Início Europa Bélgica Antuérpia é a capital cultural da Bélgica

Antuérpia é a capital cultural da Bélgica

COMPARTILHE

A Antuérpia é a segunda maior cidade belga, com uma população total de 550.000 pessoas. É conhecida como o centro mundial de lapidação de diamantes e por seu porto, o segundo maior da Europa às margens do rio Escalda. Ali são negociados 80% dos diamantes brutos e 50% dos lapidados do mundo. Os habitantes de Antuérpia são apelidados de sinjoren, equivalente ao espanhol señor, e refere-se aos nobres líderes espanhóis que governaram a cidade durante o século XVII.

Também é a capital cultural da Bélgica, tem um belo centro histórico e é mundialmente conhecida pela sua indústria da moda. Fica próxima a Bruxelas, a 45 minutos de carro. A cidade dispõe de um aeroporto internacional.

De acordo com o folclore, o nome da cidade provém de uma lenda envolvendo um mítico gigante chamado Antigoon, que morava perto do rio Escalda. Ele cobrava um preço de quem quisesse atravessar o rio. Para aqueles que se recusavam, ele cortava uma de suas mãos e atirava-a no rio Escalda. Eventualmente, o gigante foi morto por um jovem herói chamado Brabo, que cortou a mão do gigante e atirou-a ao rio. Daí o nome Antwerpenhand é “mão” em holandês, e werpen significa “arremessar”.

Faz muito frio de novembro a março, com temperaturas médias entre 0º C e 6º C; e calor de abril a outubro, com temperaturas médias entre 13º C e 21º C.

A cidade é fantástica e deve ser explorada em sua maior parte a pé. Caminhe e curta a beleza e tranquilidade de suas ruas, observe seus habitantes simpáticos. Explorar a cidade com uma bicicleta é possível e uma ótima opção! Atravessar o rio por dentro de um túnel de 500 metros a pé é uma experiência única! A Antuérpia tem construções medievais incríveis e é uma cidade onde o velho parece conviver muito bem com os novos tempos. Experimente andar de bonde, que inclusive é a melhor opção de locomoção!

Se você gosta de arquitetura e história, você está no lugar certo! Seu walking tour deve começar na principal estação de trem, a Antwerpen Centraal, uma das mais lindas de toda Europa e com uma incrível arquitetura! Da estação central de trem até o Grote Markt, no centro da cidade antiga, são 15 minutos de caminhada. Na praça fica o Stadhuis, o prédio da prefeitura erguido na segunda metade do século XVI e a Catedral de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwe Kathedraal) toda em estilo gótico, que impressiona quem a vê pela primeira vez! Por ali, é fácil encontrar bares e cafés com cervejas maravilhosas.

Embora a Antuérpia fosse anteriormente uma cidade fortificada, quase nada resta da muralha. Apenas alguns restos dela podem ser vistos próximos ao Museu Vleeshuis, na esquina de Bloedberg e Burchtgracht. São muito característicos desta cidade os boulevares que vieram substituir as muralhas que circundavam a Antuérpia.

O centro histórico ainda reserva a visita à Catedral de Notre Dame, igreja gótica dos séculos XIV e XV, que constitui o maior templo da Bélgica, com a sua flecha de quase 122 metros. Das obras de arte mais significativas desse templo, destacam-se várias pinturas de Petrus Paulus Rubens, artista que viveu a maior parte da sua vida nessa cidade.

Outros edifícios dignos de destaque são a Igreja de São Paulo, que contém obras de Caravaggio e de Van Dyck, e a Prefeitura, ambas construções datadas do século XVI. Algumas construções medievais estão ainda presentes no lugar do mercado público. Destacam-se também os jardins Botânico e  do Zoológico.

O Castelo´T Steen fica próximo e é a construção mais antiga da cidade com 800 anos de existência. Vale conhecer e fotografar! O mais importante museu de arte da cidade é o Koninklij Museum voor Schone Kunsten, com uma importante coleção de obras de artistas flamengos e de outras regiões da Bélgica, além de outros europeus. O MAS é um museu e espaço cultural gigante, com uma arquitetura diferente e vários andares. Mais do que ver as exposições, a dica é subir no último andar para ter uma vista incrível da cidade, realmente maravilhosa! A entrada é franca. Aliás, a maioria das atrações turísticas na Antuérpia é gratuita!

Como a Antuérpia é a terra natal do famoso pintor Rubens, existem várias atrações que se referem à sua vida na cidade como a casa onde ele viveu, a Rubenshuis, decorada com móveis de época.

A cidade tem uma vida noturna movimentada e divertida. Tem muitos bares, restaurantes e inúmeros festivais.

A Antuérpia é a “capital belga da moda”, lar de conceituadíssimas escolas. Dá para fazer ótimas compras pechinchando pelas galerias. A cidade é conhecida por suas lojas famosas por terem preços bem mais baixos que as de cidades próximas. Não tem somente uma, mas várias ruas abarrotadas de lojas, todas ao redor da Meir, a principal rua de compras, onde passam os bondes elétricos 2, 3, 5, 9, 15. A rua Meir liga as duas principais praças da cidade: a Grote Markt e a Groen Platz. Siga de bonde ou a pé pela continuação da Meir, a Shoenmarkt, que você sairá no centro antigo, a Groen Platz, onde está a Prefeitura. O supermercado GB fica na parte subterrânea da Groen Platz e é uma ótima opção para compras.

Não deixe de provar as batatas fritas belgas que tem um sabor mais amanteigado, cobertas por maionese e servidas em um cone de papel. Prove também o moules frites, um prato que consiste de mexilhões cozidos com aipo, cebola, cenoura e pimenta no vapor, incrível! Onde quer que esteja na Antuérpia, você estará sempre perto de um pub. Não é surpreendente para uma cidade que tem o maior número de bares per capita do mundo. Na cidade, os bares não têm hora para fechar! Uma recomendação é uma visita ao pub Kulminator, considerado o melhor do mundo! Possui uma carta com mais de 500 rótulos de cervejas. O dono é um colecionador de cervejas e guarda alguns rótulos durante anos em uma cave.

Uma maneira de economizar nas atrações turísticas é comprar o Antuérpia City Card, que oferece entrada gratuita para alguns museus e atrações como a Catedral de Nossa Senhora, a Casa Rubens e o Museu do MAS. Você também pode usá-lo para transporte público.  Dependendo de quanto tempo você vai gastar na Antuérpia, você pode escolher um cartão válido por 24, 48 ou 72 horas. Este é ativado quando você o usa pela primeira vez.

Procure aplicar um day-train para conhecer  Bruxelas (43 km) e Bruges (82 km).

Cidades na Bélgica

Antuérpia | Bruges | Bruxelas

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

A Bélgica é um dos países mais tradicionais para cerveja!

Em Bruxelas, a comida mais vendida são as batatas belgas fritas!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Leve pouca bagagem e pregue o olho nas malas

Use o máximo de contatos locais

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

Ponha seus itens de higiene em pequenos frascos

Fique atento para não estragar sua viagem

Conviver com o outro nem sempre é fácil

Em viagem, adote a mesma precaução que adota em seu país

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus