Início Lugares Inesquecíveis Europa Veneza é famosa pela beleza de sua arquitetura e obras de arte

Veneza é famosa pela beleza de sua arquitetura e obras de arte

COMPARTILHE

Veneza é uma cidade no nordeste da Itália composta por 118 ilhas. Pela cidade passam 177 canais que fluem por baixo de 400 pontes. Os canais formam a chamada Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa entre os rios Po e Piave. Uma parte da cidade e a lagoa estão listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO. A região de Veneza tem cerca de 280 mil habitantes e recebe 20 milhões de turistas por ano.

O nome da cidade deriva de veneto, povo de origem indo-europeia que habitou a região. A cidade é conhecida como o “La Dominante”, “Serenissima”, “Rainha do Adriático, “Cidade da Água”, “Cidade Flutuante” e “Cidade dos Canais”. A República de Veneza foi uma grande potência marítima durante a Idade Média e Renascimento, além de ser um ponto de parada para as Cruzadas e importante centro comercial de produtos como seda, fibra e especiarias. A cidade também desempenhou um papel fundamental na história da música sinfônica e da ópera, além de ter sido o berço de Antonio Vivaldi. Em Veneza, também foram inventados as telas para pintura e a técnica de fabricação do vidro.

Pode ser visitada em qualquer época do ano. Os melhores meses para ir devido ao tempo e número de turistas são abril, maio, setembro e outubro. O verão é quente de dia e fresco à noite. Em julho e agosto, o excesso de turistas incomoda e as filas para entrar nas atrações são intermináveis! Na primavera e no outono, os dias são nublados, faz frio e a cidade não fica cheia e a temperatura fica em média de 5 a 15°C. O nevoeiro é um perigo adicional se você estiver dentro ou fora de um barco. Muitas cidades são muito pior no verão e, portanto, não há poluição atmosférica. Veneza pode ficar muito escura e chuvosa. Quando está chovendo, há mosquitos ocasionais e infestações de moscas.

O inverno tem temperaturas de 10ºC, que frequentemente despencam para 0ºC. No final de janeiro e começo de fevereiro, acontece o famoso Carnaval de Veneza, um dos mais antigos e importantes do mundo, onde os habitantes locais e turistas vestem trajes típicos do século XVIII e usam máscaras, uma beleza! A festa ocorre durante 10 dias por ano.

Além disso, há o risco de ocorrer a maré alta (acqua alta) que pode inundar parte da cidade por algumas horas do dia. Quando a cidade começa a encher d’água, as sirenes soam para avisar os moradores e as empresas. Se você fala italiano com fluência, sintonize os programas de notícias para saber sobre a previsão do tempo. Normalmente, a maré diminui em ciclos de seis horas. É possível obter um mapa da acqua alta nos escritórios de turismo de St Marks. Isso irá mostrar-lhe quais ruas estão secas e as com passarelas instaladas. Há um quadro de avisos no Campanile na Piazza San Marco que mostra uma leitura as previsões da maré para os próximos dias.

Veneza é um dos destinos mais importantes e uma das mais belas cidades do mundo. O turismo é um importante setor da economia veneziana desde o século XVIII. No século XIX, tornou-se um centro da moda para os ricos e famosos, que muitas vezes ficavam ou jantavam em estabelecimentos de luxo, como o Hotel Danieli e o Caffè Florian, a mais antiga cafeteria em operação. Na década de 1980, o Carnaval de Veneza, antes relegado ao esquecimento, foi reavivado. A cidade tornou-se um grande centro de Conferências e Festivais Internacionais tendo como a prestigiada Bienal de Veneza, que atrai visitantes de todo o mundo por suas produções teatrais, culturais, cinematográficas, artísticas e musicais.

Do Aeroporto Internacional Marco Polo, nomeado em homenagem ao seu famoso cidadão, pode-se chegar à Piazzale Roma de ônibus, perto da estação de trem Santa Lucia, a principal em Veneza. O trecho leva em torno de meia hora. Dali, dependendo de onde for seu hotel, você pode pegar um vaporetto, um táxi-boat privado ou ir andando. Algumas companhias aéreas utilizam o Aeroporto de Treviso, em Treviso, a 20 km de Veneza.

A estação de trem de Veneza-Santa Lucia recebe trens de várias cidades da Itália e da Europa. Cerca de 450 trens chegam e partem dali diariamente. Há trens diretos para Veneza que partem de Bolonha (2h), Milão (3h), Florença (3h), Roma (5h) e outras. Ao chegar na estação Venezia Santa Lucia, basta seguir em frente, cruzar a primeira ponte à sua esquerda e seguir as placas que indicam a Ponte Rialto. Em algumas partes do caminho, como da saída da estação até a ponte, você poderá fazer de vaporetto. Mas, nada melhor do que andar a pé para respirar Veneza! Carros não entram ali, portanto você terá que deixá-lo em estacionamentos fora da cidade. Só compensa ir de carro quando o roteiro inclui outros lugares na mesma região.

O barco clássico veneziano é a gôndola, atualmente mais utilizado por turistas, para casamentos, funerais ou outras cerimônias. A maioria dos venezianos se desloca em barcos motorizados (vaporetti) que fazem viagens regulares ao longo das rotas principais dos canais da cidade e entre ilhas. A cidade também tem muitas embarcações privadas. As únicas gôndolas ainda de uso comum pelos venezianos são as traghetti, onde os passageiros atravessam o Grande Canal em determinados momentos, sem pontes. Os visitantes podem ainda tomar os barcos-táxis entre áreas da cidade.

Esta cidade italiana já foi eleita a mais romântica do mundo por diversas vezes e até hoje continua sendo o destino mais procurado para um idílico tour por muitos casais. Claro que as gôndolas são os passeios favoritos dos apaixonados! As construções medievais, casinhas ornadas de varandas floridas, as ruazinhas de pedra, os elegantes palácios, centenas de pontes (350 no total) e quilômetros de canais (117 canais ligam as 118 ilhas) que funcionam como ruas possuem muito charme!

Para quem está com o orçamento restrito, saiba que os hotéis em Veneza são caros. Fique atento à sua localização! Por ser uma cidade histórica é muito caro ficar na parte central. Os bed & breakfast (b&b) e pensões oferecem melhores tarifas, ou albergues. Minha sugestão é ficar na cidade e não dormir nas redondezas. Vivencie Veneza!

Para as refeições, o melhor é ir na Via Garibaldi, próxima à Praça de São Marcos. É uma região que produz excelentes vinhos baratos e saborosos. Experimente os vinhos brancos prosecco della marca e collio e os tintos merlot ou marzemino. Não deixe de ir à melhor sorveteria da cidade, a Gelateria Nico, e experimente o gianduiotto curtindo a bela paisagem do canal.

Para economizar dinheiro no almoço, coma-o de pé, é o que os próprios venezianos fazem!

Dirija-se à área de Dorsoduro de Veneza se quiser economizar alguns euros, localizada no lado sul da cidade. Tem a maior concentração de lugares onde os moradores locais, especialmente estudantes, vão comer. Se você estiver disposto a caminhar pela cidade, algumas ruas transversais oferecem uma boa refeição por um bom preço. Para frutas frescas, vá às bancas do mercado de rua. Há sempre um barco estacionado no canal no Mercado de San Barnaba vendendo frutas e vegetais.

Existem alguns supermercados na cidade, caso você tenha a necessidade de poupar algum dinheiro, pois estes oferecem uma grande variedade de alimentos preparados e semi-preparados.

Em muitas lojas pequenas, você pode comprar pão, queijo, cereais, etc, especialmente perto da área do Mercado de Rialto.

Quando chegar à cidade, compre o bilhete de transporte público por 24, 48 ou 72 horas, válido para qualquer serviço em Veneza, Lido e ilhas de Murano, Burano e Torcello. Utilize também os ônibus terrestres de Mestre e Marghera. O interessante é poder desfrutar do vaporetto, principal meio de transporte entre as ilhas de Veneza. Ele não é obrigatório se você somente for aproveitar o coração de Veneza, a praça central e conhecer o conglomerado de ilhas do centro. Porém, para uma verdadeira experiência na cidade ele é muito recomendável! Para admirar de longe todas essas construções, palácios, igrejas e monumentos, nada melhor que uma vista privilegiada do outro lado do canal! Uma volta pelo Grand Canal será suficiente para observar o Ca’D’Oro, a Ponte Rialto, o Ca’Pesaro, Academia de Belas Artes, Salute e, é claro, a Praça de São Marcos. Além de ser um passeio agradável, rende boas fotos.

Uma dica econômica é adquirir o Venezia Unica City Pass com validade para ver 11 museus a um preço especial sem pegar fila. Tem validade na Praça de São Marcos e no Museu Palácio dos Doges, salões da Biblioteca Nazionale Marciana, museus Arqueológico, Correr, de História Natural, do Palazzo Mocenigo, do Vidro de Murano, Ca ‘Rezzonico, Casa de Carlo Goldoni, Ca’ Pesaro e Museu do Laço de Burano.

Mas a melhor maneira mesmo de conhecer a cidade é andando pelas suas ruas, pontes, canais e também descobrir cantinhos inexplorados!

A cidade tem muitas atrações imperdíveis, entre elas os palácios mais visitados de Veneza: dos Doges; Barbaro; Ca’ Rezzonico; Ca’ d’Oro; Contarini del Bovolo e Grassi. Entre as pontes, as mais visitadas são: de Rialto; dos Suspiros; dos Descalços; da Constituição e da Academia. Além da enorme Praça de São Marcos, com a Basílica e o Campanário de São Marcos, a cidade dispõe de outras praças menores chamadas campo no dialeto da cidade, como o Campo Santa Margherita e o Campo San Polo.

Um local imperdível e que merece um tour a pé é pela Praça de São Marcos, a única de Veneza e o principal destino turístico com abundância de fotógrafos, viajantes e pombos. Os edifícios ao seu redor são em sentido inverso ao dos ponteiros do relógio desde o Grande Canal, o Palácio Ducal, a Basílica de São Marcos, a Torre do Relógio de São Marcos, a Antiga Procuradoria, a Ala Napoleônica, a Nova Procuradoria, o Campanário de São Marcos, a Logetta e a Biblioteca Marciana. Os museus Correr e o de Arqueologia estão situados na praça. Estas últimas construções foram completadas durante a ocupação napoleônica. Reserve uma tarde inteira para passear e ver todos os lugares turísticos!

Veneza tem dois grandes eventos. A principal, o Carnaval de Veneza, é uma festa que dura dez dias e em que os participantes costumam usar trajes típicos do século XVIII e máscaras. Nesses dias, há um acréscimo na (enorme!) afluência de turistas à cidade. Interrompido em 1797, foi somente retomado na década de 1980.

O Festival Internacional de Cinema de Veneza (Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica) é um festival internacional de cinema realizado anualmente desde 1932. O festival acontece no Palazzo del Cinema. Outro evento de grande projeção internacional é a Bienal de Veneza, uma exposição internacional de artes.

Um alerta: não dê comida aos pombos! Esta prática é desaconselhada pela administração da cidade, pois além de causarem doenças, os pombos sujam muito os edifícios e monumentos. A Basílica de San Marco é a mais famosa das igrejas, considerada uma obra-prima da arte bizantina fora do Império do Oriente. É o edifício mais lindo da Praça de São Marcos, por dentro e por fora, pois é todo de mosaicos dourados.

Ir de vaporetto e visitar a ilha de Murano, onde poderá apreciar o espetáculo que é uma fábrica artesanal de cristal de murano feito por um dos artesãos locais, também é muito legal. Se quiser comprar alguns artigos de murano, sugiro que compre na Ponte Rialto ao invés da própria Ilha.

Estar em Veneza e não programar um passeio de gôndola é algo inaceitável e hoje em dia é usada apenas para passeios com turistas. Os gondoleiros costumam ser muito simpáticos e vão explicando fatos e curiosidades sobre Veneza. Sem dúvidas fazer um passeio de gôndola é uma oportunidade única, algo que você tem que conhecer em Veneza!

Cidades na Itália

Florença| MilãoGênovaRoma | Turim | Pisa | Verona | Bolonha | Brindisi

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Pisa é um bom local para aplicar um day-train

Florença é um destino imperdível para ir a dois!

Em Florença, algumas ruas são verdadeiros redutos de compras!

A produção da bela Toscana remonta à ocupação humana na região!

Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional

A Itália é um dos países europeus que mais abriga no continente

A abordagem da Carabinieri, a polícia federal italiana

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Escolha um carro confiável e que seja confortável

Se você não quer fazer algo, não faça

Por que pegar táxi enquanto podemos ir de metrô ou ônibus

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Chegando em uma nova cidade na Europa

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus