Início Europa Alemanha Hamburgo tem como slogan “A entrada para o mundo”

Hamburgo tem como slogan “A entrada para o mundo”

COMPARTILHE

Hamburgo é a segunda maior cidade alemã e a oitava maior da União Europeia. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas vivam na cidade, enquanto na sua região metropolitana, que inclui partes dos estados vizinhos da Baixa Saxônia e Schleswig-Holstein, vivem mais de 5.5 milhões de habitantes. A cidade está situada ao longo do rio Elba.

Tem sido um importante centro financeiro durante séculos e é a sede do segundo banco mais antigo do mundo, o Berenberg Bank. A Bolsa de Valores de Hamburgo é a mais antiga do gênero na Alemanha. Hamburgo é um dos principais locais da indústria aeroespacial do mundo, logo após Seattle (EUA) e Toulouse (França), com uma das fábricas de montagem de aeronaves da Airbus.

A cidade é um destino turístico a nível nacional e internacional. O Speicherstadt e o Kontorhausviertel foram declarados  Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Hamburgo é um importante centro europeu de ciência, pesquisa e educação, com várias universidades e institutos. Suas indústrias criativas e locais culturais incluem as salas de concertos Elbphilharmonie e Leisz, locais de arte, produtores de música e artistas. Ela deu origem a movimentos como o Hamburger Schule e abriu o caminho para bandas, incluindo os Beatles.

O porto de Hamburgo é o segundo maior da Europa e só é superado pelo de Roterdã, na Holanda. Está localizado no Rio Elba com saída para o Mar do Norte e ocupa uma área de 75 km². Tem 60 docas grandes e pequenas e vários terminais para contêineres, podendo receber mais de 300 navios para carga e descarga. Em consequência, um dos slogans de Hamburgo é “Entrada para o Mundo”.

A cidade recebe em média 7.5 milhões de turistas por ano. O setor do turismo  tem uma grande força econômica na região metropolitana de Hamburgo. O visitante médio passou duas noites em Hamburgo.  A maioria vem da Alemanha e os estrangeiros são europeus, especialmente da Dinamarca, Reino Unido, Suíça, Áustria e  Holanda. Os americanos compreendem o maior grupo de fora da Europa.

Hamburgo é conhecida por ser uma das áreas metropolitanas mais ricas da União Europeia, ao lado de Bruxelas e Londres. Seus muitos canais são cruzados por mais de 2.500 pontes, mais do que Amsterdã, Londres e Veneza somadas! As pontes Köhlbrandbrücke, Freihafen Elbbrücken e Lombardsbrücke são importantes vias de tráfego. O norte e o sul da cidade também são conectados por túneis, destacando-se o túnel sobre o Elba construído em 1911, hoje um ponto turístico, e o túnel sobre o Elba de 1975, parte da via expressa Bundesautobahn.

A cidade ainda mantém sua tradição de ser uma cidade aberta, mas discreta. Seus cidadãos, assim como a maioria dos alemães do norte, podem parecer bastante reservados no início. Uma vez que eles saibam com quem estão lidando, serão amigáveis.

Hamburgo merece pelo menos três noites, pois a oferta de atrações e entretenimento é gigantesca, só de museu são uns 50.

Tradicionalmente, trata-se de uma cidade evangélica luterana. Mas, devido ao grande número de diferentes grupos étnicos que se estabeleceram ali, certamente você vai encontrar um templo de qualquer religião. Existem 11 universidades na cidade, a maior delas é a Universidade de Hamburgo.

De onde será que vem o nome hambúrguer? Ainda lá nos tempos de Gengis Kahn, por volta do século XII, a carne era consumida crua e prensada, já que não havia geladeira e o sal era caro. Esse hábito foi levado para o ocidente e é claro que novas formas de consumir o ‘ bife’ foram aparecendo. Na Rússia, a carne crua que era bem comum entre o povo tártaro, ganhou alguns temperos e passou a se chamar tartar, uma receita que conhecemos até hoje. Os povos germânicos batizaram a iguaria de mett (no dialeto nierdeutsch). A diferença é bem pequena e, hoje em dia, tem mais a ver com alguns temperos utilizados e com o costume de usar o nome local. O mett, que até hoje é encontrado em restaurantes e padarias, no inglês virou meat.

Como Hamburgo tem uma longa história de cidade portuária, a constante chegada e saída de marinheiros e imigrantes do porto da cidade acrescentou novos sabores à culinária local, mas também exportou novidades. Mais especificamente no final do século XIX e inicio do XX, o “bife à moda Hamburgo” (hamburger beef) chega aos EUA. A maioria das embarcações aportava em Nova York, o que também explica a grande mistura que a cidade é hoje. Não é à toa que os alemães e seus descendentes são um dos maiores grupos de imigrantes nos Estados Unidos. No início do século XX, já era possível manter a carne conservada por mais tempo. O tal do hamburger beef era cozido e levava cebola, alho e condimentos. A grande revolução do hambúrguer nos EUA foi a introdução do pão, tipo sanduíche, fazendo com que a refeição se tornasse uma marca da culinária e da cultura norte-americana! Não apenas por ser saboroso, mas também pela praticidade, já que a carne moída ou martelada não precisava ser macia e cara.

Hamburgo tem um clima oceânico, influenciado pela proximidade com a costa e massas de ar que se originam sobre o Oceano Atlântico. As zonas úmidas próximas também gozam de um clima temperado marítimo. A quantidade de queda de neve diminuiu muito nas últimas décadas, os invernos dos últimos anos foram menos frios, com neve apenas em alguns dias por ano. Os meses mais quentes são junho, julho e agosto, com temperaturas de 23°C. Os mais frios são dezembro, janeiro e fevereiro, com baixas temperaturas, de -1°C.

O Aeroporto de Hamburgo-Fuhlsbüttel é o quinto maior e mais antigo aeroporto da Alemanha, tendo sido estabelecido em 1912 e localizado a cerca de 8 km do centro. Cerca de 60 companhias aéreas oferecem serviços para 125 destinos, incluindo alguns destinos de longa distância. O aeroporto foi completamente modernizado com novos terminais, hotel aeroportuário, infraestrutura e instalações que são em geral adequadas para que você não se perca. Dependendo do portão, seu voo chega ou sai, mas pode ser necessário prolongar as distâncias, como em qualquer outro aeroporto.

O aeroporto de Hamburgo está conectado à cidade pela linha de trem S-Bahn S1, que liga a Estação Central (Hauptbahnhof) e o centro da cidade em cerca de 30 minutos. Existem trens a cada 15 minutos. Cuidado com o caminho de volta do centro da cidade para o aeroporto: todos os trens são divididos em Ohlsdorf, com apenas os três primeiros vagões indo para o aeroporto e o resto para o subúrbio de Poppenbüttel. Não há trens entre a 0 e 4h da manhã, mas um ônibus corre na mesma rota. Como não há voos entre as 23 e 6h, isso pode não afetar sua jornada.

Hamburgo tem cinco estações principais: Hauptbahnhof, Altona, Dammtor, Harburg e Bergedorf. Vários tipos de serviço de trem estão disponíveis. As opções são o ICE (Inter City Express) para a maioria das principais cidades alemãs, incluindo Berlim, Colônia, Dusseldorf, Frankfurt e Munique. Tem também para Basel e Zurique, na Suíça.

Os ônibus que servem outras cidades (destinos regionais, nacionais e europeus) chegam ou partem da estação de ônibus central de Hamburgo, situada perto da Hauptbahnhof. Hamburgo tem uma ampla seleção de P + R (Park + Ride) áreas de estacionamento fora do centro da cidade, onde você pode estacionar gratuitamente e utilizar os transportes públicos para entrar na cidade.

Hamburgo é um importante centro de transporte, conectado a quatro autobahnen (autoestradas) e a junção ferroviária mais importante na rota para a Escandinávia. Pontes e túneis ligam as partes do norte e do sul da cidade, como o antigo túnel do Elba (Alter Elbtunnel) ou St. Pauli Elbtunnel (nome oficial) que abriu em 1911, que agora é uma atração turística, enquanto o novo túnel do Elba (Elbtunnel) é o cruzamento de uma autoestrada.

É também um importante porto de cruzeiros, principalmente durante o verão. No entanto, existem serviços transatlânticos principalmente para a cidade de Nova York. Ferries estão disponíveis para a Dinamarca e Suécia. Ocasionalmente, também são oferecidas viagens mais longas à Finlândia, Lituânia e Rússia.

São 33 linhas ferroviárias em toda a cidade. O S-Bahn (sistema ferroviário de superfície e suburbano) compreende seis linhas e o U-Bahn, quatro linhas (metrô).  Em algumas rotas, os trens regionais da principal empresa ferroviária alemã, Deutsche Bahn, e os trens regionais de metrô podem ser usados com um bilhete do tipo HVV. Exceto nas quatro maiores estações de Hamburgo, os trens regionais não param na cidade. O sistema de bondes foi aberto em 1866 e encerrado em 1978.

O metrô de Hamburgo, em Hauptbahnhof Nord, abrange vários pontos da cidade e é uma ótima opção de transporte. A linha de metrô U4 foi introduzida em 2012 e liga Jungfernstieg à estação principal. Tanto S-Bahn quanto U-Bahn têm tarifa unificada. Os trens são descritos por um número e a estação final. As portas do trem não abrem automaticamente, você tem que apertar um botão ou puxar uma alça. Os serviços de trem S-Bahn e U-Bahn (metrô) funcionam de aproximadamente das 5h até 1h da manhã na região central, ou até 23h em distritos periféricos. Nos fins de semana, funcionam a noite toda.

Hamburgo tem um sistema de transporte público bem desenvolvido. À noite, um serviço especial chamado Nachtbus (ônibus noturno) conecta os distritos periféricos e o centro. Os ônibus partem e chegam em Rathausmarkt, perto da Câmara Municipal, e operam durante toda a noite.

As máquinas de venda automática nas estações ferroviárias dispõe de bilhetes de curta distância e para grupos. Nos ônibus, o motorista vai vender o que você precisa. Para comprar bilhetes semanais, dirija-se até a Hauptbanhof ou Bahnof Altona e compre o seu passe no escritório de informações.

Para quem vai passar alguns dias na cidade, não deixe de comprar o Hamburg Card no aeroporto, estações ou em diversos locais pela cidade. Este dá direito ao sistema de transporte público gratuito pela cidade (incluindo ferries) e descontos maiores que 25% em teatros, museus, atrações e até restaurantes. As entradas são gratuitas para o Helms Museum/ Hamburg Museum of Archaeology e o History of Hamburg German Customs Museum, entre muitos outros. Algumas atrações chegam a ter desconto de mais de 30%. São 3 opções de validade do cartão: 1, 3 ou 5 dias consecutivos. Um guia completo com as descrições dos locais, direções e um mapa da cidade vêm grátis com a aquisição do cartão.

Seis serviços de ferry operam no porto e ao longo do rio Elba como parte do sistema regular de transporte público. Os barcos  têm passagem mais cara, entretanto, oferecem uma vista esplêndida de alguns dos bairros mais ricos de Hamburgo!

Hamburgo é uma cidade bike friendly. Durante os meses mais quentes, muitos dos residentes usam bicicletas como forma de transporte. Vários hotéis oferecem aos residentes acesso às bicicletas do hotel. A cidade oferece serviços um aluguel de bikes chamado StadtRad e há diversos terminais espalhados pelas ruas. Para usar este serviço, os clientes devem se registrar no site da Stadtrad e criar uma conta com cartão de crédito, e-mail e telefone. Uma vez que a conta foi criada, você pode ir a qualquer um destes terminais e usar uma de suas bicicletas, enquanto você quiser. Os primeiros 30 minutos são gratuitos.

Há lugares bons e econômicos para comer próximos à universidade. Os pratos originais de Hamburgo são: o bohnen speck und (feijões verdes cozidos com peras e bacon),  bratkartoffeln (fatias de batata fritas), pannfisch (peixe frito), rote grütze (pudim servido com creme) e labskaus (mistura de carne enlatada, purê de batatas e beterraba). A alsterwasser é um tipo de mistura de partes iguais de cerveja e limonada carbonatada (zitronenlimonade), que é bem refrescante.

O franzbrötchen parece um croissant achatado, e é um pouco semelhante na preparação, mas inclui um recheio de canela e açúcar, muitas vezes com passas ou açúcar mascavo. Sendo uma sobremesa típica de Hamburgo, o franzbrötchen é escasso fora as fronteiras da cidade.

Uma dica para fazer um tour a pé é ir na Rathausmarkt, antiga praça de mercado datada da Idade Média, onde está o imenso e imponente prédio neo-renascentista da prefeitura de Hamburgo, a Rathaus. Este edifício possui 112 metros de altura, 112 metros de comprimento por 78 metros de largura e 17.000 m 2 de área total. Foi construído em 1897 em estilo neo-renascentista. Em seu interior, existem vários salões magníficos utilizados para fins representativos e sessões do governo e parlamento.

A melhor maneira de explorar as extensas vias navegáveis ​​de Hamburgo é de balsa ou numa variedade de passeios de barco com duração de 50 minutos a 3 horas, que partem regularmente do Jungfernstieg no lago Alster.

Não deixe de ir a dois locais especiais: o Fischmarkt (mercado de peixe), o mercado ao ar livre mais antigo de Hamburgo que funciona aos domingos desde 1703; e a Hamburger Dom, uma das maiores feiras da Alemanha, que ocorre na primavera, verão e início do inverno com duração de um mês cada.

A principal área comercial de Hamburgo é a Mönckebergstraße, no centro da cidade. Pegue o metrô para qualquer estação central, Rathaus (prefeitura) ou Mönckebergstraße. Verifique também a rua lateral Spitalerstraße. As lojas são principalmente abertas diariamente às 10h. O mais recente centro de compras é o  imperdível  complexo comercial Europa Passage, perto da prefeitura no lago Alster. Não deixe de ir no Colonnaden, rua de pedestres mais antiga de Hamburgo, construída em 1874, que contém muitas lojas interessantes, além de muitos restaurantes e cafés.

Hamburgo é uma cidade segura. As precauções usuais devem ser observadas contra trombadinhas, especialmente em situações lotadas e ao longo das áreas turísticas e comerciais. A estação de trem de Reeperbahn pode ser muito barulhenta nos fins de semana por causa de um ou outro bêbado causando conflitos. Tente evitar o contato e tome os cuidados necessários para visitar a área.

Qualquer tipo de arma é proibida durante o fim de semana, isso inclui recipientes de vidro. Você não pode andar por aí com garrafas de vidro! Bares ou clubes não permitem que você saia com garrafas de vidro na mão e lojas não venderão frascos de vidro durante esse período. Mantenha distância das manifestações, a menos que você deseje se envolver: grupos esquerdistas e policiais de Hamburgo são conhecidos por suas reações pesadas em tais situações. Profissionais do sexo oferecem seus serviços na calçada e podem ser muito insistentes, cuidado!

Outras cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Bremen | Colônia | Dusseldorf | Frankfurt | Hannover | Munique | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

O Hamburg Card é uma excelente para quem vai passar alguns dias

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Programe uma viagem de trem pela Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Faça exercícios para diminuir o desconforto

Fique esperto ao fazer sua mala

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Estratégia de Guerra dos Vikings

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Quando tomar banho num albergue?

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Chegando em uma nova cidade na Europa

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus