Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente Viver é adaptar e reestruturar em decorrência das necessidades

Viver é adaptar e reestruturar em decorrência das necessidades

COMPARTILHE

A estudante americana Mary Budd Rowe, em visita à Universidade de Princeton, reparou num homem que tinha os olhos fixos em uma fonte. Logo reconheceu nele o célebre físico Albert Einstein, que inclinava a cabeça na direção da fonte e algumas vezes movia rapidamente as mãos para cima e para baixo.

Aproximando-se dele, a moça, perplexa, assistia à cena. Por algum tempo Einstein não dizia nada, apenas movia as mãos. De repente, virou-se para ela e perguntou:

— Você consegue fazer isto? Pode parar a corrente de água o suficiente para enxergar os pingos separados uns dos outros?

Sem esperar pela resposta, o cientista mostrou a ela como deveria mover as mãos, de frente para o jorro, para sincronizá-las com o fluxo de água de modo a criar um feito pisca-pisca. Aos olhos do observador, surgia uma imagem de gotinhas congeladas, como que em classe. Depois, ele virou-se para a jovem e fez ainda um lembrete:

— Não esqueça nunca de que a ciência é uma espécie de exploração e de divertimento.

Hoje, Mary Rowe é professora da Universidade de Stanford e não esqueceu a lição de Einstein: incentiva os estudantes à aventura da descoberta, mostrando-lhes que ela é fundamental para a ciência.

Tudo que amo fazer, faço bem feito

Nos negócios, exploração, criatividade e inovação são palavras chaves sem as quais o mundo não teria evoluído de forma tão espantosa. Viver, em suma, é adaptar-se continuamente, é reestruturar-se internamente em decorrência das necessidades interiores e exteriores, é alterar-se em função de novas aprendizagens.

A lógica é um importante instrumento de criação. Seu uso é adequado em especial na fase prática do Processo Criativo da Evolução Consciente, quando se está avaliando as ideias para colocá-las em prática. No entanto, quando você procura ideias, o raciocínio lógico pode provocar um curto circuito no processo de criação. Isso porque a fase germinativa é governada por uma lógica de tipo diferente, que pode ser descrita como metafórica, fantasiosa, difusa, elíptica, ambígua.

Um dos principais mandamentos para ser inovador é viver com prazer. Quem tem os parafusos no lugar certo encontra espaço para brincar consigo mesmo, com os outros e com as próprias ideias. Toda atividade se torna criativa, quando você tenta exercê-la melhor do que vinha fazendo antes. A alegria traz o gosto pela aventura.

É preciso ser visionário, como na história do turista que perguntou a cada um dos três pedreiros o que estavam fazendo. O primeiro respondeu que assentava tijolos, o segundo que construía uma parede e o terceiro que estava erguendo uma catedral. Seja construindo uma catedral ou uma organização multinacional, a habilidade de imaginar o resultado pode, de fato, transformar o sonho em realidade.

Parece absurdo insistir em realizar uma coisa do modo como sempre foi realizada e esperar um resultado diferente. Se quisermos ser ou ter algo melhor, devemos tentar fazê-lo um pouquinho diferente do que fizemos no passado. Neste sentido a metáfora é um excelente instrumento para ajudar a elaborar uma solução diferente. Segundo Ortega y Gasset, a metáfora é o poder mais fértil que o homem possui. Saia à caça de metáforas.

Para inovar é preciso deixar as coisas acontecerem, sem impor obstáculos intransponíveis. Thomas Alva Edison, ao inventar o fonógrafo no fim do século passado, não pensou que este pudesse tocar música, Benjamin Franklin queria inventar a cadeira de balanço e acabou inventando o pára-raios. Alexander Graham Bell estava tentando aperfeiçoar o telégrafo harmônico quando inventou o telefone. Harry Gray chega a ser radical, a ponto de dizer que ninguém jamais alcançou a glória agindo com prudência. Não sejamos tão duros, no entanto. De fato o ideal é aliar a ousadia do arrojo experimental a uma certa segurança, equilibrando-os num meio termo de convivência, pois são ambos importantes. Imagine o que seria dirigir um carro com o freio de mão puxado! Ou trafegar em alta velocidade sem ter freios.

As pessoas são felizes quando se propõe a ser

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Os hostels são os meios mais baratos de hospedagem

Faça exercícios para diminuir o desconforto

Viajar com bebê é sempre complicado e exige bastante planejamento

Cuide de seu cartão de credito no exterior

Procure além da rota Estados Unidos- Inglaterra

Evite peças volumosas e que amassem

Viajar por conta própria dá liberdade, autonomia e até economia

Foi assim que encontrei locais incríveis pelo mundo para dormir

A sensação de liberdade é um dos pontos altos

Toda mudança precisa de coragem

Questione as normas estabelecidas e adotar uma abordagem diferente

Quem teima em se julgar invencível, comete loucuras

O importante é ter a perspectiva de que a situação irá mudar amanhã

Evite ficar preso aos preconceitos e julgamentos da maioria

A autoavaliação é a mudança mais importante que deve ser implantada

Toda adversidade supõe uma mudança de atitude ou de estratégia

Todos os dias acontecem mudanças em nossas vidas

Sonhe, planeje e tenha em mente tudo o que você quer

Entender e aceitar as suas limitações é um fator determinante

Quem acredita em dogmas é incapaz de questionar a ordem das coisas

Sonhe, estabeleça metas e faça o ideal virar realidade

Pare, pense, reflita: faça logo alguma coisa, mas faça

Ou você faz o show, ou bate palmas

Os insucessos são ótimas oportunidades para começar de novo

É impossível realizar objetivos sem ocorrer riscos

É fundamental ter um espírito aventureiro para correr riscos

Procure não repetir os erros cometidos por outras pessoas

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus