Início Lugares Inesquecíveis Europa Oslo é pacata e culturalmente encantadora

Oslo é pacata e culturalmente encantadora

COMPARTILHE

Oslo é a capital e maior cidade da Noruega. A região metropolitana de Oslo alcançou a população de 1.600.000 habitantes, dos quais 950.000 vivem nas áreas em torno da cidade. Cerca de 25% da população é formada por imigrantes. Oslo é mundialmente famosa por ser a cidade onde é realizada a entrega do Prêmio Nobel. É considerada uma cidade global que foi fundada por volta dos anos 1050, entretanto seus primeiros assentamentos datam dos anos 900. Por isso, tem uma bagagem cultura muito rica!

A cidade é o centro cultural, científico, econômico e governamental da Noruega. É a cidade de forte atividade nos setores financeiro e de serviços, além das indústrias, principalmente as voltadas para a navegação. É também centro para tratados marítimos na Europa.

Oslo tem muitas opções para se divertir. Caminhar pela floresta, mergulhar num fiorde e apreciar um concerto musical, tudo no mesmo dia! É possível fazer compras e aproveitar a atmosfera  urbana também num único dia. Durante a primavera, o verão e o outono, a cidade fica repleta de festejos.

É uma cidade moderna e diversa, sendo que cada um de seus bairros oferecem algo de especial. Todos os lugares são acessíveis a pé, pelo sistema de transporte público ou de bicicleta. Oslo é uma cidade perfeita para o ciclismo, com distâncias razoáveis entre os principais centros e atrações. É possível conhecê-la através de passeios e excursões guiadas, ônibus panorâmicos, viagens de barco, caminhadas, etc.

Ao adquirir o cartão Oslo Pass você garante a entrada livre em mais de 30 museus e atrações, transporte público gratuito, descontos em estacionamentos, entre outras amenidades.

O aeroporto principal é o Gardermoen, distante a 50 km da cidade. Há várias opções de traslado, mas nenhuma delas supera em praticidade e velocidade o Airport Express Train – Flytoget, que vai até a estação central de Oslo em 20 minutos. Os bilhetes são oferecidos em máquinas automáticas com informações em inglês. Outra opção é o ônibus executivo Flybussen da SAS que parte a cada 20 minutos. A vantagem é que tem várias opções de desembarque e, se você passar próximo ao hotel em que for ficar hospedado, esta será a melhor maneira de chegar ao destino desejado.

Há um guarda-volumes para a sua bagagem na Estação Central de Trem de Oslo. Seus pertences podem ficar ali na durante todo o dia, mas você não vai conseguir ter acesso a eles quando a estação estiver fechada, entre 1h10 e 4h30 da manhã. O pagamento pelo uso do guarda-volumes pode ser feito em dinheiro ou cartões de crédito.

Qualidade de vida e segurança são dois itens importantíssimos para os noruegueses e fazem de Oslo a cidade incrível que é. É preciso pelo menos três dias para explorar tudo, pois tem vários parques, igrejas, museus e lugares muito bonitos.

A cidade é uma das mais caras no mundo, então tome cuidado na hora de fazer as contas e se programar para ficar por lá. Por ser uma cidade rica, algumas pessoas fugidas da crise na Europa foram se abrigar na cidade. Esse fato está ligado a um aumento da criminalidade, prostituição (que é ilegal no país) e pessoas em situação precária.

Em Oslo, preços altos não precisam ser uma regra. Uma estadia em Oslo não precisa custar uma fortuna. Na realidade, existem muitas atrações gratuitas na capital norueguesa. Uma opção é relaxar às margens de um dos muitos lagos na Floresta Oslomarka (onde o lago Sognsvann é provavelmente o mais famoso).

Um pouco fora do centro da cidade, fica uma península chamada Bygdøy, que é boa para um mergulho. Huk é a última parada da linha de ônibus 30A ou Paradisbukta (propriamente chamada de Baía do Paraíso). Nos meses de verão, é possível ir por ferry partindo do cais 3 da Aker Brygge. Em Bygdøy, ficam dois grupos de museus à uma curta distância uns dos outros. Aproveite o verão também para curtir o fiorde de Oslo, onde é possível até nadar, pois a temperatura da água chega a incríveis 23°C na média.

No inverno, uma das atividades mais visadas é esquiar em estações próximas a Oslo e, melhor que isso, dá para ir de transporte público. Há uma estação de esqui chamada Vinterpark, onde você pega o metrô que parte do centro para Røa e toma o ônibus 41. Nesta estação, os parques da cidade se convertem em paraísos brancos onde crianças brincam na neve e deslizam pelas pistas e tobogãs. Não se surpreenda ao encontrar pessoas equipadas com esquis bem no centro da cidade!

Na primavera e outono, a cidade é bem adaptada para caminhadas e ciclismo. Os parques atraem multidões, assim que sol começa a brilhar no céu. As florestas que cercam a cidade são áreas populares para caminhadas e ciclismo entre a população local.

O sistema de transporte doméstico é rápido e abrange metrô, bondes, trens e ônibus, tudo isso com bilhetes unificados. Os totens de venda estão por todos os lados, nas estações de metrô e até no meio da rua, sempre com informações em inglês. Cuidados com as corridas de táxi, pois há uma taxa mínima que é super cara.

Há várias opções de passeios de escunas. Um dos mais completos é o “Oslo Grand Tour”, guiado e com um guia e duração de 6h, passando por vários pontos interessantes, museus e belezas naturais, que ocorre entre maio a setembro. Há passeios menores como “Fjord Sightseeing”, com duração de 2h e que mostra o fiorde de Oslo e algumas localidades próximas como a Casa de ópera de Oslo.

Uma atividade bem prazeirosa é conhecer o Parque Frogner com suas 212 esculturas de figuras humanas do artista norueguês Gustav Vigeland. As esculturas em bronze e granito exibem as mais diversas expressões como: pensativa, amorosa, violenta, erótica, etc. Este é com certeza um passeio bem inusitado! Para aproveitar a atmosfera e interagir com as belezas do local, de qualquer estação de trem chega-se ao ponto turístico mais famoso da cidade, o Holmenkollen, um ski jump onde os esquiadores dão seus saltos nas Olimpíadas de Inverno.

Um bairro inteiramente novo emergiu entre a nova Opera House e os prédios corporativos conhecidos como “Barcode”, que conferem um novo perfil à cidade. Dois símbolos arquitetônicos – o novo Museu Munch e a Biblioteca Deichman Main – complementam o cenário urbano que cerca a Opera House.

No outro lado da histórica fortaleza Akershus, a pequena península de Tjuvholmen atualmente reúne edifícios e hotéis de design moderno, assim como o prestigiado Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley. O novo Museu Nacional encontra-se em construção na mesma área, no local que outrora abrigou uma antiga estação de trem.

Nos limites da cidade, a área conhecida como “Vulkan” floresceu nos arredores de diversos prédios industriais antigos às margens do rio Akerselva. O Centro Gastronômico Mathallen, inaugurado em 2012, é um dos muitos edifícios industriais restaurados às margens do rio, onde o visitante encontra uma cena cultural vibrante, boa comida e uma vida noturna animada.

Não é preciso dizer que em Oslo não faltam novidades. Por exemplo, a cidade tem várias joias secretas do funcionalismo do início do século XX, como por exemplo, a Villa Stenersen e Villa Dammann, o Restaurante Ekeberg  e Ingierstrand Bath.

Oslo oferece uma das cenas musicais mais movimentadas, organizando mais concertos do que qualquer outra cidade escandinava. Grandes palcos recebem estrelas internacionais, enquanto os clubes promovem milhares de concertos todos os anos. Festivais anuais de destaque incluem os festivais Norwegian Wood, de Øya, Inferno, o de Jazz de Oslo e o de Música de Câmara, que atraem músicos de nível internacional e muitos fãs.

Fora isso, as opções de entretenimento incluem espetáculos de ópera internacional, balé e música clássica na Opera House e no Palácio de Concertos de Oslo, além de grandes eventos esportivos como os Jogos de Bislett e as competições de esqui e biatlo em Holmenkollen.

Oslo é uma cidade costeira, assim, sua culinária baseia-se em frutos do mar. Eles também consomem produtos locais como carnes de veados, renas e ovelhas. Mas, sugiro que, ao menos, compre um cachorro quente referido por eles como grillpølse ou kjempegrill. Outros lanches de rua estão disponíveis por toda a cidade, mas são geralmente mais caros. Outra sugestão para experimentar é o chocolate quente, esse sim vale a pena, e o bolle, pão que leva pedaços de chocolate ou passas dentro da massa.

Por ser uma cidade cara, a melhor opção é comprar itens nos supermercados (pães, queijos, chocolates, frutas, água, chás). A área mais econômica para a refeição é a Toyen/Groland. Os restaurantes mais baratos são os asiáticos que, em muitos casos, servem comida  boa e farta. Confira os menus na porta. Os regulamentos de alimentação e saúde noruegueses são muito rigorosos, ou seja, comer fora em Oslo é seguro!

No quesito hospedagem, há relativamente poucos albergues da juventude para mochileiros e pessoas que viajam em com baixo orçamento. Durante a semana de entrega do Prêmio Nobel, a disponibilidade de quartos caem e os preços podem dobrar. A melhor região da cidade para se hospedar é em torno do calçadão da Karl Johans Gate. Esta é a via principal de Oslo, que começa na estação de trem e termina no Palácio Real.

A Karl Johans Gate é repleta de praças, lojas e edifícios históricos como a Galeria Nacional de Arte, a Universidade de Oslo e o Teatro Nacional. No verão, há eventos gratuitos, incluindo os concertos de jazz aos sábados e espetáculos de malabarismo, palhaços e músicos.

Se você for no verão, pegue uma balsa e passeie entre as ilhas do fiorde de Oslo. Com um bilhete de transporte público regular, ou o Oslo Pass, dá para viajar de ferry entre Vippetangen, Hovedoya, Lindoya, Nakholmen, Bleikoya, Gressholmen e Langoyene. Cada ilha tem um caráter único, uma história singular e vale à pena visitar!

No inverno você poderá buscar atividades como a patinação no gelo e o esqui. Oslomarka, a enorme floresta nas encostas das colinas que cercam a cidade, oferece uma imensa rede de trilhas públicas para o esqui cross-country. No centro da cidade, a pista de gelo Narvisen, em Karl Johansgate, encontra-se aberta de dezembro a fevereiro e uma outra pista, no Estádio Frogner, funciona a partir do final de janeiro até meados de março, ambas com entrada livre.

Uma dica importante, antes de sair se embrenhando em museus e outros locais, é que vá na recepção do seu hotel ou escritórios de turismo e compre o Oslo Pass. Este garante a entrada gratuita ou com desconto, em vários museus, galerias, atrações culturais, restaurantes e nos estacionamentos municipais, além de valer para o transporte público. Há três opções de passe, o de 24, 48 e 72h.

Uma boa opção para explorar a cidade no verão é passear de bicicleta pelas ruas e parques de Oslo. Na cidade, é possível fazer reserva para o cruzeiro Estocolmo-Helsinque no escritório da Silja Line em frente à estação de trem. Faça o famoso passeio no Barco do Amor!

Quando o assunto envolve compras, a capital da Noruega oferece muitas opções para a alegria dos consumidores. O comércio reúne artigos que seguem as últimas tendências internacionais, bem como produtos marcados pela modernidade do design norueguês e artesanato local. As principais áreas comerciais em Oslo encontram-se no centro da cidade e nas proximidades da rua Karl Johans, Bogstadveien e Hegdehaugsveien em Majorstuen, Frogner com Bygdøy Allé e Grünerløkka.

Mercados são uma boa pedida para interagir com a população local. O mercado de pulgas e antiguidades em Vestkanttorvet é organizado na praça de mesmo nome em Majorstuen, todos os sábados entre março e dezembro, enquanto na parte leste da cidade, o mercado de pulgas de Birkelund em Grünerløkka atrai grande número de visitantes todos os domingos.

Mercados natalinos também são populares e merecem uma visita caso você esteja conhecendo Oslo em dezembro. Os dois principais encontram-se em Rådhusplassen (a grande praça em frente ao prédio da prefeitura) e no Museu Folclórico de Bygdøy. Se você se interessa por comida, não perca o Festival Gastronômico de Matstreif (também em Rådhusplassen), no final de setembro.

Para compras, as melhores opções são os shoppings centers. E a cidade tem vários! O Byporten, na estação de trem, e o Oslo City, ficam bem do lado. O Aker Brygge Kjøpesenter, na zona portuária, é maravilhoso, mas tem que procurar pelas pechinchas.

Cidades na Noruega

Oslo

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Em Oslo, o incrível Parque Frogner tem que estar em seu

A tempestade no navio foi para esquecer

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Chegando em uma nova cidade na Europa

Atrasos e cancelamentos de voos são comuns

Viajar mais, gastando menos. Quem não quer isso?

Planejar muito bem para aproveitar as oportunidades e viver experiências incríveis

Prepare-se para pagar pelo excesso de peso

Evite viajar sozinha em áreas de risco

Os destinos devem ser pensados com tempo

Todos devem tera liberdade de não fazer algum passeio

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

O ideal é levar o mínimo de coisas possíveis na bagagem

Preste atenção nos detalhes e repare nas interações humanas

Dicas importantes para sua preparação

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus