Início Lugares Inesquecíveis Europa Roma teve grande influência no desenvolvimento da história e da cultura durante...

Roma teve grande influência no desenvolvimento da história e da cultura durante milênios

COMPARTILHE

Roma é a capital e maior cidade italiana e a quarta mais populosa da União Europeia, com 2.7 milhões de habitantes. A área metropolitana ter cerca de 4.5 milhões de habitantes. De acordo com o mito fundador da cidade, acredita-se que a  origem do nome “Roma” venha do fundador e primeiro rei da cidade, Rômulo.

Também é uma das cidades mais importantes da história da civilização, pois exerceu uma influência sem igual no desenvolvimento econômico, social e cultural europeus durante milênios. Sua história abrange 2500 anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C. É uma das mais antigas cidades continuamente ocupadas da Europa e conhecida como “Cidade Eterna”. No mundo antigo, foi sucessivamente a capital do Reino de Roma, da República Romana, do Império Romano e é considerada um dos berços da civilização ocidental. Em 1871, Roma se tornou a capital do Reino da Itália e, em 1946, da República Italiana. Desde o século I, é a sede do Papado.

Após a Idade Média, foi governada pelos papas Alexandre VI e Leão X, que transformaram-na em um dos principais centros do Renascimento italiano juntamente com Florença. Artistas famosos e arquitetos como Bramante, Bernini e Rafael residiram por algum tempo na cidade, contribuindo para os estilos renascentista e barroco de muitas construções.

Roma é considerada uma cidade global, a terceira mais visitada da União Europeia, recebendo uma média 10 milhões de turistas por ano. Seu centro histórico é classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Monumentos e museus, tais como o Vaticano e o emblemático Coliseu, estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo. A cidade também é casa de famosos times de futebol, Roma e  Lazio, dois dos melhores do mundo.

A cidade é um grande centro arqueológico e um dos principais centros mundiais de pesquisa arqueológica. Dentre os importantes sítios, destacam-se o Fórum Romano, o Mercado de Trajano, o Fórum de Trajano, o Coliseu e o Panteão. O Coliseu é considerado como uma das maravilhas do mundo.

Roma é uma cidade encantadora o ano todo! Visitá-la vai depender do seu planejamento, suas preferências quanto ao tempo e expectativas de gastos antes e durante o passeio. O clima é temperado e as estações do ano são bem definidas. Em março, dias quentes alternam com frios e a temperatura permanece baixa até meados de abril. A partir daí, as temperaturas agradáveis são mais frequentes. Os meses de junho e agosto são quentes, ensolarados e abafados, com temperaturas de até 35°C. É o período com maior movimento de turistas e uma opção não muito legal para quem não curte calor intenso, aglomerações e preços elevados. Por ser um mês de férias, agosto pode apresentar lojas, restaurantes e até hotéis fechados. De setembro a novembro, os dias são amenos e úmidos, com dias ensolarados ou céu nublado e chuva. Em novembro, as chuvas são frequentes e a temperatura diminui rapidamente. Nas épocas do Natal e Ano Novo, Roma costuma ser menos cheia e tanto os preços quanto as temperaturas caem.

Os dois aeroportos principais são Leonardo da Vinci (Fiumicino, a 26 km) e Ciampino (a 13 km), ambos com excelente infraestrutura para receber a quantidade enorme de passageiros que transita por ali diariamente.

O Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci/Fiumicino é o principal. Moderno, grande, eficiente e conectado ao centro por todos os transportes públicos. Dali, a melhor maneira de ir ao até o centro é de trem com o Trenitalia-Leonardo Express para Roma Termini, a principal estação ferroviária central. A viagem dura 30 minutos. De ônibus, o trajeto é mais econômico com companhias como a Terravision, no qual a viagem dura 55 minutos. No terminal 3 de chegadas é possível pegar um ônibus que vai do aeroporto à estação Termini. Os veículos circulam de segunda a domingo e a viagem dura cerca de 50 minutos, com partidas a cada 30 minutos. Você deve comprar o bilhete e depois é que você embarcará. Dependendo da época do ano, é bem concorrido. Da estação Termini, fica mais fácil se deslocar até o seu hotel. Uma maneira confortável e segura de acessar a estação Termini também é por meio de shuttle buses, táxis pintados de branco, cujos pontos oficiais estão nos terminais 1, 2, 3 e 5 na saída do aeroporto.

O Aeroporto Internacional Pastine/Ciampino é um aeroporto menor e que serve companhias aéreas de baixo custo. Apesar de estar mais perto do centro que o Fiumicino, não tem conexão direta de trem e fecha durante à noite. A maneira mais econômica para deslocar-se até lá é de ônibus. Há várias linhas que fazem o trajeto aeroporto Ciampino-estação Termini diariamente, com viagem de 40 minutos. Os veículos ficam em uma área oposta ao terminal de partidas internacionais. O ponto oficial de táxi está na saída deste aeroporto. As corridas são tabeladas e sem cobrança de taxa por bagagem.

A estação Roma Termini fica aberta das 4h30 até 0h30. Você sempre chegará ou sairá da cidade pela Termini. Esta oferece uma excelente infraestrutura e uma enorme variedade de meios de transporte para levar o visitante até o centro. Outras estações são a Roma Tiburtina, a Roma Ostiense, a Roma Trastevere e a Roma Tuscolana. Para comprar os tíquetes de trem você poderá consultar os sites da Trenitalia, companhia férrea estatal; ou da Italo Treno, companhia privada e que opera apenas trens de alta velocidade; ou da Rail Europe, que opera nas mesmas tarifas, dispõe de todas as informações em português e o pagamento de uma pequena taxa adicional pelo serviço.

O metrô de Roma é uma parte de uma extensa rede de transportes onde se incluem redes de bondes, várias linhas urbanas e suburbanas dentro e em redor da cidade, mais uma linha expressa para o Aeroporto de Fiumicino. Enquanto que as linhas regionais da Trenitalia disponibilizam um serviço suburbano em mais de 20 estações espalhadas pela cidade, linhas como a Roma-Lido (com início na estação Ostiense), a Roma-Pantano (estação Termini) e Roma-Nord (estação Flaminio) disponibilizam um serviço metropolitano.

Em Roma, todos os transportes públicos (ônibus, trólebus, metrô e trens) são geridos pela ATAC (Agenzia del Trasporto Autoferrotranviario del Comune di Roma). A rede de metrô possui três linhas em funcionamento (A, B e B1) e uma em construção (C). A Linha A (Battistini a Anagnina) é de cor laranja e passa nas praças Di Spagna, Barberini, Della Republique e Termini; a Linha B é azul e inicia seu trajeto na Rebibbia, passa por subúrbios, universidade, praça Bologna até a Termini. A B1 é um complemento da azul e dificilmente você irá utilizá-la. Todas elas convergem para a estação Termini. A linha A e a linha B funcionam todos os dias das 5h30 às 23h30 (nas sextas e sábados até 1h30). O serviço de metrô da cidade é muito mais conveniente para ir para muitas atrações de Roma do que a rede ferroviária acima do solo.

Os bilhetes podem ser comprados nas tabacarias, bancas de jornal ou quiosques antes de embarcar no ônibus ou metrô. As principais estações de metrô têm guichês e alguns bondes mais recentes e ônibus têm máquinas amarelas de venda automática. A rede de transporte público usa as seguintes opções de bilhetes: bilhete único (Biglietto Integrato um Tempo, ou BIT, válido por 100 minutos); Roma 24h-48h-72h (válido em toda a rede a partir da primeira validação); passe mensal (abbonamento mensile, válido por 30 dias); e passe anual (abbonamento annuale).

Os ônibus são uma boa maneira de se locomover e mapas gratuitos do sistema estão disponíveis ou podem ser adquiridos na estação Termini. Não recomendo alugar um carro na caótica Roma, pois o trânsito é confuso e é difícil para estacionar. Além disso, dentro do centro histórico dá para fazer tudo a pé!

Um passeio de bicicleta pode ser uma solução para visitar as atrações romanas mais importantes. As bicicletas são verdes e estão disponíveis em vários locais no centro e arredores. A empresa ATAC também opera um esquema de compartilhamento de bicicletas. Há uma taxa de inscrição e os cartões eletrônicos podem ser obtidos no mesmo local onde são vendidos os bilhetes de metrô nas estações Termini, Lepanto e Spagna para o aluguel por uma hora.

Uma dica para economizar com entradas é adquirir o Roma Pass, válido por 48 ou 72h e ativado no momento da primeiro o uso até a meia-noite do segundo ou terceiro dia. Antes de ativá-lo, escreva no local indicado no verso do cartão seu nome e a data do dia em que será utilizado pela primeira vez. Esse cartão dá direito a entrada grátis nas duas primeiras atrações visitadas e as demais tarifas com desconto, exceto os Museus do Vaticano. Além disso, você tem direito a “furar a fila” em alguns pontos turísticos mais concorridos como o Coliseu e transporte gratuito e ilimitado em ônibus. O transporte de/ para os aeroportos não é incluído. Compre-o assim que chegar, no guichê de informação turística (próximo do desembarque) no aeroporto, ou na Estação Termini, ou em outros pontos de venda, ou ainda pela internet.

Com o cartão vem um mapa de Roma com todas as informações de pontos turísticos, estações de metrô, lista de atrações conveniadas e um código para baixar o aplicativo do cartão no seu celular com dicas.

Outra dica legal é usar o ônibus panorâmico de dois andares para explorar os principais pontos turísticos. Há 3 empresas que oferecem o serviço: Rome Open Tour, Roma Cristiana (que pára nas principais basílicas, incluindo a de São Pedro) e City Sightseeing Roma. Fazem 9 paradas em locais turísticos com partidas a cada 20 minutos e oferecem a escolha de um bilhete de 24, 48 ou 72h. As paradas incluem: Via Marsala (estação Termini); Santa Maria Maggiore, Colosseo; Circo Massimo; Piazza Venezia; Vaticano; Fontana di Trevi; Piazza di Spagna e Piazza Barberini.

Roma é grande e você precisa de muitos dias para visitar os principais pontos turísticos. Se você quiser entrar no espírito da cidade e descobrir as suas maravilhas que não estão presentes nos livros, se perca sem medo e com tempo. Trace rotas únicas e de acordo com os seus interesses! Ao redor da Cidade Velha, escape das rotas principais e encare o passeio como se estivesse numa pequena aldeia medieval!

A capital italiana contém uma coleção vasta e impressionante de arte, esculturas, fontes, mosaicos, afrescos e pinturas de vários períodos históricos diferentes. Tornou-se pela primeira vez um grande centro artístico durante a Roma Antiga, com a arquitetura, pintura, escultura e trabalho em mosaicos.

Mais tarde, fez-se o grande centro de arte do Renascimento, uma vez que os papas  investiram grandes somas de dinheiro na construção de grandiosas basílicas, palácios, praças e edifícios públicos em geral. Neste quesito, Roma perdeu apenas para Florença, mas é capaz de se comparar a outras grandes cidades e centros culturais, como Paris e Veneza. A cidade foi lar de numerosos artistas e arquitetos, como Bernini, Caravaggio, Carracci, Borromini e Cortona, entre outros. Hoje, a cidade é um importante centro artístico, com vários institutos de arte e museus.

Roma é o centro bibliográfico mais importante da Itália. Suas inúmeras bibliotecas, como a Dell’Accademia dei Lincei, a Angelica, a Casanatense, a Musicale di San Cecilia e a Nazionale Centrale Vittorio Emanuele II reúnem a mais rica coleção de livros.

A capital italiana também é amplamente reconhecida como uma das capitais mundiais da moda. Apesar de não ser tão importante quanto Milão, Roma é o quarto centro de moda mais aclamado do mundo. As principais marcas de luxo como Bulgari, Fendi, Laura Biagiotti e Brioni estão sediadas ou foram fundadas na cidade. Além disso, outras marcas grandes, como Chanel, Prada, Dolce & Gabbana, Armani e Versace têm boutiques de luxo em Roma, principalmente ao longo da famosa Via Condotti.

Dê um passeio na área entre a Piazza Navona e o Rio Tiber na Roma Antiga, onde artesãos têm seu comércio de pequenas lojas. Caminhe pela Via Giulia, alinhada com muitos palácios antigos. Entusiastas do cinema vão querer visitar a Via Veneto, no centro moderno, onde cenas do clássico La Dolce Vita, de Fellini, foram rodadas. Não perca o local que foi o “centro de entretenimento” da antiga Roma, ou seja, o Campus Martius com seus teatros, estádios, banhos, templos e pórticos. Esta é a área que corre ao sul do Monte Capitolino, à Piazza del Popolo ao norte e o Corso a leste do rio Tibre.

As ruas estreitas do centro histórico frequentemente se ampliam em pequenas ou grandes piazzas que podem ter uma ou mais igrejas ou fontes. Além das Piazzas Navona e della Rotonda (em frente ao Panteão), caminhe na Piazza della Minerva, com a sua estátua do elefante feita por Bernini; na Piazza Colonna, com a coluna de Marcus Aurelius e Palazzo Chigi, sede do Governo italiano; e, bem próxima a ela, está a Piazza di Montecitorio com o palácio homônimo, sede da Câmara dos Deputados italiana.

Do outro lado do Corso Vittorio Emanuele II, encontram-se as Piazza Farnese, com o palácio do mesmo nome, duas fontes interessantes e os vendedores de flores no Campo de’ Fiori. Todas essas praças estão à uma curta distância umas das outras. A enorme Piazza del Popolo, que forneceu uma imponente entrada para a cidade quando representava o limite norte de Roma, vale uma visita. Uma curta caminhada de volta para o centro traz você à mágica Piazza di Spagna!

A minha dica PADRÃO MOTTA é sentar-se na escadaria da Piazza di Spagna no final de tarde e observar os turistas e moradores que estão por ali admirando a beleza da praça! Ambulantes oferecem desde cerveja até um borbulhante qualquer. Na parte de cima das escadaria, tem vendedores em vans oferecendo lindos lenços italianos por um preço ótimo. Nada melhor do que ficar em silêncio contemplando esse momento mágico da viagem! Esta praça é conhecida por sua famosa escadaria de 135 degraus, inaugurada pelo papa Bento XIII por ocasião do Jubileu de 1725. No topo, está a Igreja Trinità dei Monti, de onde se tem uma bela vista panorâmica de Roma! No centro da praça, está a famosa Fontana della Barcaccia, dos primeiros anos do Barroco. Do lado direito da escadaria, está a casa do poeta inglês John Keats, que viveu e morreu no local em 1821, hoje um museu dedicado à sua memória, repleta de livros e lembranças do romantismo inglês. Do lado esquerdo, está o famoso Salão de Chá Babington’s, de 1893. Os arredores são um verdadeiro paraíso para as compras. Há butiques mundialmente famosas como Valentino, Fendi, Gucci, entre várias outras. Já na Via Del Balbuíno, bem próxima à praça, é possível encontrar algumas antiguidades, quadros e móveis. Para chegar, pegue o metrô linha A, estação Spagna. Vale muito a pena e você não gasta nada!

Existem mais de 900 igrejas na cidade! As primeiras nasceram nos lugares onde os primeiros cristãos se reuniam, geralmente nas casas. Por volta do século IV, haviam quatro principais igrejas ou basílicas: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maggiore e San Giovanni.

Em Roma, há vários museus e o ponto de partida é a área de Villa Borghese onde há um conjunto deles! A Galleria Borghese abriga uma coleção de arte anteriormente privada da família Borghese. O Museo Nazionale di Villa Giulia é o lar da maior coleção de arte etrusca do mundo e a Galleria Nazionale d’Arte Moderna tem muitas obras italianas, bem como peças de artistas como Cézanne, Monet e Van Gogh. Visite a Galleria d’Arte Antica, no palácio Barberini, repleta de peças do Renascimento e Barroco.

A visita a Roma não é completa sem uma ida aos Museus do Vaticano. Você precisará ir aos museus se quiser ver a Capela Sistina. Cada parte do local é imperdível: tapeçarias, mapas e quadros pintados por Rafael. Há ainda uma coleção egípcia e a Pinacoteca, que inclui um Retrato de São Jerônimo, de da Vinci, e pinturas de Giotto, Perugino, Rafael, Veronese e Caravaggio.

Roma é um clássico na lista dos destinos mais românticos do planeta, pois na minha opinião, junta três coisas perfeitas para se fazer a dois: passear, comer uma fabulosa massa e tomar um belo vinho. As fontes romanas e suas lendas são uma das maravilhas a se descobrir! Inclua no seu roteiro uma visita à Fontanella degli Innamorati, fonte pouco conhecida próxima à famosa Fontana di Trevi, mas que carrega a crença de que o casal que bebe da sua água tem a fidelidade eterna um do outro! As ruas floridas de Via Giulia também são um convite para os casais apaixonados, pois é uma das mais belas de Roma!

No quesito hospedagem, a área a sudoeste da estação ferroviária Termini tem numerosos hotéis grandes. Do outro lado da estação, estão os menores e mais baratos, populares entre os viajantes. A maioria das atrações estão a uma curta distância a partir daí, e você economizará tempo e dinheiro. Os hotéis na área do centro são caros. Os albergues são uma alternativa decente, especialmente para casais. Se você não se importa de cozinhar de vez em quando, economizará ainda mais seu orçamento.

Para encontrar um restaurante econômico uma tentativa é numa área mais residencial ou em um lugar que não seja turístico. Uma alternativa econômica é ir a lugares que oferecem o tre piatto, ou três pratos em um. A sequência é composta por antipasto (entrada), primo piatto (arroz, pasta ou sopa), secondo piatto (prato principal, carne, ave ou pescado), contorno (acompanhamento) e dolce (sobremesa). Para beber, um vinho da casa e café.

Alguns pratos romanos clássicos são o carciofi alla giudia (alcachofras judias), a saltimboca alla romana (medalhão de carne de vitela), fiori di zucca (abobrinhas fritas e recheadas) e o spaghetti alla amatriciana (massa com tomate e pecorino romano). As melhores regiões para saborear uma autêntica comida italiana são Villa Borghese, Villa Ada, Palatine Hill e Jardim Botânico. As trattorias ficam ao redor da Piazza Navona ou Campo dei Fiori. Se estiver a fim de uma pizza assada em forno à lenha, a maioria das pizzarias só abre à noite.

Ao almoçar na rua, peça o prato do dia e, à noite, dê uma passada no mercado para comprar itens para lanches ou jantar. Se bater a fome durante o passeio, uma boa alternativa é a popular pizza al taglio, em formato retangular com uma crosta mais espessa, bastante comum na região central. Ao andar pelas ruas do centro, é impossível ficar indiferente às sorveterias que servem o famoso gelato italiano. Restaurantes chineses ainda são bastante econômicos.

Como alternativa, você pode beber a água diretamente das inúmeras fontes na cidade, reabastecendo sua garrafa sempre. Os vinhos da casa (vini della casa) são sempre baratos. Muitas vezes, você pode encontrar uma jarra de vinho sobre a mesa para você.

Se você estiver planejando visitar Roma, certamente não vai deixar esta cidade deslumbrante sem ter feito umas compras! A Piazza Navona, no coração do centro, é famosa por suas galerias de arte e lojas. Na Via del Governo Vecchio, perto da Piazza Navona, pode-se encontrar algumas lojas de peças de segunda mão.

A Porta Portese (perto da estação ferroviária Roma Trastevere) é o lugar que abriga um famoso mercado de pulgas onde você pode encontrar quase tudo a preços baixos! Acontece todos os domingos das 7h às 1h e ocupa duas vias, a Portuense e a Ettore Rolli. Quando você chegar à área de Trastevere, pode parar no mercado de alimentos ao ar livre na Piazza San Cosimato.

Outra rua de compras bem conhecida é a Via del Corso. Ali, você encontra diferentes lojas de roupas, boutiques, joalherias e muito mais!

Não deixe de conhecer as feiras de rua em Roma! O Campo de Fiori é um excelente local, mas é voltado para os turistas e tem os preços mais elevados. Lembre-se sempre que as feiras de pulgas são o único lugar na Itália onde pechinchar é permitido (até certo ponto).

Não deixe de ir ao Castel Romano Designer Outlet localizado a 25 km do centro de Roma, onde as marcas têm peças com descontos de até 70% durante todo o ano. Pegue um ônibus ao lado da estação ferroviária Termini e divirta-se! Outra boa pedida é a não famosa, mas ótima, loja Fratelli Rossetti de bolsas, sapatos e outros acessórios em couro. A infraestrutura local conta com cafés e restaurantes, parque infantil, estacionamento e mais de 200 lojas! Fica a 25 minutos da central de trem e você pode comprar o ticket na hora. Não vale a pena pegar um táxi, muito caro!

Um local de encontro para o público LGBT é Monte Caprino, o parque no Capitoline Hill, abaixo da Câmara Municipal. As vistas sobre os templos e as ruínas da antiga Roma são espetaculares. A melhor sauna (aberta 24 horas durante os fins de semana) é a Europa Multiclub na via Aureliana (atrás da Piazza della Repubblica, metrô linha A, parada Repubblica).

Uma vez que Roma é incrivelmente popular como um destino turístico, uma grande quantidade de trombadinhas está presente em atrações com muita gente. Como regra geral, você deve ter muito cuidado. Manter sua carteira no bolso da frente ou na sua bolsa está longe de ser seguro, você deve considerar usar uma pochete e transportar apenas o dinheiro em seu bolso. Esteja ciente do perigo e tome precaução. Apenas mantenha seus olhos abertos e use seu senso comum!

Além disso, cuidado com os grupos de crianças ciganas. Elas irão tentar te persuadir de comprar algo, mas na realidade estarão ávidas para chegar até os seus bolsos, distraindo a sua visão com jornais ou pedaços de papelão. Se alguém chegar muito próximo de você, afaste a pessoa. Não tenha medo de estar em Roma, é melhor ser desagradável do que ser roubado.

Os arredores da Termini, a linha de ônibus n° 64, as estações centrais do metrô e a Fontana de Trevi são bem conhecidas pelos trombadinhas, por isso, tenha muito cuidado nessas áreas!

Lembre-se que os quartos do hotel não são lugares seguros para guardar objetos de valor. Se o seu quarto estiver seguro, dê seus objetos de valor à equipe do hotel para guardar.

Cidades na Itália

Florença| MilãoGênovaTurim | Veneza | Pisa | Verona | Bolonha | Brindisi

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Roma é um clássico na lista dos destinos mais românticos do planeta!

Em Roma, recomenda-se recorrer aos outlets, que são bonitos!

O Roma Pass é uma forma econômica de explorar a cidade

Coliseu é um lugar excitante para a imaginação

Aprendendo a usar o Europass na prática

A abordagem da Carabinieri, a polícia federal italiana

Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional

A Itália é um dos países europeus que mais abriga no continente

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Escolha seu lugar com antecedência no seu voo

Se você é daqueles que diz não ter jeito para pechinchar, habitue-se

Há mulheres que adotaram o lema de viajar sozinha

Comunicar-se é mais fácil do que você imagina

Salve um mapa do transporte público do lugar para onde você vai

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Chegando em uma nova cidade na Europa

Seja um viajante independente e pesquise muito

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

O sucesso ocorre com “Planejamento Antecipado”

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus