Início Lugares Inesquecíveis Europa Marselha é a mais antiga cidade francesa e tem muitas atrações turísticas

Marselha é a mais antiga cidade francesa e tem muitas atrações turísticas

COMPARTILHE

Marselha é a segunda mais populosa (1.5 milhão de habitantes) e a mais antiga cidade francesa (mais de 2.600 anos de idade). Foi povoada pelos gregos no século VII a.C. e passou para o domínio romano em 49 a.C. Localiza-se na Costa do Mediterrâneo e se destaca pelo seu porto comercial, o principal e maior da França e o quarto europeu, fazendo com que ela seja uma das cidades mais visitadas do país. Aproximadamente 25% da população de Marselha é de origem norte-africana, argelinos e marroquinos.

A melhor época para visitar Marselha é nos meses de verão (junho, julho e agosto). Embora seja extremamente quente e com mais viajantes, é quando os campos floridos de lavanda da Provence estão em seu ápice cobrindo a superfície de um lindo tom de lilás! E a cidade está borbulhando de atrações culturais. Espalhada por 57 km de litoral, 20 dos quais são enseadas, Marselha conta com um total recorde de 300 dias de sol e céu azul por ano. Outro período interessante para ir é na primavera (abril e maio) ou outono (setembro e outubro).

O Aeroporto Internacional de Marseille-Provence, a 30 km da cidade, é o quarto maior da França e ponto principal de chegada de milhões de turistas a cada ano, servindo também a uma comunidade de negócios em crescimento. Ônibus, táxis e trem conectam-se à cidade em menos de 30 minutos. Há voos para algumas das maiores cidades europeias. Também possui a estação de trem Marseille Saint-Charles. No aeroporto ou na estação, é possível pegar o metrô até o centro. Os ônibus do aeroporto vão diretamente para a Marseille Saint-Charles, ou vice-versa, a cada 15 minutos.

A Marselha Saint-Charles possui conexão com as duas linhas de metrô e muitos ônibus param por ali. Está à uma curta distância a pé da Canebière e do Porto Velho. Cuidado com o fato da estação estar localizada em uma pequena colina! Se você decidir ir a pé, terá que subir uma série de escadas que podem ser nenhum pouco atraentes se você carrega pesadas bagagens.

De Barcelona, há uma conexão com Cerbère, de onde há trens regulares para Marselha, inckuindo um trem noturno. Marselha tem linhas TGV para Paris (3h), Lyon (1h45), Nice (2h),  Frankfurt (7h45), Genebra (3h30) e para Bruxelas (5h).

A Eurolines tem muitas conexões em toda a Europa. De Marselha há pelo menos conexões diretas para Barcelona, Praga e Tânger. A estação de ônibus fica ao lado da estação Marselha Saint-Charles, através da plataforma N da estação de trem. Existe um escritório da Eurolines no 3 Allée Léon Gambetta. Pegando a escada grande no lado sul da estação, siga a rua até chegar a uma interseção. O escritório está na sua mão esquerda.

Marselha está bem costurada à maioria das cidades francesas através de numerosas rodovias. Na França, rodar pelas estradas é caro, mas também prático, confortável ​​e rápido. Marselha fica a 1h30 de Montpellier, 2 horas de Nice, 3 horas de Lyon, 4 horas de Toulouse e 8 horas de Paris de carro.

O sistema de transporte público é relativamente bom e compreende 2 linhas de metrô, 2 linhas de bondes e 74 linhas de ônibus. Os ingressos para ônibus e metrô podem ser comprados em cafés, nas estações de metrô ou no ônibus. É melhor comprar um bilhete multi-viagem (carte libertés -10 viagens), que não são vendidos nos ônibus. O número de transferências é ilimitado (incluindo as viagens de retorno) dentro do período de uma hora entre o primeiro embarque e a última transferência em toda a rede (você deve validar com cada entrada no ônibus). Os sistemas de metrô e bondes param de funcionar diariamente às 0h30. A maioria das rotas de ônibus não operam depois das 21h ou menos, embora uma rede limitada de ônibus noturnos (Fluobus) funcione com um serviço frequente (apenas cerca de 45 a 60 minutos aproximadamente) até as 0h30 ou mais. Usar um táxi é recomendado se você precisar viajar depois das 21h.

A melhor região para se hospedar é perto do Porto Velho (Vieux Port), área central e com várias opções de bares, restaurantes e atrações. Outras boas opções de acomodações você irá encontrar nas ruas Breteuil e Aubagne.

Para as refeições, os lugares mais econômicos estão nas regiões Place Thiars e na Cours Honoré d’Estienne d’Orvies. Há muita influência da cozinha do norte da África e muitos restaurantes servem kebab ao longo da Canebière, ou cuscuz, em torno do Cours Belsunce. Experiemente o pastis (bebida alcoólica à base de especiarias e anis), o aïoli (molho à base de alho e azeite de oliva), e o navette (biscoito pequeno muito duro e aromatizado com flor de laranjeira na forma de pequeno barco).

Em Marselha, as tradições culinárias são variadas. Existe a fabulosa bouillabaisse, a famosa caldeirada de peixes brancos, legumes e ervas aromáticas e instituição da cidade! Outras maravilhas típicas incluem marisco e arroz com favouilles (caranguejos pequeninos); o guisado da Provença; o pied paquets (tripas cozidas num saboroso caldo); o tapenade (uma espécie de patê de azeitona e alcaparras); o panisse (uma espécie de pão de azeite); e a sopa de peixes. Para economizar, o supermercado é sempre uma boa ideia. Compre os pratos feitos, vinhos, queijos e baguetes para não precisar gastar com jantares.

A cidade é uma dúvida constante dos turistas que visitam a região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, da qual Marselha é a capital administrativa. Talvez por ser uma das cidades escolhidas pelos magrebinos, imigrantes da Argélia, Tunísia e Marrocos.  A sensação de segurança que temos na maioria dos países europeus não existe lá. Marselha é violenta e tem um trânsito horroroso nos horários de pico (perde apenas para Istambul e Varsóvia).

Marselha tem se esforçado muito para mudar esse conceito. O porto passou por uma reforma, a orla marítima foi toda revitalizada, um novo sistema de bondes foi implementado, novos hotéis foram lançados e uma geração de jovens empresários que investem na vida noturna contribuíram para reconstruir a imagem da cidade.

A cidade é uma localidade cultural e já foi eleita a Capital Europeia da Cultura. O Hino Nacional da França, La Marseillaise, tem este título por causa das tropas revolucionárias de Marselha. O baralho de tarô mais propagado no mundo vem de Marselha. É denominado “Tarô de Marselha” e foi usado para jogar a variante local do tarocchi, antes ser usado na cartomancia.

Uma sugestão para se conhecer o local é fazer um tour a pé pelo Porto Velho (Vieux Port), rodeada de monumentos ilustres: Forte Saint‑Nicolas, Forte Saint‑Jean, Palácio do Pharo, Igreja Saint‑Laurent, câmara municipal, Hotel Dieu e o famoso campanário dos Accoules. O Porto Velho respira a história da região e é uma das localidades mais importantes com navios ancorados há quase três milênios. Este porto ficou apenas como monumento e para barcos de pesca e iates de recreio, porque as principais docas comerciais foram transferidas para a região de Joliette, por volta de 1840. Atualmente em renovação, este bairro atrai muitos artesãos.

Ainda em Vieux‑Port, o tradicional mercado de peixes abre todas as manhãs. Nele, são vendidos todos os peixes do Mediterrâneo e, em particular, os que figuram na receita do bouillabaisse. Aproveitando que está por ali, é possível pegar uma balsa para o Chateau d’ If, castelo que inspirou o romance O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, cujo personagem ficou preso no local. Você pode também ir até as ilhas Frioul. O valor do barco, ida e volta, é econômico e vale a pena.

Outra opção é o tour de ônibus turístico pelos principais pontos da cidade. Você pode desembarcar ou embarcar no ônibus nos pontos escolhidos e reservar os passeios de 1 ou 2 dias. Muitas pessoas adoram transitar pelas Galerias Lafayette de Marselha, famosas em toda a Europa. Vale conhecer o Shopping Les Terrasses, com um terraço que dá uma das melhores vistas de Marselha. Outra opção de compras econômicas é na Rua Paradis ou no bairro das Docas.

Para gastar menos com entradas, uma dica é adquirir o Marseille City Pass válido por 24, 48 ou 72 horas e que dá acesso a inúmeras atrações turísticas e culturais. Dá para economizar no transporte ilimitado em toda a rede de transporte público (ônibus, metrô, tram e ferry boat) pelo período do passe selecionado. Oferece acesso gratuito a museus e bons descontos para outras atrações.

Nos últimos anos, os trombadinhas  diminuíram drasticamente no centro da cidade, no entanto, evite levar objetos de valor ao caminhar pelos arredores das grandes atrações. A maioria dos bairros do norte (quartiers nord), exceto L’Estaque e Château-Gombert, é área de risco e deve ser evitada pelos turistas. A área ao redor de Boulevard Michelet é composta de prostitutas e deve ser evitada nas noites de futebol, pois você pode encontrar torcedores fanáticos potencialmente irritados e bêbados do Olympique de Marseille.

Ao dirigir um carro, certifique-se de que as portas estão trancadas. Houve ocorrências de motociclistas que abriram as portas dos carros e rapidamente arrancaram sacos e objetos de valor dos assentos. Em geral, a cidade é bastante segura, assim como Paris, então não há necessidade de paranoia!

Outras cidades na França

Avignon | Bordeaux | Paris | Nice | Lyon | Toulouse Cherbourg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Se você tiver indo para algum outro destino nas férias, verifique os cruzeiros

Reserve o primeiro dia da sua chegada para descansar e se adaptar

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Um mapa detalhado pode ser útil quando você for viajar de carro

Levar pouca bagagem facilita seu deslocamento pelos destinos

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus