Início Lugares Inesquecíveis Europa Basel tem um centro histórico antigo e bem conservado

Basel tem um centro histórico antigo e bem conservado

COMPARTILHE

Basel é a terceira maior cidade da Suíça com uma população de cerca de 200 mil habitantes e é atravessada pelo Rio Reno, onde fica o único porto suíço navegável até ao mar. Foi fundada no ano 44 a.C., tendo ficado sob domínio dos francos do século VII ao XI. A cidade fica na tríplice fronteira entre Suíça, Alemanha e França, com fácil acesso para a Floresta Negra e Alsácia. É também a cidade universitária mais antiga do país.

Basel foi sede de um príncipe bispado desde o século 11 e se juntou à Confederação Suíça em 1501. A cidade tem sido um centro comercial e importante centro cultural desde o Renascimento e emergiu como um centro para a indústria química e farmacêutica no século 20. Entre as indústrias que ali estão destacam-se: Roche, Novartis, Syngenta, Clariant e Pharmaceutica.

A língua oficial é o alemão, mas a maioria da população fala o dialeto baseldytsch. Também se fala amplamente o inglês e o francês. Sua localização favoreceu o desenvolvimento da cidade como polo financeiro e de transportes. Basel é muito boa para quem gosta de esquiar. E é conhecida por ser a capital da cultural suíça!

Basel é conhecida por sediar a maior feira de arte clássica e contemporânea do mundo, a Art Basel, que acontece todo mês de junho, atraindo milhares de entusiastas. A cidade é berço de muitas pessoas conhecidas como o Papa Pio II; o teólogo Erasmo de Roterdã; os pintores Holbein e Emanuel Handmann Jakob; o médico e alquimista Paracelsus; o produtor cinematográfico Arthur Cohn e o tenista Roger Federer.

As estações do ano são bem diferenciadas. Na primavera, as árvores florescem e os prados ficam verdes compondo belas paisagens. No verão, a temperatura sobe e oscila entre 25°C a 30°C. No outono, as folhas das árvores mudam de cor e a temperatura durante o dia varia entre 8°C e 15°C. No inverno, as temperaturas são negativas com intervalo de -2°C a 7°C.

O aeroporto que atende à cidade não fica em Basel, mas sim em Saint-Louis na França (Euro Airport Basel-Mulhouse-Freiburg). Este fica a apenas 15 minutos do centro de Basel. Outra curiosidade sobre o aeroporto, situado em território francês, é que ele é administrado juntamente por dois países, Suíça e França. Por tal razão os passageiros podem ser submetidos tanto ao controle de imigração suíço quanto ao francês.

Basel tem ocupado um lugar importante como um centro ferroviário. Três estações ferroviárias – as das redes alemãs, francesas e suíças – estão dentro da cidade (embora as estações suíças (Basileia SBB) e francesa (SNCF de Bâle) estejam no mesmo complexo, separadas pelas instalações aduaneiras e de imigração). Basel Badischer Bahnhof está no lado oposto da cidade. Os serviços ferroviários locais de Basel são fornecidos pelo S-Bahn Regional de Basel. A uma linha TGV Rhin-Rhône que reduziu o tempo de viagem de Basel a Paris para cerca de 3 horas.

Basel tem uma extensa rede de transporte público que atende a cidade e se conecta aos subúrbios circundantes, incluindo uma grande rede de bonde. Os bondes e ônibus locais de cor verde são operados pelo Basler Verkehrs-Betriebe (BVB). Os ônibus e os bondes de cor amarela são operados pelo Baselland Transport (BLT) e ligam áreas no meio-cantão vizinho de Baselland ao centro de Basileia. A BVB também compartilha linhas de ônibus em cooperação com autoridades de trânsito na região vizinha da Alsácia, na região de França e Baden, na Alemanha. O S-Bahn Regional de Basileia, a rede ferroviária de passageiros que se conecta aos subúrbios que cercam a cidade, é operada conjuntamente pela SBB, SNCF e DB.

Por ser pequena e ter um sistema de transporte eficiente, é muito fácil circular pela cidade. Você pode caminhar por todo o centro histórico ou pegar os inúmeros trens disponíveis.

É um dos dois únicos lugares na terra onde você pode atravessar uma fronteira internacional em um bonde. O Tram rota 10 atravessa a fronteira suíço-francesa duas vezes, entrando e saindo do território francês. Assim é possível viajar a Basel pelo bonde da comunidade francesa de Leymen. Infelizmente, a estação Leymen não está ligada ao resto da rede ferroviária francesa.

Basel é cortada pelo rio Reno em Grande Basel (Grand Bâle), que abriga a parte histórica e fronteiriça com a França; e a Pequena Basel (Petite Bâle), mais residencial e fronteiriça com a Alemanha. Procure fazer um tour a pé pela parte histórica repleta de ruas para pedestres com construções medievais e casas barrocas bem conservadas datadas do século XV.

Outra opção interessante é conhecer a cidade de bike. Basel é uma cidade totalmente bikefriendly, com ciclovias diversas e bem demarcadas. Mais de 40% dos moradores utilizam este meio de transporte. Os suíços são ciclistas apaixonados! Por isso, é sempre bom prestar atenção na hora de atravessar a rua. Há placas apenas para os ciclistas. Fique esperto com os bondes! Se você não for cuidadoso, suas rodas podem ficar presas nas trilhas do bonde e isso pode fazer você voar! Capacetes não são necessários (embora recomendado), mas luzes e sinos são.

No centro histórico, os bondes levam os turistas e moradores para todas as partes. Há placas azuis indicando as atrações turísticas por toda a cidade e a distância entre elas não é longa. A Freie Strasse (Rua Freire) é o centro de compras e nesta rua também está o Rathaus, o espetacular prédio antigo e rico em detalhes, uma mistura de estilos góticos e art nouveau, que abriga a prefeitura da cidade. Na frente da prefeitura e no final da Rua Freire está a Marktplatz, uma praça que oferece um mercado de produtos locais e acontece diariamente. Ali são vendidos legumes, frutas fresquíssimas e, aos finais de semana, ocorrem feiras e apresentações artísticas.

Basel oferece mais de 40 museus, como a Fundação Beyeler (museu de arte com mostras temporárias) e o Kunstmuseum. Aos domingos, muitos deles têm entrada franca. Na cidade, há três grandes catedrais: Elizabethen, Spalentor e a Münster. É possível ir até as torres para ter uma vista panorâmica da cidade!

Na parte mais moderna da cidade há um Zoológico, fundado em 1874, que hoje abriga espécies raras de animais. A Muralha de Basileia é o conjunto de fortificações medievais da cidade que se desenvolveu entre 1080 e 1860 e vale a pena dar uma caminhada par tirar boas fotos do local.

Basel é conhecida como a cidade das fontes de água, sendo que 170 delas ainda estão em funcionamento. Uma das mais marcantes é a “Fasnachts-Brunnen” (Fonte do Carnaval) na Praça do Teatro de Bâle. Desde 1977, abriga uma obra de Jean Tinguely, na realidade uma máquina que se movimenta, faz borbulhas na água e diverte os turistas.

O Rio Reno é um dos charmes da cidade. É possível fazer viagens curtas em um dos quatro ferries que cruzam o rio em cinco pontes da cidade. A mais conhecida das 14 pontes que atravessam o Reno é a Mittlere  de 1251, um dos símbolos de Base lque, aliás, é a mais antiga ponte sobre o Reno entre o Lago de Constança e a Mar do Norte. Nos dias de verão, é comum ver muitas pessoas aproveitando o rio, tomando sol em um dos bancos ou mesmo nadando.

Todos os hotéis em Basel, incluindo Albergues da Juventude, oferecem a cada hóspede registrado um “Passe de Mobilidade” (Mobility Ticket) gratuito no check-in. Este passe oferece viagens ilimitadas gratuitas no transporte público em Basel e subúrbios (incluindo de e para o aeroporto) durante a sua estadia. Se você tiver a confirmação escrita de uma reserva de hotel você pode usar isso para se deslocar da estação ferroviária ou aeroporto para o seu hotel. Alguns hotéis avisam sobre esta facilidade em seus sites.

A cidade é conhecida por seus muitos museus de renome internacional, que vão desde o Kunstmuseum, a primeira coleção de arte acessível ao público na Europa (1661) e o maior museu de arte em toda a Suíça, até a Fundação Beyeler (localizada em Riehen ). A Universidade de Basel, fundada em 1460, é a universidade mais antiga da Suíça e o longo compromisso da humanidade com a cidade, fizeram de Basel um refúgio seguro em tempos de agitação política em outras partes da Europa para pessoas como Erasmus de Roterdã, a família Holbein e mais recentemente também para Hermann Hesse e Karl Jaspers.

Como Basel oferece várias possibilidades para ser explorada, todos os pontos turísticos citados acima podem ser visitados em um dia a pé, mas o melhor é reservar 3 dias.

Há dois tipos de cartões econômicos que podem ser utilizados em sua viagem. O Basel Card oferece diversas vantagens, entre elas a entrada grátis no Zoo de Basel, passeio gratuito de ferry pelo rio Reno, city tour incluso e descontos em vários museus, teatro, bares e restaurantes. O Swiss Pass é um bilhete múltiplo que dá direito a entrada em mais de 400 museus em toda a Suíça e livre acesso a rede de transportes no país, incluindo trens, ônibus, ferries (passeios de barco) e passeios pela montanha. Nas cidades, é possível usar os trens, ônibus e até barcos, sem pagar mais nada por isso. Menores de 16 anos não pagam se estiverem acompanhados de um dos pais.

Se puder ficar hospedado no centro antigo, a escolha será certeira!

No quesito alimentação, sugiro que prove o mohnschnitte, um doce tradicional alemão feito com sementes de papoula. A frucht waie, outra torta alemã, é recheada com nozes. Os deliciosos läckerli são biscoitos de mel, amêndoas e especiarias, às vezes levam o inigualável chocolate suíço, uma tentação! Perto do centro histórico, visite a confeitaria Schiesser, imperdível. Quando houver festas na rua, aproveite para provar as tradicionais salsichas no pão.

Uma opção mais cara, é o restaurante Zum Goldenen, a mais antiga taverna de Basel (desde 1412) que fica em uma casa histórica na cidade antiga em frente ao Rio Reno. Os restaurantes com melhores preços se encontram ao redor da Marktplatz. Caso opte por fazer compras em um supermercado para seu lanchinho no hotel a melhor opção é o Migros.

A Freie Strasse (Rua Freire) é a maior e mais popular rua para compras, próxima da Marktplatz. Não deixe de ir na Globus, loja de departamento suíça que vende roupas, acessórios, chocolates, biscoitos e condimentos. A Schnabelgasse também tem muitas opções de lojas.

De Basel, pode-se visitar três países em um único dia! A cidade possui três estações de trem. É possível ir a Paris ou Frankfurt em apenas 3 horas. Visite outras cidades suíças em um bate e volta partindo da Basel para Lucerna (100 km); Berna  (100 km) e Zurique (85 km).

Cidades na Suíça

Basel  | Berna | Genebra | Zurique | Lucerna

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Zurique a terra dos relógios, queijos e canivetes!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

A internet é um aliado fundamental para pesquisa de voos baratos

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Escolha seu meio de transporte e suba a montanha

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

É importante escolher o tipo de ônibus mais apropriado para sua viagem

Conselhos para não se dar mal na viagem

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus