Início Matérias Comportamentais Comida de rua Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional

Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional

COMPARTILHE

A melhor fórmula para se conhecer um país é formada por três ingredientes: rua, gente e comida.

Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional, mas todos os pratos são encontrados em Florença! A comida de rua é uma maneira de consumir uma refeição muito antiga que foi adaptada originalmente pelos romanos: em pé, a comida era devorada de forma rápida e em lugares abertos e próximos da estrada.

Indícios comprovam, no entanto, a existência de um tipo de porchetta (carne de porco assada, macia e fatiada) nos banquetes etruscos, povos que habitavam a atual Toscana e parte do Lazio e da Umbria, até 500 anos a.C.

Atualmente, a maneira de comer que antes era abominada pela nobreza se popularizou e é uma das mais usadas no mundo, especialmente durante uma viagem! É uma forma prática e excelente pedida para se experimentar pratos típicos do local visitado quando não se pode ou quer gastar muito.

Na Itália, país de referência na gastronomia mundial, cada cidade tem sua comida de rua tradicional, no entanto, todos os pratos são encontrados nos quiosques de Florença. A seguir, minhas sugestões de pratos rápidos, deliciosos, nutritivos e econômicos.

O sorvete é uma verdadeira paixão e tradição italianas. Além das gelaterias, é fácil encontrá-lo nas barraquinhas de rua, feito artesanalmente e com sabores diversos, cremoso e aveludado. Uma boa e deliciosa opção!

Nativo de Roma, o arancini é, com certeza, o salgado de rua mais famoso do país. É uma espécie de bolinho de arroz frito com recheio de queijo, ervilha e frango ou carne picada, crocante por fora e com o interior bem cremoso. Antigamente, eram usados miúdos de galinha como recheio deste croquete. É vendido por toda parte.

A farinata é outra delícia nutritiva e que vale a pena ser provada: uma massa feita com grão de bico e frita no azeite. Tipicamente de Gênova, este prato é barato e rápido de consumir. A panella é uma massa de farinha de grão de bico ou de batata que é frita e colocada dentro do pão como sanduíche, encontrada em várias barraquinhas.

Um campeão florentino é o lampredotto, presente nas ruas e barracas de tripas (tripperia). Os florentinos dizem que o lampredotto não é comida para os turistas, é comida de rua e história de vida de um povo que passou por aquelas ruas e nelas viveram e vivem ainda hoje. Trata-se de um sanduíche recheado com tripa, parecida com a nossa dobradinha. Os pedaços de bucho são cozidos por horas em um caldo com tomate, cebola, salsa e aipo. É servido banhado no caldo em que foi cozido, mais pimenta do reino e molho verde. Se você não tem frescuras, aproveite, pois é delicioso!

Outra iguaria que exige estômago é o pani ca meusa, ou pão com baço. Trata-se de uma refeição saudável e saborosa. Proveniente da região da Sicília e vendido como água pelas ruas de Florença, o sanduíche é feito com pedaços de pulmão e baço de vitela recheando um pão e com cobertura de queijo gratinado.

A piadina é uma excelente pedida de refeição rápida: é um disco de pão crocante e com diversos recheios como presunto Parma, peixe e com queijo mussarela fresco e chicória.

Tem também o pesce fritto al cono, lascas de peixe fresco e empanadas à moda milanesa. Outra fritura bastante popular e doce é o napolitano zeppole, massa que pode vir com diversas coberturas como de açúcar, geleia, creme ou chocolate.

Espetinho também tem e é chamado de stigghiola, feito basicamente de intestino de ovelhas, cabras ou galinhas. E eu continuo insistindo, abra sua mente, pois é uma delícia. Outro espetinho famoso é o panino con porchetta, ou seja, carne de porco em pedaços temperada com sal e ervas, acompanhada de panino.

Outras gostosuras são o panzerotti, massa em forma de meia lua parecida com um calzone e recheada com tomates e queijo derretido; a crema fritta, ou um creme espesso à milanesa e depois frito, servido num cone de papel; e o oliive all’ascolana, massa à milanesa recheada com azeitonas e carne moída temperada, não tem como ser ruim!

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

A cozinha típica da República Tcheca é bem rica!

Berlim tem na comida de rua um de seus pontos fortes!

Em Bruxelas, a comida mais vendida são as batatas belgas fritas!

Em Londres, são muitas opções a escolher além do tradicional fish and chips!

Istambul possui uma culinária vasta em aromas, cores e sabores

Lima é o caldeirão dos tesouros comestíveis do Peru!

O falafel não é a comida oficial de Israel, mas é muito consumida!

Pode se comer de tudo nas elegantes ruas parisienses!

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Soluções estratégicas para seu evento

As barracas de rua oferecem ótima experiência cultural

O problema muitas vezes é falta de planejamento

Carregue um mapa e não se perca

Compre algumas coisas no supermercado e aproveite a luz do dia

Tenha disposição para resolver o problema e aproveitar a viagem

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido

O ser humano possui condições e perspectivas individuais de crescimento

Antes de sair de casa: durma bem e garanta que está bem descansado

A fábrica da Guinness é um destino de peregrinação para quem visita Dublin!

A Irlanda não é um país só regado à cerveja, como também a whisky!

Tente economizar em serviços que você mesmo pode realizar em casa

O trekking é um dos esportes mais praticados na trilha de Machu Picchu!

Piso quente pode queimar a patinhas de nossos pets

Por que pegar táxi enquanto podemos ir de metrô ou ônibus

A região do rio Douro é o berço do famoso e delicioso vinho do Porto!

Uma árvore na praça sagrada

Meramec Caverns “o tesouro enterrado do Missouri”

Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa

As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes

Um vencedor tem a grandeza de lutar sem descanso pelo que acredita

Todo o ganho implica em alguma perda

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus

Os 5 relatos das minhas Viagens Aprendizados pelo mundo

Viagens de Incentivo
Palestra Motivacional