Início Europa Áustria A Áustria é um dos destinos dos apreciadores de música clássica, jazz...

A Áustria é um dos destinos dos apreciadores de música clássica, jazz e esportes de inverno

COMPARTILHE

A Áustria é um país localizado na Europa Central, fronteiriço com a Alemanha e República Tcheca ao norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália ao sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste. Conta com 8.5 milhões de habitantes. O terreno austríaco é muito montanhoso devido à presença dos Alpes, apenas 32% do país encontram-se abaixo dos 500 m de altura! A maioria da população fala alemão, língua oficial do país, mas o inglês também é falado. Em número de turistas internacionais, a Áustria fica em 12º lugar, com 22 milhões de visitantes por ano.

O nome Áustria, österreich, significa “reino oriental” em alemão antigo e apareceu pela primeira vez em um “Documento Ostarrîchi”, datado de 996. Esta palavra é, provavelmente, uma tradução do latim medieval para o dialeto local (bávaro). A Áustria era uma prefeitura da Baviera criada em 976. O termo “Austria” é uma latinização do nome germânico e foi registado pela primeira vez no século XII.

É um país de cultura germânica famoso por suas estações de esqui e pela beleza de cidades como Viena, Salzburgo e Innsbruck; por cidadezinhas encantadoras como Melk, Hallstatt e Altmüster; pela belíssima arquitetura típica, palácios da época dos Habsburgos e muitas construções históricas. Até o final da Primeira Guerra, o país simplesmente não existia, sendo apenas parte integrante do Império Austro-Húngaro.

A população se distribuiu pelos vales dos rios, entre os quais o famoso rio Danúbio, que percorre Passau (fronteira com a Alemanha), Linz e Viena até Bratislava (fronteira com a Eslováquia). Outro rio importante é o Inn, que passa por Innsbruck, com seu afluente Salzach, e cruza a cidade de Salzburgo. O Lago de Constança (Bodensee) é o maior do país e forma a tríplice fronteira com a Alemanha e a Suíça.

O país possui um clima continental temperado. Os verões (de junho a setembro), são quentes e chuvosos e as temperaturas giram em torno de 25°C em média. Os invernos (dezembro a março), são frios e excessivamente agressivos na região alpina, com temperaturas muitas vezes caindo para -10°C.

Os Alpes localizados ao norte são geralmente muito mais “molhados” que o resto do país. A área ao redor de Viena frequentemente experimenta fortes ventos. Portanto, separe um lugar nas malas para alguns agasalhos! Na planície da Panônia e no vale do Danúbio há menos incidência de chuvas que nas demais áreas do país.

O país é terra natal de figuras como Mozart, Franz Schubert, Brahms, Anton Bruckner, Gustav Mahler, a família Strauss, Arnold Schönberg, Anton Webern, Haydn, Freud, o piloto Niki Lauda, o ator Arnold Schwarzenegger e o tirano Adolf Hitler.

Existem seis aeroportos no país com voos regulares. O Aeroporto Internacional de Viena é o maior e mais importante, fazendo conexão com a maioria dos principais aeroportos do mundo. Outros aeroportos internacionais estão em Graz, Innsbruck, Klagenfurt, Linz e Salzburg que fornecem vôos domésticos e para alguns países europeus.

O sistema ferroviário é muito eficiente. A rede nacional austríaca de transporte ferroviário tem 5.800 km e está ligada à rede internacional. Há diferentes descontos disponíveis para as tarifas ferroviárias para percorrer todo o país, assim como os destinados à terceira idade, grupos e estudantes. Crianças até 6 anos podem viajar gratuitamente, mas sem direito a ocupar lugar. Jovens até 15 anos só pagam metade do valor da passagem. A maioria dos trens expressos diurnos tem vagão-restaurante e os noturnos têm também cabine com cama. As rodovias austríacas são ótimas! É necessário comprar um selo para transitar por elas, disponível em postos de combustíveis e com validade mínima de dez dias. Em alguns túneis e estradas de montanhas, são cobrados pedágios.

Os trens são a melhor e mais comum forma de transporte na Áustria. São confortáveis, com preços moderados e se conectam a muitas cidades. Ônibus servem cidades menos significativas e lagos. As duas formas de transporte são integradas e concebidas para complementar-se mutuamente. O ônibus pode ser a opção mais barata se você quiser viajar a curto prazo ou se você tem grandes quantidades de bagagem.

A Áustria é conhecida por suas ciclovias ao longo dos seus maiores rios. Embora seja um país montanhoso, as ciclovias são planas e adequadas para pedalar. A rota mais famosa é a ciclovia do Danúbio, de Passau para Viena, uma das mais populares na Europa, atraindo grandes multidões de ciclistas de todo o mundo no verão. Outros rios com ciclovias bem desenvolvidas são o Inn, Drau, Moell e Mur.

No verão, várias cidades austríacas promovem festivais de música, como o Festival de Música de Viena de julho a setembro, e o Festival de Salzburgo, considerado o maior evento do tipo no mundo, realizado de fins de julho a agosto.

Para esquiar, a melhor época é entre o Natal e meados de fevereiro. Os meses de primavera/verão e início de outono são também os mais agradáveis para atividades ao ar livre.

Em julho e agosto, no pico do verão, os preços sobem um pouco. Os hotéis mesmo em cidades menores podem ser muito caros. As possibilidades mais baratas são os Albergues da Juventude e, em cidades menores, você pode muitas vezes encontrar famílias alugando apartamentos no estilo cama & café da manhã!

As compras em supermercados são recomendadas por serem econômicas. As comidas típicas incluem o schnitzel, um tipo de bife à milanesa, salsichas tirolesas e sopas. Os embutidos acompanhados de chucrute e uma boa cerveja são imperdíveis, assim como os ensopados com uma espécie de capeletti e carne com batatas assadas. Há também o delicado wiener schnitzel (um escalope de vitela frita e pão) e o knödel (tipo de bolinho de massa que pode ser doce ou salgado de acordo com o gosto). Em Viena, o tafelspitz (carne cozida com batatas) é tradicionalmente servido aos domingos e vem acompanhado de caldo com bolinhos e ervas.

Se você quiser experimentar a comida tradicional austríaca vá a um Gasthaus, ou Gasthof, que serve comida tradicional a preços razoáveis. Normalmente, eles oferecem várias opções de almoço, incluindo uma sopa e um prato principal e, em alguns casos, uma sobremesa.

A Áustria é bem famosa por seus doces e sobremesas! A mais famosa é o apfelstrudel, um tipo de torta de maçã com massa folhada. A sachertorte, um tipo de torta de chocolate, também é incrível! Falta ainda citar a linzertorte, uma torta típica do Natal cuja massa leva amêndoas ou avelãs moídas. A melhor cerveja austríaca é a stiegl bier. A maioria dos cafés e restaurantes não incluem a gorjeta na conta.

O schnaps é um tipo de aguardente de frutas servido em muitas partes da Áustria, geralmente após a refeição. Os sabores mais populares são pêra, damasco e framboesa, embora dúzias de outros estejam disponíveis. Existem três níveis de qualidade de schnaps: destilado, infundido e aromatizado. A variedade destilada é a de maior qualidade. No entanto, cuidado com os shots de schnaps, especialmente se você não tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas!

Eiswein é um tipo de vinho de sobremesa produzido a partir de uvas que foram congeladas ainda na videira. É geralmente muito caro devido ao trabalho intenso e processo de produção arriscado. O stroh é possivelmente a bebida austríaca mais conhecida. É uma espécie de rum, embora não seja produzido de melado de cana-de-açúcar como o rum “real” caribenho. Vem em cinco versões (o mais forte que tem um índice de álcool de 80%!). O stroh é usado frequentemente como um componente de cocktails e como um condimento para bolos e confeitarias.

Cidades na Áustria

Innsbruck | Salzburgo | Viena |

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Salzburgo parece até um parque temático com tantas casinhas!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Não é preciso ser nenhum expert para viajar barato na Europa

Na Europa, devolva o carro onde o alugou

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Para viajar pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses

A diversidade europeia se reflete na sua rede ferroviária

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Caso a viagem seja internacional, são necessários alguns exames

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Embarcando numa estação de trem na Europa

O sistema ferroviário da Europa é um exemplo para o mundo

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus