Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente Má disposição liquida todas as qualidades positivas

Má disposição liquida todas as qualidades positivas

COMPARTILHE

Na Universidade de Harvard, no cursoComo Economizar Tempo e Dinheiro”, meus  professores apresentaram a teoria de que existem no mundo três tipos de mentalidade empresarial a qual se repete com nuances diferentes desde os tempos mais remotos até os dias de hoje. Esta classificação está baseada na maneira pela qual a empresa enxerga e interpreta os seus próprios resultados e objetivos. O primeiro é aquele em que “vender, vender e vender” é a única prioridade: se as vendas mantiverem um bom ritmo, isto significará que a organização está bem e que os objetivos foram alcançados. Para o segundo tipo de empresa é fundamental tanto vender quanto obter lucros. Finalmente, no terceiro tipo estão as empresas estruturadas para vender, obter lucros e que se preocupam também em ter caixa.

As duas primeiras visões sofrem de problemas que, uma vez agravados, podem levar ao fracasso do empreendimento, como tem sido muitas vezes comprovado. Vender o produto ou serviço é fundamental, mas existem inúmeros outros dados em jogo. Nas empresas modernas, ou melhor, de mentalidade avançada é comum a idéia de transformar o cash slow em cash flow, ou seja, fazer com que a fraca e lenta entrada de dinheiro seja substituída por um fluxo de caixa constante e sólido. Isso assegura à companhia poder de compra e reservas tanto para novos investimentos quanto para safar-se de eventuais percalços.

O hábito de fazer mais do que nos pagam para fazer é um sólido princípio para a vida prática.

Acho perfeita a comparação entre o modo de “navegar” de uma grande empresa e o de um transatlântico: se o mar-mercado encrespa e causa uma falha no mecanismo (a perda de uma concorrência ou qualquer outro revés), os motores podem chegar a parar. No entanto é possível que demore muito até o comandante descubra isso, porque o enorme peso da estrutura continua carregando o navio por muito tempo. Quando o ritmo da navegação torna-se lento demais, percebe-se o problema e começa-se a providenciar uma maneira de consertar o defeito e mudar de rumo. Enquanto isso, já chegaram ao porto sãos e salvos os navios  cujos comandantes tiveram visão e o cuidado de tomar medidas preventivas durante a tormenta. Para isso, bastou que esses comandantes enviassem alguém à casa de máquinas, a fim de verificar a possível ocorrência de alguma avaria que precisasse ser sanada imediatamente.

Se você é encarregado de dirigir um setor ou um grupo de pessoas, faça uma autocrítica. Liste pelo menos três boas ideias que teve para melhorar o desempenho dos aprendizes ou o seu. Não caia na tentação de usufruir do poder pleno que lhe foi conferido somente com a finalidade de analisar o trabalho ou as idéias alheias. Outra coisa: se ainda não chegou ao ponto de mandar, nunca se esqueça de que o seu talento e as suas contribuições originais para a empresa é que irão possibilitar que você alcance um posto de chefia. Má disposição liquida todas as qualidades positivas.

Trabalhar, dar o melhor de si, não significa dar o “sangue” pelo seu patrão, mas sim construir o seu futuro.

É preciso que você esteja preparado para a hora de enfrentar as dificuldades, de acreditar no sonho e na possibilidade de vitória e isto significa investir na sua competência e entender sua Evolução Consciente. Um executivo que desiste de evoluir, quando menos esperar será atropelado pelos fatos. “Muitos pensam que sabem; poucos sabem que não sabem; quem sabe, sabe que sabe muito pouco”, dizia A Canalini. Portanto não se deixe enganar, não se acomode. Você está fazendo este ano as mesmas coisas que fazia no ano passado? Se estiver, então está perdendo terreno. A perda de tempo é fatal, tanto na gestão empresarial quanto na vida pessoal. É preciso estar atento a tudo o que ocorre à sua volta, reagindo com prontidão às situações e descobrindo caminhos alternativos para os problemas  que se apresentam.

Não são simplesmente as palavras ou as idéias que o tornam um líder. É pelos seus gestos que os outros vão entender por que você está em determinada posição, como sintetizou Oliver Goldsmith: “Você pode pregar um sermão melhor com a sua vida do que com os seus lábios”. Em síntese, o ideal é ser aquele que ouve aquilo que não é dito, que tem modéstia, comprometimento, capacidade de olhar a realidade sob vários ângulos e a habilidade de criar uma companhia que produza metas e desafios individuais para cada um de seus membros. Conquistar o espaço em uma empresa e na sociedade é uma luta de muitos soldados, poucos generais, incontáveis derrotados, mas também de vencedores.

Todo mundo que você conhece, sabe alguma coisa que você não sabe, aprenda com essas pessoas

 

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos

Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ

Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial

Desperte seu diferencial competitivo para fortalece-se

A mente se ocupa dialogando consigo mesma

A construção de sua vida

É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido

Não busque ser o maior em coisas menores

Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala

Problemas devem ser enfrentados como desafios

Reflexão sobre a evolução consciente

Exija de si mesmo um desempenho elevado

Ande com alguém igual ou melhor do que você

Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista

Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Economizar vai ajudar muito a realizar o sonho da viagem

Faça amigos na cozinha e divirta-se muito!

Escolha um carro confiável e que seja confortável

Não esqueça que viajar é divertimento

Procure as menores taxas ao desembarcar

Comidas exóticas e gestos: a ‘viagem’ dentro da viagem!

Caso decida ficar mais tempo no local

No começo é muito difícil viajar sozinha

Faça a sua viagem, não a dos outros

Fique atento constantemente na sua viagem

É melhor ficar precavido ao hospedar-se num hotel

Tenha disposição para resolver o problema e aproveitar a viagem

Saia da sua zona de conforto

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus