Início Serviços na cidade Europa Florença – Atrações Gratuitas

Florença – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Local: Tour a pé pelo Centro Velho
Endereço: Centro Velho, Florença, Itália
Comentário: Caminhar pelas ruas de Florença é uma experiência incrível! Seus prédios com arquitetura renascentista misturada às outras influências, vários monumentos, palácios, museus e pontes históricas. A ideia é começar pela Praça do Duomo até a Ponte Vecchio. No meio do caminho, perca-se nas ruas estreitas!
Viajando com Sergio Motta
Local: Praça da Duomo
Endereço: Piazza Del Duomo, Florença
Comentário: Grande praça pública do centro histórico. Devido à sua localização privilegiada, é um dos locais mais visitados da Europa. Dentre os principais pontos de interesse, destacam-se o Duomo de Florença, que dá nome ao local; o Campanário de Giotto; o Batistério de São João e o Museo dell' Opera del Duomo.
Viajando com Sergio Motta
Local: Duomo de Florença- Catedral de Santa Maria del Fiore
Endereço: Piazza Del Duomo, Florença, Itália
Comentário: É um dos mais famosos (e bonitos) pontos turísticos de Florença e em 1971 já era considerada a quinta maior igreja da Europa. O domo da Catedral domina a paisagem florentina e é possível vê-lo de qualquer ponto na cidade. Possui 153 m de comprimento por 90 m de largura, enquanto o tambor da cúpula possui 54 m. Ao fim das obras da cúpula, em 1436, a catedral foi consagrada pelo papa Eugênio IV. É a catedral da arquidiocese de Florença e pode acomodar até trinta mil pessoas! O Duomo de Florença é o resultado de um trabalho que se estendeu por 6 séculos. Tem uma belíssima fachada em mármore de várias cores e portões de bronze adornados com mosaicos que retratam cenas da vida de Maria, mãe de Jesus. Lá dentro, pinturas e afrescos importantes, como a Divina Comédia de Dante, de Domenico di Michelino e vitrais feitos por artistas italianos famosos, como Donatello. Para a alegria dos turistas aventureiros, é possível subir a escadaria com mais de 500 degraus e chegar perto dos espetaculares afrescos pintados há mais de 500 anos. Para subir ao terraço, é preciso comprar o ingresso. A entrada para a escada fica na porta lateral, no lado de fora da catedral. Aberto diariamente das 10h às 17h40.
Viajando com Sergio Motta
Local: Battistero Di San Giovanni/ Batistério de São João
Endereço: Piazza del Duomo, Florença, Itália
Comentário: Bem em frente ao Duomo de Florença. É um dos edifícios mais interessantes da cidade e, acredita-se, o mais antigo da cidade. Trata-se de uma construção octogonal que simboliza o oitavo dia, o tempo da Ascensão de Cristo e é famoso por suas magníficas portas de bronze. Simboliza a vida eterna, que é dada pelo batismo. O estilo da igreja serviu como protótipo para a construção de outras igrejas românicas na Toscana. Construído em torno do século VIII, serve como local de batismo das crianças florentinas. Durante sua construção, o Batistério foi a Catedral de Florença. Possui não só as 3 maravilhosas portas de bronze esculpidas com histórias bíblicas, mas ao seu interno um mosaico surpreendente que cobre toda a cúpula. Escavações no século XX mostraram que o Batistério era uma torre de guarda, parte de uma muralha que protegia a cidade. Aberto de segunda a sábado das 13h às 18h, e domingo das 9h30h às 12h15 e das 14h30 às 17h15.
Viajando com Sergio Motta
Local: Ponte Vecchio
Endereço: Ponte Vecchio, Florença, Itália
Comentário: Ponte medieval em arco sobre o Rio Arno, famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente, ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o tabuleiro. Foi a primeira ponte medieval a atravessar o rio Arno. Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345. Consiste em três arcos, o maior deles com 30 m de diâmetro. Abriga, desde sempre, lojas e mercadores, que mostravam as mercadorias sobre bancas. Diz-se que a palavra ‘bancarrota’ teve origem ali. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ponte não foi danificada pelos alemães. Acredita-se que tenha sido uma ordem direta de Hitler.
Viajando com Sergio Motta
Local: Piazza della Signoria
Endereço: Piazza della Signoria, Florença, Itália
Comentário: Praça central de Florença, é o coração da vida social da cidade e sede do poder civil com o Palazzo Vecchio. Em forma de L, encontra-se ao sul do Duomo e a poucas dezenas de metros da Ponte Vecchio e do rio Arno. Nesta praça, é possível admirar grandes obras artísticas, como a réplica do famoso David de Michelangelo (o original está no Museu dell'Accademia), a Fontana de Nettuno e o prédio da prefeitura, o Palazzo Vecchio.
Viajando com Sergio Motta
Local: Basílica de Santa Cruz
Endereço: Piazza di Santa Croce, 16, Florença, Itália
Comentário: Principal igreja franciscana e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. É o lugar onde estão enterrados alguns dos mais ilustres italianos como Michelângelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini. É chamada de Panteão das Glórias Italianas. A lenda diz que a igreja foi fundada pelo próprio São Francisco de Assis. A construção igreja se iniciou em 1294 e foi bancada por algumas das famílias mais ricas da cidade. Foi consagrada em 1442, pelo papa Eugênio IV. A fachada de mármores de carrara e verde, bem como o campanário, embora também de inspiração gótica e cheia de obras de arte, afrescos e belos vitrais. Suas características mais marcantes são as 16 capelas, muitas delas decoradas com afrescos de Giotto e seus alunos e os monumentos funerários. Belíssima!
Viajando com Sergio Motta
Local: Basilica di Santa Maria Novella
Endereço: Piazza di Santa Maria Novella, 18, Florença, Itália
Comentário: Situada transversalmente à estação ferroviária de mesmo nome. É chamada de Novella (Nova), porque sua construção foi feita no lugar do oratório de Santa Maria delle Vigne, datado do século IX. Cronologicamente, é a primeira grande Basílica de Florença e a principal Igreja Dominicana da Cidade. A igreja, o claustro adjacente e a casa capitular contêm uma reserva de tesouros artísticos e monumentos funerários, especialmente, famosos afrescos do período gótico e do início do renascimento. As obras foram financiadas pela generosidade das grandes famílias de Florença.
Viajando com Sergio Motta
Local: Piazzale Michelangelo
Endereço: Piazzale Michelangelo, Florença, Itália
Comentário: Praça projetada pelo arquiteto Giuseppe Poggi e construída em 1869 em uma colina ao sul do centro histórico, durante a remodelação de Oltrarno, a margem esquerda do rio Arno. Em 1869, Florença foi a capital da Itália e toda a cidade foi envolvida em uma renovação urbana, o chamado Renascimento dos bairros da cidade. A praça dedicada ao escultor Michelangelo tem cópias em bronze de algumas de suas obras de mármore encontradas em outros lugares em Florença: David e as quatro alegorias da Capela Médici de San Lorenzo. A Piazzale Michelangelo pode ser acedida de carro ao longo da Viale Michelangelo ou subindo as rampas da Piazza Giuseppe Poggi no distrito de San Niccolò. Você só precisará do ônibus para ir até a Piazzale Michelangelo (nº 13 partindo da Estação Santa Maria Novella).
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus