Início Europa Alemanha Em Nuremberg os campos de concentração nazista são atrações turísticas

Em Nuremberg os campos de concentração nazista são atrações turísticas

COMPARTILHE

Nuremberg possui 500 mil habitantes, sendo que sua área metropolitana conta com mais de 1 milhão de pessoas. Forma com as cidades vizinhas Fürth, Erlangen e Schwabach o centro econômico e cultural do norte da Baviera. Quase 40% do espaço urbano é ocupado por áreas verdes como florestas, lagos e rios e áreas agrícolas.

Caminhar pelas ruas estreitas e medievais de Nuremberg é como voltar ao passado. Três rios- Pegnitz, Rednitz e Regnitz- mais o canal Meno-Danúbio formam a hidrografia de Nuremberg. As distâncias entre Nuremberg e outras cidades são: 170 km de Munique, 226 km de Heidelberg, 309 km de Dresden, 411 km de Colônia, 435 km de Berlim, 610 km de Hamburgo e 669 km de Lübeck.

Muitas empresas fundadas no século XX (Adidas, Bosch, Playmobil ou Puma) e que perduram até hoje foram responsáveis pelo desenvolvimento industrial da cidade. Nos parques industriais, destacam-se ainda a montadora de veículos MAN AG, o grupo Siemens-Schuckert e a farmacêutica Novartis Pharma. Além do mais, ali também se encontram as tradicionais fábricas da Faber-Castell e Nestlé-Schöller.

O clima de Nuremberg é temperado, com temperatura média variando entre –2°C em janeiro e 18°C em agosto. Durante o verão, em agosto, as temperaturas chegam até 35°C. A pluviosidade não é muito alta, pois as serras dificultam a passagem de chuvas pelo local. No inverno, de novembro a maio, é muito frio. Se você tem preferência pelo verão, escolha os meses de junho a setembro. O ideal é programar-se para passar umas 3 noites na cidade para aproveitar bastantes suas maravilhas.

O aeroporto internacional de Nuremberg, Flughafen Nürnberg, é o segundo maior da Baviera, com mais de 60 voos diretos, nacionais ou internacionais. Localiza-se a 7 km ao norte do centro e pode ser acessado através da linha de metrô U2.

A estação ferroviária central de Nuremberg, a Nürnberg Hauptbahnhof, fica ao sul do centro histórico e é uma importante estação em termos de trens de alta velocidade do tipo ICE (Inter City Express), IC (Inter City) e EC (Euro City). O trem ICE tem conexão direta para Munique e Berlim. De hora em hora, passam trens IC em direção às maiores cidades alemãs. Vários trens do tipo EC levam à Viena, na Áustria, Vale do Ruhr ou Praga, na República Tcheca. Junto à estação encontra-se o metrô (linha U2) com conexão direta até o aeroporto. A principal estação de ônibus está localizada perto da principal estação ferroviária.

A empresa responsável pelo transporte público de Nuremberg é a Verkehrs-Aktiengesellschaft Nürnberg (VAG), que concentra seus serviço com bondes, metrô, trens interurbanos e ônibus.  Nuremberg possui três linhas de metrô (U1, U2 e U3), seis linhas de bondes, além de várias linhas de ônibus. As três linhas de metrô acessam os mais importantes pontos da cidade: o aeroporto, a estação ferroviária, o centro histórico e a cidade satélite Fürth. O ponto principal do transporte público são a estação ferroviária central e a praça Plärrer. Os Straßenbahn, conhecidos como tram, uma espécie de bondinho mais moderno, percorrem toda a cidade dando acesso a diversos bairros.

A locomoção por bicicleta no centro da cidade é limitada, pois é proibido andar nas zonas de pedestres. Somente à noite é permitido pedalar nesta zona. As ciclovias fora do centro são precárias, somente as vias ao longo do rio Pegnitz são bem organizadas. Nuremberg possui aproximadamente 5.7 km de zonas de pedestres no centro antigo.

Uma dica é adquirir o Nuremberg Card para usufruir do transporte público (metrô, tram e ônibus) por dois dias seguidos e de graça, inclusive em Stein, a cidade do Castelo da Faber Castell. Também dá gratuidade ou descontos em todas as principais atrações e 49 museus. Você também obtém descontos de 10 a 15% nas compras em muitas lojas. Sete teatros, que vão desde o teatro infantil até o cabaré, oferecem descontos de 10 a 20%. O maior cinema IMAX da Europa no CineCittà Nuremberg oferece os filmes mais atuais e ainda vende ingresso com preço reduzido. Para comprá-lo, basta ir ao centro de informações do aeroporto, pontos de atendimento ao turista da cidade (tem um na praça central) ou hotéis participantes.

Para hospedagem, a boa pedida é ficar perto do centro histórico e da região murada da cidade, pois é ali que a maior parte das atrações e dos meios de transporte se concentram. Para um serviço de reserva de quarto rápido na área de Nuremberg-Fuerth-Erlangen-Schwabach, acesse o site e faça o pedido de reserva on line na Nuremberg Convention and Tourist Office.

A culinária de Nuremberg é bem tradicional. Merece destaque o doce natalino chamado de lebkuchennurembergense (nürnbergerlebkuchen), tipo de pão de mel produzido a mais de 600 anos. É fácil encontrá-lo na região do centro histórico, em diversos tamanhos e com os mais diferentes tipos de cobertura. Muitas barracas de comida e restaurantes de fast food podem ser encontrados ao longo de Königstraße, indo da estação principal para a cidade velha.

Um outro prato bem típico é a salsicha tradicional chamada de bratwürst. Além dos restaurantes, vários ambulantes vendem-na pelas ruas. As nürnberger rost bratwurst são salsichas grelhadas acompanhadas de chucrute (sauerkraut), boa ideia para quem não quer arriscar no paladar. Podem ser degustadas no pão e são encontradas em todos os cantos. Se você já prefere ousar no sabor, há o schäuferla, um suculento ombro de porco assado que geralmente acompanha knödel (uma bolota de massa de batata). Outros pratos típicos são a aischgründerkarpfen, ou seja, uma enorme carpa do vale Aischgrund empanada, tostada e crocante.

Nuremberg faz parte da região denominada Bierfranken com mais de 300 cervejarias! Em inúmeros Biergarten (Jardins de cerveja) espalhados pela cidade, são apreciadas deliciosas e geladas cervejas típicas acompanhadas de cheirosos pretzels.

Apesar da enorme destruição durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria das construções medievais da cidade foram reerguidas e, após meio século, Nuremberg é considerada um dos melhores exemplos de reconstrução do pós-guerra em toda Alemanha! Até hoje, seu centro histórico é rodeado pela antiga muralha de 4 km de extensão. A cidade é conhecida por ter sido a localização de inúmeros comícios do partido nazista, as famosas Reuniões de Nuremberg, assim como pelos Julgamentos de Nuremberg, nos quais os criminosos de guerra da Alemanha Nazista foram sentenciados após a Segunda Guerra Mundial.

Um programa imperdível é visitar o Centro de Documentação Nazi, que fica na ala norte do inacabado Congresso Municipal. Nuremberg tinha uma importância particular para os nazistas durante o Terceiro Reich. Por sua posição estratégica no centro da Alemanha, o partido nazista NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães) escolheu a cidade como sede das suas convenções anuais, conhecidas como as Reuniões de Nuremberg, entre 1923 e 1938. Se você possui alguma curiosidade a respeito de como o nazismo afetou a Alemanha, essa é oportunidade para conhecer a história!

Uma ótima pedida é caminhar pelas ruas estreitas e medievais de Nuremberg e admirar a beleza de sua arquitetura e estilo únicos: construções, fontes e pontes reunidas em um centro histórico. Seus restaurantes são tradicionais e a decoração destes locais impressiona bem. Como é uma cidade pequena, dá para visitar fácil a pé a parte turística, toda concentrada dentro das muralhas medievais.

Comece seu tour pela Königstor, uma das torres medievais que protegiam a cidade dos ataques inimigos. Ao lado da torre, fica um dos portões antigos da cidade e existe também uma bela vila medieval conhecida como Handwerkerhof, com uma arquitetura charmosa típica e diversas lojas e restaurantes para os turistas aproveitarem.

O centro histórico é dividido em dois bairros: ao norte, o Sebalder Altstadt; e ao sul, o Lorenzer Altstadt, ambos rodeados pela antiga muralha de defesa. O bairro Altstadt é considerado uma área nobre, onde viviam os patrícios em suas casas imponentes na Idade Média e onde a antiga prefeitura municipal foi construída. O bairro Lorenzer Altstadt sempre foi considerado mais modesto. Atualmente, é ocupado por lojas e escritórios com poucas moradias.

O centro antigo é dominado pelo símbolo oficial da cidade, o Castelo Imperial (Kaiserburg), rodeado pela muralha medieval com aproximadamente 80 torres de defesa. Inicialmente, a antiga muralha de defesa tinha uma extensão de 5 km e possuía cinco portões. Entre os séculos XIII e XVI, esta foi constantemente ampliada, fato que impediu a tomada da cidade por inimigos durante os seguintes séculos.

No centro histórico, encontram-se construções notáveis como o “Belo Chafariz” (SchönerBrunnen), construído entre 1385 e 1396. Com 19 metros de altura, relembra o formato de uma torre de igreja em estilo gótico. Uma obra arquitetônica mais recente é o chafariz “Carrossel do Matrimônio” (Ehekarussell), erguido em 1984 com figuras feitas de bronze e base de mármore. O chafariz é dividido em seis partes, cada qual mostrando as várias fases da vida matrimonial: o amor, a primeira briga e a morte. Na época da sua construção, o chafariz originou controvérsias entre a população por exceder o orçamento e pela vulgaridade de algumas figuras. Hoje, é o maior chafariz de figuras na Europa do século XX!

A cidade oferece mais de 35 museus, sendo que o mais importante é o Museu Nacional Germânico (Germanisches National Museum), fundado em 1852. O museu possui uma vasta coleção, 1.2 milhões de objetos no seu acervo, da cultura e arte germânicas da pré-história até os tempos modernos! Podem ser apreciadas pinturas de Albrecht Dürer, instrumentos científicos da Idade Média, instrumentos musicais históricos, além do escritório original dos irmãos Grimm. Do museu, também fazem parte um arquivo com escrituras e documentos originais da história alemã e europeia.

Um dos mais notáveis pintores do Renascimento, Albrecht Dürer, nasceu em Nuremberg em 1471. Ele passou a maior parte da sua vida ali, sendo que sua antiga residência, a Albrecht-Dürer-Haus, hoje é um museu cujo acervo é sobre sua biografia. Há o Museu dos Brinquedos (Spielzeugmuseum), relembrando a forte tradição da cidade na manufatura dos brinquedos, e o Museu dos Transportes (Verkehrsmuseum Nürnberg), com trens históricos em seu acervo, já que a primeira linha ferroviária da Alemanha partiu de Nuremberga Fürth em 1835. Ainda há os museus Novo (Neues Museum), o Nacional de Arte e Desenho, o Municipal (FemboHaus) e o da Cultura Industrial (Museum Industrie Kultur).

O principal distrito comercial de Nuremberg é o Lorenzer Altstadt, parte da Cidade Velha ao sul do rio Pegnitz. As lojas mais baratas podem ser encontradas em Breite Gasse. Na Karolinenstrasse, você pode encontrar as melhores, e na Kaisserstraße, ao lado do rio, as de artigos de luxo. Na Königsstraße, que vai da estação principal através da igreja do St. Lawrence até o mercado principal, estão as maiores lojas de departamento, Karstadt, Galeria Kaufhof e Breuninger. No Sebalder Altstadt, você encontra antiguidades, curiosidades e lojas de grife.

A mais famosa festa popular de Nuremberg é a Feira Natalina do Menino Jesus (Christkindlesmarkt), realizada anualmente durante o mês de dezembro com aproximadamente 150 vendedores e barraquinhas feitas de madeira. É considerada a mais antiga feira natalina na Alemanha e é conhecida internacionalmente. Começa numa sexta-feira que antecede o primeiro advento e termina em 24 de dezembro. Não se sabe ao certo quando a feira realizou-se pela primeira vez e a única prova de que ela existe desde o século XVII é uma caixa de madeira com uma inscrição da feira natalina de 1628, exposta no Museu Nacional Germânico.

De acordo com a polícia, Nuremberg tem a taxa de criminalidade mais baixa do que qualquer cidade com mais de 400 mil habitantes.

Outras cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Bremen | Colônia | Dusseldorf | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Munique | Stuttgart

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Nuremberg é uma cidade marcante

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Estratégia de Guerra dos Vikings

Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Controle seu vício, diversão e consumo

A teoria do rio principal e seus afluentes

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

Técnica de viagem pela Europa: day train

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus