Início Lugares Inesquecíveis Américas Em Lima visite o complexo arqueológico de Pachacamac

Em Lima visite o complexo arqueológico de Pachacamac

COMPARTILHE

Lima é a capital e a maior cidade do Peru. Localiza-se nos vales dos rios Chillón, Rímac e Lurín, na parte central do litoral peruano, com vista para o Oceano Pacífico. Juntamente com o porto marítimo de El Callao, forma uma área urbana contígua conhecida como Região Metropolitana de Lima, onde residem quase 12 milhões de pessoas, cerca de um terço da população nacional.

Anos antes da chegada dos incas, a região onde está Lima era ocupada por assentamentos pré-incas às margens do rio Rimac. Lima foi fundada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro em 18 de janeiro de 1535, como Ciudad de los Reyes. Após a Guerra da Independência Peruana, tornou-se a capital da República do Peru.

Lima é o centro econômico do país responsável por mais de 70% da indústria do Peru. As principais são a alimentícia, a  química e a têxtil. Por outro lado, a cidade sofre  com a poluição provocada por milhares de veículos.

O clima é temperado subtropical. A temperatura média anual é 19°C, com um máximo anual de cerca de 29°C. No verão, de dezembro a abril, as temperaturas variam entre 21 e 28°C e os dias são ensolarados, quentes e úmidos. No  inverno, de junho a setembro, as temperaturas variam entre 12 e 19°C e os dias permanecem com insistente neblina. A temperatura mais baixa registada historicamente é 5°C. A primavera e o outono tem temperaturas entre 17 e 23°C.

Lima tem elevados níveis de umidade e baixa precipitação sendo que as chuvas são quase nulas. Quando chove, ocorrem muitos problemas como avalanches nas colinas, causando graves prejuízos.

O transporte público é um grande problema na cidade, pois os anos de crescimento desordenado e descontrolado não foram acompanhados do desenvolvimento de uma rede eficiente de transportes. Lima é servida pelo Aeroporto Internacional Jorge Chávez, localizado em El Callao, o maior, mais movimentado e principal aeroporto peruano.

O táxi é o meio de transporte mais apropriado para conhecê-la. A cidade serve de roteiro para quem vai para Machu Picchu. No seu planejamento, veja se a solução mais eficiente e econômica é pegar um voo Lima-Cusco com duração de quase 1 hora. Caso queira economizar e viajar de ônibus, vai levar 2 dias por causa da estrada perigosa e desgastante. Definitivamente, essa opção não vale a pena.

A cidade de Lima tem vários pontos turísticos para serem explorados. Muitos de seus edifícios e templos até hoje permanecem no Centro Histórico de Lima. Visite a histórica Plaza Mayor, onde o conquistador espanhol Francisco Pizarro fundou a cidade. Conheça o Convento de San Francisco, uma grande obra arquitetônica do século XVII, e observe as celas onde dormiam os monges, o grande pátio decorado com azulejos espanhóis e a impressionante biblioteca. Não perca as galerias subterrâneas ou catacumbas, onde era o cemitério principal.

Lima concentra o maior número de museus do país, principalmente o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru, Museu de Arte, o Museu Pedro de Osma, o Museu de História Natural, o Museu da Nação, a Sala Museo Oro del Perú Larcomar, o Museu de Arte Italiana, o Museu do Ouro e o Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera. Esses museus se concentram em arte, culturas pré-colombianas, história natural, ciência e religião. O Museu da Arte Italiana mostra a arte europeia e visite a famosa coleção de arte erótica do Museu Larco Herrera.

Não deixe de ir ao belo Huaca Pucllana, templo da época pré-inca, construído entre os anos 200 e 700 D.C.

O Centro Histórico de Lima, formado pelos distritos de Lima  e  Rímac, foi declarado Patrimônio da Humanidade  pela UNESCO  em 1988. Alguns exemplos de arquitetura colonial incluem a  Basílica e Convento de São Francisco de Lima, a Plaza Mayor, a Catedral e o Palácio de Torre Tagle. Um passeio pelas igrejas da cidade é um circuito popular, como a Catedral e o Mosteiro de São Francisco, que datam dos séculos XVI e XVII, conectados por catacumbas subterrâneas.

Também é notável o Santuário de Las Nazarenas, o ponto de origem do Senhor dos Milagres, cujas festividades no mês de outubro constituem o evento religioso mais importante da cidade. Algumas secções das muralhas permanecem de pé e são frequentadas pelos turistas. Estes exemplos de fortificações espanholas medievais foram construídos para defender a cidade de ataques de piratas e corsários. As praias são visitadas durante os meses de verão, localizados ao longo da Rodovia Pan-Americana, ao sul da cidade, em distritos como Lurín, Punta Hermosa, Santa María del Mar, San Bartolo, Miraflores e Asia.

Os bairros suburbanos de Cieneguilla, Pachacamac e Chosica são atrações turísticas entre os locais. Como eles estão localizados em uma elevação maior do que a de Lima, eles recebem mais luz do sol nos meses de inverno, algo que frequentemente falta na cidade sob o nevoeiro sazonal.

A maior atração é, sem dúvida, o espetacular complexo arqueológico de Pachacamac. O local é composto por pirâmides e templos dedicados ao sol e à lua e nele está o grande Oráculo de Pachacamac. Segundo arqueológicos e historiadores, o santuário era considerado a igreja mais importante da costa do Peru e foi um grande centro de peregrinação onde homens de quase todas as regiões frequentavam para levar suas oferendas e consultar o oráculo para saber sobre o futuro. Dentro dos templos existem escadas e rampas que nos levam até o topo do santuário de onde avistamos toda a extensão do Vale de Lurin e o Oceano Pacífico. Conheça o Templo do Sol, uma relíquia desde a época inca, erguido sobre quatro plataformas  em forma de triângulo  e onde existe uma grande pirâmide sem ponta. As ruínas de Pachacamac ficam ao sul da cidade a uns 40 minutos de ônibus. Ou, você pode acertar um preço com algum taxista. O lugar é imenso, muito bem conservado e majestoso. É necessário umas 3 horas para explorá-lo!

Os pratos típicos da região são o anticucho, uma espécie de picadinho de coração de boi com um preparo todo especial, além do ceviche. No entanto, a cidade possui inúmeras opções de bares, restaurantes e cafés que oferecem cardápios com as mais variadas cozinhas além da peruana, inclusive pizzas.

Os carrinhos de comida de rua por lá tiveram um verdadeiro ‘boom’ nos últimos anos e são conhecidos como “restaurante dos agachados”. Com uma grande quantidade de opções de menu a preços acessíveis, será difícil escolher o melhor petisco para experimentar no Peru. São refeições muito substanciosas, fortes de cheiro e de gosto e muito econômicas.

Como sugestão para experimentar, cito os famosos cuy (carne de porquinho-da-índia em pedaços com molho de pimenta), o ají de gallina (frango triturado e misturado com molho de pimenta verde, leite e pão), os lomos saltados (carne em tiras fritas), os tamales (massa de milho cozida em folhas), o chanfainita (pulmão de boi cozido com batatas) e o cau-cau (estômago bovino bem temperado e cozido) também são servidos com arroz, ou feijão, ou batatas em pratinhos descartáveis. Os anéis doces picarones são outras delícias típicas e com massa feita de batata-doce e abóbora. Depois de pronta, as rosquinhas são mergulhadas em diferentes xaropes antes de assar. De aquecer o coração!

A maior parte das iguarias citadas acima são vendidas por, no mínimo, 4 reais! Ou seja, você faz, em Lima, uma super refeição, boa e econômica.

A música típica é a marinera limera, que pode ser ouvida na Associação Cultural Brisas do Titicaca, incentivadora do folclore andino. A festa principal da cidade é a do Senhor dos Milagres, quando se realiza uma famosa corrida de touros na Praça de Acho.

Lima possui muitos outlets de marcas famosas e bons descontos. Mas, se você procura por souvenires, os mercados de rua são a melhor pedida. E no mais autêntico estilo andino, ou seja, locais super coloridos e repletos de aromas.

Existem muitos shoppings na cidade, como o Jockey Plaza em Surco e o Megaplaza Norte shopping. Mesa Redonda é uma parte do Centro Histórico de Lima na área do Barrios Altos, uma das partes mais antigas da cidade, que sofre de uma grande deterioração urbana. Nos últimos anos, tem havido, nesta área, um comércio baseado na economia informal. É identificado como uma área de alto risco devido a suas favelas, a superpopulação e venda de mercadoria ilegal.

Há muitas opções de hospedagem em Lima. Desde albergues a hotéis, a cidade possui uma boa infraestrutura de acomodações, inclusive pet friendly. A cidade está bem servida por ônibus, micro-ônibus, kombis e táxis para qualquer parte. O preço varia de acordo com a distância. Também há muitos locais para aluguel de bicicletas, caso a sua preferência seja desbravar a cidade sobre pedais.

Para quem quiser conhecer a noite da capital, as melhores opções são a Rua de Las Pizzas, no distrito de Miraflores, e a Praça Municipal, no distrito de Barranco. Caso tenha tempo ou um carro, visite o lado moderno atravessando as plantações de azeitonas do Olivar de San Isidro, a zona residencial de Miraflores e o famoso Centro Comercial de Larco Mar, onde há uma vista incrível do Oceano Pacifico e o conjunto de lojas de lembranças onde podemos encontrar desde de uma pequena cerâmica até os sofisticados tecidos feitos de lã de alpaca e vicuña.

Outras cidades no Peru

Puno | Ilha de Taquile | Arequipa | Cajamarca | Nasca | Huaráz | Huancayo | TrujilloCusco | Pisac | Machu Picchu

Países nas Américas

 Argentina |  Bolívia |  Chile |  Curaçao |  Estados Unidos |  Peru |  Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Pachacamac foi um templo religioso de grande prestígio

Lima é o caldeirão dos tesouros comestíveis do Peru!

No Peru, praticamente, o país inteiro é um convite à aventura!

Na Patagônia chilena, os parques nacionais são ideais para praticar esportes

O trekking é um dos esportes mais praticados na trilha de Machu Picchu!

Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Chan Chan a maior cidade de barro do mundo

O cemitério de Chauchilla às avessas

As impressionantes Linhas de Nazca

Como os incas tratavam seus mortos?

Lanzón é o símbolo maior de adoração da cultura chavín

A Ilha de Taquile é um pequeno paraíso no Lago Titicaca

A ilha de Urus no meio do lago Titicaca

Todos merecem desfrutar os Banhos do Inca

A importância do número 3 na minha trilha pessoal

A beleza da filosofia de vida dos incas

Os incas administravam como os países ricos adotam hoje

Cuidados na viagem a Bolívia e Peru

Roteiro para Bolívia e Peru (40 dias)

Roteiro para Machu Picchu (21 dias)

Cuy assado com batatas e arroz

Hostels abrem as portas também com a finalidade de trocar experiências

Os locais podem dar aquelas dicas valiosas e baratas

Pesquise e faça passeios por conta própria

Você é quem decide

Procure ir trocando seu dinheiro aos poucos

Viajar com pouco dinheiro não deixa a experiência menos legal

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus