Início Lugares Inesquecíveis Europa Turim é denominada de “pequena Paris” pelo charme de suas praças, monumentos...

Turim é denominada de “pequena Paris” pelo charme de suas praças, monumentos e cafés históricos

COMPARTILHE

Turim é a quarta maior cidade do país conta com mais de 2.500.000 milhões de pessoas em sua área urbana. A cidade está localizada no noroeste da Itália, a uma hora de carro da fronteira francesa. A cidade fica na extremidade ocidental da planície do rio Pó. É cercada a oeste pelos Alpes e a leste pelos morros do  Monferrato. Foi fundada no século III a.C. Por muito tempo foi a capital do Ducado dos Saboia e, após a unificação do país, foi capital do Reino da Itália. Todo esse ar de nobreza se vê na arquitetura com grandes palácios e praças imponentes emolduradas por 18 km de pórticos. Na cidade, se encontra o Sudário de Turim. Era chamada de Augusta dos Taurinos  (Augusta Taurinorum) durante o período romano.

Turim tem uma atmosfera refinada, aristocrática, lojas sofisticadas, grandes boulevares e palácios, parques e várias galerias de arte. É uma cidade charmosa, mas que não consta nos circuitos tradicionais daqueles que vêm para a Itália. Porém, sem dúvida é uma cidade que tem que ser vista! Turim, ou Torino, fica pertinho de Milão e dá para fazer um bate e volta! A cidade é sede da gigante automobilística FIAT das empresas Martini, Kappa entre outras, além de ser um importante pólo universitário, artístico e cultural.

Turim é denominada de “Pequena Paris” pelo charme de suas praças, monumentos e cafés que testemunharam um passado muito rico e glorioso. A encantadora cidade possui uma das mais incríveis concentrações de museus da Itália. Há palácios que merecem uma visita, todos parte do Patrimônio da UNESCO: o Madama, o Chiablese, o Carignano, a Armaria Real, o Arquivo de Estado, o Palácio da Prefeitura, a Cavalaria, a Antiga Academia Militar, a Antiga Casa da Moeda, o Teatro Regio, o Castelo de Valentino e a Vila da Rainha.

A melhor época para ir para lá é de maio a setembro, quando as temperaturas estão mais agradáveis. Para quem tem tempo, eu diria que a cidade merece uns dois dias para você conhecê-la! Turim é bem pequena e de fácil locomoção.

O Aeroporto Internacional de Turim está a 15 km ao norte da cidade e tem o nome do ex-presidente italiano, Sandro Pertini. Fica na cidade de Caselle, ligada a Turim por uma rodovia. Os principais operadores para chegar a Turim do exterior são a Lufthansa, Air France, Turkish Airlines e Alitalia. O aeroporto está conectado à cidade de trem, táxi e ônibus, o meio mais indicado para ir até o centro.

Os ônibus partem a cada 15 minutos (30 aos domingos) do aeroporto para a estação ferroviária Porta Nuova. Se você comprar um bilhete em um guichê dentro do terminal do aeroporto este sairá mais barato do que com o motorista do ônibus. Se você comprou o cartão Turin + Piemonte, o passeio custa 5 euros. A viagem do aeroporto para o centro leva uns 40 minutos.

Turim também é alcançado a partir do aeroporto de Malpensa, em Milão e existe um serviço de ônibus que funciona dez vezes por dia entre a cidade e o aeroporto. A viagem dura 2 horas.

A cidade dispõe de três estações ferroviárias principais, Porta Nuova, Porta Susa e FS Lingotto, todas conectadas com o metrô. De um modo geral, Porta Nuova e Porta Susa são estações dedicadas a trens de médio alcance e longo alcance. A Porta Nuova é servida por trens regionais e a Porta Susa por trens regionais e internacionais. Por exemplo, em Porta Susa os trens seguem para Milão, Veneza, Aosta e também Paris; enquanto que na Porta Nuova vão para o sul para Gênova, Florença, Roma e Bolonha. É melhor você verificar onde você precisa ir. Muitos trens também param em ambas as estações. Todas as estações são gerenciadas pela Trenitalia, as ferrovias do estado italiano. A Porta Nuova tem um serviço de armazenamento de bagagens (pago) no piso térreo.

A melhor maneira de visitar Turim é de trem e saindo de Milão! Dá pra fazer um bate e volta tranquilamente e nem precisa andar de metrô ou ônibus na cidade, pois a estação Puorta Nuova é bem localizada e você consegue fazer praticamente tudo a pé.

Turim tem um sistema eficiente de transportes, conectada por ônibus e bondes. A primeira linha de metrô foi inaugurada em 2006. A malha do metrô ainda é pouco extensa, mas os bondes aparecem como boas alternativas. Ônibus e bondes atravessam a cidade de manhã até tarde da noite. Tudo é bem sinalizado e em todas as paradas de ônibus têm mapas e pontos de informações para turistas. A parte difícil em andar de ônibus está no fato de que que você deve comprar o seu bilhete antes de entrar no ônibus, vendidos nas tabacarias, alguns bares e várias bilheterias nas estações. Este passe pode ser do tipo bilhete único, não é necessário bilhetes semanais na cidade. Certifique-se de levar seu bilhete com você e validá-lo antes da primeira parada depois de entrar no ônibus. Se você não fizer isso, certamente pagará uma multa no ônibus.

A cidade de Turim completou recentemente uma rede de ciclovias em toda a cidade. Uma opção é explorar a cidade de bicicleta, tem muitas lojas de aluguel espalhadas por lá. No entanto, muito ainda precisa ser feito, e andar de bicicleta pode ser bastante complicado. Há um serviço de compartilhamento de bicicletas fornecido pela empresa chamada ToBike que tem pontos em todo o centro da cidade.

Para economizar com atrações, adquirindo o Torino + Piemonte Card você tem acesso ilimitado, durante 1, 2, 3, 5 ou 7 dias, aos transportes, museus e locais turísticos de Turim. Entre as possibilidades estão a ida ao elevador da Mole Antonelliana, funicular que sobe a montanha para Basílica de Superga; entrada reduzida ou gratuita em 180 museus e gratuidade em todos os transportes públicos (metrô, tram, ônibus).

Uma maneira que sai em conta e é prática para conhecer a cidade é fazer o city sightseeing no ônibus vermelho. Nesse caso, os passeios têm validade de 24 ou 48 horas e são oferecidas 3 rotas: a clássica Torino Centro (linha A), pelo centro da cidade barroca e da colina com vista para o rio Pó e Parque Valentino; a Torino Inedita (linha B) é o caminho mais rápido para alcançar locais inexplorados e descobrir a nova face da cidade como o renovado Museu do Automóvel, Lingotto, Eataly e Palazzina di Caccia di Stupinigi; e a nova linha C, a Residenze Reali, que segue para a Reggia di Venaria, Castello de La Mandria e Juventus Stadium & Museum.

Procure fazer um tour a pé! O bom é que a maioria dos pontos turísticos de Turim são muito próximos um do outro na região central. A minha sugestão é que saia da estação de trem Porta Nuova e siga pela avenida Via Roma. Esta rua se destaca pelas diversas lojas de grife, galerias, cafés e por ser coberta. É linda! Numa caminhada você chegará à Piazza Castelo, onde fica o Palácio Real, a Catedral de Turim (onde fica o Santo Sudário), Palazzo Madama, a Piazza San Carlo (uma das melhores de Turim), Armeria Reale e a Prefeitura. A volta pode ser feita pela Via Lagrange, a mesma da Eataly e do Museu Egípcio, que conta com um acervo imenso e é o segundo maior do gênero no mundo, só perdendo para o do Cairo. Tem também a Via Garibaldi com lojas e vários museus interessantes, inclusive o Museu de Armas (Armeria Reale) que valem a visita.

Uma das atrações mais incríveis é visitar o Mole Antonelliana, monumento símbolo da cidade. A palavra vem do italiano que significa grandeza, dimensão. Essa estrutura foi construída para ser uma sinagoga, mas ficou tão caro (ideias do arquiteto de elevar a cúpula de 47 a 113m) que passaram o projeto da construção para a prefeitura, que a concluiu em 1889. É uma estrutura em alvenaria de 167 metros de altura e, dentro dela, tem um elevador que leva à uma altura de 85 metros de onde se tem uma vista panorâmica em 360° da cidade! Visitar Turim sem ver a Mole é impossível! Funciona todos os dias (exceto terças) das 9 às 20h e custa em torno de 7 euros. Na base, também funciona o Museu Nacional do Cinema e o ingresso pode ser combinado com a subida.

Seguindo mais adiante encontra-se o maior rio da Itália, o Pó! Muitos italianos aproveitam os dias de sol para fazer um picnic às suas margens ou no Parco del Valentino. O Rio Pó é imperdível e pode ser desfrutado a pé ou pedalando! 

A cidade de Turim está rodeada por magníficas residências XVI, XVII e XVIII, como Palácio Real e Palácio Carignano (no centro da cidade), Castelo de Valentino (dentro da cidade, perto do rio Pó, Parque Valentino), Castelo de Rivoli (10 km a oeste da cidade), Pavilhão de caça Stupinigi (entre a cidade de Orbassano e Nichelino, ao sul da cidade) e o castelo de Racconigi (perto da fronteira com a província de Cuneo). Você também deve ver a Basilica di Superga, que fica fora da cidade e proporciona uma vista incrível do topo de uma montanha; o Porte Palatine e o bairro romano; a Piazza Carignano, onde fica o Parlamento; e a Piazza Vittorio Veneto, maior praça da Europa sem monumentos. As duas principais reservas de caça, o parque Mandria e o parque Stupinigi agora são reservas naturais.

Em termos de acomodações, a região mais prática para se hospedar é no centro histórico e vizinhanças, ou seja, próxima a Via Pó ou Piazza Castello.

A cozinha de Turim é conhecida internacionalmente. Não deixe de experimentar o agnolotti e a polenta. A região é uma grande produtora de vinho e os três melhores tintos são Barolo, Barbaresco e Barbera, à venda em qualquer supermercado. Uma sacada é buscar restaurantes que ofereçam o tre piatto, que é a junção de três pratos em um por um preço muito vantajoso. Para saborear os maravilhosos sorvetes, sugiro a sorveteria Groom.

O Café Fiorio (Piazza Castello), fundado em 1858, é o que faz o melhor zabaione (em taça) e um sorvete sabor gianduia imbatível. Não deixe de comprar o gianduiotti (chocolatinhos de gianduia). Uma curiosidade: o uso da gianduia deu-se a partir de um bloqueio ao cacau imposto por Napoleão. Os mestres chocolateiros, desesperados com tal atitude, tiveram a ideia de substituir o cacau por farinha de avelãs torradas, criando essa maravilha de chocolate chamada gianduia!

Uma cafeteria histórica é o Al Bicerin, de 1763, onde nasceu uma bebida típica da cidade, o bicerin, mistura de expresso com chocolate quente e creme de chantilly! Para refeições rápidas, experimente as focaccias ou as deliciosas e saudáveis piadinas, sanduíches feitos em um pão achatado (parecido com o sírio) e recheado com magníficos embutidos como o prosciutto, verduras e tomates.

Turim é o berço do incrível Eataly (8 Gallery), mercado gourmet que se espalhou pelo mundo! Você pode tomar café da manhã, almoçar ou jantar em qualquer um dos boxes espalhados pelo imenso galpão! É cheia de opções legais em massas, queijos, carnes, vinhos, itens para cozinha, entre outros. Impossível visitá-lo sem comprar algo. A maior mercearia gourmet da Europa foi criada pelo famoso arquitecto Renzo Piano. Pode-se chegar até lá pelo ônibus n° 1, 35, 18 e 17. Ou, se você estiver perto da estação Lingotto FS, pode passar por uma ponte que se conecta diretamente à Galeria 8. É um dos poucos centros comerciais que ainda abrem no domingo. Há outros espaços destes abertos em Nova York, Tóquio, Roma, São Paulo, Milão e Chicago, assim como também em outras cidades italianas.

A Via Garibaldi é um calçadão enorme onde você encontra marcas mais populares de vestuário. Essa rua fica de frente ao Palazzo Madama na Piazza Castello. Uma época boa para comprar são nos meses de janeiro e julho, quando tudo entra em saldo, com até 80% de desconto. Vale a pena!

Turim é uma cidade perto dos Alpes e tem proximidade com pequenas aldeias. Durante o verão, se você tiver um dia e quiser relaxar, faça uma viagem ao Parque Nacional Gran Paradiso, ao Parque Orsiera Rocciavrè ou ao Parque Val Varaita. Durante o inverno, os Alpes oferecem uma ampla gama de estâncias de esqui, desde uma das maiores do mundo, Via Lattea, até uma série de pequenas áreas destinadas à prática, porém menos povoadas e mais econômicas.

Turim pode ser considerado uma cidade segura. Esteja ciente de que a área de Porta Nuova (estação de trem) pode ser bastante perigosa não só de noite (cuidado com os trombadinhas). Isto aplica-se especialmente ao bairro de San Salvario, que fica entre a estação e o Parco Valentino. Tenha muito cuidado especialmente com suas bagagens e mochilas. Também as áreas perto de Porta Palazzo podem ser perigosas, especialmente nas ruas menores.

Cidades na Itália

Florença| MilãoGênovaRoma | Veneza | Pisa | Verona | Bolonha | Brindisi

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional

A Itália é um dos países europeus que mais abriga no continente

A abordagem da Carabinieri, a polícia federal italiana

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Procure as menores taxas ao desembarcar

Pesquise a localização do quarto para pechinchar

Não exagere nos acessórios do bebê!

São muitas opções, sonhos e desejos

Estratégia de Guerra dos Vikings

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Índice Big Mac

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus