Início Lugares Inesquecíveis Europa A Suécia é o maior e o mais industrializado dos países nórdicos

A Suécia é o maior e o mais industrializado dos países nórdicos

COMPARTILHE

A Suécia é um país nórdico, localizado na península Escandinava ao Norte da Europa. Tem uma população de 10 milhões de habitantes. Estocolmo, sua capital, é a cidade mais encantadora da Escandinávia e uma das mais belas do mundo. A Suécia faz fronteiras com a Noruega a oeste, a Finlândia a nordeste, além de estar ligada à Dinamarca através da Ponte do Øresund ao sul. São 24 mil ilhas que fazem parte da comarca de Estocolmo.

O sueco é a língua oficial da Suécia, sendo falado pela maioria da população. Alguns dialetos como o sami, o  ídiche, o romani e o meänkieli são falados em algumas regiões. A Suécia mantém a sua própria moeda, a coroa sueca (SEK), resultado da rejeição dos suecos ao euro em um referendo.

Desde 1901, os ganhadores do prêmio Nobel são laureados em dezembro na cidade de Estocolmo. À primeira vista, os suecos parecem reservados, mas com o tempo você notará que são extremamente abertos, amigáveis e hospitaleiros. A Suécia, o maior e mais industrializado dos países nórdicos, é escassamente povoada e seu território é quase totalmente ocupado por florestas e lagos. O extremo norte do país, dentro do Círculo Polar Ártico, tem temperaturas extremas.

O país é todo recortado por rios e canais e possui um litoral cheio de ilhas e penínsulas. A costa sueca é beneficiada por correntes marinhas quentes, que amenizam as temperaturas. Seu maior lago é Värnern, que é também um dos maiores da Europa. Um dos lagos mais bonitos é o Mälaren, perto de Estocolmo, onde há castelos que podem ser visitados. Além de Estocolmo, há outras cidades ou regiões que merecem ser incluídas no seu roteiro de viagem pela Suécia: Gotemburgo, Malmo, Uppsala, Vaxjo, Gotland e a região de Dalarna.

Toda Escandinávia tem um elevado custo de vida. Por isso, é preciso ter um bom planejamento para economizar. Por exemplo, procure visitar o país no verão para aproveitar melhor o dia.  A Suécia é ótima para fazer atividades ao ar livre: esqui, patinação, caminhadas, canoagem, ciclismo, vela e equitação; dependendo da estação. A pesca é permitida na água do mar (incluindo o Mar Báltico), bem como os principais lagos (Vänern, Vättern, Mälaren, Hjälmaren e Storsjön), mas requer uma licença. Estocolmo e Gotemburgo têm uma ótima vida noturna e oportunidades de compras.

A maior parte da Suécia tem clima temperado, com quatro estações distintas e temperaturas amenas durante todo o ano. Porem, o país pode ser dividido em três tipos de clima; a parte mais ao sul tem um clima oceânico, a parte central tem um clima continental úmido e a parte norte tem um clima sub-ártico.

As temperaturas variam de norte a sul. As partes sul e central do país tem verões quentes e invernos frios. No verão, as temperaturas médias elevadas ficam entre 20 e 25 °C, e as baixas estão entre 12 e 15 °C. A temperatura média no inverno é de -4 a 2 °C. A parte norte do país tem verões curtos e frios e invernos mais longos, de frio extremo e com muita neve, com temperaturas abaixo de zero entre setembro e maio. Ondas de calor ocasionais podem ocorrer e elevar as temperaturas acima de 30 °C durante o verão.

A neve ocorre principalmente entre dezembro a março no sul da Suécia, de novembro a abril no centro do país e de outubro a maio no norte. Ao norte do Círculo Polar Ártico, o sol nunca se põe durante o verão e no inverno a noite não tem fim.

A parte sul do país é em boa parte ocupada pela agricultura e florestas cobrindo uma porcentagem maior do terreno à medida que se avança para o norte. A densidade populacional também é mais elevada no sul da Suécia, com centros no vale do lago Mälaren e na região de Öresund. Gotland e Öland são as duas maiores ilhas da Suécia. A Suécia é geralmente plana a sul e leste e seu ponto mais alto é o monte Kebnekaise (2117 m de altitude).

Os maiores aeroportos incluem o Aeroporto de Estocolmo-Arlanda, a 40 km ao norte de Estocolmo, o Aeroporto de Gotemburgo-Landvetter e o Aeroporto de Estocolmo-Skavsta.  A Suécia abriga os maiores portos privados da Escandinávia: o Porto de Gotemburgo e o Porto de Malmö.

A Suécia possui uma extensa rede ferroviária. A maior parte das grandes linhas são geridas pela estatal Statens Järnvägar ou SJ. Os bilhetes SJ mais baratos são lançados exatamente 90 dias antes da partida, então não compre os ingressos antes de 90 dias da sua viagem. Como os bilhetes ponto-a-ponto são bastante caros, para fazer mais viagens de trem pelo país, boas opções são o InterRail (para cidadãos europeus) ou Eurail (para os não europeus).

Procure adquirir os passes econômicos que oferecem muitas vantagens, tanto para visitar as atrações turísticas quanto para o transporte público. Uma dica bacana é adquirir o Eurail Scandinavia Pass, o passe mais abrangente para explorar a Suécia, Dinamarca, Finlândia e Noruega. O passe oferece viagens ilimitadas, sem limite de distâncias que podem percorridas em um dia e por um preço fixo. O Scandinavia Pass oferece descontos em hotéis, entradas em museus, em viagens de ferry, passagens aéreas para vôos domésticos, entre outros.

O transporte público regional geralmente é operado por empresas contratadas pelos municípios. Se você estiver em uma agenda apertada, esteja ciente de que os ônibus, especialmente aqueles destinados a destinos distantes, às vezes têm atrasos bastante significativos (até 1-2 horas). Ao contrário da maioria dos países europeus, no entanto, as bicicletas geralmente não são permitidas nos trens da SJ.

Os bilhetes para trens locais geralmente são os mesmos que para os ônibus locais e podem ser adquiridos a bordo, apesar de a compra antecipada nas lojas de jornal ser a preferida. Porém, em Estocolmo e Gotemburgo não são vendidos a bordo.

O transporte de ônibus entre as cidades é muito eficiente, as estradas suecas são boas e seguras. O automóvel pode ser útil para ir para pequenas localidades no interior do país. Não deixe de fazer a travessia de barco até Helsinque! Este, com certeza, será um passeio incrível! Se tiver o Eurailpass, faça somente a reserva na companhia Silja Line.

Os restaurantes possuem preços elevados! A melhor saída são os supermercados. A cozinha sueca é principalmente carne ou peixe com batatas ou pães. Os pratos tradicionais do dia-a-dia são chamados de husmanskost (pronuncia whos-mans-cost).

Você pode pagar barato no almoço “barato” se procurar as placas escritas “Dagens rätt” (refeição do dia). Isso normalmente custa cerca de 5 a 13 euros e quase em todos os lugares inclui uma garrafa de água, refrigerante ou cerveja, pão e manteiga, alguma salada e café. O Dagens rätt é servido de segunda a sexta-feira.

Os restaurantes do centro da cidade são preferíveis. Os postos de gasolina e as lojas de conveniência vendem saladas e refeições prontas embaladas decentemente.

O mundialmente famoso comerciante de móveis IKEA tem lojas nos arredores de 15 cidades suecas. Na saída das lojas, geralmente têm um café vendendo cachorros-quentes. Claro, que eles esperam que você gaste algum dinheiro em compras também.

Os pratos típicos são a sopa de ervilha, o arenque (stromming), a enguia (EEL), as almôndegas suecas (swedish meatballs) e o picadinho de carne com batatas (pytt i panna). As melhores opções para comer são as cantinas, pizzarias e restaurantes vegetarianos. A pizza sueca é significativamente diferente da pizza italiana ou americana. A pizza estilo americano é vendida como pan pizza. Sushi e comida tailandesa também são bastante populares. Outro tipo de estabelecimento de fast food é o gatukök (cozinha de rua), que vende hambúrgueres, cachorros quentes, kebab e almôndegas.

As docerias suecas são consideradas uma das melhores do mundo! Os suecos têm o hábito de ficar longas horas num café apenas conversado e apreciando a vida, sem pressa. Escolha um café com uma bela vista e faça como um sueco: relaxe!

A Suécia tem mais variedades de pão do que a maioria dos outros países. Muitos deles são de grãos inteiros ou misturados, contendo trigo, cevada e aveia. Alguns exemplos ​​são o tunnbröd (pão fino), knäckebröd (pão duro e crocante, que pode não ser uma experiência interessante, mas quase sempre está disponível), e diferentes tipos temperados. O pão é principalmente comido na forma de simples sanduíches, com fatias finas de queijo ou frios.

Caso tenha coragem, experimente o “peixe mais fedido do mundo”! O arenque é fermentado em barris e embalado em latas, que podem quase explodir. Tudo fica tão fedido que o peixe é apenas comido ao ar livre para evitar que seu odor empesteie a casa! Tanto que é considerado maus modos não avisar (ou convidar) os vizinhos antes de se consumir essa iguaria!

Hotéis são caros na Suécia e a maioria tende a ser limpo e não tão interessantes assim. Nas cidades menores, hotéis tradicionais  ficam em algum lugar do centro e, geralmente, contêm o maior restaurante e/ou discoteca da cidade. Porém, os buffets de café da manhã dos hotéis suecos são muitas vezes impressionantes, com um desbunde de coisas para escolher. Tente não tomar um café da manhã sueco com pressa! As principais cadeias hoteleiras incluem Scandic, Nordic Choice e First.

O Icehotel na aldeia de Jukkasjärvi, no extremo norte, é um hotel construído a partir de neve e gelo que derrete na primavera e é reconstruído a cada inverno. Os hotéis de gelo são construídos em vários outros países, mas o de Jukkasjärvi é o original. Uma noite em um único quarto é de 2850 SEK e a reserva deve ser feita com antecedência.

O país possui mais de 200 Albergues da Juventude. São necessários lençóis (apenas um saco de dormir não é suficiente) e se você não trouxe um terá que comprá-lo no albergue. Você deverá limpar o seu quarto quando sair. Os equipamentos das cozinha estão normalmente disponíveis em todos os albergues para quem quiser usá-los. Alguns albergues são mais legais do que outros; por exemplo, o Jumbostay, no aeroporto de Arlanda (localizado dentro de um Boeing 747!), e o Långholmen Hostel em Estocolmo, que antes era uma prisão.

Alugar um apartamento pode ser uma opção interessante se você planeja ficar por algumas noites em uma das principais cidades e quer mais privacidade do que uma pousada oferece.

Enquanto estiver na estrada, você deve manter um olho aberto para sinais de trânsito com a palavra rum que em sueco significa “quarto’ e esse sinal aponta para um bed and breakfast.

Cidades na Suécia
Estocolmo
Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Não é preciso ser nenhum expert para viajar barato na Europa

Para viajar pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

A diversidade europeia se reflete na sua rede ferroviária

Embarcando numa estação de trem na Europa

O sistema ferroviário da Europa é um exemplo para o mundo

Na Europa, devolva o carro onde o alugou

Chegando em uma nova cidade na Europa

Viajar com pets dentro e fora do país

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus