Início Lugares Inesquecíveis Europa Brindisi é conhecida como a “Porta do Oriente” desde os tempos antigos

Brindisi é conhecida como a “Porta do Oriente” desde os tempos antigos

COMPARTILHE

Brindisi é uma cidade no sul da Itália, na região da Puglia. Acolhe cerca de 95 mil habitantes e é conhecida como a “Porta do Oriente” desde os tempos antigos, pois era um importante porto para as tropas romanas e mercadores venezianos. A cidade é uma das mais importantes dessa região banhada pelo Mar Adriático.

É também uma das mais bonitas e charmosas cidades da península de Salento. Fica no “salto” da “bota” que é o mapa italiano! Por conta do domínio dos gregos e romanos a cidade apresenta diversas influências de ambos os povos. Diz a lenda que foi fundada por Diomedes, lendário herói da Mitologia Grega.

O nome latino da cidade, Brundisium, deriva do grego brentesion que significa “cabeça de veado”, que faz referência ao formato do seu porto.

Você pode chegar a Brindisi por avião desembarcando no Aeroporto Papola-Casale Del Salento a 6 km do centro, ou de trem ou carro. Para ir de carro, a partir do norte da Itália, siga a Adriática A-14 (Bologna – Taranto), ou a A-16 (Napoli – Canosa di Puglia), tome a saída Bari-Nord para a A-14/ E55 para Bari Centro/ Brindisi e continue na SS16. Em seguida, pegue a E55/ SS379 em direção a Brindisi. Se você vem do sul, pegue a SS106 Jônica (Reggio Calabria – Grottaglie/ Brindisi).

Logo na entrada do porto, situa-se o Castelo Alfonsino (Castelo Aragonês ou do Mar) construído em 1491 em uma ilha em frente ao porto com o objetivo de defender Brindisi dos ataques inimigos vindos pelo mar. O Castello Svevo, ou Castelo Grande ou de Terra, foi erguido mais cedo ainda, em 1227, como um forte para defender o porto de Brindisi. Atualmente, o local ainda é usado pela Marinha, apesar de ter passado uns tempos abandonado no início do século passado.

Do Monumento dedicado aos Marinheiros Italianos em forma de leme de navio com 53 m de altura, tem-se uma magnífica vista panorâmica! O local foi construído para homenagear os 6.000 marinheiros mortos na Primeira Guerra Mundial (1915-1918).

Quando Pirro desembarcou na Itália em 280 a.C. para cuidar da proteção da colônia grega de Taranto, a cidade foi conquistada pelos romanos. Esse foi seu período de maior prosperidade, tornando-a no principal porto do Adriático. A antiga estrada romana Via Appia começava em Roma e terminava em Brindisi. Por ali passavam peregrinos, comerciantes e cavaleiros em direção ao Oriente Médio, vindos de vários locais, principalmente de Roma.

A cidade foi relacionada à capital do Império pelas Vias Appia e Traiana, além de ter sido um importante centro comercial e bispado do início da Era Apostólica. As colunas romanas são o símbolo da cidade e, apesar de serem conhecidas como o final da Via Appia, elas eram um ponto de referência para os marinheiros da época. A Via Appia Nuova foi construída quase paralela à original, sendo que alguns pontos da antiga estrada ainda são usados.

No centro da cidade está a Piazza Duomo, obrigatória para admirar o Pórtico dei Cateniano. Visite também o Museu Arqueológico Provincial, a Loggia del Palazzo Balsamo e o Museu Diocesano. No distrito de San Pietro degli Schiavoni (Teatro Verdi na Via Duomo), você pode ver alguns exemplos de cidade romana e, em particular, a pavimentação de uma estrada, os restos de casas de civis e até um spa. Adjacente à Porta Mesagne, encontram-se os restos dos cinco banhos de cal dos tempo dos romanos utilizados para filtrar a água potável que em seguida era distribuída por fontes da cidade. Uma dessas fontes é a Fontana de Torres, construída no século XVII na Praça Victoria.

A história de Brindisi aparece em vários prédios, palácios, igrejas e monumentos que recontam o esplendor do seu passado, tais como o Palazzo Dionisi, o antigo Hotel Internacional, o prédio onde hoje funciona a Casa do Turista e o Palazzo Montenegro, atual residência do prefeito. Na Praça Duomo, está a Catedral de São João Batista, erguida entre 1089 e 1143, e o Seminário de Brindisi, de 1798, onde funciona hoje uma biblioteca com mais de 100 mil livros, obras raras e um extenso arquivo de manuscritos do século XVI!

Em outros pontos da cidade estão as igrejas Cristo dos Dominicanos, de San Benedetto, de San Giovanni al Sepolcro, de Santa Lucia, de Santa Maria degli Angeli, de São Miguel Arcanjo com sua torre de azulejos e outras menores. O centro histórico de Brindisi está confinado dentro das muralhas, onde festivais e eventos culturais de todos os tipos são combinados à deliciosa culinária tradicional!

A economia da cidade é caracterizada pela presença maciça de plantas industriais químicas e o estabelecimento da gigante da energia Eni, localizada perto da costa do Adriático. Estão presentes os setores aeronáutico e de construção naval. Seu setor primário é caracterizado pelo cultivo de cereais, legumes e frutas, com destaque na produção de azeitonas, alcachofras e amêndoas.

Na viticultura, Brindisi é uma das áreas mais produtivas de Salento e possui título de “Cidade do vinho”. A produção de uvas é muito intensa e destacam-se vinhos como o Malvasia, Negroamaro, Sangiovese, o Ottavianello e Susumaniello. Graças à produção generalizada de variedades em toda a província e presença de numerosas adegas, Brindisi foi inserida na área do circuito italiano Wine City.

A cozinha brindisina baseia-se no uso de queijos frescos e outros produtos lácteos, legumes e massas frescas. Entre os queijos tradicionais figuram cacioricotta, ricotta, pecorino e caciocavallo. Não perca os pratos com peixes! Devido à sua proximidade com o mar, além da sopa de peixe tradicional, há também a gostosa caldeirada de mexilhão, arroz e batatas. Os moluscos podem ser cozidos de outras maneiras, gratinados ou com a companhia de perfumadas favas. Um prato muito saboroso é o pettole, pedaços de massa frita com anchovas e bacalhau.

Essa região da Itália é muito rica no que se diz respeito às massas. São facilmente encontrados todos os tipos! A massa fresca pode ser cozida no molho de peixe tais como garoupa ou amêijoas, deixando-a com um sabor espetacular! Se tiver oportunidade, saboreie o prato popular da região, o orecchiette com folhas de nabo e anchovas refogadas, estupendo!

Todos os eventos do ano são relacionados a arte e cultura, para jovens e adultos. Um evento tradicional da cidade é a festa em honra de São Teodoro de Amásia. O festival começa no primeiro domingo de setembro e continua por pelo menos três dias. Entre os eventos alimentícios mais populares, devemos mencionar o Festival Alcachofra em março na Praça da Vitória.

Cidades na Itália

Florença| MilãoGênovaRoma | Turim | Veneza | Pisa | Verona | Bolonha |

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional

A Itália é um dos países europeus que mais abriga no continente

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Entrada de bens adquiridos no exterior

Você não esta isolado do mundo no meio do oceano!

Não tem nada melhor do que férias com os filhos

Tenha disposição para resolver o problema e aproveitar a viagem

A abordagem da Carabinieri, a polícia federal italiana

Saia da sua zona de conforto

O problema muitas vezes é falta de planejamento

A abordagem da Carabinieri, a polícia federal italiana

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus