Início Lugares Inesquecíveis Américas No Uruguai experimente os chivitos, a parrilada e beber um vinho Tannat

No Uruguai experimente os chivitos, a parrilada e beber um vinho Tannat

COMPARTILHE

Uruguai é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. Sua população é de cerca de 3,5 milhões de habitantes, dos quais 1,8 milhão vivem na capital Montevidéu e em sua área metropolitana. A única fronteira terrestre do país é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte, sendo a segunda menor fronteira do Brasil com outro país sul-americano. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o  rio da Prata. A etimologia do nome do rio homônimo, que vem da língua guarani, é incerta, mas o significado oficial é “rio dos pássaros pintados”.

O Uruguai é um país que sempre esteve nos meus planos e foi um prazer muito grande ter realizado essa viagem. É um local encantador com muitas belas cidades históricas, praias e cassinos. Sua estabilidade política e economia fazem dele o mais seguro da América do Sul e um grande atrativo para os turistas, ainda mais com os diversos incentivos do governo.

O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com direitos civis e democratização da sociedade. Em 1907, foi o primeiro país a legalizar o divórcio e, em 1932, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto. Em 2007, foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e a permitir a adoção homoparental. Em 2013, o país se tornou a segunda nação sul-americana a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de cannabis, o que levou a revista britânica The Economist a classificar o Uruguai como o país do ano, pela promoção de “reformas inovadoras que não se limitam apenas a melhorar um país, mas que, se imitadas, poderiam beneficiar o mundo”.  O Uruguai já foi considerado o nono país “mais habitável e verde” do mundo e o primeiro na América.

O Uruguai tem cultura marcadamente europeia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. É cultivada a tradição gaúcha nascida nos pampas argentinos, uruguaios e rio-grandenses. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante, mas muito presente na indumentária, danças e costumes gaúchos. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante. São inúmeras as instituições culturais, públicas e privadas, sobretudo em Montevidéu.

Para viajar para lá não é preciso muita burocracia, apenas tenha em mãos passaporte válido ou RG. Dirigir um carro pelas cidades e estradas uruguaias requer em mãos a sua carteira de motorista (CNH). Em relação à moeda, podem ser usados o peso uruguaio, o real e o dólar. O peso pode ser trocado facilmente no aeroporto ou em casas de câmbio pelas ruas de Montevidéu, assim como há a possibilidade de simples saques em caixas eletrônicos espalhados pela cidade.

Em relação à sua pequena área territorial e população, o Uruguai é um destino turístico internacional popular e abriga também um vigoroso mercado. O país recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano. Além de pólos turísticos consolidados, onde está localizada Punta del Este, estâncias turísticas desenvolveram-se recentemente, mostrando a cultura gaúcha do Uruguai, fazendas históricas e os recursos naturais do país. Em áreas agrícolas e pouco habitadas, a oeste da capital uruguaia ao longo do rio da Prata, está Colônia do Sacramento e em 1995, a cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela  UNESCO.

Localizado inteiramente dentro de uma zona temperada, o Uruguai tem um clima que é relativamente ameno e bastante uniforme em todo o país. As variações sazonais são pronunciadas, mas temperaturas extremas são raras. Como seria de esperar, com a sua abundância de água, alta umidade e neblina são comuns no país.  A ausência de montanhas, que funcionam como barreiras climáticas, torna todo o território uruguaio vulnerável ​​a ventos fortes e mudanças bruscas de tempo, como  tempestades  que varrem todo o país. Tanto o verão quanto o inverno podem variar no dia a dia com a passagem de frentes de tempestade.

O Uruguai tem uma temperatura uniforme em grande parte do ano, com verões sendo temperados pelos ventos do Atlântico; frio intenso no inverno é raro. O país possui estações bem definidas. Durante a  estação quente, o país encanta com suas praias desertas ou seus balneários estruturados. Nas estações mais frias, os restaurantes charmosos e vinhos de alta qualidade convidam os turistas a curtir o friozinho. Leve bons agasalhos, pois no inverno esfria bem! Os principais destinos de turismo no Uruguai são as cidades de Montevidéu e Punta del Este.

Não espere encontrar pechinchas na sua incursão em terras uruguaias. Não se trata de um país barato, pois quase tudo ali vem de fora. As exceções são a carne, derivados de leite e os vinhos. Há duas experiências que você não pode deixar de fazer: provar um chivito e uma parrilada.chivito é uma espécie de sanduíche criado em Punta del Este nos anos 70. Grande e saboroso, vem recheado com tudo! A parrilada é parecida com o nosso churrasco, um pouco mais salgada no preço, mas de gosto é bem saborosa.

A rota do azeite e do vinho no Uruguai vem se popularizando e atraindo cada vez mais turistas para os chamados tours de degustação. As bodegas apresentam suas produções e oferecem ao visitante a possibilidade de degustar e comprar seus artigos ao final da visita. Algumas possuem restaurantes que servem almoço especial para harmonizar com seus vinhos e azeites. Entre as variedades de vinhos produzidos no Uruguai figuram o Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc e o Tannat, o tipo de vinho mais premiado do país. O vinho Tannat é originário do sul da França, mas o Uruguai adotou a uva há alguns anos e despontou com seus vinhos no cenário mundial. O vinho é produzido em quase todas regiões do país, mas os principais pólos produtores de azeite e vinho uruguaios encontram-se em Montevidéu, Canelones, Maldonado (Punta del Este) e Colônia.

O Uruguai é bem servido por uma rede de estradas que corta o país inteiro e se encontra em excelente estado de conservação. Se locomover de uma cidade a outra requer sempre pouco tempo. Em cidades como Montevidéu e Punta del Este, o transporte público funciona muito bem.

Nos restaurantes, há um desconto de IVA de 18,5% para pagamento em cartão de crédito de estrangeiros. As diárias de hotéis e locadoras de carro também têm esse desconto.

Cidades no Uruguai

Montevidéu | Punta del Este | Rivera

Países nas Américas

 Argentina |  Bolívia |  Chile |  Curaçao |  Estados Unidos |  Peru |  Uruguai

Os 5 relatos das minhas Viagens Aprendizados pelo mundo

Viagens de Incentivo
Palestra Motivacional

Leia mais

No balneário de Punta del Este, figura um dos principais do mundo!

Em Montevidéu, as liquidações são levadas a sério!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Faça amigos na cozinha e divirta-se muito!

Não se esqueça de alguns cuidados na sua viagem

Cuidados para não passar mal na viagem

Aprenda a língua dos marujos para não ficar boiando

Esses passeios não são apenas para magnatas. Você pode!

A polícia turística é muito eficiente

Economizar nem sempre é uma tarefa fácil

Aprenda com as pessoas muito mais do que os pontos turísticos!

A utilização é sempre a forma mais econômica de viajar

Procure fazer um checklist de viagem

Se você conhece bem seu destino será uma ótima experiência

Uma maneira de poupar dinheiro é optar por destinos econômicos

Comunicar-se é mais fácil do que você imagina

Toda criança precisa viajar com pelo menos um documento de identificação

Viajar com os pequenos não é tão complicado assim

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus