Início Matérias Comportamentais Livro Evolução Consciente Sempre fomos muito orientados pela competição

Sempre fomos muito orientados pela competição

COMPARTILHE

O importante é vencer. Competir por competir é para a turma do meio. Mas caso você perca, tire proveito de suas falhas e da próxima vez procure vencer, treine para vencer.

Certa vez, no interior do Alasca, dois amigos que procuravam jazidas de ouro subiam uma montanha por uma trilha. Era primavera, o que tornava possível andar pelas terras geladas. De repente, de trás de um monte de madeiras serradas, surgiu um urso gigantesco. O primeiro homem ficou desesperado e pensou em correr imediatamente para fugir do animal. O segundo, com calma exasperante, abriu a mochila e começou a colocar um sapato próprio para corrida. Espantado o outro perguntou:

— Você é louco? Não vai dar tempo. Deste jeito não vai conseguir correr mais rápido que o urso.

E ele respondeu, com um leve sorriso nos lábios:

— O meu interesse é simplesmente correr mais rápido do que você!

Todo o processo histórico baseia-se na vitória de uns e na derrota de outros. Portanto, o importante é vencer, porque o mundo é dos vencedores. Não interessa você participar de um processo se não tiver a clara ambição de vencê-lo. O fato de entrar na luta “ só para participar” pode até ser válido, mas quase sempre já traz em si a possibilidade de derrota.

A realidade comprova que a competição é o estímulo para vencer. É preciso jogar pensando em ganhar. Veja-se como um vencedor: se você parar para refletir verá que o seu objetivo é vencer. Antes de tudo é obviamente necessário ter bem clara a noção das suas condições, méritos e fraquezas. É desastroso alguém entrar em uma competição sem qualquer oportunidade de vencer, só por ter avaliado a estratégia de forma errada.

Nunca perca de vista os seus limites e enquanto a disputa não acontece, faça de tudo para estender as suas possibilidades. Se não existe a possibilidade de ganhar, não trave batalha alguma. Adenauer detectou os dois tipos de atitudes das pessoas em relação à constante necessidade de competir do ser humano: enquanto uns lutam para vencer, os demais contentam-se em apenas participar e estão presentes somente para valorizar os méritos dos bons lutadores.

Esta é a atitude que caracteriza a chamada “turma do meio”. Sem pretensões de vencer, seus integrantes não acreditam na possibilidade de evoluir. São acomodados, pois falta-lhes ambição. Sem entusiasmo, a “turma do meio” ficará relegada ao segundo plano, será sempre a eterna coadjuvante. Nunca jogue pelo empate, parta para a vitória. Não se acomode, treine para vencer e dignificar a sua luta. “Chegar em segundo lugar é ser o primeiro perdedor”, disse Nelson Piquet.

Destruído sim, derrotado jamais

Caso não obtenha resultados de início, não fique apavorado. Afinal de contas, as vitórias dificilmente acontecem da noite para o dia. Elas são fruto de trabalho intenso. É normal ter tropeços. Ninguém é infalível e ser invicto não é realmente o mais importante. Busque conselhos em siga os exemplos de pessoas vencedoras. O principal é ganhar. Você não deve se medir de acordo com o melhor que os outros são capazes de fazer, mas com o melhor que você é capaz de fazer. Lembre-se de que a história do futebol brindou-nos com diversos exemplos de times invictos que não ganharam nada.

A derrota deve ser ensinamento. Tire o máximo proveito das falhas em uma batalha e procure evoluir. Aprender é o processo de aumentar o grau de lucidez a partir de experiências concretas. A vida é como um patinete, não acontece muita coisa a não ser que você ponha os pés para funcionar. Nunca desanime.

Competição não é apenas para atletas. Ela pode ser feroz tanto nos meios empresariais quanto no cotidiano de cada um. Se você ainda não percebeu isto, comece a agir imediatamente porque pode ser que você já esteja perdendo terreno para os seus adversários potenciais. É importante a conscientização de que a empresa deve ser continuamente melhorada e de que esta responsabilidade, embora comum a todos, deve partir da alta administração. Romper o status quo e abandonar práticas gerenciais baseadas em princípios ultrapassados, é ter a consciência de que a qualidade, produtividade e posição competitiva da organização dependem diretamente do resultado da cada pequeno procedimento, como se ele fosse o elo de uma corrente.

A capacidade de mudar é fundamental. A intervalos cada vez menores, devido à rapidez da sociedade atual, as empresas vêem-se envoltas em crises de vendas, de clientes, de fornecedores e assim por diante. É impressionante notar que depois da identificação dos conflitos a primeira tendência que surge é a de reprimi-los, cômoda e imediatamente e não a de buscar soluções objetivas para eles. É de uma questão como esta que percebemos o quanto é importante conviver com as crises de forma saudável. As crises são ocasiões e oportunidades excepcionais para que nós possamos testar todos os nossos potenciais, nossos limites e nosso equilíbrio.

Vença-te a ti mesmo que serás um grande vencedor.

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

Quando você falha, descobre o que não funciona

Qualidade deve ser um compromisso dos funcionários com a empresa

Para conseguir resultados é preciso estar atento o tempo todo

O segredo é filtrar as informações e reter só o que é útil para você

Na vida, na maioria das vezes, estamos negociando

Investir no bem estar das pessoas é redobrar a sua produtividade

Felicidade no ambiente de trabalho aumenta a produtividade coletiva

É importante que se tenha no ambiente uma peça que centralize energia

Conhecimento sem aplicação é inútil

A ideia é vestir a cabeça da empresa

A falta de comunicação adequada atravanca a negociação

A empatia é valiosa quando você se coloca no lugar do seu interlocutor

Os 7 anões profissionais nas empresas

Os resultados não são a soma de esforços individuais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Evolução Consciente – Seu Diferencial Competitivo

Há muita opção com preços acessíveis e que renderá uma boa economia

No aeroporto siga alguns procedimentos para ajudá-lo na hora do embarque

Procure fazer um checklist de viagem

Ter um orçamento definido é fundamental

Fique atento nos quesitos bebida e reuniões de negócios!

Leve apenas o que você consegue carregar sozinho

Antes de comprar as passagens fique bem atenta a alguns detalhes

Reserve pela internet a melhor opção para seu bolso

Você aprende a conviver com as mais diferentes personalidades

É uma forma de conhecer a si mesmo

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus