Início Lugares Inesquecíveis Europa A Suíça é para quem quer curtir os Alpes, lagos, vilarejos e...

A Suíça é para quem quer curtir os Alpes, lagos, vilarejos e estações de esqui

COMPARTILHE

Suíça é composta por 26 estados, a cidade de Berna é a sede das autoridades federais. O país está situado na Europa Central, onde faz fronteira com a Alemanha a norte, com a França a oeste, com Itália ao sul, e com a Áustria e o principado de  Liechtenstein a leste. Formado por cordilheiras e cadeias de montanhas, rios e 1.484 lagos, o país oferece uma grande diversidade geográfica em um pequeno espaço. É um país sem costa marítima e a população é de aproximadamente 8 milhões de habitantes. A Suíça tem quatro idiomas oficiais: italiano, francês, alemão e romanche. As pessoas, em geral, têm fluência em pelo menos dois deles e a maioria dos jovens fala inglês.

A Suíça é um dos países mais ricos do mundo e foi considerada como o melhor local para viver. A base da economia é o trabalho altamente qualificado de uma mão de obra bem formada. Entre os importantes ramos destacam-se a micro tecnologia, a alta tecnologia, a biotecnologia, a indústria farmacêutica e o know-how no setor bancário e de seguros.

A Suíça tem apenas 10% do território ideal para a produção agrícola. A maior parte dos produtos internos são as batatas, o milho, as saladas, as maçãs, os tomates, os morangos entre outros. O vinho também faz parte da agricultura sobretudo na zona francesa (Valais, Vaud, Neuchâtel e Fribourg).

O país é sede de muitas organizações internacionais como o Fórum Econômico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio, a União Postal Universal, a Organização Internacional para Padronização e do segundo maior Escritório das Nações Unidas. Foi um dos fundadores da Associação Europeia de Comércio Livre e em termos desportivos, do COI, da FIFA e da UEFA, que possuem suas sedes no território suíço.

A Suíça é o roteiro ideal para quem quer curtir os Alpes, lagos, vilarejos, estações de esqui e tudo isso acompanhado de queijos, fondues, chocolates e vinhos. É um país pequeno, mas com muitas opções de cidades para e conhecer como Zurique, Genebra, Lucerna, Berna, Basel, Carouge, Lausanne, Gruyère, Lavaux, Vevey, Lugano, Broc, Charmey, Davos e Montreux.

O clima na Suíça é temperado apresentando uma grande amplitude entre Verões amenos e Invernos rigorosos. Abaixo da cordilheira dos Alpes, o tempo é mais quente do que no Norte. As temperaturas variam entre temperaturas negativas nas zonas montanhosas e no Inverno e temperaturas amenas durante o Verão.  O tempo na Suíça varia bastante de lugar para lugar. Uma das características no clima suíço é o vento forte e quente que se forma no Sul.

A melhor época para viajar depende muito do seu perfil. Se você curte esquiar, o inverno é o ideal, pois há neve nas montanhas e as cidades não ficam atrativas para ficar andando nas ruas. Na primavera (maio e junho), as cidades estão floridas, o clima está agradável e pode-se passear pelas ruas das cidades. No verão (julho e agosto), as cidades ficam muito lotadas e há filas para tudo.

Os aeroportos são a porta principal entre a Suíça e o estrangeiro. Contam-se três aeroportos internacionais: Zurich-Kloten, Genebra e Basileia-Mulhouse, que, na realidade, situa-se em Mulhouse,  França, mas serve as duas cidades. Ainda existem outros dois aeroportos internacionais menores em Berna e Lugano mas que não têm capacidade suficiente para receber grandes aviões operando sobretudo voos de low-cost.

As opções de estação de esqui são inúmeras, sendo Zermantt, Interlaken, St. Moritz e Davos algumas das mais conhecidas. É muito difícil economizar na Suíça, pois os preços são elevados, por isso procure aplicar uns days train e aproveitar o máximo o país e a gentileza de seu povo.

Não deixe de experimentar o fondue, raclette ou a batata rosti, que são ótimas opções, saborosas e econômicas. Nos restaurantes, uma ótima dica são os plat du jour (menu completo), que além de alimentar muito bem são muito econômicos em alguns casos. Na Suíça existem queijos excepcionais e os famosos chocolates. Na parte da Suíça francesa, na região de Gruyère, se tem o queijo gruyéres autêntico, com sabor mais forte e muito mais marcante do que aqueles que são fabricados em outros lugares. Destaque-se também o queijo alpenzeller, de cor e sabor forte, bastante gorduroso.

Nos Alpes, é servida uma comida típica chamada kaseschnitten, que é feita de uma fatia de pão embebida em vinho branco com o queijo homônimo derretido por cima, servida com um ovo frito e vinho branco seco forte. Visitando a região de Biel-Biene, próximo a Bern, ande pelas vinícolas próximas ao Lago de Biel, o Bielersee, onde há pequenos restaurantes que servem peixes pescados no próprio lago. Os vinhos suíços não são muito famosos no mundo, pois a produção na Suíça é muito reduzida, apesar da tecnologia usada no processo de obtenção. A cidra de maçã, o absinto de Jura e a Rivella são outras bebidas famosas.

Na parte alemã é comum encontrar o rösti em formato de panqueca, é feito de batatas cozidas e raladas, a massa misturada com manteiga podendo juntar bacon, cebolas, entre outros ingredientes, é então colocada em uma frigideira e tostada dos dois lados. Também é comum encontrar pratos feitos a partir de castanhas, sobretudo nas zonas montanhosas (Valais e Ticino). Tortas e quiches também são tradicionalmente encontradas na Suíça. Em particular, as tortas são feitas de todos os modos, desde maçã à cebola. Outro prato típico são os cervelats, linguiça suíça feita especialmente no país e no sul da Alemanha. Na Suíça, a culinária é influenciada pelas outras culturas adjacentes como a francesa, alemã e italiana.

Há mini mercados em toda parte e comprar comida ou bebidas neles certamente é mais barato que nos cafés ou restaurantes. Procure os supermercados Migros e Coop, que vendem pratos feitos e muitos tem restaurantes com preços melhores. Você pode comer sua refeição ou sanduíche sentado em algum banco de praça ou na beira do lago desfrutando de um visual incrível, pois há diversos espaços públicos para serem aproveitados.

As cidades na Suíça têm fontes de água boa para beber, por isso carregue uma garrafinha para encher e tomar quando tiver vontade. Na maior parte dos restaurantes, sai mais em conta tomar vinho do que água (engarrafada) ou refrigerante. Peça pelo wine by glass (vinho no copo). Nos restaurantes, peça tap water em vez de water, que sai de graça.

Os centros históricos das cidades suíças não permitem a passagem de carros. A melhor opção para conhecer de perto a arquitetura de cada prédio, ter mais contato com os suíços e conhecer lugares especiais é caminhar, sempre!

A forma mais prática de se locomover é de trem. Geralmente, são rápidos, pontuais e fazem conexões com diversos países da Europa, além de oferecerem cenários belíssimos no inverno ou no verão. Na maioria das cidades, as estações ficam nos centros históricos e, em algumas delas, quando você faz check-in no local que está hospedado, recebe um Mobility Card (cartão de mobilidade urbana), que permite usar os trens locais, trams e ônibus. Para entrar nestes transportes, compre seu bilhete em uma das máquinas que ficam nos pontos. Não existem “catracas” ou cobrador, mas há um controlador que aparece para checar se você tem o bilhete. Se não tiver, você ganha uma multa.

O sistema rodoviário suíço é excelente. As rodovias cruzam o país ligando todas as regiões. Impressionam as quantidades e extensões dos túneis que atravessam as principais regiões montanhosas, principalmente nos Alpes.

O sistema de transporte suíço, além de contar com 29 mil km de rede de transporte público, também oferece uma diversidade de bilhetes para os visitantes. Uma dica para quem vai passar mais tempo no país e pretende conhecer mais cidades é o ticket Swiss Travel Pass, um bilhete múltiplo integrado que garante acesso ilimitado ao transporte público (trem, ônibus, barcos) em toda as cidades. Este cartão inclui alguns passeios grátis e entradas livre em quase 500 museus e descontos em vários passeios pelas montanhas.  Você compra o ticket por dias que pretende utilizar. Há a opção de comprar esse ticket online e com certa antecedência, mas na estação de trem ele está disponível. Jovens menores de 26 anos que viajam pela Suíça se beneficiam de 15% de desconto na compra do bilhete regular do Swiss Travel Pass. Os bilhetes estão disponíveis apenas para pessoas com residência fora da Suíça e do Principado de Liechtenstein.

Os suíços são um povo discreto, pontual e silencioso que foi educado para prestar atenção em pequenas coisas. Isso pode dar impressão aos desavisados que eles são intolerantes, arrogantes e cri-cris. Na verdade, eles se adaptaram muito bem à ‘perfeição’ de seu dia-a-dia e tradições, o que os fazem meio frios. Porém, são pessoas gentis e extremamente civilizadas. Não espere, contudo, grandes demonstrações de emoção ou alegria.

Cidades na Suíça

Basel  | Berna | Genebra | Zurique | Lucerna

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Zurique a terra dos relógios, queijos e canivetes!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Chegando em uma nova cidade na Europa

Embarcando numa estação de trem na Europa

Programe uma viagem de trem pela Europa

Programe uma viagem de trem pela Europa

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Não é preciso ser nenhum expert para viajar barato na Europa

Para viajar pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

A diversidade europeia se reflete na sua rede ferroviária

O sistema ferroviário da Europa é um exemplo para o mundo

Na Europa, devolva o carro onde o alugou

As cias aéreas cobram uma taxa para embarque de animais

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus