Início Lugares Inesquecíveis Américas Cusco foi capital de um dos maiores impérios que o mundo conheceu

Cusco foi capital de um dos maiores impérios que o mundo conheceu

COMPARTILHE

Cusco, em quíchua Qosqo ou Qusqu, significa “umbigo do mundo”. Está situada no Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, com população de 400 mil habitantes. A região é habitada há mais de 3 mil anos. A área circunvizinha, situada no vale de Huatanay, tem uma agricultura forte, com o cultivo de milho, cevada, quinoa, chá e café, além da mineração de ouro.

Cusco foi capital de um dos maiores impérios que o mundo conheceu. A bela cidade, famosa mundialmente, concentra toda cultura arqueológica deixada pelos incas. Suas estreitas ruas até hoje conservam os templos e palácios que antes habitavam homens e mulheres fundadores de um dos impérios mais poderosos da América. Cusco mantém os vestígios de construções incas aproveitadas pelos espanhóis para erguer suas igrejas e palácios.

A cidade herdou também um importante patrimônio arquitetônico barroco. A região central conserva muitos edifícios, praças e ruas de épocas pré-hispânicas, assim como construções coloniais, o que motivou ser declarada Patrimônio Mundial em 1983 pela UNESCO.

Quando os espanhóis chegaram em 1533, ficaram de queixo caído! Cusco rivalizava em tamanho com as maiores cidades europeias da época, com a diferença de que tinha ruas e belas praças com calçamento de pedra e era mais limpa e organizada. Cusco era uma cidade “cosmopolita”, habitada por povos de todas as partes do império, separados por bairros e reconhecíveis por sua vestimenta.

Situada a 3.400 metros acima do nível do mar, era o centro administrativo e cultural do Império Inca (Tahuantinsuyu). Lendas atribuem a fundação de Cusco ao inca Manco Capac, no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol.

A Cusco antiga tem contornos em forma de um puma, com a praça central Haucaypata na posição que ocuparia o peito do animal. A cabeça do felino estaria localizada na colina onde está a fortaleza de Sacsayhuaman. Os incas organizaram sua divisão administrativa de maneira que os limites das quatro regiões do império coincidissem na praça principal de Cusco.

A maioria dos edifícios construídos após a conquista mistura influência espanhola com arquitetura incaica, inclusive a igreja de Santa Clara e San Blas. Frequentemente, os edifícios espanhóis são justapostos sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas. Outros exemplos da arquitetura incaica são as fortalezas de Machu Picchu, que se situa no final da Estrada Inca,  Ollantaytambo e Saqsaywaman, a 2 km de Cusco.

Há mais atrações fascinantes nos arredores de Cusco, em particular, no Vale Sagrado. Existem três tours essenciais: o passeio pelo Vale Sagrado, o city tour e a ida até Machu Picchu. Para fazer o passeio pelo Vale Sagrado e o city tour é preciso comprar um ticket que dá acesso aos museus Histórico Regional, de Santa Catarina e Religioso, à catedral, ao bairro de San Blas, a Santo Domingo (Coricancha) e a sítios arqueológicos como Tambomachay, Kenko, Pukapukara e Saqsaywaman.

Cusco é a mais bonita cidade peruana e uma das melhores do mundo! Atualmente, também é o principal destino turístico do país. Por isso, não deixe de programar uma visita demorada, para que possa realmente aproveitar seus encantos. É um dos destinos mais procurados e é parte inseparável do roteiro de quem vai a Machu Picchu!

A Trilha Inca para Machu Picchu é sem dúvida alguma, uma das excursões mais inusitadas pelas pessoas que buscam aventura no Peru. Caso esteja planejando realizá-la é fundamental que você prepare uma mochila para carregar tudo o que for preciso para os 4 dias de percurso. Lembre-se que serão 48 km! Se você puder fazer algumas trilhas e treinar antes facilitará bastante. Não é fácil, mas vale a pena! Por isso recomendo que leve: passaporte original para mostrar no controle antes de entrar no Parque Nacional de Machu, garrafa de água, mochila com roupa suficiente, jaqueta impermeável (capas de chuva podem ser compradas em Cusco), lanternas e baterias, máquina fotográfica, calçados aproriados, roupa de banho, dinheiro, chapéu, protetor solar, repelente de insetos e papel higiênico.

O clima de Cusco é geralmente seco e temperado, com duas estações definidas: uma seca entre abril e outubro, com dias ensolarados, noites frias e temperatura média de 13 °C; e outra chuvosa, de novembro a março, com temperatura média de 12 °C. Nos dias ensolarados, a temperatura alcança 20 °C. É uma cidade muito fria, com céu quase sempre cinza. Aliás, uma dica é procurar saber se seu hotel tem calefação.

Caminhe devagar para ir desvendando as ruas cusquenhas, pois a altitude pode ser um problema. Na sua maioria, as vias não são largas e seguem uma pequena elevação. Se andar depressa, o cansaço e mal estar podem vir rápido. Procure tomar chá de coca para hidratar e ajudar na aclimatação. É um chá suave, oferecido em todos os lugares no Peru.

Cusco possui uma das catedrais mais belas toda América do Sul e um grande número de mosteiros e conventos da época colonial e que até hoje conservam a arte e a beleza daqueles tempos.

Turistas são constantemente assediados pelas peruanas com roupas típicas e seus filhos. Eles pedem ajuda em dinheiro ou insistem para que você tire uma foto com eles. Se for fotografar, terá que dar uma contribuição.

A cidade é servida por um eficiente sistema de transporte por ônibus, kombis, micro-ônibus e táxis cujos preços variam conforme a distância.

A Plaza de Armas e arredores é, sem dúvida, a região mais agradável e prática para você se hospedar em Cusco. O bairro de San Blás, no alto de uma ladeira, é descontraído e agradável, mas é preciso subir várias quadras de ladeira íngreme para chegar lá, o que incomoda bastante. Na Rua Plateros estão os melhores lugares para obter informações sobre atrações turísticas.

A atividade turística tomou um especial papel na economia da cidade com a consequente ampliação de atividades hoteleiras. Cusco conta com boa infraestrutura de acomodações, desde hotéis de luxo até albergues para mochileiros. É possível encontrar bons hotéis e restaurantes para atender todos os públicos, com preços razoáveis.

Cusco é bastante animada e possui bons restaurantes, bares, casas noturnas, agências de viagens, casas de câmbio e escritórios de companhias aéreas.

Na rua ao lado da Basílica de La Virgen de La Asunción, a catedral, tem uma entrada que leva à uma espécie de galeria com diversos vendedores expondo seus produtos de artesanato. Ali, é possível comprar quase os mesmos produtos vendidos nas lojas, inclusive ótimos casacos de lã de alpaca por preços bem menores. E é possível negociar descontos, já que essa prática é normal nesse local.

A culinária cusquenha é rica em sabores e com bom preço. Entre os pratos mais comuns figuram os à base de carne de alpaca (apresentada nas mais variadas formas) e quinoa (presente em saladas, tabule, empanados, sopas ou arroz). Os mais tradicionais são o ají de frango e o cuy assado. Para beber, a cerveja Cusqueña é deliciosa, assim como a famosa e adocicada Inca Kola.

Mercados de rua são as melhores opções para as compras1 é possível adquirir desde o belo artesanato com forte inspiração inca até as coloridas roupas e tecidos de lã de alpaca. Para quem gosta de dançar, as melhores opções ficam próximo à Praça das Armas.

A cidade ama brasileiros, por isso divirta-se nesse passeio histórico repleto de aprendizado!

Outras cidades no Peru

Puno | Ilha de Taquile | Arequipa | Cajamarca | Nasca | Huaráz | Huancayo | TrujilloLima | Pisac | Machu Picchu

Países nas Américas

 Argentina |  Bolívia |  Chile |  Curaçao |  Estados Unidos |  Peru |  Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Como foi fundada a cidade de Cusco

Cusco é um tesouro arqueológico ao ar livre

O guru e líder espiritual David Ramirez

Meu encontro com Pachamama

A pedra de 12 ângulos feita pelos incas em Cusco

No Peru, praticamente, o país inteiro é um convite à aventura!

Na Patagônia chilena, os parques nacionais são ideais para praticar esportes

O trekking é um dos esportes mais praticados na trilha de Machu Picchu!

Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Cuidados na viagem a Bolívia e Peru

Roteiro para Bolívia e Peru (40 dias)

Roteiro para Machu Picchu (21 dias)

O arlequim negro em PISAC

Kenko fica nos arredores de Cusco

O Gigante Coroado

As maravilhas descobertas em Ollantaytambo

A importância do número 3 na minha trilha pessoal

A beleza da filosofia de vida dos incas

Os incas administravam como os países ricos adotam hoje

Percorri a trilha inca em 4 dias

O que levar na Trilha Inca

Minha caminhada na evolução espiritual

A Trilha Inca não é para qualquer um é difícil percorrê-la

Recomendação para percorrer a Trilha Inca

Trilha Inca: Wayllabamba – 1º dia

Trilha Inca: Warmiñusqa – 2º dia

Trilha Inca: Wiñaywayna – 3º dia

Trilha Inca: Machu Picchu  – 4º dia

A busca pela da trilha individual

A última noite antes de chegar a Machu Picchu

Intipunku significa “porta do sol”

A descoberta da cidade sagrada por Hiram Bingham

Em Machu Picchu, as mulheres enclausuradas eram conhecidas como aqllakunas

Por que Machu Picchu foi abandonada?

A construção de Machu Picchu

Uma árvore na praça sagrada

As bruxas eram temidas pela comunidade por causa de seus poderes sobrenaturais

Caminhando pela Cidade Sagrada dos Incas

Procure trocar ideias sobre seu roteiro com quem já fez a mesma viagem

Quanto maior a flexibilidade de datas, mais barata é sua viagem

Você se desprende sem preocupações

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus