Início Lugares Inesquecíveis Europa Varsóvia tem um cenário cultural vibrante com muito teatro, shows e exposições

Varsóvia tem um cenário cultural vibrante com muito teatro, shows e exposições

COMPARTILHE

Varsóvia é a capital e maior cidade da Polônia, contando com uma população de 1.900.000 habitantes. Localiza-se às margens do rio Vístula, no coração da planície Mazoviana, numa altitude média de 100 metros acima do nível do mar. Sucedeu a Cracóvia como capital do país em 1596.

Historicamente, Varsóvia foi um destino para imigração interna e estrangeira, especialmente da Europa Central e Leste Europeu. Por quase 300 anos, foi conhecida como a “Velha Paris” ou “Segunda Paris”. Varsóvia sempre foi um centro da cultura europeia, uma importante cidade e um destino para muitos europeus.

O nome de Varsóvia, em polaco Warszawa (antigamente também grafado Warszewa e Warszowa), significa “pertencente a Warsz”, onde Warsz é uma forma abreviada do nome masculino eslavo Warcisław. A etimologia popular atribui o nome da cidade a um pescador chamado Wars e sua esposa Sawa. Na verdade, Warsz foi um nobre do século XII que possuía uma vila localizada no lugar do atual bairro de Mariensztat.

A cidade é sede de numerosas indústrias (bens de consumo, aço, engenharia eléctrica, automóveis), instituições de ensino superior (Universidade de Varsóvia, Universidade Tecnológica de Varsóvia, Escola Superior de Gestão, Academia Médica, etc.), uma orquestra filarmônica, o Teatro Nacional e a Ópera.

Varsóvia tem um clima continental, com verões quentes, outonos ensolarados e invernos frios. Mesmo no verão, os viajantes devem levar roupas frescas para o dia e um casaco extra para as noites. A temperatura média é de -3 °C em janeiro e 19,3 °C em julho. As temperaturas podem chegar muitas vezes a 30 °C no verão.  A estação propícia ao turismo é entre maio e setembro (primavera e início do outono), quando o tempo está mais favorável. Julho tende a ser o mês mais chuvoso. Para viajar para a cidade evite o inverno, muito frio e com neve.

A cidade de Varsóvia não é muito bonita, pois foi muito destruída pelos russos e alemães durante a 2ª Guerra Mundial. Com muita resistência, a cidade foi restaurada. O povo polonês é muito educado e prestativo. O idioma é muito complicado, mas o inglês é uma língua bem aceita nos lugares públicos.

Nesse país, nasceram o carismático Papa João Paulo II; o compositor Frederic Chopin; o astrônomo Nicolau Copérnico, que identificou o sol como o centro do universo; e a cientista única vencedora de dois prêmios Nobel e uma das mentes mais brilhantes de seu tempo, Marie Curie, pioneira nos estudos acerca da radioatividade.

Varsóvia tem dois aeroportos e o principal é o Frédéric Chopin (quase todas as companhias aéreas voam para lá). Este é o mais próximo do centro e acessível de trem ou ônibus. De ônibus, a viagem leva entre 20-30 minutos até o centro, parando na estação de trem Warsaw Centralnia. Na estação ferroviária do aeroporto, os trens partem a cada 10 minutos durante os horários de pico. Tanto o Szybka Kolej Miejska (SKM, o sistema ferroviário suburbano de tipo S-Bahn de Varsóvia) como o Koleje Mazowieckie (Mazovian Railways ou KML, o operador provincial do ônibus local) dispõe de trens para o aeroporto.

Caso viaje de trem, utilize o EurailPass. Se você não tiver problemas em andar, uma caminhada da estação de trem até o centro leva uns 30 min. Varsóvia fica na parte central da Polônia. A maioria dos trens partem dali para Berlim (8 horas); Viena (9 horas); Budapeste (10 horas); Praga (12 horas) e Moscou (27 horas).

Seu sistema de transporte público é bem desenvolvido, com cerca de 200 rotas de ônibus e 30 linhas de bonde. As descrições de rota nas paragens de bonde são fáceis de seguir e os bilhetes são baratos. Para viajar entre destinos longe do centro da cidade pode ser lento. Um mapa é essencial para que você se locomova sem perder tempo. Há vários tipos de bilhetes, mas o ideal são os que duram o dia inteiro ou três dias.

A cidade é servida por uma moderna linha de metrô sentido norte-sul. O sistema de metrô abre diariamente de manhã até a meia-noite. Na sexta-feira e sábado, o metrô opera até às 3h. O sistema consiste atualmente de duas linhas: M1 e M2. A linha M1 foi projetada para transportar passageiros dos distritos novos dos subúrbios norte e sul para o centro, não indo para muitos destinos turísticos. Então, você terá que  fazer baldeações. A linha M2, com 7 estações, liga o centro com a margem direita do rio Vístula.

Os bilhetes dos ônibus podem ser comprados nas máquinas, nos pontos ou dentro dos coletivos e existe a opção em inglês para a compra destes. Dentro dos ônibus, painéis informam o nome das paradas. E em cada ponto, há informações sobre os horários das linhas. Em muitas avenidas, principalmente as mais largas, há passagens subterrâneas com muitas lojas e lanchonetes.

A cidade oferece um variado leque de diversões, com muitos teatros, shows e exposições. Para assistir alguma ópera ou apresentação da Filarmônica Narodowa peça informações nas centrais de informações turísticas ou no próprio local que estiver hospedado.

O Warsaw Pass é um cartão que dá direito a entrada nas principais atrações da cidade, além de benefícios como entrada livre para o mirante do Palácio da Ciência e da Cultura, Castelo Real, Centro de Ciência Copérnico, Museu Judaico, Museu Chopin, Museu Nacional e Galeria de Arte Nacional, entre outros. Também têm os descontos em algumas atrações como os Museus da Tecnologia e do Comunismo. Você pode comprar o cartão válido por 24, 48 ou até 72 horas. Tem valores especiais para menores de 26 anos e maiores de 65.

O ônibus turístico Hop on Hop off (aquele que você pode subir e descer quantas vezes quiser dentro da validade do cartão) circula pelos principais pontos turísticos.

Uma opção cultural divertida e econômica são os tour grátis ou free walking tour com um guia local, em inglês ou espanhol. No final, cada um contribui com o que quiser ou puder. Esta é uma opção bem interessante para conhecer a cidade e pegar dicas.

Há uma abundância de opções de alojamento em todos os níveis de orçamento. As melhores estão localizados em Śródmieście, Wola, e Mokotów, próximos a Cidade Velha (Stare Miast). Há também muitos hotéis perto do aeroporto. Se você estiver viajando com um orçamento reduzido, não hesite em ficar em um albergue. Porém, reservas com antecedência em hotéis 3 ou 4 estrelas podem render preços ligeiramente superiores a albergues.

Para comer, há muitos restaurantes que oferecem comida decente e porções com preço justo. Na Cidade Velha, você pode saborear pato ou salmão a preços bem acessíveis. A culinária polonesa tem como base batatas, legumes e carnes, principalmente porco e pato. O carro chefe da culinária é o pierogi, uma espécie de pastel cozido com recheios e molhos variados. Outro prato típico é a sopa zurek, servida dentro de uma broa de milho. Para beber, a melhor opção são as vodcas de elevado teor alcoólico. Aprecie com moderação!

Para quem gosta de ir às compras, uma marca que vale a pena ficar de olho é a Inglot, uma gigante do mercado de maquiagens profissional e 100% polonesa. Quem comprar qualquer coisa em qualquer loja pode pedir o reembolso do VAT no aeroporto. Para isso, é necessário preencher um formulário pra pode receber o dinheiro quando estiver deixando a União Europeia.

Cidades na Polônia

Varsóvia

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Uma família polonesa adorável

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Adquira produtos importados em free shops

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Programe uma viagem de trem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Antes de sair de casa: durma bem e garanta que está bem descansado

Depois de decidido o destino, alguns detalhes podem ser planejados

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus