Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente Sonhe, estabeleça metas e faça o ideal virar realidade

Sonhe, estabeleça metas e faça o ideal virar realidade

COMPARTILHE

Quem nunca sonhou em VENCER? Com certeza, cada ser racional deste confuso planeta, em algum instante da vida, projetou na mente a sensação de vencer. Mas, o que isso significaria para cada um? Pensando na resposta, é possível constatar que a conotação desta palavra é bastante ampla, variando de acordo com as fantasias individuais. Assim, se existem ambições diferentes, uma coisa têm em comum: o sonho. Afinal de contas, como diz a letra de um famoso samba de carnaval, “sonhar não custa nada”. Por isso, “mergulhe nesta magia” e solte a sua imaginação, concentrando-a em algo que gostaria de ver acontecer na sua vida. Como concluiu Carl Sandburg, “nada acontece, a menos que sonhemos antes”.

Há dois tipos de sonho: a pura fantasia, distante da realidade e, por isso mesmo, com poucas chances de se efetivar; e a idéia cuja realização é possível e só depende de planejamento. Ambos desempenham papel importante na nossa vida, pois ajudam-nos a suportar situações delicadas. O fato de conseguir resultados práticos com o segundo tipo de sonho ser bem maior, não significa que se deva perder as esperanças, caso o sonho seja um tanto mirabolante. Imagine o que não falaram de Ícaro quando ele encasquetou que queria voar!

Como os pensamentos não possuem fronteiras, muitas vezes nos perdemos em nossos sonhos e ficamos sem referência da situação prática. É importante dimensionar o sonho e trazê-lo para a realidade se ele for realmente um objetivo a ser alcançado. Muitas vezes, por motivos que não vêem ao caso, as circunstâncias não são favoráveis e passamos a desejar algo momentaneamente impossível. Dimensionar o sonho sem fugir da realidade compõe o Processo Realista da Evolução Consciente.

Às vezes, uma ideia pode ser uma fantasia maluca apenas na aparência. O homem costuma não reconhecer as oportunidades porque elas aparecem mascaradas por obstáculos. Como disse Ralph Waldo Emerson, “os pensamentos são as sementes da ação”. O sonho, reafirmamos, deve servir como ponto inicial. É a partir dele que você estabelece as metas para atingir objetivos.

Algumas pessoas não querem conselhos e sim compreensão

 A maneira mais eficaz de transformar um sonho em realidade é dividi-lo em etapas. Pequenos objetivos são mais fáceis de serem atingidos e servem de impulso para se continuar em busca da próxima fase. Pense na sua vida como uma escada. No alto está a sua realização e na parte mais baixa está você. Cada degrau é um obstáculo, um objetivo. Se tentar subir esta escada de uma só vez, terá de se preparar muito e, mesmo assim, as chances de chegar ao topo num único impulso serão reduzidas. Tenha certeza de que assim você terá dificuldades para atingir o seu Processo Progressivo da Evolução Consciente. Por outro lado, subir a escada degrau por degrau pode parecer a princípio uma tática pouco ousada, sem ambição. Nada disso: a sua ambição é chegar ao alto, mas de maneira inteligente e com um mínimo de segurança. Subir a escada aos poucos não é sintoma da falta de ambição e sim do aprendizado na sua Evolução Consciente.

“Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã” já dizia Victor Hugo. Portanto sabemos que é mais lúcido agir por etapas quando se busca a Evolução Consciente. Afinal, o homem é incapaz de saltar para a frente e para o alto ao mesmo tempo. É uma limitação natural e as pessoas precisam se dar conta das suas limitações. Se você acredita ser capaz de subir dois degraus de cada vez, melhor, mas não tente ir além do possível. Enquanto você não tiver condições de vencer dois ou três degraus evite subir quatro de uma vez.

Reconhecer as limitações e saber lidar com elas é muito importante. Isto o torna mais forte e cria condições para superá-las. Se olharmos para a história dos vencedores, encontraremos um presidente Franklin Delano Roosevelt atacado de paralisia infantil, vivendo anos e anos quase sem saúde e dirigindo os Estados Unidos. Veremos ainda Epícteto, que foi escravo. Lord Byron e Walter Scott, que eram coxos; Camões, cego e desterrado; Beethoven, surdo e asmático; Thomas Edison, surdo e Gustavo Coelho que ficou cego quando inventou a bússola mecânica.

O importante não é o que os outra pensam de mim, mas o que eu penso de mim

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

Pare, pense, reflita: faça logo alguma coisa, mas faça

Ou você faz o show, ou bate palmas

Os insucessos são ótimas oportunidades para começar de novo

É impossível realizar objetivos sem ocorrer riscos

É fundamental ter um espírito aventureiro para correr riscos

Procure não repetir os erros cometidos por outras pessoas

Procure alternativas, jamais se entregue, seja criativo

Diante de situações adversas surgem ideias criativas

Desenvolvemos formas de pensamento moldadas por vícios adquiridos

Dedique mais tempo resolvendo o que é certo do que quem está certo

Criatividade é indispensável a todos que pretendem ser diferentes

Jamais existe apenas uma solução possível para um problema

Questione as normas estabelecidas e adotar uma abordagem diferente

Tente visualizar suas realizações no futuro e todas as etapas para chegar lá

É preciso incentivar e valorizar a capacidade de inovar

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Há muita opção com preços acessíveis e que renderá uma boa economia

No aeroporto siga alguns procedimentos para ajudá-lo na hora do embarque

Procure fazer um checklist de viagem

Ter um orçamento definido é fundamental

Fique atento nos quesitos bebida e reuniões de negócios!

Leve apenas o que você consegue carregar sozinho

Antes de comprar as passagens fique bem atenta a alguns detalhes

Reserve pela internet a melhor opção para seu bolso

Você aprende a conviver com as mais diferentes personalidades

É uma forma de conhecer a si mesmo

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus