Início Serviços na cidade Europa Roma – Atrações Gratuitas

Roma – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na Itália

Florença| MilãoGênovaTurim | Veneza | Pisa | Verona | Bolonha | Brindisi

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Sentar na escadaria da Piazza di Spagna
Endereço: Piazza di Spagna, Roma, Itália
Comentário: Num final de tarde, muitos turistas e moradores da cidade se encontram sentados na escadaria observando a beleza da praça. Ambulantes oferecem desde a cerveja a um borbulhante qualquer. Nada melhor do que ficar em silêncio contemplando esse momento mágico da cidade. Conhecida por sua famosa escadaria de 135 degraus, foi inaugurada pelo papa Bento XIII por ocasião do Jubileu de 1725. No topo, tem-se a igreja Trinità dei Monti e uma bela vista panorâmica de Roma! Ao centro, está a famosa Fontana della Barcaccia, dos primeiros anos do barroco. Do lado direito da escadaria, está a antiga casa do poeta inglês John Keats, que viveu e morreu no local em 1821, hoje um museu dedicado à sua memória e à de seu amigo Percy Bysshe Shelley, repleta de livros e lembranças do romantismo inglês. Do lado esquerdo, está o famoso Salão de Chá Babington's, de 1893. Ao lado da via Frattina, está o Palazzo di Propaganda Fide, uma das propriedades da Santa Sé em Roma. Em frente à sua fachada, está a coluna mariana da Imaculada Conceição, inaugurada em 1856. Os arredores são também um verdadeiro paraíso para os que gostam de ir às compras. No local, há butiques mundialmente famosas como Valentino, Fendi, Gucci, entre várias outras. Já na Via Del Balbuíno, bem próxima à praça, é possível encontrar antiguidades, quadros e móveis. Para chegar, pegue o metrô linha A, estação Spagna.
Viajando com Sergio Motta
Local: Fontana de Trevi
Endereço: Piazza di Trevi, Roma, Itália
Comentário: A maior e mais ambiciosa fonte barroca situava-se no cruzamento de três estradas (trevie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade. No ano 19 a.C., técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 km da cidade. A água desta fonte foi levada por um aqueduto de Roma diretamente para os banheiros de Marco Vipsânio Agripa e serviu a cidade por mais de 400 anos. Atração turística famosa, esta é uma das fontes mais imponentes do mundo, com respeitáveis 26 metros de altura e 20 metros de largura. Todos os anos, milhões de turistas seguem um rito mágico para ver seus desejos cumpridos. Eles dão as costas para a fonte e jogam algumas moedas para a bacia, símbolo do oceano. De acordo com a tradição, este gesto deve assegurar às pessoas um retorno agradável à Roma.
Viajando com Sergio Motta
Local: Monumento a Vittorio Emanuele II
Endereço: Piazza Venezia, Roma, Itália
Comentário: Monumento em honra a Vítor Emanuel II, primeiro rei da Itália. Foi inaugurado em 1911. Feito de mármore branco de Botticino, apresenta uma majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vítor Emanuel e duas estátuas da deusa Vitória. A estrutura tem 135 m de largura e 70 m de altura. Hoje, o monumento mantém o túmulo do Soldado Desconhecido com uma chama eterna. A base da estrutura também abriga o museu da Reunificação italiana. Há um elevador panorâmico foi instalado, permitindo aos visitantes ir ao terraço e ter uma visão 360° de Roma. Muito belo!
Viajando com Sergio Motta
Local: Piazza Venezia
Endereço: Piazza Venezia, Roma, Itália
Comentário: Grande praça e um dos principais centros nevrálgicos do sistema de transportes de Roma, na qual muitas das principais avenidas da cidade se intersectam. Seu nome é uma referência à cidade e Veneza, uma homenagem ao cardeal veneziano Pietro Barbo (futuro papa Paulo II), que construiu o Palazzo Venezia perto da vizinha Igreja de São Marcos, o padroeiro. O palácio era também a embaixada da República de Veneza em Roma. A praça fica no sopé do monte Capitolino e perto do Fórum de Trajano. A principal artéria da cidade, a Viale dei Fori Imperiali, começa ali e atravessa o Fórum Romano em direção ao Coliseu. Contudo, o local é dominado pelo enorme Monumento a Vittorio Emanuele II! Em 2009, durante as escavações da linha C do Metrô de Roma, antigos restos do que foi ident
Viajando com Sergio Motta
Local: Galeria Borghese
Endereço: Piazzale del Museu Borghese , 5, Roma, Itália
Comentário: Instalado na Villa Borghese Pinciana, foi construído entre 1613 e 1616 para Scipione Borghese. A coleção de esculturas clássicas da família Borghese (entre as quais obras de Gian Lorenzo, Bernini, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Raffaello, Rubens, Ticiano) e pinturas do século XV a XIX repousam no edifício encomendado pelo cardeal Scipione Borghese. Gratuito. Aberto de terça a sábado das 9h às 13h; domingo, das 9h às 20h. Fecha às segundas-feiras. Pegue na estação Termini o ônibus 910 para chegar.
Viajando com Sergio Motta
Local: Panteão
Endereço: Piazza della Rotonda, Roma, Itália
Comentário: Edifício encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (27 a.C.–14 d.C.) e reconstruído por Adriano (117–138) por volta de 126. No local, dedicado a todos os deuses romanos, estão as tumbas de Raffaello e Annibale Caracci, dos reis Vittorio Emanuele II, Umberto I e da rainha Margherita. Quase dois mil anos depois de sua construção, a cúpula ainda é a maior feita em concreto não reforçado do mundo. O Panteão tem sido utilizado como igreja dedicada à "Santa Maria e os Mártires". Foi erguido como templo romano e depois consagrado como igreja católica. A única luz natural entra no centro da abóbada e, através das portas de bronze, ao pórtico. À medida que o sol se move, padrões impressionantes de luz iluminam as paredes e pisos de pórfiro, granito e mármores amarelos. Gratuito. Abertos diariamente das 8h30 às 18h30; aos domingos, das 9h às 18h. Pegue o ônibus nº 87 ou 94.
Viajando com Sergio Motta
Local: Fórum Romano
Endereço: Via dela Salara Vecchia, 5-6, Roma, Itália
Comentário: Era o centro comercial, religioso e político da Roma Imperial. O local, fincado bem no centro da cidade, é um fórum retangular, circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. Foi durante séculos o centro da vida pública romana: cerimônias triunfais e de eleições, discursos públicos, processos criminais, confrontos entre gladiadores e o centro dos assuntos comerciais. Entrada franca. Desça na estação Colosseo.
Viajando com Sergio Motta
Local: Arco de Constantino
Endereço: Via di San Gregorio, Roma, Itália
Comentário: A oeste do Coliseu, foi erguido para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, em 312 d.C. A batalha está representada esculpida sobre o lado direito do arco, na frente oposta ao Coliseu. Foi inaugurado oficialmente em 315 e construído com materiais tirados de outros monumentos imperiais dedicados a Trajano e Adriano. No topo, você pode ler a inscrição: "Constantino superou seus inimigos por inspiração divina".
Viajando com Sergio Motta
Local: Circo Massimo
Endereço: Via del Circo Massimo, Roma, Itália
Comentário: Foi um dos maiores estádios de Roma, com uma capacidade de 250.000 espectadores sentados, durante o século IV a. C. Era um local para corridas de cavalos, torneios de atletismo e luta de animais. Outro esporte muito popular era batalha marinha: a arena estava cheia de água e lutas entre os barcos ligeiros ocorreram. A torre é dos tempos medievais.
Viajando com Sergio Motta
Local: Fóruns Imperiais
Endereço: Via dei Fori Imperiali / Via Quattro Novembre, 94, Roma, Itália
Comentário: Os Fóruns Imperiais consistem em uma série de fóruns monumentais (praças públicas), construídos em Roma durante um período de um século e meio, entre 46 a.C. e 113 d.C. Foram o coração da República e do Império Romano. Não fazem parte do Fórum Romano, mas eram os centros de política, religião e economia da antiga Roma. Aberto durante o inverno das 9 às 16:30 e das 9 às 18:30 no verão. Fechado às segundas.
Viajando com Sergio Motta
Local: Fórum de Augusto
Endereço: Piazza del Grillo, 6, Roma, Itália
Comentário: É um dos fóruns imperiais de Roma construído por Augusto. Inclui o Templo de Marte Ultor. Foi construído em comemoração à vitória de Augusto sobre os assassinos de César, e concluído em 2 a.C. Seu lado norte, foi dominado por um Templo dedicado a Marte, o Vingador. A peça central do fórum era uma estátua de Augustus.
Viajando com Sergio Motta
Local: Galeria Nacional De Arte Antiga
Endereço: Palazzo Barberini, Via Quattro Fontane, 13, Roma, Itália
Comentário: Exibe pinturas do século XII e XVIII e uma coleção de arte decorativa. Entre as obras, estão telas de Lippi, Raffaello, Caravaggio e Bernini. Abre das 9h às 14h diariamente; aos feriados, das 9h às 13h. Fecha às segundas-feiras.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Arqueológico de Ostia
Endereço: Via degli Scavi, Roma, Itália
Comentário: O museu oferece uma exposição de esculturas antigas, peças decorativas e arquitetônicas de terracota, objetos de culto encontrados durante as escavações na antiga Ostia.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Dell' Arte Classica
Endereço: Piazzale Aldo Moro, Termini-San Lorenzo , 5, Roma, Itália
Comentário: Foi fundado em 1892 por Emanuel Löwy. Abriga um grande número de moldes de estátuas da Acrópole de Atenas. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 18h. Fecha aos sábados e domingos.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Della Civiltà Romana
Endereço: Piazza Agnelli Giovanni, 10, Roma, Itália
Comentário: O museu é composto principalmente de reproduções como moldes de estátuas, bustos, partes de edifícios em tamanho natural. Todos eles representam monumentos e complexos arquitetônicos de Roma e províncias da Roma Imperial, superinteressante! Aberto de terça a sábado das 9h às 14h; domingo das 9h às 13h30. Fecha às segundas-feiras, 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Della Via Ostiense
Endereço: Via Persichetti Raffaele, 3, Roma, Itália
Comentário: O museu está situado na antiga Ostiensis e conserva material documental sobre via Ostiense (originais, moldes, iconografias). Abre das 9h30 às 13h30; às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Delle Antiquità Etrusche e Italiche
Endereço: Piazzale Moro Aldo, Termini-San Lorenzo , 5, Roma, Itália
Comentário: Fundado em 1950 por Massimo Pallottino. Com o tempo, sua coleção aumentou com a doação de um grande número de originais arqueológicos, moldes, modelos e plásticos. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h30 às 13h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Delle Mura
Endereço: Via di Porta San Sebastiano, Appio Latino, 18 , Roma, Itália
Comentário: O museu está situado no portão de S. Sebastião da muralha de Aureliano e oferece aos seus visitantes um itinerário bem didático que foi feito em 1990.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu dele Origini Pi
Endereço: Piazzale Aldo Moro, Termini-San Lorenzo , 5, Roma, Itália
Comentário: O museu foi fundado sobre os materiais arqueológicos doados pelo Prof. Rellini da Universidade de Roma. Os visitantes podem ver o material arqueológico, explicações das formas de produção de material de pederneira e sua evolução do Paleolítico para o Neolítico, além de explicações sobre as formas de fazer cerâmica. Abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Nazionale di Villa Giulia
Endereço: Piazzale di Villa Giulia, Flaminio , 9, Roma, Itália
Comentário: O museu está situado num impressionante edifício do século XVI com um maravilhoso jardim. Foi construído por Vignola e Ammannati para Giulio III. Contém peças arqueológicos de escavações no sul da Etrúria e de áreas do Lácio e Umbria. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h30 às 19h30. Fecha às segundas-feiras, 1º de janeiro e 25 de dezembro.
Viajando com Sergio Motta
Local: Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea
Endereço: Viale delle Belle Arti, 31, Roma, Itália
Comentário: Uma das maiores coleções de pinturas, esculturas e arte gráfica de artistas, principalmente italianos, do século passado até os dias de hoje. A galeria também tem vasta biblioteca e arquivos especializados. Aberta de terça a domingo, das 9h às 20h. Fechada às segundas-feiras.
Viajando com Sergio Motta
Local: Fontana dell' Acqua Paola - Gianicolo (Via Garibaldi)
Endereço: Via Garibaldi, Roma, Itália
Comentário: Esta majestosa fonte, conhecida como "fontanone del Gianicolo", foi criada para o papa Paolo V Borghese (1605-1621). A monumental construção é caracterizada por cinco nichos laterais, três grandes e dois menores, que recebem água do lago Bracciano. Parte das inscrições esculpidas sobre os nichos é inexata. Em 1690, o papa Alessandro VIII Ottoboni encarregou Carlo Fontana de substituir as cinco conchas na base dos hidrantes por uma magnífica bacia. O arquiteto também foi acusado de abrir um espaço em frente ao jardim botânico com um arco central.
Viajando com Sergio Motta
Local: Fonte do Tritão- Piazza Barberini
Endereço: Piazza Barberini, Roma, Itália
Comentário: A Fonte do Tritão é uma das primeiras fontes de Gian Lorenzo Bernini, localizada na Piazza Barberini. Foi uma encomenda do papa Urbano VIII, um amante da arte e fã do escultor. Bernini a esculpiu em 1643 e foi a primeira de suas fontes, indiscutivelmente barroca e de grande dramaticidade. A escultura mostra Tritão, filho de Netuno, mítico personagem da mitologia grega, cujo tronco era de um homem e as pernas eram a cauda de um peixe, sorvendo água de uma concha e apoiado por quatro grandes peixes de duras feições.
Viajando com Sergio Motta
Local: Piazza Navona
Endereço: Piazza Navona, Roma, Itália
Comentário: É uma das mais célebres praças de Roma! Sua forma assemelha-se à dos estádios da Roma Antiga. Comportava até 20 mil espectadores sentados. A Navona passou de fato a caracterizar-se como praça nos últimos anos do século XV, quando o mercado da cidade foi transferido do Capitólio para lá. Foi remodelada para um estilo monumental por vontade do papa Inocêncio X, da família Pamphili e é motivo de orgulho da cidade. Dispõe ainda duas outras fontes esculpidas por Giacomodella Porta, a Fontana di Nettuno (1574), na área norte, e a Fontana del Moro (1576), na área sul. Na extremidade norte, por debaixo dos edifícios, foram descobertas ruínas antiquíssimas!
Viajando com Sergio Motta
Local: Campo de Fiori Piazza
Endereço: Campo de' Fiori, Roma, Itália
Comentário: O Campo de Fiori é uma praça no centro de Roma, ao leste do rio Tibre. Todos os dias, exceto aos domingos, lá ocorre um dos maiores mercados de Roma. No meio da praça há uma estátua, erigida em 1881, em homenagem ao filósofo Giordano Bruno, queimado vivo naquele local em 1600, por ter afirmado, que a Terra é que girava em torno do Sol e não o contrário, assim como Galileu Galilei. O Campo de Fiori é a única praça em Roma na qual não há pelo menos uma igreja. Em 1869, o antigo mercado de flores da Praça Navona foi transferido para o Campo de Fiori. Além de flores, alimentos frescos e coloridos (uma lindeza!) também são oferecidos pelos agricultores de lá.
Viajando com Sergio Motta
Local: Basílica de Santa Maria em Trastevere
Endereço: Piazza di Santa Maria in Trastevere, Roma, Itália
Comentário: Consiste de uma basílica menor e uma das mais antigas igrejas romanas. A planta original e o formato das paredes do edifício datam de 340, mas todo o resto da estrutura data de 1140. O primeiro santuário no local, uma igreja doméstica, foi construído entre 221 e 227 pelo papa Calisto I e reformado pelo papa Júlio I. A igreja está decorada por importantes mosaicos do final do século XIII, obra de Pietro Cavallini.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus