Início Soluções Motta Sergio Motta Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

COMPARTILHE

Onde você nasceu?

Nasci em São José do Rio Preto, São Paulo. Quando eu tinha 1 ano, minha família mudou-se para Ribeirão Preto. Foi maravilhoso crescer no interior. Morei na cidade até os 17 anos. Depois, mudei para São Paulo para fazer faculdade e nunca mais retornei. Aliás, teve um ano que morei em Boston nos Estados Unidos.

Qual a sua formação acadêmica?

Estudei Administração de Empresas na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e fiz pós- graduação na ESPM (Escola Superior de Propaganda em Marketing). Em Harvard, fiz alguns cursos de marketing no período que morei em Boston.

Quando começou a vontade de viajar?

Tive uma professora na minha adolescência que me inspirou a gostar de História. Também tenho plena convicção que houve influência do meu pai. Quando era pequeno, tenho lembranças dele chegando de viagem, abrindo a mala e relatando para minha mãe os acontecimentos. Essa é uma lembrança boa da minha infância e acredito que dê alguma maneira quis vivenciar a mesma sensação.

Quando você realizou sua primeira viagem internacional?

Não fui cedo para o exterior, tinha 22 anos e fui morar nos Estados Unidos. Acredito que naquela época viajar era mais difícil e caro. Por isso que sempre incentivo qualquer pessoa a viajar independente da idade.

O que viajar representa para você?

Sair da rotina é a melhor maneira de aprender algo na prática adquirindo experiência e valores intangíveis que vão moldar sua personalidade e perspectiva de encarar o mundo. Enfrentei muitos desafios em minhas viagens e sempre os encarei. Sou um viajante profissional e muitas vezes enfrento riscos acima da média, por isso pensar em estratégias inovadoras foi exercendo em mim maneiras de analisar as situações que coloco em prática hoje em dia na minha vida de consultor.

O que ocorre quando viajamos?

Viajar é algo maravilhoso, pois você descobre que cada lugar tem uma história para contar. Quando relacionamos esse fato com o momento da sua vida que estamos vivenciando, a magia acontece e grandes transformações ocorrem. Cada pessoa tem seu ritmo, mas a mudança é inevitável.

Quais os lugares que mais gostou de conhecer?

O Egito foi um lugar muito especial e diferente culturalmente de tudo que tinha visto. Paris continua sendo a cidade mais linda do mundo. Sou encantado pela cidade de Roma, onde podemos interagir com a história caminhando pela rua. Enfim, tem várias cidades especiais e sempre há uma história para contar. Não queria ser injusto com outros destinos. Cada viagem que realizamos, escrevemos um capitulo no livro de nossa vida. Quantas publicações tem sua coleção?

Todos os destinos do blog você já visitou?

Sim. São muitos anos viajando pelo mundo.

Qual seu ídolo?

Zico é o meu super-herói em carne e osso. Quando era pequeno, tirei uma foto com ele em Ribeirão Preto quando a seleção foi jogar na cidade e escrevi uma carta convidando para passar férias na minha casa, dormir no meu quarto e jogar bola no final de tarde. Enfim, foi uma tentativa. Fico emocionado ao falar do Zico e espero um dia encontrá-lo. Apenas não sei qual seria minha reação.

E na música?

Sou fã do Roupa Nova e do Queen. Estive no Rock in Rio de 1985 no maior show do Queen já realizado no planeta. Cheguei de carona num caminhão. Depois desse show, perdi o interesse em assistir outros espetáculos. O que o Freddie Mercury fez no palco é inesquecível.

Qual o objetivo do Blog “Viajando com Sergio Motta”?

Meu desejo é que possa ser uma referência quando alguém pensar em realizar uma viagem econômica inteligente, gastar pouco e divertir-se muito. Podemos nos divertir muito não apenas em resorts ou trancados no hotel. Não estou criticando, é apenas uma opção de lazer. Meu objetivo é despertar nas pessoas a vontade de viajar, viajar e viajar. Apenas apresento uma maneira diferente de realizar uma viagem-aprendizado.

Como você idealiza o modelo de negócio do “Viajando com Sergio Motta”?

Temos o formato de um tripé. O primeiro é: Viagens pelo mundo, preciso continuar viajando pelo mundo buscando informações para compartilhar e inspirar novos viajantes. O segundo é: Parceiros engajados, estar associado a empresas que acreditem e possam estar com suas marcas nesse projeto, sou criterioso e busco as melhores em cada segmento. A terceira é: Conteúdo & Interatividade, transformar as experiência em conteúdo de interesse para o grande público buscando interagir com as pessoas e as marcas associadas.

O que é viagem- aprendizado? 

Uma viagem-aprendizado representa a ruptura do cotidiano. Fora dele, onde as variáveis de relacionamento e comportamento são conhecidas, a pessoa precisa intensificar seus instrumentos, lançar mão de suas qualidades e habilidades no sentido de encontrar soluções para os problemas novos. Por seu caráter intenso, a viagem é um microcosmo da vida, apresentando as situações com as quais lidamos no cotidiano dentro de um período determinado em que se conhece o começo e o fim. Não encaro a viagem apenas como lazer, mas como uma forma de aprender. Por isso, devemos interagir com a cultura e pessoas do país visitado, aprender com sua história e desfrutar o máximo possível do local e explorar seus limites. A viagem é uma oportunidade para evoluir.

E por que viagem-aprendizado?

Porque implica um processo consciente. Não adianta viajar sem ter a percepção ligada para as diferenças. A ideia é fazer a pessoa ter ciência do ser humano, portanto deve ser cobaia dela mesma. Assim, propus-me um desafio: viajar sozinho gastando o mínimo possível. As dificuldades que surgissem seriam encaradas como meios de conhecer os limites, meus e daqueles com que seria forçado a conviver. A tônica seria viver sem medo de me expor ao desconhecido e aprender o máximo com as experiências.

Quando será sua próxima viagem?

Tenho planos para embarcar em breve para dar sequência aos estudos sobre a Ciência do Ser. O roteiro ainda não esta definido, mas sinto necessidade de continuar minhas pesquisas sobre o ser humano. Penso em ter patrocinadores, pois as viagens estão mais complexas e há muitas oportunidades nos meus roteiros.

Os 5 relatos das minhas Viagens Aprendizados pelo mundo

Viagens de Incentivo
Palestra Motivacional

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Biografia

Entrevista II: O Viajante Consultor

Entrevista III: A Filosofia de vida

Ciência do Ser – A Simbologia da Ciência do Ser

Ciência do Ser – O que é Viagem-Aprendizado?

Ciência do Ser – Uma filosofia de vida pessoal e profissional

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Route 66- Planejamento Estratégico

Machu Picchu – Trabalho em Equipe

Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Viagem de incentivo – Egito

Viagem de incentivo- Route 66

Viagem de incentivo- Machu Picchu

Viagem de incentivo- Terra Santa

Viagem de incentivo- Grécia

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Soluções estratégicas para seu evento

A importância de cursar Harvard na minha vida 

Eu sou uma empresa

Um viajante comporta-se como um empreendedor

Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa

Seja um líder diferenciado no seu dia a dia

Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional

Os Líderes e sua autoridade

Os Líderes em tempos de mudanças

O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa

O que é Liderança? Você esta preparado?

Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa

As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes 

Como nos tornamos Líderes de equipes? 

A importância da multiplicação dos líderes na organização

A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento

Desenvolvendo um verdadeiro Líder

Desperte a liderança em você

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus