Início Lugares Inesquecíveis Europa Aprecie em Bordeaux a Place de la Bourse com o maior espelho...

Aprecie em Bordeaux a Place de la Bourse com o maior espelho d’água do mundo

COMPARTILHE

Bordeaux é atravessada pelo rio Garonne e situada próxima à costa do Atlântico, no sudoeste de França. Designou-se  Burdígala na Antiguidade. Fica a 220 km de Toulouse e 500 km de Paris, e a 170 km de Biarritz e 200 km de San Sebastian na Espanha. Ali existem mais de 8.500 produtores de vinho, o que a torna a principal região produtora do mundo! A área metropolitana tem cerca de 1.250.000 habitantes.

Metade de Bordeaux foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, o maior conjunto urbano já tombado, que inclui 363 construções e três igrejas (Saint-André, Saint-Michel e Saint-Seurin). Uma comunidade universitária animada de mais de 60 mil estudantes também faz parte da vida da cidade, uma das mais dinâmicas da França.

Há indícios de que a produção vinícola na região tenha começado em 48 a.C. durante a ocupação romana com a intenção de abastecer os soldados. São mais de 10 mil châteaux (onde as uvas são cultivadas, colhidas e processadas) e 60 apellations (áreas produtoras, divididas segundo o tipo de solo e de microclima).

Bordeaux tem 117 mil hectares de vinhas e produz o equivalente a 960 milhões de garrafas por ano! O solo de pedra calcária e as águas dos rios Garonne e Dordogne que irrigam as plantações oferecem condições perfeitas para o crescimento dos vinhedos. Bordeaux fabrica alguns dos vinhos mais famosos e caros do mundo: os clássicos Château Margaux, Lafite, Haut-Brion e Cheval Blanc.

Na magnífica vila medieval de Saint-Émilion, o escritório de turismo informa sobre as visitas às vinícolas. Nem todas estão disponíveis para visitação. Na maioria delas, é preciso agendar um tour por e-mail ou telefone, ou você pode pedir para o seu hotel fazer isso. Se você prefere fazer as coisas por conta própria, agende direto com as vinícolas que você quer conhecer e aí chame um táxi ou transfer. Um número adequado de visitações é de 3 vinícolas por dia. Mais que isso, começa a ficar um pouco repetitivo e seu paladar não estará tão apurado assim. Bordeaux também oferece festivais anuais do vinho no verão realizados junto com o “Bordeaux-fête-le-Fleuve”, festa em comemoração a terra e comunidade internacional.

Bordeaux é considerada um lugar muito tolerante e descontraído! Ninguém o incomodará sobre suas convicções políticas, religião ou orientação sexual. Um tema quente, talvez, seja a rivalidade entre os “Bordelais” (pessoas de Bordeaux) e “Parisiens”, onde você pode experimentar alguns argumentos acalorados sobre o assunto durante a sua estadia. Bordeaux é muitas vezes referida como “Little Paris”.

A cidade é bonita e com ótima infraestrutura para o turismo! As cenas culturais, artísticas e de música são muito vibrantes. Para quem estiver programando uma viagem, o ideal seriam pelo menos mais de três noites para explorar os arredores com suas vinícolas. Você pode ir para lá em qualquer época do ano, mas é importante salientar que no verão o calor é intenso. Agosto é mês de altíssima temporada na França e tudo fica mais caro. Nos meses de julho a outubro, as videiras possuem folhagens, frutos e o cenário fica mais bonito de apreciar! A colheita acontece no final de setembro.

Seu aeroporto internacional fica em Mérignac, a 12 km da região central, e recebe 3 milhões de viajantes por ano. O fluxo de voos que ligam Bordeaux a 60 cidades no mundo é intenso e diário. O voo Paris-Bordeaux dura 1 hora. Para chegar ao centro, pegue o ônibus 1 (Terminal B) até a Place des Quinconces. De trem, desça na estação Saint Jean, a 4 km do centro, e ande uns 20 minutos.

A estação ferroviária principal (Gare Saint Jean) opera com vários trens por dia com destino ao norte (para Paris, cerca de 2 a 3 horas), sul (para Toulouse, Marselha, Montpellier, cerca de 4 a 5 horas) e leste (para Périgueux e Clermont-Ferrand). Só para Paris são uns 25 trens por dia chegando ou saindo da estação parisiense de Montparnasse para Bordeaux. Ônibus, bondes e táxis saem em frente á estação. Pegue o bonde C para chegar ao centro, se você estiver indo para a parte mais norte; ou um ônibus, se você estiver indo para a área ao redor da Place de la Victoire.

O tram (bondinho) serve a cidade através do Pont de Pierre. Uma característica distintiva do tram é que este utiliza o sistema de energia elétrica no nível do solo, pois no centro da cidade não há cabos aéreos. Três eficientes linhas de bonde estão disponíveis (A, B e C) e cobrem viagens ilimitadas dentro de uma hora de validação do bilhete. O ônibus elétrico, chamado La navette du centre-ville, é o único transporte público em ruas de pedestres. Não há paradas de ônibus para este, para embarcar em um ônibus elétrico precisa acenar para o motorista. Quando quiser descer é só pedir para ele. A cidade também conta com uma extensa linha de ônibus.

Para quem curte um exercício, alugar uma bicicleta pode ser uma ótima escolha, pois a cidade é plana e possui uma excelente rede de ciclovias, com mais de 580 km de extensão. A cidade dispõe de um serviço de locação de bicicletas que se chama VCuB com 1.800 bicicletas públicas distribuídas em 139 estações. Você paga uma caução e, quando devolver a bike, a caução é devolvida após 7 dias. Os primeiros 30 minutos são grátis. Se você ultrapassar 30 minutos, paga por hora.

Uma sugestão, caso tenha pouco tempo, é fazer o passeio panorâmico pelo ônibus vermelho da Bordeaux City Tour. O ponto de partida é ao lado do Office du Tourisme de Bordeaux (12 Cours du 30 Juillet, estação de tramway Quinconces). O trajeto de uma hora passa pela Place de la Bourse, Grosse Cloche, catedral de Saint-Andre e outros. Se o orçamento estiver apertado, dá para fazer quase tudo a pé.

Sempre que chego numa cidade, procuro o centro de informações turísticas. Vá ao Office du Tourisme de Bordeaux e pegue os mapas com os circuitos para conhecê-la a pé e o mapa das linhas de tram para que possa entender sua locomoção na cidade. A rua para pedestres é repleta de lojas de todos os tipos: roupas, artesanato, comida, vinho, etc. Se você está procurando itens de luxo, dirija-se à praça de Gambetta e seus arredores.

A cidade de Bordeaux apresenta um centro histórico para ser explorado caminhando. Graças à uma grande revitalização na última década, seus boulevards e prédios foram restaurados e a Place de la Bourse ganhou o maior espelho d’água do mundo! As duas margens do rio são unidas pela Pont Pierre. Passear pelas margens do Garonne é um dos passatempos preferidos dos moradores, que enchem a orla de bicicletas e patins. Passeios de barco fazem parte das preferências e, saindo do Quai Louis XVIII, em frente a Quinconces são oferecidos passeios fluviais e cruzeiros.

Um passeio imperdível é pegar um trem regional e visitar a magnífica vila medieval Saint-Émilion, patrimônio pela UNESCO. Ao redor da colina, o vinho é produzido desde o domínio do Império Romano para atender aos peregrinos do Caminho de Santiago. Desça na estação em Libourne. A partir daí, são 20 minutos de caminhada até o centro da vila. Saint Émillion parou no tempo, com ruas íngremes e irregulares, muros, ruínas, ótimo vinho e comida caseira saborosa. Vale muito um passeio a pé! As pedras calcárias extraídas do solo para a construção da cidade resultaram em 200 km de túneis aproveitados como caves. No topo da vila, o escritório de turismo informa sobre as visitas às vinícolas que integram a lista dos Premiers Grands Crus Classes: Château Ângelus, Château Canon, Château Figeac e Château Pavie. Se você preferir, o escritório de turismo de Bordeaux organiza as visitas com direito à degustação.

No quesito acomodação, as melhores regiões são a Place Gambetta e a Rua d’Albret, com ótimos preços. Não será muito difícil encontrar um hotel com bons preços e localização no centro. A maioria dos hotéis está perto da estação ferroviária (ou seja, perto do Quais). Bordeaux tem alguns bons albergues perto da estação ferroviária que podem valer a pena por algumas noites, mas lembre-se de reservar com antecedência. Caso o foco de sua visita seja o vinho, vale a pena se hospedar na região do aeroporto Merignac, onde os hotéis são econômicos e com estacionamento grátis.

Uma dica é comprar os vinhos em supermercados. Você ficará surpreso com a quantidade, variedade, tipos e safra nas prateleiras! O importante é que encontrará algo para seu bolso com certeza. Aproveite, pois você está na maior região produtora de vinho do mundo! Uma opção é fazer um tour na Maison du Vin/Civb na Cours du 30. Caso queira adquirir um ótimo vinho, a apenas 50 m do escritório de turismo você pode encontrá-lo na L’Intendant, na Allées de Tourny nº 2.

Dificilmente você deixará Bordeaux sem levar para casa algum vinho. Certifique-se de estar ciente das regras aduaneiras no aeroporto.

Para saborear um delicioso sanduíche, a melhor pedida é ir na Rua Ste-Catherine. Não deixe de entrar em uma de suas numerosas fromageries, lojas especializadas em queijo, e provar algumas das inúmeras variedades! Em Bordeaux, encontra-se a típica cozinha francesa com ingredientes frescos e a um custo mais baixo que Paris. Os pratos típicos da região são o foie gras, o magret de pato, a garbure (sopa espessa de couve), os maravilhosos licores de noz, de ameixa ou de framboesas que acompanham as sobremesas.

A gastronomia tem um lugar muito importante na cidade, que é cheia de restaurantes de todos os tipos. Os restaurantes franceses fornecem pratos de quase todas as partes do país, e há muitos restaurantes asiáticos, africanos ou árabes. Geralmente, é muito sugerido andar pela Rue de Saint Remi, a rua dos restaurantes, terminando de um lado na Miroir de l’eau e para outro lado na Rua Ste-Catherine.

Em relação aos mercados de rua, há duas opções. O Marché des Quais (Quai des Chartrons), um paraíso para os gourmets e um ótimo lugar para degustação (das 8h às 14 h), e o Marché St. Michel (perto da Igreja de St.-Michel das 8h às 14h), onde se misturam malas antigas, rádios dos anos 50, placas de rua francesas, entre outros, tudo muito vintage!

Comprar roupa é menos caro do que em Paris, por isso use sapatos confortáveis ​​e dirija-se à Rue Sainte Catherine, o melhor lugar para fazer compras.

Outras cidades na França

Avignon | Marselha | Paris | Nice | Lyon | Toulouse Cherbourg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Um dos maiores prazeres ao visitar Bordeaux!

A cidade oferece o Bordeaux Métropole City Pass para o turista!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Junte-se com pessoas em hostels e campings e cozinhe junto

Estratégia de Guerra dos Vikings

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Crie elos que mostram que vocês vão voltar

Tenha alguns cuidados e precauções ao embarcar

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus