Início Matérias Comportamentais Livro Nazaré Os Líderes e sua autoridade

Os Líderes e sua autoridade

COMPARTILHE

Os melhores líderes ainda são aqueles que sabem quando e como afirmar sua autoridade. Pessoas poucos incisivas não são bons líderes. Quem não defende seus princípios e objetivos não pode esperar que alguém o siga. É preciso ser direto na abordagem de questões importantes, não adiar o problema.

Os líderes, porém, não estão apenas interessados em persuadir, eles sentem prazer ao ver sua equipe melhorar. Lado a lado com correr riscos está a capacidade de inovar. Os grandes líderes sabem que o jeito antigo de fazer as coisas nem sempre é o melhor principalmente num mercado de mudanças rápidas e competitividade sanguinária.

Exercer a autoridade pode ser suficiente em épocas de estabilidade, mas para um ambiente em constante transformação é preciso haver liderança. Quando mudam as regras que determinam estruturas, normas, valores, processos e sistemas, procura-se quem possa dar rumo para a empresa e fazer com que seus funcionários descubram qual é a nova visão e a  levem adiante.

Um líder para esses tempos não deve ser um protetor e sim um guia que ajude a superar as dificuldades motivando o pessoal. O exercício da liderança é difícil e pode até pôr em risco a autoridade já garantida. Se você for além das expectativas em relação à imagem que as pessoas têm da autoridade, está arriscado a perder sua posição por ter avançado o sinal.

Para exercer a liderança é preciso violar muitas das expectativas que são postas sobre uma figura de autoridade.  A autoridade funciona bem quando está operando de acordo com os valores e propósitos (implícitos e explícitos) existentes na empresa e com os tradicionais canais de comunicação e padrões de tomada de decisões, quando os problemas são rotineiros e são resolvidos por meio de recursos que estão disponíveis de imediato e quando os problemas enfrentados não requerem liderança.

A autoridade pode resolver o problema a maioria das empresas, mas é necessário que haja mais liderança do que autoridade principalmente em épocas de mudanças.  A liderança é necessária quando aqueles em posição de autoridade não sabem para onde ir ou como encontrar uma solução, não sabem em que área avançar muito por fazer e falta de tempo em fazê-lo e quando sabem que o problema pode implicar um período de desordem.

O líder deve identificar os desafios e seus riscos, distinguindo os aspectos da situação que exigem algum aprendizado, em vez de recorrer à experiência. Ë importante mantermos a atenção das pessoas concentrada nos temas mais complexos e administrar o conflito habitualmente gerado. Devemos desenvolver a capacidade das pessoas de assumir a responsabilidade pela mudança e os riscos inerentes à situação.

Um líder deve ter a força emocional para tolerar incertezas, frustrações, angustia e dor.  Conseguir estabelecer uma autoridade informal é tão importante quanto exercer uma autoridade formal. Ser líder significa desafiar as pessoas a mudar os hábitos, os valores, a vida, o que tende a gerar estresse coletivo e individual.

O líder tem um papel fundamental em energizar, emocionar e direcionar os esforços em sua empresa. O líder atua em três perspectiva aprender, ensinar e conduzir. Todos nós temos histórias de sucesso em nossa vida. Esses momentos são tão ricos para serem repartidos com os pares nas organizações, pois muitos aprendizados podem ser retirados dessas experiências.

Grandes empresas fizeram downsizings para o aumento da lucratividade e muitas não obtiveram sucesso devido a falta de líderes em todos os níveis, que exortassem os funcionários e empreendessem suas ações.

Identificar líderes é um papel importante, mas não basta apenas identificar e desenvolver os high potential e deixar outras pessoas que apresentem condições de se tornarem líderes para trás. É importante demonstrar a essas pessoas seu valor e buscar continuamente seu crescimento.

É preciso criar uma revolução de idéias, envolver e questionar continuamente os valores que norteiam suas corporações e agregar continuamente inovações.

 

Cidades em Israel

Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades

País no Oriente Médio

 Israel

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Viagem de incentivo- Terra Santa

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Há muita opção com preços acessíveis e que renderá uma boa economia

No aeroporto siga alguns procedimentos para ajudá-lo na hora do embarque

Procure fazer um checklist de viagem

Ter um orçamento definido é fundamental

Fique atento nos quesitos bebida e reuniões de negócios!

Leve apenas o que você consegue carregar sozinho

Antes de comprar as passagens fique bem atento a alguns detalhes

Reserve pela internet a melhor opção para seu bolso

Você aprende a conviver com as mais diferentes personalidades

É uma forma de conhecer a si mesmo

Você deve ouvir, mais do que nunca, sua intuição

Sempre visite um centro de informações turísticas

Leve malas, mochilas e bolsas que puder carregar

O passaporte não pode faltar em sua bagagem de mão

Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional

Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa

O que é Liderança? Você está preparado?

O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa

O líder tem Fé na causa que abraça

O líder tem Comprometimento com seus objetivos

O líder oferece Confiança na sua equipe

O líder em sua essência é um grande Conselheiro

O líder deve ser Acessível no seu dia a dia

O líder destaca-se pela Humildade

Desperte a liderança em você

Desenvolvendo um verdadeiro Líder

Como nos tornamos Líderes de equipes?

As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes

Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa

A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento

A importância da multiplicação dos líderes na organização

21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes

O líder demonstra compaixão com o próximo

Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder

Jesus era Inspirador com sua equipe

A virtude do líder em ser Compreensivo

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus