Início Serviços na cidade Europa Veneza – Pontos Turísticos

Veneza – Pontos Turísticos

COMPARTILHE

Explorar a cidade é o nosso maior desafio. São experiências diversas e depende da expectativa de cada viajante. Adoro locais históricos que possuem algo para contar e enriquecer nosso aprendizado, locais imperdíveis que oferecem algo diferenciado com valor agregado e locais inusitados que despertam sensações diversas e inesquecíveis. Chegou a sua hora de ajudar os viajantes! A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Local: Palácio Ducal
Endereço: Piazza San Marco, 1, Veneza, Itália
Comentário: Símbolo da cidade de Veneza e obra-prima do gótico veneziano. Surge na área monumental da Piazza San Marco, entre a Piazzetta e o Molo. O palácio atual foi construído entre 1309 e 1424. Giovanni Bon e Bartolomeo Bon criaram a chamada Porta della Carta, um monumental portão em estilo gótico na Piazzetta, ao lado do palácio. O local, atualmente, sedia o Museo di Palazzo Ducale e faz parte da Fondazione Musei Civici di Venezia. É um superlativo: a fachada com seus muitos arcos sobrepostos e enfileirados formando um desenho lindo visto de longe, a amplidão do interior, as pinturas que adornam paredes e tetos emolduradas de dourado, os entalhes das estruturas de madeira, os mármores que brotam por todos os lados. A entrada é por baixo da arcada do século XII e tem um itinerário secreto que deve ser marcado com antecedência: uma visita guiada por pequenas celas, entre as quais onde esteve Giacomo Casanova, a Sala dos Inquisidores, entre outros.
Viajando com Sergio Motta
Local: Campanário de São Marcos
Endereço: Piazza San Marco, Veneza, Itália
Comentário: É considerado o prédio mais alto de Veneza, com 98,5 metros de altura. Fica num canto da praça, perto da entrada da basílica. Suas formas são simples e o seu corpo principal é uma coluna de tijolos de 12 m de lado e 50 m de altura, sobre a qual assenta o campanário com arcos, que aloja cinco sinos. O campanário tem no topo um cubo em cujas faces estão representados leões (o símbolo do Evangelista São Marcos) e a representação feminina de Veneza (a Justiça). Do topo, tem-se uma vista aérea panorâmica sobre o Grande Canal, a Praça São Marcos e a Lagoa. O campanário tem a forma atual desde 1514. Para subir no Campanário de São Marcos é cobrado uma taxa.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Correr
Endereço: Piazza San Marco, 52, Veneza, Itália
Comentário: Ocupa uma parte da Ala Napoleônica das Procuratie Nuove desenhada por Vincenzo Scamozzi. Este último é um edifício burocrático que ocupa três quartos da praça. A Ala Napoleônica foi construída depois que os ocupantes franceses saquearam a pequena igreja de San Gimigniano em frente à opulenta basílica. O museu deve o seu nome a Teodoro Correr, magnata descendente de uma das mais antigas famílias venezianas, que legou em 1830 a sua coleção de obras de arte à cidade de Veneza. O museu tem uma coleção de arte, documentos, objetos antigos e mapas que refletem a história e a vida quotidiana de Veneza ao longo dos séculos. Aberto diariamente das 10h às 16h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Risorgimento
Endereço: Localizado no atual Museu Correr, na Piazza San Marco, Veneza, Itália
Comentário: Era um espaço de exposição dedicado ao Risorgimento e localizado no atual Museu Correr. Fechado em 1997 para a restauração, o museu foi fechado por muitos anos e, ocasionalmente, reabriu para festas e eventos.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu del Settecento/ Ca' Rezzonico
Endereço: Dorsoduro, 3136, Veneza, Itália
Comentário: Um dos mais famosos palácios de Veneza, com a fachada principal voltada para o Grande Canal. Atualmente, acolhe o Museo del Settecento Veneziano, museu público dedicado ao século XVIII veneziano.
Viajando com Sergio Motta
Local: Galeria de Arte Moderna/ Ca' Pesaro
Endereço: Santa Croce, 2026, Veneza, Itália
Comentário: O grandioso palácio, agora sede da Galeria Internacional de Arte Moderna e do Museu de Arte Oriental, foi projetado no século XVII. Só veio a ser finalizado em 1710. A Ca' Pesaro perfila-se sobre o Grande Canal e é considerado um dos mais belos palácios venezianos. A fachada barroca, enriquecida com baixos relevos e estátuas, torna-o único. Pela suntuosidade do exterior, imagina-se a original riqueza das salas e dos salões, dos quais, porém, não resta nada para além de alguns afrescos e de algumas decorações.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu de Murano
Endereço: Fondamenta Marco Giustinian, 8, Veneza, Itália
Comentário: Museu sobre história deste tipo de vidro, situado na ilha de Murano, norte de Veneza. Está localizado no Palazzo Giustinian e foi construído originalmente no estilo gótico. Foi fundado em 1861. Sua coleção é uma das mais completas do mundo, de antiguidades a obras do século 20, incluindo realizações da famosa empresa de vidro Barovier & Toso e tecidos de vidro desenhado por Carlo Scarpa no final dos anos trinta. Belíssimo!
Viajando com Sergio Motta
Local: Palacio Mocenigo
Endereço: Santa Croce, 1992, Veneza, Itália
Comentário: Museu da moda e do perfume de Veneza. Quem admira os palácios pelo lado de fora, não pode nem imaginar as maravilhas que esta construção abriga! São poucas as informações sobre sua origem, mas a estrutura é do século XVII. Hoje, abriga um interessante museu da moda e do perfume. Possui 20 salas com mobiliário, objetos e obras de arte antigas provenientes dos Museus Cívicos e de outros palácios venezianos. O museu fica aberto das 10h às 16h (de 1º novembro a 31 de março), e das 10h às 17h (1º abril a 31 de outubro). Fecha às segundas-feiras, 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. O Palazzo Mocenigo fica no bairro de Santa Croce, não muito longe da estação de trens Veneza Santa Lucia. A parada de vaporetto mais próxima é San Stae.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Casa de Carlo Goldoni
Endereço: San Polo, 2794, Veneza, Itália
Comentário: A fachada, a arquitetura interna, as decorações são uma viagem no tempo! A casa onde nasceu um dos maiores dramaturgos da história da Itália é um exemplo de gótico veneziano do século XV. Carlo Goldoni nasceu em Veneza em 1707 e, desde pequeno, se interessou pelo teatro. Por motivos familiares, mudou-se várias vezes de cidade. Advogado, trabalhou em algumas cidades para voltar à Veneza e dedicar-se quase que inteiramente ao teatro. Escrevia peças e logo foi considerado o pai da comédia italiana moderna, responsável pela “reforma” do teatro italiano. Depois do sucesso em Veneza, Goldoni muda-se para Paris onde morreu esquecido e pobre, em 1793. O museu dedicado a Goldoni fica na casa onde ele nasceu aos pés de uma sugestiva ponte sobre um dos inúmeros canais de Veneza. O percurso expositivo é pequeno, mas é muito interessante ver o interior de uma casa típica veneziana do período gótico. O pátio interno possui um poço e uma escadaria que leva ao primeiro andar da casa. Ali estão expostos costumes teatrais, móveis e objetos da época de Goldoni, além é claro da própria decoração da casa com os preciosos lustres de Murano. As salas são dedicadas a algumas cenas teatrais das famosas comédias de Goldoni.
Viajando com Sergio Motta
Local: Galleria Giorgio Franchetti/ Ca’ d’Oro
Endereço: Cannaregio, 3932, Veneza, Itália
Comentário: Museu de arte íntima localizado no pitoresco Ca' d'Oro no Grande Canal em Veneza. O barão colecionador arte Giorgio Franchetti (1865-1927) nasceu em uma família proeminente de Turim. Casou-se em 1890 com a baronesa Maria Hornstein Hohenstoffeln. No entanto, em 1891, ele tinha se mudado para Florença e logo comprou o então em ruínas Ca 'd' Oro e começou a restaurar o edifício. Franchetti também viajou muito para comprar objetos para o palácio, incluindo em Paris a cabeça original do poço do palácio (1427). Supervisionou grande parte da restauração e construiu uma capela para abrigar sua Mantegna São Sebastião. O palácio transformou-se oficialmente em museu. Aberto de segunda a sábado, das 9h a 13h30; e domingo, das 9h a 13h30. Pegue o vaporetto linha 1 até a parada Cad Oro.
Viajando com Sergio Motta
Local: Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari
Endereço: San Polo, 3072, Veneza, Itália
Comentário: É uma das maiores igrejas de Veneza. Os franciscanos obtiveram terra para erigir uma igreja em 1250, mas o edifício só se terminou em 1338. De forma quase imediata, empreenderam-se os trabalhos para a substituir por uma maior, a atual, que ficou terminada em meados do século XV. O campanário tem 83 m de altura e é o segundo mais alto da cidade depois do da Basílica de São Marcos. A imponente igreja foi construída em ladrilho no estilo gótico italiano. Como em muitas igrejas venezianas, o exterior é bastante simples. O interior contém a única grade de coro que continua no local original em Veneza; data de 1475 e está esculpida. O coro data de 1468 e apresenta três níveis de bancos, talhados com baixo-relevos. Pegue a linha nº 1 ou 82 do vaporetto até a parada Santomá. Aberto de Segunda a Sábado das 9h às 12h e das 14h30 às 18h; aos domingos das 15h às 17h30.
Viajando com Sergio Motta
Local: Scuola Grande di San Rocco Campo
Endereço: San Rocco, 3052, Veneza, Itália
Comentário: Os membros da "Confraria de São Roque" eram um grupo de ricos cidadãos venezianos. O local que escolheram para o seu edifício está ao lado da igreja de San Rocco que abriga os restos do santo. Pegue a linha 1 ou 82 do vaporetto até a parada San Tomá. Aberto diariamente, das 9h às 13h e das 15h30 às 18h30.
Viajando com Sergio Motta
Local: Murano
Endereço: 1 km de Veneza, Veneza, Itália
Comentário: Embora descrita como uma ilha da lagoa de Veneza, é de fato um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Mattia), unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5.500 habitantes e fica a somente 1 km de Veneza. É famoso pelas delicadas e peculiares obras em vidro. Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se para Murano devido aos riscos de incêndio, pois a esmagadora maioria dos edifícios de Veneza era construída em madeira. Durante o século XIV, as exportações começaram e a ilha ganhou fama pela manufatura de miçangas de cristal e espelhos. O cristal aventurina foi inventado na ilha e, durante algum tempo, Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa. O arquipélago, mais tarde, ficou conhecido pelo fabrico de lustres. As atrações da ilha são a Igreja de Santa Maria e São Donato, conhecida pelos seus mosaicos bizantinos do século XII e porque se diz que alberga os ossos de um dragão que matou São Donato; a Igreja de São Pedro Mártir; e o Palácio da Mula. Há um Museu do Cristal (Museo Vetrario) que se encontra no Palácio Giustinian.
Viajando com Sergio Motta
Local: Torre do Relógio
Endereço: Piazza San Marco, Veneza, Itália
Comentário: Fica sobre o arco que dá acesso à principal rua comercial de Veneza e é um dos mais famosos marcos arquitetônicos da cidade. A torre é pequena, mas seu grande relógio astronômico é uma obra-prima da engenharia. Foi inaugurado em fevereiro de 1499. Além das horas indicadas através dos números romanos de 1 a 24, o relógio informa o signo dominante do zodíaco e a fase atual da lua. A precisão do relógio era tão confiável que, em 1858, foi determinado que todos os relógios de Veneza deveriam ser acertados de acordo com o relógio da torre. Recentemente, o relógio foi restaurado por suíços da fábrica de relógios Piaget e assim, o mais importante relógio de Veneza continua marcando o tempo com muita precisão.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus