença começa no Oltrarno, após a Ponte Vecchio, no bairro de Santo Spirito. Ali, existem pequenos bares, estúdios de artesanato e oficinas especializadas em produtos de madeira, joias, formas de chapéu em madeira, chapéus de palha clássicos e muitos outros itens originais. Florença também é famosa pela produção de artigos de couro (sapatos e artigos de vestuário) cujas fábricas estão agrupadas na área de Santa Croce.

Um dos passeios que gostei de fazer foi ir ao Mercado Central para comer. Fica no centro, no quarteirão da Santa Croce. Animado, colorido, cheio de frutas e verduras frescas, queijos incríveis, salames, prosciuttos fresquinhos! Para entrar ali, você passará pelo Mercato di San Lorenzo, no qual funciona uma feira que é a maior e a mais importante de Florença. Ela se inicia na Via dell’Ariento, junto à Basílica de São Lourenço, no centro histórico. Nesse “mercadão” ao ar livre de dez quarteirões, centenas de barracas amontoadas vendem souvenires, roupas e acessórios por ótimos preços. Também encontram-se ótimos produtos de couro bem baratos, pois não são de marca. No andar de baixo, há dezenas de lojas que vendem todo o tipo de especiarias e comida italiana. É o melhor lugar para comprar comida, molhos e temperos!

Procure visitar outras atrações na Toscana próximas a Florença, acessíveis de trem ou de ônibus. O trajeto entre Florença e cada uma dessas é de aproximadamente meia hora. Se tiver sua base em Florença e uma boa quantidade de dias à disposição, pegue o trem e faça um day train para visitar cidades como Pisa (50 min), Pistoia (40 min), San Gimignano (1h), Lucca (1h30) e Livorno (1h30).

Cidades na Itália

MilãoGênovaRoma | Turim | Veneza | Pisa | Verona | Bolonha | Brindisi

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Florença é um destino imperdível para ir a dois!

Em Florença, algumas ruas são verdadeiros redutos de compras!

A produção da bela Toscana remonta à ocupação humana na região!

Pisa é um bom local para aplicar um day-train

A abordagem da Carabinieri, a polícia federal italiana

Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional

A Itália é um dos países europeus que mais abriga no continente

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Peça muitas dicas à equipe do hostel

Encontre hotéis mais baratos nas capitais do agito

Respeite a opinião do companheiro

Sempre têm muitas outras pessoas fazendo o mesmo

Saber frases básicas do idioma local pode ser útil para economizar

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus