Início Serviços na cidade Europa Lyon – Atrações Gratuitas

Lyon – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na França

Avignon | Marselha | Bordeaux | Paris | Nice | Lyon | Toulouse | Cherbourg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Tour a pé pelo centro histórico (Vieux Lyon)
Endereço: centro histórico, Lyon, França
Comentário: Os principais pontos turísticos se reúnem no local. Com ruas estreitas e casinhas de arquitetura medieval, é uma delícia caminhar por ali. Permita se perder! Tem muitas passagens secretas (traboules), lugares escondidos e históricos que tem muito a contar. As ruas de paralelepípedo, onde não passam carros, são perfeitas para um passeio no domingo Encontram-se por ali excelentes restaurantes, lojas, museus, cafés, música ao vivo no meio da rua. O lugar tem algo de mágico e mostra toda a cultura medieval da cidade. O bairro está na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Tire uma foto nos enormes letreiros com o nome da cidade.
Viajando com Sergio Motta
Local: Caminhar pelas Traboules
Endereço: centro histórico (Vieux Lyon), Lyon, França
Comentário: É a palavra para nomear as passagens no meio dos prédios da Vieux Lyon. É possível entrar e passar por vários dos traboules, sinalizados com placas que contam um pouco a história da arquitetura do local. Foram criadas para facilitar a locomoção. Essas passagens foram usadas durante a Segunda Guerra Mundial como rota de fuga para os moradores, evitando assim a ação da Gestapo, pois Lyon foi a capital da resistência francesa.
Viajando com Sergio Motta
Local: Colina Fourvière
Endereço: Colina Fourvière, Lyon, França
Comentário: Foi onde tudo começou. Ali a cidade foi fundada e hoje abriga a basílica de Fourvière, o Teatro Antigo Romano e possui uma vista sensacional de Lyon. Aproveite para tirar muitas fotos!
Viajando com Sergio Motta
Local: Teatro Antigo Romano (Théâtre Antique)
Endereço: Rue de l'Antiquaille, 6, Lyon, França
Comentário: Fica na colina de Fourvière. Antigamente, servia como teatro, mas hoje em dia é um lugar arqueológico e de turismo, totalmente aberto e no meio da cidade. Foi construído no tempo de Augusto e ampliado no final do século. Tem capacidade para 10 mil espectadores. Abandonado no final do Império Romano, foi severamente danificado, em seguida, completamente enterrado na Idade Média e no esquecimento. Ele foi descoberto por acaso no final do século XIX e, em seguida, completamente limpo e restaurado a partir de 1933. Não deixe de visitá-lo!
Viajando com Sergio Motta
Local: Basílica Notre-Dame de Fourvičre
Endereço: Place de Fourvière, 8, Lyon, França
Comentário: A basílica construída entre 1872 e 1884, tornou-se símbolo da cidade devido à sua beleza e imponência, num ponto de destaque na paisagem de Lyon. Foi construída em homenagem à Virgem Maria por ter poupado Lyon de duas grandes epidemias como a peste negra (1643) e o cólera (1832), além da invasão da Prússia em 1870. Sua estrutura é dividida em três partes, sendo a basílica com mais duas capelas, uma no sub-solo e outra do lado direito dela. A partir do seu mirante é possível ver até mesmo o Mont Blanc num dia de céu claro. Todos os anos no início de dezembro (8 de dezembro, dia da Imaculada Conception), Lyon agradece à Virgem por salvar a cidade acendendo velas por toda a cidade, no que é chamado de Fête des Lumières ou Festival das Luzes. Metrô mais próximo: da estação Vieux Lyon, você toma o funicular e desce na frente da igreja.
Viajando com Sergio Motta
Local: Visite o Les Halles de Lyon – o mercado gastronômico
Endereço: Cours Lafayette, 102, Lyon, França
Comentário: É um mercado coberto de alto nível pela qualidade de produtos, os quais são típicos da culinária de Lyon. No mercado há também a uma variedade de queijos, linguiças, pães, doces, vinhos, queijos, frango (afinal o poulet é o símbolo do país), petiscos e vários restaurantes, então é uma ótima dica ir perto do horário de almoço, tanto para ver os produtos quanto para almoçar. Recebe o nome do mais famoso chef da cidade, Paul Bocuse. Metrô mais próximo: Place Guichard – Bourse du Travail (750m). Aberto de terça à sábado, das 7h às 22h30; domingos, das 7h às 16h30.
Viajando com Sergio Motta
Local: Feira de Croix-Rousse
Endereço: Rue de Belfort, 73, Lyon, França
Comentário: Localizada na parte alta da cidade. O verdadeiro passeio de domingo das famílias francesas. Apesar de ser mais vazia durante a semana, o legal mesmo é ir no domingo, quando a maior parte das famílias francesas saem de suas casas para fazer compras. Metrô mais próximo: Croix-Rousse. De terça à quinta, das 6h às 13h; sexta à domingo, das 6h às 13h30.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu da Miniatura e do Cinema
Endereço: Rue Saint-Jean (Metrô Vieux Lyon), 60, Lyon, França
Comentário: Distribuído em 3 andares, são mais de 100 cenas cotidianas em miniatura. Nele, você vai ver como os efeitos especiais são feitos, além de conseguir ver réplicas de diversos bonecos de filmes famosos. Tem também cerca de 1000 itens de filmes famosos como roupas, fantasias, cenários. É um passeio que agrada demais às crianças. Foi criado por Dan Ohlmann, artista de miniaturas que, apaixonado por sua arte, fez este museu interessante! O metrô mais próximo é o Vieux Lyon (300m). Aberto de segunda a sexta das 10h às 18h30; sábados e domingos das 10h às 19h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Tirar fotos dos Mur Peintedes Canuts
Endereço: Boulevard des Canuts, Lyon, França
Comentário: Fazer um passeio por eles é quase uma obrigação dentro da lista de o que fazer em Lyon. Os “murpeinte”, ou muros pintados, são uma das mais famosas atrações turísticas da cidade. São 1200 m2 de pinturas representando a vida dos canuts, operários que teciam a seda. É o muro mais interessante e famoso, pois é o maior da Europa e de símbolo histórico para Lyon. Hoje em dia, há vários outros muros pintados pela cidade, iniciativa de prefeitura para atrair mais turistas, mas esse, localizado no bairro Croix Rousse, é o mais famoso pintado e fez parte da revitalização do bairro de Croix-Rousse, degradado na época. Esses muros são conhecidos como “trompe-l’oeil”, que na verdade é uma ilusão de ótica. A forma como ele é pintado, faz parecer que ele tem 3 dimensões, formatos diferentes, alturas diferentes. São diversos muros deste tipo por Lyon (às vezes tem até que se prestar atenção para entender que se trata de um muro), mas os mais famosos ficam em Croix-Rousse. Metrô mais próximo: Croix-Rousse.
Viajando com Sergio Motta
Local: Opéra Nouvel
Endereço: Place Tolozan, Lyon, França
Comentário: Maravilhosa ópera, construída em 1831. Trata-se de uma surpreendente associação entre arquitetura clássica e contemporânea. A mistura entre a fachada do século 19 e o topo em estrutura metálica e vidro, típica do final do século 20, confere ao monumento um aspecto peculiar.
Viajando com Sergio Motta
Local: Place des Terreaux
Endereço: Place des Terreaux, Lyon, França
Comentário: Praça localizada no centro, na Presqu'île entre o Ródano e o Saône, ao pé da colina de La Croix-Rousse no 1º distrito. A praça pertence à zona classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Tem uma bela escultura, projetada por Bartholdi, que é também o autor da Estátua de Liberdade, presente oferecido pelos franceses a Nova York.
Viajando com Sergio Motta
Local: Passear pelo Parque de La Tête d’Or
Endereço: Parque de La Tête d’Or , Lyon, França
Comentário: O maior parque urbano da França. São mais de 117 hectares de área natural. Famílias, amigos e esportistas são os principais frequentadores do parque. Possui um zoológico gratuito dentro!
Viajando com Sergio Motta
Local: Catedral de Lyon (Catedral de Saint-Jean)
Endereço: Place Saint-Jean, Lyon, França
Comentário: É a sede episcopal da Arquidiocese de Lyon. Localizada no quinto distrito, no coração do bairro medieval e renascentista de Vieux Lyon, ela é um dos elementos marcantes da área. Na Idade Média, era parte de um complexo de igrejas e outros edifícios religiosos, o grupo catedral, que incluía as igrejas de Saint-Étienne e Sainte-Croix, destruídas na Revolução. Essa catedral teve vários acontecimentos importantes como o Primeiro Conselho de Lyon, o Segundo Conselho de Lyon e palco do casamento de Enrique IV e Maria de Médici. Dentro dela, há um relógio astronômico muito interessante, que marca a posição da lua, da Terra e do sol, a data e as estrelas. É um lugar que não pode ficar fora da sua lista de o que fazer em Lyon.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus