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Pachacamac foi um templo religioso de grande prestígio

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Resolvi conhecer as ruínas de Pachacamac, 31 km ao sul de Lima. Na rua Montevideo, onde há diversas empresas de ônibus, encontrei, a muito custo, a companhia San Bartolo, que me deixou, quarenta minutos depois, nas ruínas.

Para chegar lá, tivera que atravessar estradas desertas de areia muito fina. A área compreendia quinhentos hectares. Na entrada, visitei o Museu de Pachacamac, inaugurado em 21 de novembro de 1965 pelo presidente Fernando Belaúnde Terry. Em pequenas salas, estavam expostos objetos da época, utensílios e artefatos encontrados em escavações.

Pachacamac foi um templo religioso de grande prestígio, sobretudo no século IX, quando atraía peregrinos de todas as regiões ao redor. Pacha, no idioma quíchua, significa “terra e tempo”; é um conceito que funde dois elementos, matéria e energia, dificultando a tradução para padrões atuais. Camac quer dizer o “criador”. Portanto, Pachacamac é o criador da terra e do tempo.

A maior atração é o Templo do Sol, uma ruína grandiosa, construída em 600 d.C. Tinha a forma de pirâmide, com terraços que terminavam de forma truncada. Em vez de rampas, a comunicação entre os níveis era feita por escadas. Funcionava como observatório astronômico, que permitia a elaboração de um calendário lunissolar que regia a cultura agrária. Era dividido em setores, sendo necessário passar pela Área A, depois pela B, e assim por diante até as mais restritas. Nestas, na época antiga, só os eleitos podiam entrar. Pessoas comuns não eram ali admitidas.

Em 1533, no dia seguinte à ocorrência de um terrível terremoto que abalara Pachacamac, Hernando Pizarro, primeiro castelhano a ingressar na cidade santa, veio com sua tropa montada a cavalo e com armas de fogo. A pólvora era ainda desconhecida para as civilizações pré-colombianas. Ele roubou objetos de culto e saqueou os moradores aterrorizados, que o julgaram parte da catástrofe enviada pelos deuses.

O cacique Tauri-Chumbi não teve oportunidade de negociar com os invasores. Por isso, Pachacamac, um dos centros religiosos de maior prestígio na época, foi violada, mutilada e abandonada. Durante muito tempo, foi alvo constante da ação de ladrões e saqueadores. A apenas oitenta anos, o arqueólogo alemão Max Uhle intensificou os estudos a respeito de sua história.

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