Curaçao é a maior e principal das cinco ilhas que compõe as Antilhas. Willemstad é a capital das Antilhas Holandesas e tem população de aproximadamente 50 mil habitantes. Situada a 65 km ao norte da Venezuela, no mar do Caribe, a ilha é atualmente um dos pontos mais procurados por jovens casais, famílias e mergulhadores.
As línguas oficiais são o holandês, papiamento e inglês. No entanto, o holandês é o único idioma usado para todos os assuntos administrativos e legais. A maior parte da população de Curaçao é capaz de conversar em pelo menos duas das línguas citadas acima. A moeda é o florim, mas o dólar americano é aceito em qualquer lugar e serve como troco em negociações. Em Curaçao, misturam-se as culturas latina, europeia e caribenha e é justamente essa miscelânea que torna a ilha um destino muito peculiar!
Seu nome remonta aos séculos XVI e XVII, quando marinheiros em viagens longas ficavam com escorbuto devido à falta de vitamina C. Estes marinheiros doentes foram deixados na ilha e, quando seu navio retornou, eles estavam curados do escorbuto, provavelmente depois de comer frutas com vitamina C. A partir de então, os portugueses se referiram ao local como Ilha da Curaçao. Outra explicação é que o nome provém da palavra portuguesa coração, referindo-se à ilha como um centro de comércio. Os comerciantes espanhóis tomaram o nome como Curaçao, que foi seguido pelos holandeses.
Curaçao pode ser visitada durante o ano todo. É um lugar para o qual você precisa levar apenas roupas leves, frescas e trajes de banho. Tem um clima tropical com uma estação seca de janeiro a setembro e uma úmida de outubro a dezembro. As temperaturas são relativamente constantes com pequenas diferenças ao longo do ano. Os ventos resfriam durante o dia aquecem à noite. O mês mais frio é janeiro, com temperatura média de 27 °C; e o mais quente é setembro, com temperatura média de 29 °C. A temperatura máxima média do ano é de 31,2 °C; a mínima média é de 25,3 °C.
A ilha fica fora do cinturão de furacões, mas ainda é afetada ocasionalmente por eles, como por exemplo Hazel em 1954, Anna em 1961, Felix em 2007 e Omar em 2008.
Curaçao tem uma economia aberta, sendo que o turismo, comércio internacional, serviços de transporte, refino, armazenamento (petróleo e combustível) e serviços financeiros internacionais são os setores mais importantes. As atividades relacionadas ao porto de Willemstad (como a Zona de Livre Comércio) contribuem de forma significativa para a economia. Para alcançar o objetivo do governo de tornar sua economia mais diversificada, estão sendo feitos esforços para atrair mais investimentos estrangeiros.
Embora o turismo desempenhe um papel importante na economia de Curaçao, o país é menos dependente do turismo do que outros países caribenhos. A maioria dos turistas é originária da Holanda, do leste dos Estados Unidos, da América do Sul e de outras ilhas do Caribe. Atualmente lidera o Caribe no crescimento do turismo de cruzeiro.
Em Curaçao, existem opções para quem quer descansar e praticar mergulho. Ao todo são 38 praias com as águas mais transparentes do mundo! Entretanto, apenas parte delas tem acesso livre. As melhores estão no lado oeste e são exclusivas de alguns hotéis, que cobram ingresso para você fincar seu guarda-sol na areia.
Os recifes de coral para snorkel e mergulho podem ser alcançados sem um barco. A costa sul tem águas calmas, bem como muitas pequenas praias, como Jan Thiel e Cas Abou. O litoral de Curaçao apresenta inúmeras baías e enseadas que servem como locais populares de amarração para barcos. Alguns dos recifes de corais são afetados pelo turismo. Porto Marie Beach está experimentando com recifes de corais artificiais melhorar a condição do recife. Centenas de blocos de coral artificial que foram colocados agora trouxeram uma grande variedade de peixes tropicais.
A população hospitaleira e simpática é muito bem preparada para receber os visitantes. Além das praias, os cassinos despontam como uma das atrações do turismo local. A ilha também consta da maior parte dos roteiros de cruzeiros que passam pelo Caribe.
Dependendo da época do ano, o preço da viagem pode variar. Por isso, verifique e programe-se para economizar, porque diversão é uma garantia que Curaçao oferece! As distâncias na ilha são curtas e podem ser percorridas num só dia. Existem boas locadoras de carro e a sacada é alugar um no momento que você chega no aeroporto e devolver ao ir embora. De modo geral, as estradas são razoáveis. Para quem quer ir de Curaçao para as outras ilhas como Aruba, Bonaire e Saint Maarten vale à pena pesquisar, pois algumas agências locais oferecem idas com preços interessantes.
A ilha possui um calendário repleto de festividades, tanto para os locais, como para os visitantes. O Carnaval é a primeira grande festa do ano. Os eventos do ‘esquenta’ começam em janeiro e só terminam na noite anterior à quarta-feira de Cinzas. Os hotéis têm sua própria programação com muitas festas e danças na rua. As festividades são geralmente encerradas com um grande desfile para adultos e uma parada para as crianças.
Basicamente são três as opções de transporte: carro, táxis ou ônibus. É possível passear pela ilha de ônibus, mas o transporte público é bem limitado. Curaçao oferece dois tipos de transporte público: os ônibus, ou “Konvoo”, indicado para distâncias mais longas; os carros coletivos (capacidade de 9 pessoas), mais comuns; ou as vans.
Apesar de ser voltada para o turismo, a estrutura ainda é precária em muitos aspectos. As distâncias são grandes e para se chegar às principais e mais bonitas praias, apenas o carro é eficiente. Pode ser o carro alugado, um táxi ou uma excursão. Existem ônibus locais e turísticos de qualidade variável, mas via de regra satisfatórios. Há também inúmeras excursões e passeios que podem ser feitos de barco.
Cidades em Curaçao
Países nas Américas
Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai
Os 5 relatos das minhas Viagens Aprendizados pelo mundo
Viagens de Incentivo
Leia mais
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Todos nós gostamos de viajar, mas nem sempre o podemos…
Os maiores e mais famosos ao redor do mundo
Viajar de graça de avião é algo bem mais simples do que o imaginado
Tome muito cuidado com seu dinheiro na viagem
Escolha destinos econômicos para viajar
Fique esperto ao fazer sua mala
Não manuseie dinheiro na frente de desconhecidos
No coletivo não há espaço para individualidade