A capital de Luxemburgo, que leva o mesmo nome do país, é muito charmosa e arborizada. Com uma população de pouco menos de 120 mil habitantes, é a segunda menor capital da União Europeia. A região metropolitana do Luxemburgo inclui Hesperange, Sandweiler, Strassen e Walferdange. Situada ao redor do Vale do Petrusse, é cercada por muitas lindas pontes. Isso graças à sua localização montanhosa e elevações espetaculares proporcionadas pelo vale profundo e estreito dos rios Alzette e Petrusse. A pequena cidade tem um ambiente muito sofisticado e sua indústria turística é voltada especialmente para o viajante de negócios.
Há várias opções de chegar à cidade. Fique atento às promoções de empresas aéreas econômicas dentro da Europa, pois você poderá conseguir grandes oportunidades. Por ser um país pequeno, em um único dia você poderá conhecer as principais atrações da capital. Caso tenha mais um dia, programa-se para alugar um carro e visitar Vianden, uma pequena cidade que conta com um castelo fabuloso.
Luxemburgo é sede do Tribunal de Justiça Europeia e do Banco Europeu de Investimento. A cidade também se encontra na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO e já foi eleita como capital europeia da cultura duas vezes.
Caso viaje de dezembro a fevereiro, leve bons agasalhos, pois é possível que você encontre chuva e neblina. Porém, nos meses de verão e primavera, a cidade se enche de flores e as temperaturas são mais amenas, com mínimas de 12ºC. Os festivais musicais e paradas ocorrem no período de junho a setembro.
Luxemburgo é um ambiente mais seguro do que a maioria das outras capitais europeias e seria raro se deparar com qualquer tipo de ameaça física. No entanto, todo cuidado é necessário ao redor da área da estação de trem, especialmente tarde da noite, que contém um punhado de clubes e prostitutas.
A estação ferroviária de Luxemburgo fica a 2 horas de Paris, 3 horas de Bruxelas e 43 min de Trier. Os melhores meios de se locomover por lá são a pé, de bicicleta ou ônibus. Devido ao seu tamanho pequeno e belas paisagens, caminhar é a melhor maneira de usufruir desta cidade encantadora! Em poucas horas (ou dividindo a viagem em dois dias), é possível conhecê-la bem! A cidade também opera um esquema de serviço de aluguel de bicicletas e as estações podem ser encontradas em vários pontos ao redor da região central.
A melhor maneira de economizar no transporte público é visitar a cidade nos finais de semana, quando este é gratuito. Caso se hospede no centro histórico, não precisará utilizá-lo. O passe diário de trem pode ser utilizado nos transportes públicos internos da cidade. Ou seja, se for para Vianden em algum dia, comprará um bilhete diário e poderá rodar na cidade a vontade de ônibus.
A comida lá não é barata! Para uma refeição mais em conta e rápida, a Place d’Armes é a melhor aposta. Uma boa alternativa é fazer compras no supermercado Monoprix, que fica bem no centro. Ótimo local para manter sua mochila abastecida com chá pronto, batatas, tortilhas, frutas, barras de cereal e chocolates.
Os pratos tradicionais são em grande parte à base de carne de porco e batatas e a influência da cozinha alemã é inegável. Por exemplo, o judd mat gaardebounen é o pescoço de porco defumado servido com feijão. Tente provar também a gromperekichelchen, uma fritada de batatas, cebolas e salsinha, uma delícia!
A cidade abriga um número incrivelmente elevado de estabelecimentos estrelas Michelin, ouseja, restaurantes de alta gastronomia. Luxemburgo também tem uma população muito grande de italianos que chegaram ao país no final do século XIX, ou seja, tem pizzarias confiáveis e bem frequentadas.
Para uma cidade desse tamanho, o Luxemburgo tem uma ótima oferta de acomodações, graças à grande quantidade de viajantes que vêm a negócios. Esse setor é voltado principalmente para eles e oferece muitos hotéis de médio a alto padrão. A cidade tem apenas um albergue, que é bem legal. Algumas opções econômicas de hospedagem ficam no entorno da estação do trem, mas tem um probleminha. À noite, o local é meio perigoso por causa da inconveniente abordagem de vendedores de drogas. Por isso, é melhor buscar uma opção no centro mesmo.
Assim como toda capital europeia, as opções de turismo são variáveis de acordo com a época do ano escolhida para a visita. O melhor lugar para ir é o Museu Nacional de História da Arte, gratuito. Caso não queria visitar museus, faça uma boa caminhada pelo centro que você verá todas as grandes atrações: Willian Square, Palácio dos Gran-Duques, Praça Guilherme II, Catedral de Notre Dame, Praça Clairefontaine, Corniche e as Casamatas de Bock (antiga muralha de proteção da cidade). O melhor local, e que merece uma parada para uma reflexão ou um bate-papo, é a Praça das Armas.
Cidades em Luxemburgo
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Sugestão do Blog
Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo
Leia mais
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Uma Aventura Legal – Soluções Criativas
Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito
Programe uma viagem de trem pela Europa
É preciso ter muito cuidado para ter a melhor experiência possível
Emergência não avisa quando vai acontecer
Não há uma criança que não curta ficar na janela
Nunca deixaria de viajar por falta de companhia
Faça a sua viagem, não a dos outros
Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa
Horário de funcionamento dos bancos na Europa
Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa
Temperatura média de algumas cidades da Europa
Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa
Chegando em uma nova cidade na Europa
Estratégia de Guerra dos Vikings
O sacrifício para realizar a viagem pela Europa
Transformando um sonho numa viagem pela Europa
Qual a sua medida de realização?
Despedida no aeroporto em Boston
Caçando camundongos no Basement
Quando tomar banho num albergue?
Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se
Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem
Estratégia para pegar uma cabine de trem
Técnica de viagem pela Europa: daytrain
Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem
Horário de funcionamento do comércio na Europa
Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa
Diferença horária entre o Brasil e a Europa
O Colosso de Memnon é um exemplo da arte do antigo Egito
O maior tesouro pode estar próximo de você