Início Europa Escócia Glasgow tem comportamento de cidade grande dinâmica e cosmopolita

Glasgow tem comportamento de cidade grande dinâmica e cosmopolita

COMPARTILHE

Glasgow (em gaélico “lindo lugar verde”) é a maior cidade da Escócia com 650 mil habitantes e a terceira mais populosa do Reino Unido. Na área urbana, a população chega à quase 2 milhões de pessoas. Situa-se às margens do rio Clyde e já foi considerada a capital cultural europeia. Glasgow tem aura de cidade grande, dinâmica e cosmopolita e é uma das cidades mais visitadas do Reino Unido. Possui uma boa infraestrutura para tanto, com bons restaurantes, cafés, ruas de compras, museus e galerias de arte, que figuram entre os mais famosos do mundo.

A cidade transformou-se uma poderosa potência industrial da Grã-Bretanha, além de um centro de comércio, turismo e cultura. Glasgow, uma das cidades mais visitadas das Ilhas Britânicas, oferece aos viajantes um centro revitalizado, as melhores lojas fora de Londres, parques e museus excelentes e em sua maioria gratuitos. A Universidade de Glasgow confere uma atmosfera jovem à cidade. A arquitetura é eclética, indo do estilo vitoriano ao moderno.

Dois ou três dias são mais do que suficientes para conhecer Glasgow! As atrações da cidade podem ser aproveitadas durante o ano inteiro, mas as melhores épocas para visitar Glasgow são entre maio e agosto.

Nos últimos anos, Glasgow recebeu os títulos europeus de Cidade da Cultura, Cidade da Arquitetura e Design e Capital do Desporto.

Glasgow é servido por dois aeroportos principais próximos, o Aeroporto Internacional de Glasgow e o Aeroporto Internacional Glasgow Prestwick. Se você for para Glasgow por uma empresa aérea de baixo custo, vai chegar pelo Aeroporto de Prestwick, a 51 km da cidade, ligado à ela por ônibus e trem. Os ônibus partem a cada 30 minutos. Se precisar de táxi, eles estão disponíveis 24 horas. Há muitas linhas de ônibus ligando Glasgow e Edimburgo, assim como trens em abundância. Se for de ônibus, você descerá na Buchanan Bus Station, a 10 da Killermont Street e próxima a pontos turísticos. Se optar pelo trem, dê preferência pela Glasgow Queen Street Station. Ambas ficam próximas à George Square, a principal praça da cidade.

Glasgow tem duas estações ferroviárias principais. Os trens do sul da Escócia, os subúrbios do sul da cidade e todos os trens de longa distância da Inglaterra chegam à Estação Central (Glasgow Central), enquanto os trens de transporte de Edimburgo e todo o norte de Glasgow chegam na Estação Queen Street. Ambas as estações são divididas em um “High Level”, para serviços interurbanos de linha principal, e um subterrâneo “Low Level”, destinado a serviços suburbanos locais.

As estações Central e Queen Street possuem armários para bagagem e ficam à uma curta distância de 10 minutos de caminhada. Ou, se você preferir, existe um ônibus que as interliga. Sai de graça se você estiver segurando um bilhete ferroviário, caso contrário, uma tarifa será cobrada.

O metrô de Glasgow percorre o centro da cidade, o West End (em torno da Universidade de Glasgow) e o Ibrox Stadium e faz intercâmbio com trens de superfície na Rua Buchanan (ligada à Rua Queen) e a estação de Partick. Aqueles que pretendem ficar na cidade por um período de tempo maior podem comprar um cartão em qualquer estação de metrô. Bilhetes semanais e mensais também estão disponíveis. Não são permitidas bicicletas no transporte público. Os trens geralmente funcionam a cada 4-8 minutos diariamente das 6h30 às 23h45, e aos domingos das 10h às 18h.

Glasgow oferece um esquema de aluguel de bicicletas que abrange o centro da cidade e alguns dos subúrbios. É só fazer um registro on line com o cartão de crédito para contratar o serviço e retirá-la em estações espalhadas por toda a cidade. As bikes são desbloqueadas com o cartão de crédito e devem ser devolvidas após o uso e dentro do prazo estipulado.

Para o viajante, o centro de Glasgow pode ser dividido em duas áreas principais: o City Center, que contém a maioria dos pontos turísticos, lojas de comércio e entretenimento; e o West End, a área boêmia dos cafés, restaurantes e bares em torno da Universidade de Glasgow e do Museu Kelvingrove.

A melhor maneira de conhecer Glasgow é pegando um ônibus turístico Hop On-Hop Off que pára nos principais pontos da cidade e você sobe e desce quando quiser. É mais vantajoso comprar o bilhete válido para dois dias consecutivos, pois você paga um valor com desconto. Dá para pegar o ônibus turístico na Praça George Square.

Caso seja da sua preferência, faça um tour a pé começando pelo centro de Glasgow que é muito favorável aos pedestres. As ruas são super bem pavimentadas e a maioria das junções principais tem cruzamentos de pedestres. O rio Clyde também possui cruzamentos de várias pontes.

A maioria das atrações tem entrada franca. No seu roteiro, não pode faltar uma visita à Glasgow School of Art, a escola de arquitetura mais famosa, construída entre 1899 e 1909. Outro local a ser visto é o Kelvingrove Art Gallery and Museum, a galeria mais visitada de toda a Escócia que exibe obras de Monet e Dalí. Depois, passeie no Kelvingrove Park, em frente ao museu, e visite o espaço West End que fica perto da Universidade de Glasgow. A Byres Street, rua com pequenas lojas e bares tranquilos, também convida para um passeio. Caso esteja procurando roupas mais descoladas de jovens designers, esse é o melhor local da cidade. De lá pegue um metrô para o centro.

Outros locais interessantes para ver são: o Museu dos Transportes; o Museu da Gaita de Fole; a Provand’s Lordship, um casarão erguido em 1471; a Catedral de Glasgow; a Catedral Santa Maria de Glasgow, da Igreja Episcopal; e a Catedral Santo André de Glasgow, da Igreja Católica.

Glasgow foi nomeada pela UNESCO como a Cidade da Música. No Royal Concert Hall, rola o Celtic Connections, o maior e melhor festival de Glasgow, todo mês de janeiro. As festividades incluem danças típicas do folclore local e apresentações variadas. Em setembro, ocorre o Doors Open Days. É quando Glasgow abre as portas de alguns prédios para a visitação a fim de que o turista tenha a rara oportunidade de ver os edifícios históricos de perto!

Glasgow, como qualquer outra grande cidade britânica, tem uma infinidade de opções de acomodação para atender todos os orçamentos e gostos. Os preços dos hotéis em Glasgow são, em média, mais baratos do que Edimburgo. Os valores oscilam muito dependendo da época do ano, por exemplo, quando há concertos de rock ou campeonatos de futebol da Escócia.

As cadeias internacionais de hotel  Premier Inn e Travelodge têm estabelecimentos na cidade. Um local com boas opções de hospedagem é ao redor da Central Station, apelidada de “Hielanman’s Umbrella” (Guarda-Chuva dos Highlanders) pela população local. O motivo é porque era usada como um ponto de encontro dos habitantes que fugiam das chuvas. Pesquise preços de hotéis econômicos que muitas vezes são semelhantes aos de albergues!

Apesar de Glasgow ser a cidade natal do super chef Gordon Ramsay, não existem estabelecimentos finos com estrelas Michelin na cidade.

A melhor região para comer gastando pouco fica na Rua High. O supermercado mais econômico é o Safeway. Prepare-se para encontrar um grande número de pubs. Um dos melhores é o Horse Shoe, do fim do século 19, com o balcão contínuo mais longo do Reino Unido. Mas, suas principais atrações são as cervejas e a boa comida! A Ashton Lane, no oeste de Glasgow, é um reduto de bares, cafés e restaurantes situados em prédios muito antigos. Tome o metrô para Hillhead e siga pela rua de calçamento.

Glasgow tem vários locais que servem pratos indianos (pakora), hambúrgueres, pizzas e kebabs, bem como o tradicional fish & chips. Isso resultou em locais que oferecem uma mistura destes pratos como batatas fritas com molho de curry, kebab e pizza frita. O fish & chips é um eterno favorito e dá para encontrá-lo em diversos locais da cidade. Glasgow tem a melhor comida indiana no Reino Unido! A cidade ganhou o título “Capital do Curry na Grã-Bretanha” por causa das centenas de restaurantes indianos em torno da cidade, embora a qualidade destes possa ser variável.

Um passatempo cada vez mais popular na cidade é o subcrawl, ou seja, a cada parada de metrô, visitar um pub do entorno para uma bebida. Porém, para esse tipo de passeio, o aconselhável é ir com um local. Os pubs assumem-se como um elemento fundamental da vida de Glasgow, ou não fosse Glasgow a cidade com maior diversão noturna na Escócia.

Prepare o bolso, já que Glasgow é um importante centro de compras e você encontrará todas as principais lojas e marcas mundiais na Buchanan Street, a maior e principal avenida de Glasgow só para pedestres. A Sauchiehall Street tem um trecho só para pedestres repleto de lojas, restaurantes e lanchonetes. Têm também as Argyle Street e Ingram Street, próximas a George Square. Barras é o mercado de pulgas de Gallowgate, com quase 1000 estandes de antiguidades e objetos de segunda mão (na London Road aos sábados e domingos das 9 às 17h), uma verdadeira perdição! Não deixe de visitar a Pound Land, uma loja conceito que vende tudo por um pound, ou uma libra! Caso queria um local concentrado para compras, dê uma passada no St. Enoch Shopping Centre, o maior centro comercial da cidade.

Uma dica: a velocidade das conversas tende a ser bastante rápida em Glasgow. Se necessário, peça às pessoas para repetir lentamente o que eles estão dizendo. Os moradores são geralmente muito amigáveis e capazes de se comunicarem em um inglês muito mais formal do que o que é comumente usado se for necessário. Ficar numa esquina da cidade com um mapa é geralmente uma sugestão para alguns moradores parar e oferecer ajuda para você encontrar o seu caminho!

Cidades na Escócia

Edimburgo | Glasgow

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Os escoceses são os pontos turísticos mais disputados da região!

Um dos últimos dias de viagem pela Europa

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Há muita opção com preços acessíveis e que renderá uma boa economia

Pesquise promoções e passes antes de viajar

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Tenha o seu smartphone em mão com WhatsApp

Estratégia de Guerra dos Vikings

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Chegando em uma nova cidade na Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Índice Big Mac

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus