Início Europa Bélgica A cidade histórica de Bruges é incrivelmente romântica

A cidade histórica de Bruges é incrivelmente romântica

COMPARTILHE

Bruges é uma cidade com 120 mil habitantes, conhecida por “Veneza do Norte” devido aos inúmeros canais que a cercam, atravessam ou a ligam à cidade de Gent. A cidade recebe mais de 3 milhões de turistas por ano e, como em toda a Bélgica, as informações aparecem nas duas línguas oficiais, francês e alemão. Diversos passeios de barco são propostos aos turistas, alguns dos quais permitindo chegar às cidades vizinhas. A cidade apresenta ainda as ruínas de uma fortaleza, bem como moinhos às margens dos canais.

Na segunda metade do século XIX, Bruges tornou-se num dos primeiros destinos turísticos europeus, atraindo turistas britânicos e franceses. Nas décadas de 1970 e 1980, o porto de Zeebrugge  foi alargado e tornou-se um dos mais importantes e modernos portos da Europa. O turismo internacional cresceu desde então e todos estes esforços resultaram na designação de Bruges com Capital Europeia da cultura.

O clima em Bruges é frio e úmido. Mesmo em julho e agosto, no verão, as temperaturas máximas diárias lutam para exceder 21 °C. Após outubro, estas caem rapidamente e os meses de inverno são úmidos e gelados. O turista que chega durante o verão deve estar preparado para a chuva e ter a noção de que dias quentes e ensolarados não são constantes nessa temporada. As diferenças entre temperaturas máximas e mínimas diárias não excedem 9°C.

Bruges está entre os lugares mais românticos da Europa! Enquanto caminha-se calmamente pelas ruelas medievais fechadas para carros, você pode apreciar o centro da cidade repleto de casinhas coloridas e chão de pedras! Se não for a pé, não vai entender o que ela tem de tão encantador!

A cidade abriga um bom número de construções dos séculos XII e XIII, quando Bruges foi um grande centro comercial europeu de tecidos. A quantidade de tesouros arquitetônicos e artísticos do local é imensa, tanto que foi considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e possui o título de Capital Europeia da Cultura.

Caso você queira explorar mais, sugiro que vá de bicicleta, pois é uma maneira perfeita para descobrir o centro histórico. Os cidadãos de Bruges fazem muito uso deste meio de transporte. Cerca de 60% de todo o tráfego no centro da cidade são ciclistas e o governo local dedica muito esforço para melhorar a vida deles na cidade.

Existem várias agências de aluguel de bicicletas espalhadas e algumas delas também oferecem o serviço de cicloturismo guiado.

Bruges fica a 97 km de Bruxelas e 100 km da Antuérpia. Viajar para Bruges utilizando o excelente sistema ferroviário belga (Empresa Ferroviária Belga SNCB) é uma escolha acertada! Existem dois trens que partem a cada hora da Gare Midi (Bruxelas), cujas viagens duram 1h10. A partir da Antwerpen Centraal (Antuérpia), existem dois trens que partem a cada hora, e as viagens levam 1 hora e 15 minutos. Se estiver viajando pela Eurostar no mesmo dia, você pode obter um bilhete do tipo “Any Belgian Station”, que sai muito barato. Caso contrário, compre um ingresso quando chegar à estação. Armários de bagagem estão disponíveis das 6h às 21h30.

Esteja ciente de que os trens vão muitas vezes cheios para Bruges, especialmente durante as horas de pico. Resumindo, nestes horários raramente viaja-se sentado. E não há solução para isso durante a temporada turística, quando Bruges é a grande atração!

A estação de trem de Bruges é muito bem servida com alguns cafés, revistarias e centro de informações ao turista. Saindo da estação, à sua esquerda, você vai encontrar o terminal de ônibus com um painel que indicará os nomes dos ônibus, destinos e horários de partida.

Da estação até o centro, gastam-se 25 minutos caminhando. Quase todos os hotéis são acessíveis a pé e o trajeto é maravilhoso! Eu fiz e recomendo, claro, caso você esteja de mochila! No entanto, se você tiver uma mala, considere tomar um táxi até o centro (5 euros) porque as ruas de paralelepípedos tornam o uso de malas de rodas ou bolsas de transporte mais difíceis. Uma opção barata é o serviço de ônibus da estação para Markt Square. Basta comprar o bilhete do quiosque na estação de ônibus fora da estação ferroviária.

O centro histórico não é tão grande e, portanto, bastante propício para caminhadas (não se esqueça de usar sapatos confortáveis). Os ônibus também circulam por quase todos os principais pontos de interesse.

É indispensável fazer um idílico tour de barco pelos canais para admirar a beleza das construções sob outro ângulo. Os guias contam a história da cidade em alguns minutos por alguns euros. O passeio mostrará lugares que, de outra forma, não são acessíveis, pois nem todos os canais correm ao lado de uma rua. É aconselhável chegar no primeiro horário caso não queira enfrentar filas.

Bruges é visitada por um grande número de turistas que se concentram especialmente em torno das praças de Markt e Burg. Poucos deles se aventuram para mais longe da principal área comercial. Então, se você quer paz e tranquilidade, simplesmente opte por explorar as pequenas ruas de paralelepípedos longe das principais praças.

A maioria dos turistas europeus vem para o fim de semana, então as lojas estão abertas de terça a domingo, mas muitas lojas e museus estão fechados às segundas. Certifique-se de planejar com antecedência. Durante o verão Bruges é um destino turístico muito popular; as reservas são provavelmente preferíveis.

Comece seu tour a pé pela Grote Market, a principal praça da cidade e admire a linda vista oferecida pela torre Belfort (Belfry); visite a Burg, outra praça considerada uma das mais bonitas da Bélgica, onde fica a prefeitura (Stadhuis); se encante com a Igreja de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekerk), onde há uma escultura de Michelângelo; vá a Basílica do Sangue Sagrado, de arquitetura espetacular e famosa por guardar uma urna que, supostamente, contém gotas do sangue  de Cristo. A Brouwerij De Halve Maan é uma cervejaria familiar imperdível para se fazer visitas guiadas e degustar alguns sabores ao final do passeio. Outro local maravilhoso é o Begijhnof (o jardim das Beguinas), um lugar pacato da cidade. Vale a pena dar uma olhada no Museu Brugge (Museu de Bruges) que reúne importantes coleções de arte, móveis e objetos antigos!

Mas, o que não faltam em Bruges são locais que vendem cerveja e batata frita! Muita batata frita! Essas especialidades nacionais são imperdíveis e devem ser experimentadas. Para os amantes de chocolate, não deixe de ir até o museu Choco Story. Afinal de contas, você está na Bélgica, onde são fabricados um dos melhores chocolates do mundo, de sabor inigualável!

Para poder conhecer tudo sem torrar seu dinheiro, uma dica é adquirir o cartão Brugge City Card que dá direito à entrada em 27 museus e aos passeios de barco. Entre os museus, destacam-se: o do Campanário, o Choco Story, o Frietmuseum e a Cervejaria De Halve Maan. Com o cartão, você também terá descontos em aluguel de bicicleta, shows, compras em lojas conveniadas, etc.

Bruges não é um local econômico para comer, por isso as melhores opções são os supermercados. Mesmo a água pode ser oferecida por um preço exorbitante de €6 a garrafinha. Mas, você pode encontrar algumas pechinchas para comer nas padarias e cafés da cidade. Ou, interagir com algum local e pedir uma sugestão, eles ficarão felizes em ajudar.

Recomendo que coma o famoso cone de batata frita belga (com muita maionese ou outro tipo de cobertura) à venda nos quiosques espalhados pela praça principal. Durante o dia, tome uma cervejinha suave e deixe as bebidas mais pesadas para os pubs e barzinhos. À noite, uma boa opção é o T Brugs Beertje na Kemelstr nº 5, que oferece mais de 350 variedades de cerveja.

Para aqueles que não desejam comprar chocolate nas lojas de chocolate, os supermercados locais também vendem uma boa variedade de chocolate produzido em massa a preços bastante baixos. As boas marcas para comprar são Côte-d’Or e Jacques, ambas nacionais. Se você não quer nada além de uma amostra das cervejas belgas mais famosas, os supermercados (não lojas noturnas!) são provavelmente a sua pedida.

Bruges é o tipo de cidade que é pequena e você consegue explorá-la sem precisar gastar com hospedagem. A melhor opção é fazer um day-train para conhecer a cidade. Ou seja, viaje para lá durante a noite, chegue descansado durante o dia e desfrute de Bruges e todo seu encanto no seu melhor pique!

Cidades na Bélgica

Antuérpia | Bruges | Bruxelas

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

A Bélgica é um dos países mais tradicionais para cerveja!

Em Bruxelas, a comida mais vendida são as batatas belgas fritas!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Faça amigos na cozinha e divirta-se muito!

Certifique se elas curtirão o passeio

Deixe seu itinerário com a família ou algum amigo

Nada é pior do que sacolejar em um vagão lotado e capenga

Uma viagem ao seu interior

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

Despedida no aeroporto em Boston

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

A energia dentro da pirâmide no Egito

O maior tesouro pode estar próximo de você

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus