Início Lugares Inesquecíveis Europa Lyon é a capital gastronômica do país

Lyon é a capital gastronômica do país

COMPARTILHE

Fundada em 43 a.C pelos romanos, Lyon abriga 550 mil habitantes e é a terceira maior cidade francesa. Está localizada na região dos Alpes e foi nessa cidade que nasceu o imperador romano Cláudio. Por conta disso, nota-se a influência do Império Romano na arquitetura das edificações. O local se tornou uma grande cidade medieval e, como resultado, possui quatro bairros inscritos como Patrimônio Mundial da UNESCO. Fica bem no centro do país, a 1h30 da Borgonha, 2h de trem de Paris, 4h de Bruxelas, 4h40 de Londres e somente a 1 hora de Genebra, na Suíça.

É conhecida principalmente como centro econômico, financeiro e industrial, além de possuir um rico patrimônio histórico e arquitetônico. Lyon é considerada o epicentro gastronômico da França. Possui mais de 13 restaurantes estrelados, um deles com preço mais acessível e comandado por um dos maiores chefs do mundo. Próximas à cidade, se encontram duas das principais regiões vinícolas da França, Beaujolais e Côtes du Rhône.

Lyon é a cidade de Saint Exupéry, homenageado com uma estátua ao lado da sua maior criação, o Pequeno Príncipe, bem na praça Bellecour, a principal da cidade. Ali também nasceu Allan Kardec, disseminador do espiritismo, e os irmãos Lumière, criadores do cinema e das fotos coloridas.

É dividida por dois rios: Saône e Rhône. Entre as águas desses rios se encontra a região de Presqu’île, uma das mais charmosas e com maior concentração de atrações turísticas. Vale a pena caminhar por essa região que concentra os distritos número 1, 2 e 4 com prédios que datam do século 12. Lyon possui diversos museus, parques e restaurantes. Recomendo que você fique pelo menos três noites para que possa conhecer as três regiões maios bonitas: a Presqu’île, Fourvière e Vieux Lyon.

Lyon tem um clima semi-continental. Os invernos são frios, apesar de temperaturas abaixo de -5°C serem raras. Você pode, no entanto, experimentar uma horrível sensação de congelamento quando os ventos do norte sopram. As nevascas ocorrem, mas as ruas nevadas geralmente não são vistas por mais de alguns dias a cada inverno. No verão, temperaturas em torno de 35°C não são excepcionais em julho e agosto. Durante o verão, especialmente em agosto, as tempestades podem ocorrer enquanto que no inverno, a chuva é mais leve e contínua. A primavera e o início do outono geralmente são agradáveis.

Pode ser visitada em qualquer época do ano, mas a melhor é entre março e setembro, quando a temperatura é bem agradável. O início de dezembro também pode ser uma boa opção, pois é quando ocorre uma das maiores festa da cidade, a Fête des Lumières (ou Festa das Luzes no dia 8), e a cidade fica ainda mais bonita. O povo coloca velas na janela e vai às ruas ver as instalações artísticas que iluminam os monumentos históricos.

O Saint-Exupéry International Airport está situado a 25 km de Lyon, e serve como uma base para voos regionais e internacionais. Ele também está diretamente ligado à rede de TGV com a sua própria estação, a Gare de Lyon Saint-Exupéry. Portanto, pegue o trem Rhone Express que liga o aeroporto à Gare de la Part Dieu e parte a cada 15 minutos. Da Gare de la Part-Dieu é só pegar o ônibus, trólebus ou metrô para chegar ao centro histórico de Lyon (estação Vieux Lyon). O Aéroport de Lyon-Bron é um pequeno aeroporto local a leste do centro da cidade. Este recebe mais voos domésticos e tem menor afluxo de passageiros.

Lyon tem duas grandes estações ferroviárias: Lyon Part-Dieu, que se tornou a principal estação ferroviária para viagens extra-regionais. Se você chegar de trem, embaixo da estação ferroviária tem uma estação de metrô para o centro, a Lyon Perrache. Na prática, muitos trens, incluindo TGVs, servem ambas estações. Pequenas estações ferroviárias incluem Gorge Loup, Vaise, Vénissieux e St-Paul. Lyon está conectada ao norte (Paris, Bruxelas e Amsterdã) e ao sul (Marselha, Montpellier e Barcelona) pelo TGV. Foi a primeira cidade a ser ligada a Paris pelo TGV em 1981.

As viagens até Paris por meio do TGV levam 2 horas e para Marseille duram 1h36. Muitos outros destinos domésticos são servidos diretamente e há vários serviços diretos para Bruxelas todos os dias (4h). TGVs de e para Paris servem as estações Perrache e Part-Dieu.

Chegar a Lyon de Londres pelo Eurostar pode ser interessante. É mais rápido e fácil mudar trens em Lille em vez de Paris. Por isso, se você estiver vindo de Londres, a melhor maneira seria pegar o Eurostar da estação de St. Pancras para a Gare de Lille e, dali, o TGV, numa viagem de 5h30. De Paris, você encontrará outros trens locais para chegar a Lyon.

O sistema de transporte público de Lyon, conhecido como TCL, é considerado um dos mais eficientes do país. As áreas centrais são muito bem servidas. O metrô é seguro, limpo e confortável. Além dele há dois funiculares que operam da estação de metrô de Vieux Lyon a Saint-Just e Fourvière, respectivamente. Existem quatro linhas de metrô (A, B, C e D). Os trens geralmente funcionam a cada 2-10 minutos, dependendo da linha e do dia. As telas de informações acima das plataformas exibem os tempos de espera para os próximos dois trens e informações úteis, tais como atrasos, próximos fechamentos, etc.

Há cinco linhas de trólebus (T1 a T5). Como conexão direta entre duas estações ferroviárias principais de Lyon (Perrache e Part-Dieu, ambos no T1) eles não são muito interessantes se você for ficar no centro, estes são mais úteis apenas para chegar às áreas suburbanas. Lyon é uma das poucas cidades da França que ainda usam trólebus. Existem três linhas de ônibus especiais: C1, C2 e C3, onde você encontrará aqueles enormes ônibus articulados.

A cidade é bem servida de metrô, trams e ônibus. Para se locomover com economia a dica é adquirir o Lyon City Card. Com ele, é possível usar o transporte público quantas vezes quiser, fazer um passeio de barco e visitar os museus. Os passes são vendidos de acordo com os dias de seu interesse: por 1, 2 e 3 dias. Você pode comprá-los no Office de Tourisme de Lyon na Praça Bellecour (metrô de mesmo nome), região central da cidade.

Lyon é tranquila e segura, possui o charme e o romantismo franceses, deliciosa gastronomia, atrações históricas e lindas paisagens. A cidade é totalmente plana, por isso você consegue se locomover de bike com tranquilidade. Para usá-la você terá que se cadastrar primeiro na Vélo’V e pagar uma anuidade ou fazer um depósito de garantia, que não é cobrado se a bicicleta for devolvida em bom estado em 30 minutos. É possível encontrar 450 estações de bike da Vélo’V espalhadas pela cidade.

Um bom tour para se fazer a pé começa a partir do centro histórico (Vieux Lyon), o maior bairro renascentista, onde estão os principais pontos turísticos. O centro possui arquitetura medieval, com ruas estreitas, atraentes e agradáveis. Ali estão passagens secretas, lugares escondidos e históricos, construções antigas, restaurantes, lojas, museus, cafés, música ao vivo no meio da rua, ótimas feiras livres, mercados de pulgas, parques e espaços ao ar livre! O bairro está na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A vida cultural e noturna é excelente, com atividades para todos os gostos!

Outra opção é descer na estação Bellecour (linha D) e ir até a Praça Bellecour, a maior da cidade, famosa pela estátua do rei Luís XIV a cavalo. O local conta com uma bela vista da Basílica de Fourvière. Além disso, você pode tomar um café por ali. Não muito longe, vá até a Place des Terreaux ou à Presqu’île, que tem uma bela escultura projetada por Bartholdi, o mesmo autor da Estátua de Liberdade, presente oferecido pelos franceses a Nova York. Nesse local, fica o Museu de Belas Artes e o Hôtel de Ville (prefeitura da cidade). Vale a pena entrar no prédio para ver o jardim interno! Por fim, confira a Ópera de Lyon que fica logo atrás do prédio da prefeitura. É um lugar espetacular, principalmente à noite, cheio de artistas na rua.

Um local encantador para um bom passeio e tirar muitas fotos é o Mur Peinte des Canuts, ou Muros pintados dos Canuts, uma das mais famosas atrações da cidade. São 1200 m2 de pinturas representando a vida dos canuts, operários que teciam a seda. É maior muro da Europa e símbolo histórico de Lyon! Hoje em dia, há vários outros muros pintados pela cidade, iniciativa de prefeitura para atrair mais turistas. O mais famoso foi pintado em 1987 e fez parte da revitalização do bairro de Croix-Rousse, degradado na época. Esses muros são conhecidos pela ilusão de ótica, pois da forma como ele é pintado faz parecer que ele tem 3 dimensões, com formatos, alturas e texturas diferentes!

Visite o Les Halles, mercado gastronômico coberto de alto nível pela qualidade de produtos. Ali, encontram-se uma variedade de queijos, linguiças, pães, doces, vinhos, queijos, frango e petiscos. Uma ótima dica é ir perto do horário de almoço tanto para ver os produtos quanto para almoçar. Ali, tem ótimos restaurantes por perto.

As opções mais econômicas para dormir ficam próximas ao bairro Vieux Lyon. De lá, é possível conhecer os principais pontos da cidade a pé, pois as atrações estão concentradas entre esta área e à margem do Rio Rhône. Geralmente, não é difícil encontrar um quarto de hotel em Lyon, exceto pela Fête des Lumières e durante algumas feiras importantes como SIRHA (comida, hotéis e restaurantes) e POLLUTEC (tecnologia do meio ambiente), quando os hotéis ficam lotados.

Os restaurantes têm seus menus com os preços exibidos no exterior. Como em toda a França, os preços sempre incluem serviço, pão e água da torneira (peça uma jarra de água). A gorjeta é rara e só é esperada se você estiver particularmente satisfeito com o serviço, especialmente em restaurantes de orçamento ou médio, nada é obrigatório. Os horários de refeição geralmente são 12h às 14h para o almoço e 19h30 às 22h para o jantar. Visitantes podem se surpreender ao encontrar muitos lugares ainda fechados nos horários de jantar habituais. Os lugares que oferecem o serviço durante todo o dia estão localizados em áreas turísticas.

A culinária lyonnaise é conhecida no mundo inteiro e tem como especialidades a cochonailles (linguiças) e a tripes à la Lyonnaise. Uma boa opção é comprar baguetes e vinhos nos supermercados. Os doces da região são deliciosos, entre os quais se destaca a ile flottante, que no Brasil conhecemos como ovos nevados. É a cidade que possui mais pubs per capita que qualquer outra na França!

Os restaurantes tradicionais de alta gastronomia de Lyon são chamados bouchons, espécie de bistrôs que servem pratos com itens como carne de pato (magret) e porco. O mais famoso deles, o La Mére Brazier, de Eugénie Brazier que é considerada a mãe da cozinha francesa moderna, recebeu três estrelas (a mais alta classificação) pelo famoso guia gastronômico Michelin. O local também teve um jovem aprendiz o renomado e genial chef Paul Bocuse. Comer em um bom bouchon é certamente uma experiência!

Para os amantes das compras, a Rue de la Republique é uma boa opção. Lá você pode achar marcas francesas e internacionais como H&M, Mango, Naf Naf, Zara, Levis, entre outras. O horário habitual de funcionamento das lojas é das 10h às 19h, de segunda a sábado. Algumas lojas maiores fecham um pouco mais tarde, às 19h30. Todas fecham aos domingos, exceto em dezembro e no Vieux Lyon, onde o domingo é o dia mais movimentado da semana!

Outras cidades na França

Avignon | Marselha | Bordeaux | Paris | Nice | Toulouse Cherbourg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

É necessário que todos aprendam há ceder um pouco

Visite todos os lugares e faça dessa viagem inesquecível

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Caçando camundongos no Basement

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

O hostel é bacana para quem procura viajar gastando pouco

Curtir momentos em família é uma das melhores coisas da vida

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus