Início Lugares Inesquecíveis Europa Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa

Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa

COMPARTILHE

Praga é a capital e maior cidade da República Tcheca, situada na Boêmia central, às margens do rio Vltava e também chamada de “Paris do leste”. Possui 1.450.000 habitantes. A moeda é a coroa tcheca. Em muitos lugares eles aceitam euro, mas a conversão é um pouco mais alta do que nas casas de câmbio.

Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. É o principal centro econômico e industrial da República Tcheca, além de possuir importantes núcleos de transportes e comunicações.

O curso sinuoso do rio Vltava através da cidade, repleto de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga (Prazský Hrad) fortificado na colina Hradcany, dominando a capital na margem esquerda do Vltava. Fundado no século XVII,  o castelo atualmente serve como residência presidencial, mas antigamente era habitado pelos reis da Boêmia.

A região de Praga foi habitada inicialmente pelos celtas, mas tornou-se um assentamento do trono boêmio no século IX. A cidade prosperou sob a regência de Charles IV, que estabeleceu a capital de seu império na cidade no século XIV. A maioria das atrações importantes da cidade remontam à esta época. Mais tarde, sob a batuta da Casa de Habsburgo, Praga tornou-se a capital da província do Império Austro-Húngaro. Em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, a cidade foi estabelecida como a capital da República da Tchecoslováquia. A partir de 1992, com a dissolução dos laços que uniam tchecos e eslovacos, Praga firmou-se como capital da República Tcheca.

Praga tem um clima temperado com variações ao longo do ano. No inverno, a neve pode cobrir as superfícies, mas derrete rápido. Assim como podem irromper tempestades de neve, o que não é muito comum. No verão, o afluxo de turismo é enorme. O clima é quente e ensolarado, mas às vezes as ondas de calor podem ser esmagadoras. Esta é também a estação chuvosa do país. A temporada de primavera é uma das melhores épocas para se visitar Praga, especialmente no mês de maio, com as flores começando a aparecer após meses de hibernação. No outono, há rajadas de vento e céu nublado.

É uma cidade extremamente barata em termos de alimentação, hospedagem e cerveja, onde gasta-se pouco e diverte-se muito! Tenha um bom planejamento para explorar ao máximo este local apaixonante, vai valer muito a pena! O ideal é ficar pelo menos três dias na cidade, mas é tão gostoso passear pelas ruas e desfrutar da agitação da vida noturna na capital tcheca que cinco dias ou mais farão seu roteiro em Praga ser inesquecível!

Praga possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitetônicos da Europa. É conhecida como a cidade das pontes e imponentes catedrais. Quase não foi danificada pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial e permanece com seus pátios murados, catedrais e incontáveis pináculos em todos os arredores da igreja intactos. Isso sem contar o fabuloso Castelo de Praga que vigia a Cidade Velha!

É uma cidade moderna, vibrante, repleta de música, arte e eventos. Transformou-se num destino popular na Europa Central junto com Budapeste e Cracóvia. Milhões de turistas visitam-na a cada ano! Em 1992, seu centro histórico foi inscrito na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

A população é gentil e hospitaleira! Aprenda um pouquinho do (dificílimo!) idioma que você pode receber um sorriso!

O aeroporto Ruzyne é afastado do centro, cerca de 20 km ou 30 minutos. Saindo do aeroporto, você encontra o ponto de ônibus com opções para duas estações de metrô: Zlícin (linha amarela) e Dejvická (linha verde). A melhor opção é pegar o ônibus 119 com sentido a Dejvická, que leva cerca de 30 minutos até a estação de metrô. O mesmo ticket que você usou para o ônibus vale para o metrô.

Praga está muito bem conectada com o resto da rede ferroviária europeia, e os trens funcionam diariamente para a maioria das grandes cidades. O trem Super City de alta velocidade é uma ótima opção para explorar as principais cidades da República Tcheca. Conecta Praga com a cidade de Ostrava e também com a Áustria e a Eslováquia, ao sul. Desde 2014, um Rail Jet de alta velocidade foi implantado na rota Praga-Brno-Viena-Graz. Os trens Railjet viajam a velocidades de até 230 km/h e são totalmente climatizados.

A linha de trem de Berlim a Praga passa pelas montanhas de Erzgebirge e, durante algumas horas, os passageiros são presenteados com uma série de belos vales de rios rodeados por escarpas rochosas e montanhas. Os trens noturnos ligam Praga também com Colônia, Frankfurt, Copenhague, Zurique, Basel, Moscou e São Petersburgo.

Em Praga, há duas estações ferroviárias internacionais, a Holesovice e a principal Hlavni Nadrazi, esta situada a poucas quadras da Praça Venceslau. Além de limpas conectam-se ao metrô. Há muita abordagem de moradores oferecendo suas casas ou querendo levá-lo para algum lugar que trabalham. Fique atento e avalie os riscos! O problema são os batedores de carteira: é comum escutar alguém gritando na estação. Fique esperto ao embarcar e desembarcar na estação. Ao invés de pegar um táxi, prefira utilizar o transporte público para chegar ao hotel, eficiente e barato.

Além dos trens, existem três linhas de metrô, inúmeras linhas de ônibus, vinte e seis linhas de bondes, funicular para a colina de Petřín e algumas ferries que percorrem o rio Vltava, tudo integrado.

Há três terminais de ônibus na cidade. O principal terminal de ônibus internacional é o Florenc, que trabalha integrado com as linhas de metrô B e C. Está localizado próxima ao centro, sentido leste. Numerosos ônibus domésticos de longa distância também partem deste mesmo local. Os horários dos ônibus são postados nas paradas.

As três linhas de metrô (A, B e C) se cruzam em vários trechos. A estação central de metrô é a Mustek. Os metrôs funcionam das 5 às 24 h. Todos os serviços são interligados e podem ser acessados com o mesmo bilhete, com exceção do bilhete simples, o No Transfer, que vale apenas para viagens curtas e sem troca de veículo.

Os bondes cruzam toda a cidade. O bonde nº 22 é conhecido como o ‘bonde do turista’, pois passa pelas principais atrações.

O transporte público de Praga é rápido e eficiente quando você sabe como usá-lo. Às vezes, você tem que fazer algumas baldeações. Uma coisa importante a saber: os ônibus da rede de transporte público não entram nos distritos históricos (Cidade Velha, Cidade Nova, Cidade Baixa, etc.) de modo a evitar a poluição do ar e ruído. É preciso transferir para um trolebus, mais limpo e silencioso, ou um metrô para chegar a estas regiões.

Tal como acontece com muitas grandes cidades europeias, você pode obter um bom negócio comprando um cartão de turista. Saiba escolher com base nas suas necessidades (por exemplo, os cartões podem oferecer entrada gratuita em locais que são normalmente gratuitos de qualquer maneira). A seguir, algumas opções:

1-Cartão de Praga: existe desde 1991, é válido por 4 dias e concede entrada gratuita para mais de 50 principais atrações de Praga sem precisar pegar filas. Você receberá um livreto com informações sobre todas as atrações gratuitas, descontos (excursões de Praga Walks, traslado para o aeroporto, compras, museu Mucha, etc.) e um voucher para cada atração. Você só pode entrar na atração com o cartão válido. Uma desvantagem é que este não inclui transporte público. Você não economizará muito com este cartão, na minha opinião.

Com este você pode visitar o Castelo de Praga, as torres históricas da Cidade Velha, Malá Strana e Ponte Carlos, Observatório, Maze Mirror no Petrin Hill, Vysehrad, galerias, muitos museus e vários castelos fora da região central de Praga.

2-Welcome Card: concede entrada gratuita em castelos e torres, bem como muitos descontos para atrações da região de Praga e Karlovy Vary. Muitos dos museus e galerias da cidade estão  ‘cobertos’ durante quatro dias. Este é uma excelente escolha se você estiver planejando visitar muitos museus. A única grande atração que não está incluída é a Antiga Sinagoga Nova e o Museu Judeu.

3-Praga Pass: oferece acesso gratuito a várias atrações dentro de um período de 1 ano, vários descontos em outras e 72 horas de transporte público (metrô, bonde, ônibus, funicular). É possível fazer uma viagem de barco pelo rio Vltava. Cobre museus como o de Navegação, do Exército e da Aviação. Estão incluídos um mapa gratuito da cidade e um pequeno guia de programações. Os cupons de desconto concedem até 50% para visitas guiadas, entradas em museus e galerias, concertos e uso de internet.

O ônibus hop on-hop off da cidade é excelente e sua excursão dura 90 minutos, com a opção de estender o tour com um passeio de barco. O walking tour guiado é a maneira mais inteligente e barata de explorar a cidade, pois os guias podem ajudar com dicas e informações conforme sua necessidade. O custo do passeio é o valor da gorjeta que você decidir dar ao guia. Esse tipo de passeio não precisa de agendamento prévio, basta aparecer na Praça da Cidade Velha (Staromêstské Námêstí).

Falando nisso, caminhar é a melhor maneira de conhecer Praga! Os dois lados turísticos são relativamente pequenos e você vai admirando as charmosas ruelas antigas por onde passa! Experimente descer na estação Museum do metrô (linha vermelha) e percorrer a pé os principais pontos. Na saída, você poderá visitar o Museu Nacional (Národní Muzeum). Caminhe pela Praça Venceslau rumo ao Centro Velho, entre ruas de pedra e becos medievais. Este local concentra algumas das principais atrações turísticas e históricas da cidade como: a Praça da Cidade Velha, o Cemitério Judeu, o colégio jesuíta Clementinum, a Igreja Gótica de Nossa Senhora, o Museu de Artes Decorativas, o gueto judeu Josefov, a Casa Municipal, a casa onde nasceu Franz Kafka e o famoso relógio astronômico (Orloj) no topo da torre da antiga prefeitura. Não perca o Paçais Lucerne e a linda Ponte Carlos (Karluv Most) com suas 30 estátuas incríveis, cruzando o rio Vltava e ligando a Cidade Velha ao Castelo de Praga. Ao final da travessia, visite o majestoso Castelo de Praga, onde a cada um hora acontece a troca da guarda.

Lembre-se que, na República Tcheca, é ilegal atravessar um cruzamento de pedestres num sinal vermelho e, se for apanhado, isso incorre em uma multa. Os principais bairros para serem explorados incansavelmente são: Josefov, Staré Mesto, Malá Strana e Nové Mesto.

Se você quiser descobrir Praga por conta própria, isso é possível ao alugar uma bicicleta. A cidade dispõe de mais de 120 km de ciclovias. Há uma grande oferta de serviços de aluguel de bikes. No entanto, se você quiser explorar a cidade e conhecer a cultura e a história, recomenda-se fazer um passeio de bicicleta guiado. Algumas empresas oferecem pacotes de bike tour.

Praga tem sido bem visada por casais nos últimos tempos. Se o intuito da sua visita à cidade for justamente o romance, o clima perfeito é criado pelos castelos em estilo gótico, pelo Rio Vltava e pela aura misteriosa da cidade. Caminhar pela Ponte Carlos, admirar e enamorar-se do pôr-do-sol com vista para Torre Petrin, visitar o Castelo de Praga e passear de mãos dadas pelas ruelas do bairro antigo são algumas das atividades preferidas dos casais. Durante à noite, a charmosa capital fica ainda mais inspiradora!

No quesito hospedagem, a melhor recomendação são os hotéis do centro histórico, pertinho da maioria dos pontos turísticos, além da facilidade com transportes, inclusive uma estação de metrô próxima. Na alta temporada, de abril a outubro, recebem um grande afluxo de visitantes. Próximo do Ano Novo, os preços das acomodações podem ser até duas vezes mais altos! Em torno da Praha hlavní nádraží, a principal estação ferroviária, há muitos vendedores que oferecem acomodações baratas. Muitos são residentes tchecos que alugam parte de seu apartamento para dinheiro extra. Os preços não variam muito entre eles, mas alguns podem não ser confiáveis, então seja cauteloso.

Muitos albergues estão alojados em edifícios maravilhosamente restaurados e são elegantes como qualquer hotel. Também podem oferecer quartos privados, com ou sem banheiro compartilhado, por preços mais baratos que uma pensão ou quarto de hotel.

Para aqueles que procuram algo um pouco diferente, um ‘botel’ (hotel de barco) pode ser uma opção atraente. As vistas são deslumbrantes.

Agora, um capítulo a parte: a maravilhosa cerveja tcheca! A República Tcheca tem as melhores cervejas do mundo, com destaque especial paras cervejas do tipo WEISS, de trigo. Escolha entre as cervejas Pilsner Urquell (a preferida dos tchecos), Gambrinus (mais barata e popular) ou Kozel (também com opção escura). Prefira a cerveja em caneca ao invés da engarrafada. Peça nas cervejarias (pivnice) uma dvanatska, a cerveja de 12 graus em canecas de meio litro. Visite o U Fleku na Krimenlova nº 11, que fabrica a própria cerveja a 500 anos!

O almoço é tradicionalmente a principal refeição em Praga. A base da cozinha tcheca são carnes de porco ou frango e batatas. Peixe e carne bovina não são tão populares. Um prato tradicional é o goulash. Não deixe de experimentar o presunto de Praga e as sopas. A sobremesas populares incluem dumplings de frutas (ovocné knedlíky), crepes e sorvete. A maioria dos restaurantes fica muito lotada durante o almoço e jantar, então considere fazer uma reserva ou comer mais cedo do que os locais.

Nas praças da Cidade Velha e Venceslau, existem diversas barraquinhas vendendo wafles e vinho quente. Os destilados de pêra tchecos são famosos e aquecem o mais gélido dos corações! O pão doce trdelník, uma massa tradicional em forma de canudo, também é delicioso e muito tradicional, vendido em todos os lugares, principalmente por ambulantes. Experimente os cachorros-quentes nas bancas de rua! As salsichas com as quais são feitos chamam-se párek, do tipo vienense e deliciosa!

A rua mais popular para compras é a Václavské Námesti, com várias lojas de grife e galerias. As ruas em torno da Cidade Velha estão cheias de lojas voltadas para turistas. Nos ambulantes que estão na passagem entre a Ponte Carlos e a Praça da Cidade Velha, você pode encontrar exatamente a mesma mercadoria pela metade do preço. Fora isso, eles podem ter alguns ‘tesouros’ inesperados. Cuidado apenas com os produtos que não estão relacionados ao folclore tcheco, como é o caso das bonecas russas matrioskas, e são colocados à venda para serem levados por turistas deslumbrados demais!

Cidades na República Tcheca

Praga

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Praga é uma cidade encantadora e econômica

Praga é uma joia rara da arquitetura, repleta de história e cultura!

A cozinha típica da República Tcheca é bem rica!

Na região de Plzeň, se originou o tipo de cerveja que alcançou fama no mundo!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Programe uma viagem de trem pela Europa

Leve dólar e experimente os traveller’s checks

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Se você conhece bem seu destino será uma ótima experiência

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Maior probabilidade de fazer amizades

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus