Início Europa Áustria Salzburgo é mais do que a cidade natal de Mozart ou o...

Salzburgo é mais do que a cidade natal de Mozart ou o cenário do filme “A Noviça Rebelde”

COMPARTILHE

Salzburgo é cercada pelos Alpes e banhada pelo rio Salzach. Conta com 160 mil habitantes e é a quarta maior cidade da Áustria depois de Viena, Graz e Linz. É rodeada por três montes alpinos: o Kapuzinerberg, o Bürgldtein e o Mönchsberg. Os montes formam paisagens incríveis junto ao rio!

A cidade ficou conhecida pelo seu filho mais ilustre, o incrível músico Wolfang Amadeus Mozart, um dos maiores compositores de música clássica do mundo!

Salzburgo é um importante destino turístico. O número de turistas ultrapassa o de residentes por uma grande margem nas épocas de pico. 

O nome salzburgo significa “castelo de sal”. Este nome é devido às barcaças que transportavam sal no rio Salzach e estavam sujeitas a um pedágio no século VIII, como era habitual para muitas comunidades e cidades nos rios europeus.

A cidade é um lugar apaixonante que reúne num só lugar lindas construções históricas e uma natureza exuberante! É muito mais do que a cidade natal de Mozart ou o cenário do filme A Noviça Rebelde. O centro histórico de Salzburgo é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O clima na região é temperado. A temperatura média anual é de 9°C. Em janeiro, a temperatura média é de -1°C; enquanto que em julho sobe para 19°C. Em junho, julho e agosto a temperatura pode chegar a 30°C graus. O mês mais chuvoso na cidade é julho e os meses mais secos são janeiro e março. O tempo ideal para explorar a cidade, na minha opinião, é de duas a três noites.

O Aeroporto Internacional Salzburg W.A. Mozart está situado a cerca de 20 minutos do centro. A conexão com a cidade é feita por um bonde. Outra sugestão de deslocamento do aeroporto é pegar o ônibus nº 2 que parte da parada do lado de fora do terminal, ou um transfer compartilhado. É possível chegar ao centro a pé (cerca de 15 min).

O aeroporto tem voos regulares para cidades europeias como: Roterdã, Amsterdã, Bruxelas, Dublin, Birmingham, Londres, Istambul, Palma de Maiorca, Paris, São Petersburgo, Moscou, Viena, todas as grandes cidades alemãs e Zurique. Para mais conexões é preferível voar para Munique e pegar o trem para Salzburgo. A cidade é servida por conexões ferroviárias abrangentes, com trens frequentes de leste para oeste servindo Viena, Munique, Innsbruck e Zurique, incluindo o ICE, um serviço diário de trens de alta velocidade. A cidade funciona como uma central ferroviária de trens para a Itália, através dos Alpes.

Para chegar a Salzburgo é fácil. Se estiver viajando de trem, há muitas opções. A estação principal Hauptbahnhof fica perto do centro histórico e principais atrações. O trem vindo de Munique para Salzburgo demora cerca de 1h30, e chegam outros trens internacionais a partir de Zurique, Zagreb, Ljubljana e Budapeste, só para citar alguns destinos. Os trens interurbanos operam frequentemente. Ao chegar à estação, tem um guichê de informações turísticas muito bom. Pegue um mapa da cidade, se informe sobre as principais dicas e compre os passes de acordo com o período que for ficar lá.

Na cidade, há um sistema de trólebus e ônibus com mais de 20 linhas e serviços a cada 10 minutos. Salzburgo possui um sistema S-Bahn com quatro linhas (S1, S2, S3, S11), os trens partem da estação principal a cada 30 minutos, e compõem a rede ÖBB.

Existe uma rede de ônibus urbanos, o StadtBus, com números de 1 a 8 (trólebus) e 20-27 (ônibus). Se você viaja de ônibus, certifique-se de não pegar nenhum dos últimos ônibus. Eles vão levá-lo longe para fora da cidade com o seu único caminho de volta a pé ou de táxi. Se você precisa chegar em algum lugar tarde da noite, pode ser melhor pegar um táxi. Os bilhetes de ônibus podem ser comprados com o motorista de ônibus. No entanto, se você tiver tempo, compre os ingressos com antecedência  em lojas espalhadas pela cidade, pois eles são significativamente mais baratos. Os bilhetes individuais e o diário de 24 horas também estão disponíveis nas máquinas automáticas nas paragens de ônibus centrais.

Uma ótima sugestão é alugar uma bicicleta. Salzburgo tem mais de 100 km de ciclovias. Há também excelentes rotas para pedalar em ambas margens do rio: até Freilassing a 35 min da cidade, ou até Oberndorf ou Hallein, cada uma a 1h de Salzburgo.

Dá para conhecer quase tudo a pé! Caso precise de transporte, compensa mais comprar um bilhete para transporte público com validade de 24 horas. Se for seu caso, leve a carteira de estudante que é muito útil!

O Rio Salzach divide Salzburgo em 2 áreas: Cidade Nova (Altstadt), ao redor de Mirabellplatz e Makartplatz na parte oeste do rio; e Cidade Velha, onde estão as principais atrações. Nesta última, estão a Fortaleza Hohensalzburg, Rua Getreidegasse, a estátua de Mozart no local do nascimento do músico, a Catedral, as Catacumbas de Saint Peter, o Museu de História Natural e o marco da cidade “Hohensalzburg”. A Cidade Velha, com sua arquitetura barroca mundialmente famosa, é um dos centros mais bem preservados da cidade no mundo de língua alemã!

Procure fazer um tour a pé pela Rua Getreidegasse, com seus lindíssimos letreiros de ferro forjado, símbolo máximo da era medieval! Há pequenos becos e vielas, nos quais sempre se descobre alguma coisa! Uma construção amarela na metade da rua foi onde Mozart nasceu e hoje funciona como museu. Continuando por esta charmosa via chega-se a Dom Platz, uma ampla praça onde está o Palácio Residenz e a Catedral de Salzburgo. Procure caminhar até a Ponte dos Cadeados, um santuário do amor! É quase ritualístico: o cadeado é fixado por um casal apaixonado e, após ser fechado, a chave é atirada ao rio. Atravesse para a Cidade Nova e visite o Palácio Mirabell e seu esplêndido jardim, um dos belos cartões-postais de Salzburgo!

Que tal curtir um romance em Salzburgo? O local parece até um parque temático! Ali, há muita coisa para se ver e curtir a dois, como belas praças ao ar livre, os floridos jardins do Palácio Mirabell, fortalezas medievais, mosteiros, museus, palácios e igrejas. Para completar, vocês podem até dar uma volta de carruagem para entrar no clima!

Não há como negar que Salzburgo tem muito orgulho de ter sido o berço de Mozart em 27 de janeiro de 1756. Seu pai, Leopold Mozart, mudou-se para Salzburgo para assumir o cargo de quarto violino na Capela Real e, mais tarde, chegou a ser vice-mestre de capela. Casou-se com Anna Maria Pertl e tiveram sete filhos, dos quais apenas dois sobreviveram por mais de um ano, Wolfgang Amadeus e sua irmã Nannerl. O menino-prodígio começou a compor aos 5 anos e, durante sua vida, compôs 56 sinfonias, mais de 20 concertos e 15 óperas. Mozart, endividado, sofreu depressão profunda nos últimos anos de vida. O compositor morreu aos 35 anos na miséria e é considerado um dos maiores compositores clássicos de todos os tempos! A trajetória dele pode ser acompanhada em dois museus: no Mozart Geburtshaus, onde ele nasceu, e no Mozart Wohnhaus, onde ele passou 7 anos de sua vida.

Ao sul da cidade, fanáticos por história poderão conhecer o Berchtesgaden ou “ninho da águia”, o refúgio de Hitler nas montanhas do Tirol.

Uma dica importante é comprar o Salzburg Card para acessar gratuitamente mais de 30 atrações e museus, além do uso gratuito da rede de transportes públicos, descontos em diversos outros pontos turísticos e sem ter que enfrentar filas. Também dá direito a descontos em programas culturais e excursões a cidades vizinhas. O investimento no cartão realmente vale a pena pela economia. Ele está disponível em 3 diferentes versões: 24, 48 e 72h. O panfleto gratuito “Salzburg Guide” (recebido com o cartão na troca do voucher) inclui várias fotos coloridas e fornece detalhes sobre todos os pontos turísticos.

A cidade sedia há quase um século o mundialmente famoso Festival de Salzburgo, com óperas, concertos e peças de teatro em diferentes locais da cidade durante julho e agosto. Foi fundado por Hugo von Hoffmansthal, Max Reinhardt e Richard Strauss em 1920. A peça mais famosa é o “Jedermann” (“Everyman”), conduzida em frente ao Dom (Catedral) todos os anos. Mais recentemente, os festivais também ocorrem durante a época da Páscoa (com a música principalmente barroca) e no outono. O evento atrai aficionados em música do mundo todo.

As hospedagens mais econômicas da cidade são os quartos alugados por famílias. Salzburgo é uma cidade compacta e provavelmente você ficará em um hotel nos arredores do centro antigo, mais econômico e próximo das atrações e da estação de trem, a 10 minutos de caminhada.

Para comer bem, prefira os restaurantes do lado direito do rio Salzach (ao lado do Mirabellgarten). É lá que os moradores vão e come-se bem pagando pouco. Nas ruas Steingasse e Linzer Gasse têm um monte de opções legais.

Uma especialidade da cozinha local é o knoblauchsuppe, uma sopa de alho deliciosa! Uma pedida econômica são os frangos assados vendidos nos mercados. Experimente o schnitzel, um pedaço de carne fino (vitela, porco ou frango) empanado servido com batatas, e o goulash, um cozido de carne feito num molho de cerveja preta acompanhado de bolinhos de batata.

Uma atração a parte da cidade são as cervejarias. A Augustiner Brau é uma lenda, serve a marca Mullner Kloster e tem ótima comida! Experimente a cerveja local conhecida por zipfer bier. Os moradores adoram os mercados e feirinhas. Visite uma delas, pois as comidas típicas são deliciosas, você aprimora sua visão de viajar e vai compondo sua experiência de vida!

Caso tenha uma grana reservada, vá ao Mozart Dinner Concert. É um interessantíssimo jantar com um concerto de Mozart ao fundo que acontece todas as noites no mais antigo restaurante da Europa, datado de 803. É imperdível! O restaurante Stifskeller St. Peter (nas adegas de uma abadia) proporciona uma experiência com um cardápio composto por pratos de receitas de época e uma orquestra ao vivo. O jantar acontece à luz de velas, dentro do monastério beneditino. Os músicos vestem trajes típicos de época e, volta e meia, interagem com os espectadores. Sensacional e inesquecível!

Souvenires no centro histórico de Salzburgo são sempre mais caros. Muitos produtos oferecidos nas lojinhas junto aos museus são encontrados nos mercados da cidade por um preço mais atraente.

Vale a pena aplicar um day train até Innsbruck, que fica apenas 2 horas de trem (190 km).

Cidades na Áustria

Innsbruck | Salzburgo | Viena |

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Salzburgo parece até um parque temático com tantas casinhas!

Alucinação por uma modelo

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Fique de olho para embarcar e não ter problemas

Dicas para combater o inevitável Jet lag

Carregue um mapa e não se perca

Você deve ouvir, mais do que nunca, sua intuição

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus