Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente A construção de sua vida

A construção de sua vida

COMPARTILHE

Construa a sua vida por etapas, mas nunca se acomode na busca da sua realização pessoal. Como você encara a sua própria existência?

Saiba que um dos motivos que podem tornar as coisas muito complicadas é a atitude solene pela qual você encara a sua própria existência. É a postura que assumimos diante da vida que irá mostrar o rumo de nossas caminhadas.

Com base em diversos fatores, sejam eles emocionais, sociais ou profissionais, tendemos a ver a vida de uma forma muito complexa, algo como um emaranhado de opções e possibilidades que nos obrigam a fazer tantas escolhas que até consideramos que escolher é algo penoso e infinito. Na realidade, a cada minuto na vida é possível decidir o futuro: podemos construir algo ou apenas cruzar os braços.

Para provar que a vida é muito mais fácil do que a imagem que normalmente lhe atribuímos eu vou mostrar a você que o direcionamento existencial é muito semelhante ao processo de construção de uma casa. E você é daqueles que acham que construir uma casa é uma tarefa simples? Pelo contrário, é uma tarefa que exige muito trabalho e dedicação, mas que não esconde mistério algum se usamos a cabeça e tivermos calma para solucionar falhas.

Qual é a primeira preocupação de quem quer construir? Sem dúvida é escolher o terreno ideal, que deve ser em um lugar saudável e bem localizado, com boas perspectivas de valorização imobiliária e que tenha uma vizinhança agradável.

Considere agora este terreno como sendo a área profissional em que você pretende atuar. Segundo a organização do nosso sistema de ensino a escolha está circunscrita a opções em três áreas genéricas de conhecimento, dentro das quais estão situadas as especializações: as áreas de ciências humanas, biológicas e exatas. É inadequado discutir aqui a eficiência ou a ineficiência do sistema de ensino vigente. O fato que devemos considerar é apenas que ele determina que se faça uma escolha.

Antes de qualquer escolha o jovem ou adulto, insatisfeito com uma primeira escolha profissional, precisa descobrir quais as aptidões que possui. De uma forma bem genérica diríamos que as ciências humanas têm como objeto a sensibilidade artística, filosófica ou formal; as ciências biológicas implicam uma ligação estreita com os fenômenos da natureza humana, animal, vegetal ou mineral; as ciências exatas contêm em seu universo aquilo que comumente chamamos de “ciências”. Quando você pergunta o que quer ser na vida e quais os rumos que pretende tomar, sua resposta já é uma definição. Responder a esta questão, como escolher o terreno adequado para construir, não é um trabalho fácil, mas precisa ser encarado de frente. O primeiro de todos os problemas de um homem é descobrir que tipo de obra ele deve realizar.

Tendo o terreno, o construtor irá determinar o local exato em que pretende erguer a casa, considerando elementos práticos como a orientação solar face à casa, a direção dos ventos e o correto aproveitamento topográfico, visando o bem estar futuro. É o mesmo que acontece com você e a escolha de sua carreira: direcionado para uma área mais ampla e fundamentado em suas próprias aptidões você vai definir qual a profissão que pretende seguir ou qual a especialidade que melhor se ajusta a seus talentos pessoais. Se você gosta de escrever talvez seja um bom jornalista; se o funcionamento do corpo humano o fascina, talvez seja um bom médico; se você tem facilidade para a matemática, poderá ser um engenheiro competente.

Mais adiante iremos discutir a importância de fazer esta escolha com o maior critério possível. Se voltarmos à nossa comparação, sabemos que uma casa pode se transformar em inabitável se, por erro de avaliação quanto à sua posição em relação ao sol, ela for construída de forma que os quartos sejam sempre frios e a sala muito quente. O mesmo pode acontecer a sua vida em relação a uma profissão escolhida por critérios tais como “quero exercer uma profissão que dê dinheiro”: esta é uma causa muito comum do fracasso profissional. Há um grande número de profissionais sem perspectivas só porque escolheram a área errada. Portanto cuidado: mudar depois é uma tarefa bastante penosa e existem casos em que as reformas estruturais custam mais caro que a própria construção. O projeto que é bem elaborado por um arquiteto considera todos os aspectos, principalmente o prazer de quem vai morar na casa. Na hora de tomar uma decisão quanto à escolha de sua profissão, seja como um arquiteto. Evite palpites de quem não entende do assunto e, em caso de dúvidas, procure ajuda especializada.

Determinado o local da construção, há a necessidade de escolher um bom engenheiro para supervisionar a obra e concretizar tudo o que o arquiteto idealizou. O papel dos engenheiros em sua vida será desempenhado pelos professores que estão encarregados de fornecer as informações com as quais você trabalhará no futuro. É a você que cabe a competência de exigir o máximo deles. Quanto maior for o seu interesse, maior será o seu aproveitamento. Se for preciso, você deve “tirar leite de pedra”!

Agora chegou o momento de selecionar o material a ser utilizado na construção. Um momento de grande importância, pois é este material que vai tornar o seu projeto uma realidade. Neste ponto, para evitar surpresas desagradáveis mais adiante, é fundamental prestar atenção na qualidade. Em certos aspectos a economia de material pode representar sérios gastos futuros ultrapassando assim o âmbito da economia para atingir o da burrice… Conheço o caso de uma construtora que, para diminuir os custos de uma obra, instalou em um edifício canos de plástico para a tubulação de gás. Obviamente inadequados, os canos se deterioraram rapidamente e os moradores, assim que descobriram a causa de seus problemas, obrigaram a construtora a arcar com as despesas da substituição dos canos de plástico pelos canos de cobre. Para a substituição ser feita foi necessário quebrar as paredes, o que tornou a obra bem mais cara do que seria se, desde o início, ela tivesse seguido a especificação correta do material.

Depois de todos estes procedimentos, vamos agora para a primeira fase da construção. Antes de tudo a casa precisa ter uma boa fundação, que servirá de apoio para toda a estrutura. Uma fundação sólida e bem feita vai evitar problemas como o aparecimento de rachaduras ou de outras avarias mais graves que ponham em risco a integridade da própria casa. Fazendo um paralelo com o ser humano as fundações são a mente. Quanto mais você estiver bem consigo mesmo, quanto melhor souber discernir e optar, mais sólida será a sua base e maior será o seu estado de felicidade. Uma pessoa de mal com a vida é orgulhosa, mau humorada e infeliz, sem entretanto ter consciência disto tudo. Agindo conscientemente você aumentará a sua autoconfiança, poucas serão as possibilidades das rachaduras aparecerem. As bases do alicerce irão sendo sedimentadas na medida em que o autoconhecimento e a consciência plena forem sendo desenvolvidos e a partir daí só um terremoto é que pode causar sérios abalos em sua construção. Investir nisto é investir em sua própria integridade.

Na edificação das paredes, os tijolos são colocados um a um, um em cima do outro e lado a lado; aos poucos formando diversos ambiente. Por analogia, esta seria a parte visível do seu projeto, aquela que vai dar a forma final ao seu sonho. Esta colocação de tijolos representa o seu cotidiano. Coloque a sua atenção no que você está fazendo no seu dia-a-dia e evite construir de maneira mecânica, inconsciente. Esteja presente em tudo o que você faz, pois somente estando presente em seus atos é que você pode interferir no meio em que atua, sem esquecer que você atua em planos diferentes e interligados como, por exemplo, em sua casa, em sua profissão, em seus diversos relacionamentos. Concentre-se em seus objetivos.

Você é a pessoa mais indicada para pensar nas melhores alternativas para os seus próprios caminhos. Deixar-se levar pela rotina pode desviar você de sua rota, porque simplesmente empilhar tijolos, ainda que você saiba com certeza qual a posição em que deve colocar cada um deles, não traz nem segurança, nem eficiência. Basta um soco ou um vento um pouco mais forte para que tudo desmorone. Daí a necessidade da argamassa, responsável pela união sólida dos tijolos entre si e chamada de liga, pelos especialistas, que é composta por dois elementos fundamentais: o cimento e a areia.

A argamassa da vida, capaz de solidificar o cotidiano, é a sua formação. Todo aprendizado tem dois elementos: o conhecimento ou teoria (o nosso cimento), e a experiência, traduzida pela capacidade de lidar criativamente com os imprevistos, de aplicar os seus conhecimentos no mundo prático, de solucionar os problemas (a nossa areia). Se o cimento for pouco, ou de má qualidade, comprometerá a impermeabilização, o que significa que se chover muito a casa poderá ficar cheia de infiltrações e por causa disto você acabará perdendo seus móveis. Quem tem pouco conhecimento fica vulnerável, o que diminui as suas possibilidades diante da concorrência acirrada. É como dizia Francis Bacon “Conhecimento é em si mesmo poder”.

O mesmo acontece em relação à areia. Se for de má qualidade, ou colocada em quantidade errada, a argamassa será menos sólida. Um repertório pobre em experiências prejudica o indivíduo e é reflexo de uma formação deficiente, significando que este indivíduo tem menos atributos para resolver problemas tanto profissionais quanto afetivos ou familiares. Daí a importância de encarar as coisas com seriedade.

A forma mais segura de criar uma estrutura sólida para a vida, dosando teoria e prática, é reclamar menos e tentar obter o máximo dos que lhe ensinam. É a força humana que ergue as paredes de uma casa, tornando real a ciência da construção. Seus pedreiros alegóricos serão todos aqueles que o ajudarem, dando força, orientação e opiniões no decorrer de sua carreira profissional e pessoal.

Com o avançar do trabalho, o estilo da edificação vai sendo identificado. Está chegando a hora da festa da cumeeira, a hora de colocar o telhado o que, no caso do profissional é o seu caráter. Quanto melhor ele for construído, menos vulnerável será a casa. Ética, honestidade, lealdade são os princípios que moldam a imagem de uma pessoa. Quem não dá importância a isto, passando todo mundo para trás, habita uma casa com telhado de vidro. Se as pedras vierem… Portanto nunca se esqueça do conselho do filósofo e historiador Heráclito: “O caráter de um homem é a sua divindade guardiã”.

Universalmente reconhecida como símbolo primordial da pureza, a água que utilizamos na parte hidráulica da casa é essencial numa construção e fundamental em nossa vida. Ela lembra o compromisso que temos com a nossa pureza interior, que deve ser preservada e continuamente revista. Lembre que pureza não se confunde com ingenuidade. De tempos em tempos, devemos limpar nossos canos, que nesta alegoria significam a necessidade de constantes reciclagens: a renovação da água é importante e todos sabemos dos perigos mortais que a sujeira e a estagnação nos oferecem.

A rede elétrica, transformada em energia para viabilizar o dia-a-dia da nossa construção, é a motivação para atingirmos nossos objetivos. É essencial estarmos ligados e sintonizados com o nosso objetivo de felicidade. É muito importante que tenhamos contatos com o mundo exterior e que sejamos disponíveis tanto para falar quanto para ouvir e por isto é bom ter um telefone em nossa casa. Devemos estar abertos para as chamadas que ocorrem com freqüência, mas muitas vezes não entendemos o significado dessas mensagens, por estarmos com a nossa linha ocupada com outras coisas.

Finalmente está tudo pronto. A pintura foi feita, a grama foi plantada no jardim, o piso foi colocado. Falta apenas a mobília para a casa ser habitada. A mobília será associada ao seu esforço pessoal, ao empenho, que é o responsável pelas conquistas pessoais, pelas promoções, etc. Quanto maior ele for, de melhor qualidade serão os móveis, ou seja, melhores serão os bens que o seu trabalho pode adquirir. E seja aquele tipo de decorador que muda a cada três ou quatro anos, só pelo prazer de renovar. Não se acostume com a mobília antiga.

Às vezes o simples fato de pintarmos a casa, ou de reformarmos móveis antigos que valem a reforma, já deixam a casa com aspecto de nova. É o que você deve fazer com os seus conceitos antigos: repensá-los, não simplesmente abandoná-los. Aproveite conhecimentos e experiências antigas para adaptá-las a novas situações e conceitos. Devemos sempre acrescentar coisas inteiramente novas e desconhecidas às coisas antigas que possuímos: se uma cadeira nova for lançada no mercado e você sentir que quer possuí-la, vá atrás dela, arrume um jeito de colocá-la em sua sala, adaptando-a a seus móveis antigos. Um dos piores profissionais é o acomodado.

E o lazer? Piscinas, quadras esportivas, churrasqueiras… Na verdade, estas instalações correspondem ao seu status no mercado de trabalho. Quanto maior suas realizações, mais elementos você poderá acrescentar a seu lazer, que, diga-se de passagem, é fundamental. Trata-se da recompensa pelo esforço, que é o sentido primordial do dinheiro. “A casa de um homem é o seu castelo” dizia Lutero. Assim, com tudo isto dentro de casa você, muito provavelmente, precisará de segurança para cuidar da sua integridade e a de sua família. Afinal existem os que não conseguiram os mesmos benefícios e o invejam por isto. Se a sua percepção estiver em ordem, ela será capaz de prevenir qualquer ataque deste tipo de gente.

Os vencedores precisam estar preparados para, sem grandes abalos, enfrentar a inveja alheia. Se, por exemplo, um bom ator ficar preocupado e sentido com todas as críticas pouco positivas que possa eventualmente sofrer ele acabará desistindo da profissão.

 

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

Direcione os seus sonhos ao descobrir o seu potencial

A mente se ocupa dialogando consigo mesma

Desperte seu diferencial competitivo para fortalece-se

É maravilhosa a sensação de ter a tranquilidade do dever cumprido

Estar sozinho é estar acompanhado de seu melhor amigo que é VOCÊ

Evite contar vantagens sobre os seus grandes feitos

Má disposição liquida todas as qualidades positivas

Não admitir o erro é uma péssima atitude

Não busque ser o maior em coisas menores

Ouça duas vezes mais e sintetize ao máximo sua fala

Problemas devem ser enfrentados como desafios

Reflexão sobre a evolução consciente

Exija de si mesmo um desempenho elevado

Ande com alguém igual ou melhor do que você

Procure cercar-se de indivíduos positivos que tenham uma postura otimista

Sempre haverá espaço para o desejo de buscar a vitória

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Viajar gastando pouco vai virar uma arte para você

Certos lugares no mundo exigem um carro…

Economizar nem sempre é uma tarefa fácil

Sugestões simples para evitar problemas na viagem

Atenção com malas durante viagens de trem, aeroportos e ônibus

Evite viajar sozinha em áreas de risco

Atenção com a mochila pequena do dia a dia

Passagens aéreas e passes de trens mais baratos

Seja um viajante independente e pesquise muito

Preste atenção nos detalhes e repare nas interações humanas

Viajar em baixa temporada pode fazer você economizar até 50%

Não se esqueça de alguns cuidados na sua viagem

Ande com dinheiro ou trocado numa pochete

Prepare-se para pagar pelo excesso de peso

Tenha uma troca de roupa na sua mala de mão

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus